Ricardo entrega dossiê a Dilma e tenta barrar ida de Maranhão à Caixa

A jornalista Vera Magalhães, do jornal Folha de São Paulo, publicou neste final de semana em seu blog na Folha Online a informação de que o governador paraibano Ricardo Coutinho (PSB) levou à presidente Dilma Rousseff (PT) uma espécie de dossiê com toda a “herança” deixada pelo seu antecessor, o ex-governador José Maranhão (PMDB).
O objetivo claro, segundo a jornalista, era barrar a indicação feita pela cúpula nacional do PMDB para que Maranhão assumisse no Governo Federal a vice-presidência de Fundos de Governo e Loteria da Caixa Econômica Federal.

Ricardo teria aproveitado a reunião com a presidente Dilma Rousseff no Encontro de Governadores do Nordeste para levar dados sobre a administração estadual. E teria dito que o Governo Maranhão deixou rombo de R$ 1,2 bilhão nas contas do Estado e mantido em sua gestão cerca de mil servidores fantasmas, entre eles 71 defuntos.

“Segundo governadores do Nordeste presentes ao encontro em que o pessebista falou sobre o assunto com Dilma, a presidente prestou atenção nas acusações feitas pelo aliado, tomou nota e ‘foi fechando a cara’ à medida que ouvia”, escreve a repórter.

Ainda de acordo com a reportagem, Maranhão estaria sendo indicado a um cargo que no passado recente já se envolveu em escândalos como o do caso Waldomiro Diniz.

Assim, Dilma estaria receosa em atender indicações políticas para bancos e postos técnicos. E o dossiê de Ricardo poderia de fato barrar a ida do peemedebista ao cargo.

Phelipe Caldas - MaisPB com informações do blog Presidente 40


Policiais decidem hoje em Assembleia Geral se entram em greve no período de Carnaval

Os policiais civis, militares, bombeiros e agentes penitenciários decidem nesta segunda-feira (28) em Assembleia Geral da categoria se entram em greve no período carnavalesco. Caso a greve seja deflagrada, a segurança no Carnaval Folia de Rua pode ficar comprometida.

O Governo do Estado pediu, nas últimas reuniões com os representantes dos policiais , um prazo para apresentar uma proposta concreta e sugeriu a formação de uma comissão mista. A categoria não recebeu bem a proposta, mas ainda avaliam.

A principal reivindicação é o cumprimento das leis que garantem o reajuste salarial, aprovado do final do governo Maranhão.

Thibério Rodrigues
Clickpb

SOS rio Piancó

O Rio Piancó é um rio brasileiro que banha o estado da Paraíba. Nasce no município de Conceição, e dá origem ao Vale do Piancó, onde se encontra Coremas, uma das maiores barragens brasileiras
.
Quem primeiro sofreu com as secas junto com o velho Piancó e se regozijou com suas cheias foram às nações indígenas que se desenvolveram em suas margens os índios que habitavam o sertão paraibano os tapuias, divididos em cariris e tairairiús. A região do Vale do Piancó habitada pelos índios curemas, icós e piancós. Viviam numa simbiose harmônica homem/ natureza como legítimos donos da terra e por que não dizer, nossos ancestrais culturais e até mesmo, em alguns casos, genéticos. Dos índios, como nos fala Gilberto Freyre, “... é que veio (...) o anseio pessoal. A higiene do corpo.

O milho. O caju. O mingau. O brasileiro de hoje, amante do banho e sempre de pente e espelhinho no bolso, o cabelo brilhante de loção (...) reflete a influência de tão remotos avós”. Índios que sofreram quando o rio Piancó foi atravessado ou navegado por homens brancos como o Domingo Jorge Velho e os Theodósio de Oliveira Ledo.



