Tiro de Guerra vai se instalar em Itaporanga no mês de setembro após parceria firmada com a Prefeitura


Em setembro vindouro, mês em que o comemoramos a Independência do Brasil, o Exército Brasileiro vai instalar no município de Itaporanga, para uma temporada, o Tiro de Guerra 07-002 que desembarcará na 'Rainha do Vale' com cerca de 200 militares e dezenas de veículos. A vinda do Tiro de Guerra à Itaporanga, que é sede da 70ª Junta de Serviço Militar, foi viabilizada após contatos mantidos pela Prefeitura Municipal com a 7ª Delegacia de Serviço Militar, com sede em Patos, ainda no início de 2010.

O Tiro de Guerra conhecido com TG é uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar reservistas para o exército. Os TGs são estruturados de modo que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo. A organização de um TG ocorre em acordo firmado com as prefeituras e o Comando da Região Militar. O exército fornece os instrutores, fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações.
Em Itaporanga o Tiro de Guerra 07-002, que tem o sub-tenente Sidnei Sousa como atual Instrutor, vai se instalar nas dependência do Centro Municipal de Formação, Esporte e Lazer - Cemfel, aonde deve permanecer por cerca de um mês. O objetivo dos TG's é formar reservistas de 2ª categoria aptos ao desempenho de tarefas no contexto da Defesa Territorial e Defesa Civil. Por curiosidade a etimologia da palavra vem do latim tiro, termo usado para descrever novato, jovem soldado e recruta.


Os Tiros de Guerra, são uma experiência brasileira vigente desde 7 de setembro de 1902, quando Antônio Carlos Lopes fundou, na cidade de Rio Grande-RS, uma sociedade de tiro ao alvo com finalidades militares e, depois de 1916, foram impulsionados pela pregação patriótica de Olavo Bilac - Patrono do Serviço Militar, sendo consequência, sobretudo, de um esforço comunitário municipal.

Para instalar um Tiro-de-Guerra, a Prefeitura Municipal manifesta interesse ao Comando da Região Militar, no caso de Itaporanga ao Tenente Coronel Paulo Roberto Jacques Nunes Seixas que é o delegado da 23ª Circunscrição do Exército em João Pessoa. O Exército fornece fardamento aos atiradores, material de emprego militar e nomeia os instrutores, enquanto a Prefeitura doa as instalações, área de tiro e material de expediente.

A criação de TG, distribuídos em quase todos os Estados do Brasil, constitui experiência de sucesso no cumprimento da missão de formar reservistas de 2ª categoria e de fixar jovens em sua cidade de origem.
No início de 2010 a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Kátia Brasileiro, recebeu a visita do Capitão Targino, então Delegado da 7ª Delegacia de Serviço Militar, com sede na cidade de Patos, ocasião em foi iniciada conversações para a vinda do Tiro de Guerra à Itaporanga, o que acontece agora.

Fonte: rpscom1.blogspot.com

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.