Impactos ambientais no Rio Piancó despertam atenção

A Sociedade Civil em Piancó está se organizando e já formalizou juridicamente uma Associação - "SOS RIO PIANCÓ" com o objetivo de discutir e propor solução para os impactos ambientais que o rio vem sofrendo aos longos dos últimos anos.
Lixo jogado em seu leito, dejetos de esgotos clandestinos de origem doméstica e industrial, uso e ocupação do solo desordenado são alguns dos fatores que comprovam a necessidade de uma ação urgente em relação ao rio, segundo o ambientalista Jonas Rodrigues.
“As águas deste manancial, depois que chegam ao Açude de Coremas, são usadas para o abastecimento de cerca de 100% da população piancoense. Só que as constantes agressões que o rio vem sofrendo, podem ao longo do tempo comprometer este processo”, alertou.
De imediato deve ser realizado um seminário aberto para toda sociedade, que poderá acontecer durante a comemoração do dia mundial da água, em 22 de março. Uma expedição ao rio Piancó, com todas as entidades públicas e civis, também pode acontecer.
Pelo fato do Rio Piancó ter seu percurso passando por vários municípios, é necessário que seja feito uma ação conjunta para sua revitalização, até para evitar graves conseqüências para o abastecimento de água no futuro.

BlogdePiancó

Imagem Jonas Rodrigues/Comunidade Pilões-Piancó

Edvaldo Rosas afirma que PSB vai ampliar bases no interior da Paraíba

O presidente estadual do PSB da Paraíba, Edvaldo Rosas, revelou que o partido está trabalhando para ampliar suas bases em todo o estado. Segundo ele, o PSB deve engordar os seus quadros com adesão de novos prefeitos e outras lideranças espalhadas por municípios de todas as regiões do estado.

- Esse primeiro momento é um momento de diálogo entre prefeitos e vereadores que querem rediscutir suas legendas atuais e procurar outros partidos para que possam disputar a eleição de 2012. Vários prefeitos têm procurado a gente querendo vir para o PSB, querendo se agregar e disputar 2012 no partido do governador.
Com relação a questão dos infiéis, o presidente disse que vai convidá-los e deixar o PSB sem que haja atrito.
- A resolução nacional prevê a suspensão até a desfiliação e suspensão dos direitos políticos do partido. Essa foi a determinação nacional e a estadual acatou. Agora no final de fevereiro e início de março nos vamos concluir os contatos com os prefeitos e vereadores que foram infiéis ao nosso projeto para que procurem outra legenda sem que a gente precise aplicar o estatuto do partido. Vamos deixá-los a vontade para sair. Fizemos isso com deputados e esperamos que eles saiam sem nenhuma relação de disputa.
parlamentopb

Secretários de Saúde e Desenvolvimento Humano participaram da marcha contra em dengue em Patos

O secretário de Saúde do Estado, Mário Toscano e a secretária executiva de Desenvolvimento Social e Humano, Edina Wanderley representaram o governador Ricardo Coutinho, na marcha do Dia D de combate à dengue em Patos, ato público que aconteceu no último sábado 26 na Praça Edivaldo Motta, seguindo por algumas ruas com distribuição de panfletos orientando como proceder para evitar criatórios do Aedes aegypti, mosquito transmissor dessa virose que mata.

O secretário de Saude, Mario Toscano lembrou que a luta contra uma possível epidemia de dengue deve ser encarada com determinação e responsabilidade de todos, numa parceria do Estado com os municípios, participação de todos os segmentos organizados da sociedade, independente de cor partidária e religião

Além da 6ª Gerência Regional de Saúde, compareceram o prefeito Nabor Wanderley e membros da Secretaria Municipal de Saude, alem dos hospitais Janduhy Carneiro, o Infantil Noaldo Leite, Maternidade Peregrino Filho, Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, de Santa Luzia, Hemonúcleo e pessoal de alguns municípios, a exemplo de Emas. “Além das ações de combate que serão realizadas, é crucial a parte educativa, para que as pessoas tenham a preocupação de eliminar possíveis criatórios do Aedes”, enfatizou o secretário estadual de saúde.

Para o gerente da 6ª Gerência de Saúde, Davi Nunes da Paz, a campanha contra o Aedes está apenas começando e que uma vasta programação está sendo montada para ser trabalhada com a sociedade. “Esse período de chuvas aumenta o perigo de proliferação das larvas e requer muita atenção de todos nós”, comentou Davi.

Já a secretária Edina Wanderley disse que foi uma caminhando boa, e que o governo está engajado no combate a dengue principalmente aqui em Patos, onde o foco é maior, e que todas as entidades do estado aqui em patos está unido pra q o mosquito se acabe e fez recomendaçoes a toda a popualçao tenha cuidado nao deixando latas, pneus e outros objetos com água, fazendo sua parte para combater a doença.

Para o médico Dinaldo Filho, “Dinaldinho”, que também participou da caminhada, a conscientização do povo e o envolvimento maior dos órgãos governamentais será o ponto decisivo para combater a dengue, evitando que essa amplie seu raio de atuação e venha causar mortes, através do seu vetor mais letal. Ressaltou ainda, que as ações precisam ser permanentes por parte de todos.

Catingueira: Câmara aprova contas de 2007 de Edvan Félix, Projeto Ficha Limpa entre outros

Em sessão ordinária, realizada ontem (26) a Câmara Municipal de Catingueira aprovou por seis votos favoráveis as contas de 2007 do prefeito José Edvan Félix (PR), rejeitando assim o parecer contrário do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O Decreto teve pareceres favoráveis das duas comissões que o analisaram: a Comissão de Organização, Legislação e Justiça, com relatoria assumida pelo vereador Emídio Chagas Neto e a Comissão de Controle Orçamentário que teve como relator o vereador Sebastião Alves Moraes.

Votaram pela aprovação das contas: Emídio Chagas (PR), Josivan Marques (PR), Maria Solange Campos Leite (PR), Sebastião Moraes DEM), José Leite de Lucena (DEM) e Maria do Socorro Bezerra Rufino (PMDB). E optaram pela prevalência do parecer do TCE-PB, reprovando as contas, os vereadores: Antônio Alves Brunet (PMDB), João Fausto Neto Segundo (PTB) e Maria Helena Gomes Fausto (PSL).

Com duração de três horas, o plenário decidiu aprovar, por unanimidade, os seguintes projetos: Projeto de Lei Ficha Limpa, que se arrastava desde dezembro de 2010; Emenda ao Projeto de Lei Municipal do Conselho Tutelar adicionando direito aos conselheiros, como: 13º salário, licença maternidade, terço de férias, entre outros (também de autoria da vereadora Maria Helena e aprovado por unanimidade); e Emenda a Lei da Tarifa de Iluminação tornando Isento os Consumidores de até 100kws. Todos de autoria da vereadora Maria Helena Fausto.

Com Catingueira Net e Câmara em Foco

PM prende advogado em Aguiar por porte de arma

Guarnições do 13º BPM prederam no final da tarde de sábado, (26), no bar do Itinho em Riacho Verde, no município de Aguiar, o advogado Damião Alves de Lacerda, solteiro, 40 anos, residente no local.

Com ele, policiais militares encontraram um revólver calibre 38, com 06 munições de mesmo calibre, todas intactas; e uma pistola calibre 6.35, com 07 munições intactas; e, ainda, uma faca peixeira medindo seis polegadas.

O abordado e as armas apreendidas foram conduzidos à cidade de Piancó, onde foram apresentados á Autoridade Policial plantonista, para doravante responsabilizá-lo com base no Estatuto do Desarmamento, Lei 10.826, de 22 de dezembro de 2003.

13º BPM/Itaporanga

Auditoria do TCE-PB vai a dez municípios paraibanos

A partir desta segunda-feira (28), dez municípios paraibanos vão receber a visita de auditores na semana que antecede o período carnavalesco. A visita as cidades faz parte do roteiro de inspeções estabelecido pela Diretoria de Auditoria e Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado.

As diligências integram os trabalhos rotineiros do TCE que terão auditores em Gurinhém, Pedras de Fogo, Bonito de Santa Fé, Massaranduba e Monte Horebe, Picuí, Frei Martinho, Nova Palmeira, Juru e Patos. Em alguns casos, as inspeções irão até 5 de março.

Ascom

ALFINETADA: Sargento dispara: “major Fábio usa PEC 300 como uma tábua de salvação”

O secretário executivo da Administração Penitenciária, Sargento Dênis (PV), chamou o movimento em torno da PEC300 na Paraíba de tábua de salvação do ex-deputado federal Major Fábio (DEM).

Dênis insinutou que o ex-parlamentar utiliza a causa em proveito próprio. Major Fábio ficou notabilizado no Congresso pela defesa da implantação da PEC 300 no país.

O sargento acusou o major de ser incompetente no Congresso Nacional porque não emplacou a PEC 41, aprovada no Senado, mas emperrada na Câmara Federal.

"A PEC Federal já deveria estar nas mãos de Dilma Roussef", comentou sargento Dênis.

O ex-deputado do PV disse que muita gente está sendo usada para dar força ao movimento grevista, porém ele não acredita na paralisação da Polícia.

MaisPB com informações de Roberto Targino


Deputado sugere projeto polêmico que eleva distritos à municípios; Distrito Pitombeira de Dentro sonha com sua emancipação


Antes de deixar a Assembleia para assumir o cargo de secretário de Articulação Municipal do Estado, o deputado estadual Manoel Ludgério (PDT) pretende ver encaminhado um projeto de lei complementar de sua antoria, estabelecendo critérios para elevação de distritos à condição de municípios.

O projeto diz, ainda, que a Mesa Diretora poderá, a seu critério, constituir comissão temporária composta de dez deputados, respeitada a composição pela proporcionalidade partidária, para realizar os estudos de viabilidade municipal, considerando os critérios previstos na Lei Complementar.

Um dos condicionantes para o desmembramento de território para criação de novo município é que o município originário tenha pelo menos dez anos de instalado.

O projeto de iniciativa do pedetista foi publicado no Diário do Poder Legislativo de ontem e deve tramitar nas comissões permanentes da Casa – que ainda estão em processo de formação –, antes de ir a plenário para votação pelos deputados.

De acordo com a matéria, a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios serão feitas por lei estadual, mediante consulta prévia por plebiscito às populações dos municípios envolvidos, após divulgação de estudos de viabilidade municipal.

Criação de município é a emancipação de parte ou partes de território, distritos de um município, com sua elevação à categoria de pessoa jurídica de direito público interno. Isso se dá através da outorga de autonomia, por lei estadual.

O processo tem início mediante requerimento de deputado ou de entidade, através de Projeto de Iniciativa Compartilhada dirigido à Mesa Diretora da Assembleia, assinado por pelo menos 100 eleitores domiciliados na área territorial a ser emancipada, desmembrada ou incorporada.

Proposta estabelece os parâmetros para alteração

Para que uma área territorial possa ser desmembrada e dê origem a um novo município, a norma proposta pelo parlamentar prevê os seguintes requisitos: população superior a oito mil habitantes; eleitorado não inferior a 40% de sua população; centro urbano já constituído, com número de prédios residenciais, comerciais e públicos, superior a 400; estimativa de receitas dentro dos critérios estabelecidos na Lei Complementar; e existência de equipamentos sociais e de infra-estrutura compatíveis com as necessidades da população.

Objetivando subsidiar a análise do atendimento aos requisitos exigidos, a Assembleia poderá solicitar informações ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Justiça Eleitoral, Prefeitura municipal de origem, Secretarias da Fazenda Municipal, Estadial e do Tesouro Nacional.

A estimativa de receita fiscal da área que irá formar o novo município, segundo os requisitos do projeto, deve ser atestada pelos órgãos fazendários municipal, com base na projeção dos tributos próprios a serem arrecadados, e estadual, com base na arrecadação do ano anterior ao da realização do estudo e considerados apenas os agentes econômicos já instalados. Será considerada, também, a estimativa de receitas provenientes de transferências estaduais e federais.

O distrito de Pitombeira de Dentro, fica no município de Santana dos Garrotes. Pitombeira é o maior distrito do Vale do Piancó e tem 2.200 habitantes segundo o último senso.

Existe cartório, colégio, posto médico, praças; em 1990 quando estava em precesso de emancipação foi criado uma delegacia onde funcionava com policial permanente, também existia correios. Existe um eleitorado de quase 1.500.


Aline Lins
Do Jornal da Paraíba

Confira a Coluna Destaque Vale do Piancó, no JP do jornalista Joaquim Frankiln

Confira a seguir tópicos da coluna Destaque Vale do Piancó, publicada na edição deste sábado (26) do Jornal da Paraíba, sob comando do jornalista Joaquim Franklin:

Carnaval - As cidades de Piancó, Ibiara e Coremas já começaram os preparativos para o Carnaval 2011. A prefeitura de Piancó informou que já contratou 12 atrações musicais e orquestras de frevo. A prefeitura de Coremas contratou grupos musicais e trios elétricos. Em Ibiara haverá bandas e orquestras.

Carnaval seguro - As polícias Militar, Civil e o Detran, informaram que durante o período carnavalesco vai realizar várias blitzen nas estradas e na zona urbana das principais cidades da região, onde se realiza a ‘festa de momo’ com uma grande concentração de foliões. A segurança do evento será prioridade.

Segurança - A população das cidades polarizadas por Conceição continua revoltada com a atitude da Superintendência de Polícia Civil de Itaporanga. O Órgão emitiu um ofício determinando que durante os plantões dos finais de semana as pessoas presas em flagrantes sejam conduzidas até Itaporanga.

Segurança II - Diante do caso, a população de Ibiara, Santa Inez, Santana de Mangueira e Diamante, pediu que as autoridades, entre elas, juízes, promotores, OAB, poícia e políticos, realizassem uma audiência pública para encontrar uma solução sobre o caso.

Segurança III - O vice-prefeito de Conceição Luiz Paulino e o vereador Vicente Ramos informaram que a Câmara de Vereadores de Conceição vai levar o caso até as Câmaras das cidades vizinhas. Como também deve ser comunicados aos prefeitos dessas cidades e, juntos, encontrar uma solução.

Polêmica - Durante a semana, a secretária de Educação de Itaporanga, Fátima Caiana, foi alvo de denúncias. Segundo informações, um carro da prefeitura estaria transportando os alunos da rede municipal em suposto caminhão usado para a coleta do lixo. O fato ganhou repercussão estadual.

Polêmica II - Após a denúncia, a secretária se dispôs a gravar entrevistas tratando de desfazer a notícia que, segundo ela, não procedia em hipótese alguma. E foi motivada por cunhos políticos. Ela estaria sendo vítima de uma armação. A secretária lamentou o assunto e as acusações e esclareceu o fato.

Polêmica III - Segundo Fátima Caiana, o veículo usado servia a Secretaria de Educação no ano passado para o transporte de cadeiras, equipamentos e merenda escolar. E que, certa vez, fora usado para transportar polda de árvores. Em uma ocasião isolada, devido a necessidade do momento.

Polêmica IV - Diante das acusações que repercutiu em todo o estado, a prefeitura já informou que vai entrar com uma ação de indenização a quem noticiou o fato de forma errônea. Sem os cuidados de ouvir os dois lados. O Ministério Público informou que já estar apurando o fato.


Charme - As irmãs Jourdávilla e Jourdana D’avilla Diniz. A segunda concluiu o curso de Farmácia na UFPB e já ingressou no de Medicina. Os pais João Dehon e Nena Diniz, respectivamente, ex-prefeito e ex-vice-prefeita de Conceição, estão rindo à toa.

Super feras - Alunos do Colégio Compacto de Piancó. A turma mandou bem demais na aprovação do vestibular 2011.

Informações de Joaquim Franklin

Banco do Nordeste regulariza dívidas rurais com até 85% de desconto

Só na Paraíba 40.657 operações têm direito ao benefício

João Pessoa (PB), 25 de fevereiro de 2011 - Observando o que dispõe a Lei 12.249, o Banco do Nordeste vem efetuando a remissão e liquidação de dívidas rurais. Regulamentada pelo Ministério da Fazenda por meio do decreto nº 7.339, de outubro de 2010, a medida já possibilitou a regularização de aproximadamente 116 mil operações junto ao Banco, o que corresponde a 20% do volume total.

"Temos uma expectativa bastante positiva de enquadramentos, uma vez que as agências dispõem de todas as informações necessárias para realizá-los. Em pouco mais de três meses de trabalho, foram enquadrados mais de 88 mil clientes", destacou o superintendente da Área de Recuperação de Crédito do BNB, José Andrade Costa.

De acordo com a Lei, clientes do Banco com operações rurais contratadas até 15 de janeiro de 2001 e que totalizem o valor máximo de R$ 35 mil poderão liquidar suas dívidas com descontos que chegam a 85%, a depender da localização do empreendimento.

"O recálculo das operações é feito sem quaisquer juros de atraso, multas ou outras sanções, ressaltando que, independente do estágio em que se encontra a cobrança, o cliente pode procurar sua agência de relacionamento e quitar a dívida, tornando-se apto a adquirir novos créditos", explicou o gerente de Terceirização e Cobrança de Crédito do BNB, Rodrigo Bourbon.

No caso de crédito coletivo - concedido a cooperativas e associações -, o saldo devedor atualizado é dividido pela quantidade de cooperados e associados existentes à época da contratação, a fim de se apurar se a dívida será remida ou liquidada.

Remissão

A remissão das dívidas beneficia clientes cuja dívida atualizada até 14/06/2010 seja de até R$ 10 mil. Nesse caso, o Banco do Nordeste fará o processo automaticamente, enviando correspondência ao cliente para comunicar o enquadramento. Já para a liquidação com desconto, é necessário aderir ao processo com, no mínimo, um mês de antecedência do prazo estabelecido na Lei, cujo encerramento acontece em 30 de novembro.

A medida beneficia cerca de 570 mil clientes, entre mutuários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), pequenos e médios produtores rurais, bem como suas cooperativas e associações.

Dívidas dos agricultores na Paraíba

Na Paraíba, 40.657 operações estão enquadradas na lei. Até o início de fevereiro, 20,4% destas já haviam sido regularizadas, totalizando aproximadamente R$ 39 milhões.

Ascom BNB

Em março, novo mínimo passa a valer

Dilma

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta sexta-feira (25) o projeto que reajusta o salário mínimo em R$ 545 e que define a política de valorização até 2015. Segundo informações da assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, a sanção será publicada no Diário Oficial da próxima segunda-feira (28), e o valor passa a valer a partir do próximo dia 1º de março.

Nenhum artigo do projeto, que foi aprovado primeiro pela Câmara dos Deputados e depois pelo Senado Federal, foi vetado pela presidente. Sendo assim, a oposição deve entrar já na semana que vem com uma ação de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contestando o artigo que determina que o reajuste do mínimo será feito, até 2015, por meio de decreto presidencial.

O projeto fixa a fórmula de cálculo para reajustes até o fim do mandato de Dilma e no primeiro ano do próximo mandato: crescimento do PIB de dois anos antes, corrigido pela inflação do ano anterior. Ainda assim, vários governistas disseram ser necessário criar um mecanismo para conceder aumentos em épocas de crescimento zero. O reajuste deste ano inclui um irrisório aumento real por conta do baixo crescimento econômico em 2009, ano de crise econômica mundial.

Hoje, a AGU (Advocacia-Geral da União) considerou constitucional a prática de reajuste por meio de decreto. De acordo com parecer, a AGU acredita que “não há inovação ou invasão de competência por parte do Executivo”, quando ele dá continuidade à fixação do mínimo. Isso porque, justifica o órgão, a matéria foi "exaustivamente discutida no Congresso Nacional".

Do Uol

Dupla é presa por explosões a bancos no NE

Policiais civis, coordenados pelo delegado regional de Polícia Civil de Campina Grande Wagner Dorta, prenderam nessa sexta-feira (25), Daniel Raisse Silva, 20 anos, e Jansen de Amorim Araújo Pereira, 35 anos, acusados de assaltos e explosões a bancos na Paraíba.

A dupla foi presa em flagrante, minutos após realizar uma “saidinha de banco” no centro da cidade, utilizando um veiculo Corola. Durante o roubo, eles levaram a quantia de R$ 17 mil reais, dinheiro que foi recuperado pela Polícia. Com eles, também foram apreendidas uma revólver calibre 38 e uma pistola de uso exclusivo da Polícia.

De acordo com o delegado Wagner Dorta, a dupla é considerada de alta periculosidade e já respondem processos criminais. As investigações também apontam o envolvimento dos presos em assaltos a bancos com uso de explosivos em outros estados do Nordeste.
Daniel Raisse Silva também é acusado de praticar vários homicídios no Estado. E Jansen de Amorim Araújo Pereira chegou a cumprir pena por roubo, na cidade de Monteiro, em 2004.

A prisão contou com a participação dos delegados da Delegacia de Roubos e Furtos de Campina Grande, Iasley Almeida e Henry Fábio. “Todos estão empenhados nesse trabalho de combate ao crime, em especial às explosões a bancos que vem ocorrendo não só na Paraíba, mas em outros estados da Federação”, destacou a autoridade policial.

Da Secom-PB

EM SETEMBRO: Governo diz que terá condições de dar reajuste a segurança pública

O secretário executivo do Governo, Lúcio Flávio, disse nesta sexta-feira (25) que a administração estadual deve ter condições de conceder um aumento aos profissionais de segurança em setembro.

Lúcio disse que depois de mais de seis horas em reunião, com representantes dos trabalhadores da segurança estadual, realizada na tarde da quinta-feira (25), a proposta do Governo em formar uma comissão mista, para em 30 dias apontar solução de consenso ao problema salarial, não obteve êxito.

O secretário deixou claro que o Governo só terá condições de conceder algum tipo de reajuste em setembro quando, segundo ele, já não estará infringindo a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ele informou que o Governo deve encaminhar um Projeto de Lei substutivo a chema PEC 300 da Paraíba.

Sobre a possibilidade de uma paralisação da Polícia Militar no período carnavalesco, Lúcio Flávio afirmou que o Governo convocará a Força Nacional de Segurança para Paraíba.


MaisPB

NA REUNIÃO: Major Campos promete que irá mudar o comando do destacamento de Santana dos Garrotes, mas que o próximo vai agir da mesma forma

Aconteceu ontem, sexta-feira, 25 a reunião com o comandante do 13º BPM-Itaporanga, Major Campos junto com vereadores e donos de motos. o evento teve início as 10:20hs com a presença em massa de dezenas de motociclitas.

O presidente da câmara, Neto Pinto(DEM) abriu a sessão dando boas vindas aos presentes e convidou o major Campos para compor a mesa, logo em seguida foi formada uma comissão de cinco pessoas donos de motos para usar a palavra e fazer as reivindicações e tirar as dúvidas com comandante.


A comissão fez algumas reclamações como: o emplacamento e também sobre a falta de sinalização na cidade, e que o objetivo é que Edglay saia. Lembra ainda sobre o modo que a lei foi feita aqui de imediato. Questiona ainda o porquê não houve uma forma mais educada de aplicar a lei; o comandante do destacamento subtenente Edglay não sabe abordar o cidadão, e que usa brutalidade e ignorância. Essas foram algumas reclamações de donos de motos de Santana dos Garrotes.

Ainda sobre as reclamações alguns vereadores usaram a palavra e questionaram, isso é uma questão de prestígio e solicitou a implantação do DETRAN na cidade para mudar o tipo de abordagem, e ainda pediu ao Major para que afaste o sub tenente Edglay para que a comunidade fosse preservada; o ideal seria educar Edglay e não tira-lo daqui; o intuito não é tirar Edglay e sim pedir um prazo para que se organize a documentação; Possibilidade de substituir Edglay, a preocupação com o homem do campo, que usa do veiculo (moto e carro) para se trabalhar e percorrer a cidade, possibilidade de um prazo para regularizar a documentação.

Ainda esteve na sessão o vereador Dedé de Lula(PP) de Nova Olinda, que destacou o trabalho de Genário em seu município, que o mesmo aplica a lei como deve ser aplicada, porém com respeito ao cidadão.

E por fim, o major Campos respondeu todas as perguntas e tirou as dúvidas, onde esclareceu que o código de transito que já existe a 14 anos e que as pessoas deveriam usar o bom senso e a razoabilidade. Aconselhou aos presentes que cobrem dos vereadores para que eles peçam, ao DETRAN a sinalização para a cidade e prometeu conversar com subtenente Edglay e vai retirar do comando do município, porém alertou que o substituto de Edglay ira agir da mesma forma como a lei determina. Ele garantiu que nos próximos dias dará o retorno sobre a mudança de Edglay.


Ascom

Fotos: Enely Queiróz

Câmara de Nova Olinda prepara-se para comemorar o Dia da Mulher


A Câmara Municipal de Nova Olinda, presidida pela quinta vez pela vereadora Maria Eurides (foto), já prepara-se para o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

A presidente vai realizar uma sessão especial para comemorar a data, reunindo e homenageando várias gerações de mulheres novolindenses. “É uma data especial para todas nós mulheres e tem que ser lembrada e comemorada, porque marca o crescimento da mulher na sociedade, principalmente este ano, quando o Brasil, pela primeira vez, tem uma presidenta no comando do país”, comenta Eurides.

Maria Eurides assumiu a Câmara em primeiro de janeiro e vai comandar o legislativo pelos próximos dois anos. O parlamento mirim novolindense iniciou suas atividades ordinárias o mês passado e já realizou duas sessões: a próxima é dia 5 de março.

A sessão especial em homenagem às mulheres deverá ser realizada dia 12. Todo ano, há mais de uma década, Eurides homenageia as mulheres pela passagem do 8 de Março: a sua própria trajetória política e profissional já é um incentivo para as mulheres novolindenses alcançarem seus espaços e objetivos.

Fonte: folhadovali.com.br
Foto: aryramalho.com
Fechar [x]