ELEIÇÃO DA CÂMARA DE NOVA OLINDA: Vereadora rompe com prefeita e se lança candidata a presidência com apoio da oposição

A Eleição para a escolha da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Nova Olinda, acontece amanhã dia 01 de Janeiro.

A novidade este ano é que dos nove Vereadores que compõe o Poder Legislativo Municipal dois parlamentares da situação lançaram candidatura própria e concorrer ao pleito para um mandato de dois anos como manda o regimento daquela casa.

O atual presidente da câmara, Francisco Cipriano(Ticô), não irá concorrer a reeleição e já declarou apoio a vereadora Eurides Lourenço(DEM), que deverá voltar a presidência do poder legislativo de 2011 a 2012. Eurides já conta com os apoios dos parlamentares, Tico Cipriano, Fi David, Neto de Quirino e Zé David.

Eurides Lourenço se reuniu com a prefeita Maria Ducarmo(PSDB e vereadores aliados, mas não houve um entendimento sobre a eleição, a prefeita tem preferência pelo o Vereador Dedé de Lula e com isso Eurides poderá não mais ser aliada. Segundo Eurides caso a prefeita não apoiará para presidência da câmara pode rompe politicamente, garante a parlamentar.

O candidato da prefeita, Dedé de Lula(PP), conta com o apoio do vereadores, Gilson Getúlio, Cida Custódio e Tião de Braz. Esse último, Tião faz parte do blog de oposição a prefeita, mas vota em Dedé de Lula, ou seja, moído grande na eleição da câmara de Nova Olinda. A preço de hoje, Eurides ganharia a eleição da câmara por 5x4.

Segundo informações de bastidores, Dedé de Lula seria ou será o candidato de preferência da Prefeita Maria Ducarmo, mas sem um contato de Dedé com os vereadores, ou seja, a prefeita tem que conseguisse os votos para eleger Dedé.

Eurides já registou sua chapa na manhã de hoje.e até o fechamento dessa matéria o candidato Dedé de Lula não tinha registrado. Segundo o regimento interno da casa, o registro das chapas pode ser feito uma hora antes da eleição.

aryramalho.com

Prefeito Zé Alencar participará da posse de Ricardo Coutinho amanhã

O prefeito Zé Alencar(PSDB) do município de Santana dos Garrotes no Vale do Piancó, vai participar da solenidade de posse do governador eleito Ricardo Coutinho(PSB) e do vice-governador, Rômulo Gouveia(PSDB).

O prefeito recebeu o convite do futuro governador e do ex-governador, Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima, respectivamente. A posse do governador eleito será realizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, no centro de João Pessoa, ás 15hs.

Alencar votou em Ricardo no primeiro e no segundo turno, onde no segundo deu maioria pro Ricardo. Alencar vai acompanhando da primeira dama, Tequinha Araújo, familiares, secretários municipais e amigos.

Assessoria

Corte de água e energia só com aviso prévio

A Assembleia Legislativa da Paraíba derrubou o veto do governador José Maranhão ao projeto de lei de autoria do deputado Romero Rodrigues e agora passa a ser lei, que proíbe o corte de energia elétrica e/ou água por falta de pagamento sem que o consumidor seja avisado previamente.

A matéria do parlamentar acentua que fica proibida a suspensão do fornecimento de água e energia elétrica por falta de pagamento das tarifas respectivas sem a prévia comunicação pela empresa concessionária do serviço ao usuário, obedecendo às condições a seguir: atraso de 60 (sessenta) dias no pagamento de uma fatura, desde que existam duas faturas vencidas; Com a antecedência de 30 (trinta) dias, a empresa prestadora de serviços emitirá comunicado ao consumidor, por carta com aviso de recebimento, abordando a possibilidade de corte no fornecimento de energia elétrica ou água. O corte do fornecimento do produto somente acontecerá na presença de um consumidor residente no domicílio.

No caso de suspensão indevida do fornecimento de energia elétrica e água a concessionária prestadora do serviço público de energia elétrica e de fornecimentos de água será multada em, no mínimo 100 (cem) UFIRs - Unidade Fiscal de Referência, ou índice equivalente que venha a substituí-lo, sendo obrigada a executar a religação em, no máximo, 5 (cinco) horas, sem ônus para o consumidor. Caso não atendida fica o Órgão de Defesa do Consumidor, nos termos do Decreto Federal número 2181 de 20 de março de 1997, apta a fazer cumprir a legislação reparando os danos.

A suspensão do fornecimento será considerada indevida quando a fatura em atraso tiver sido paga até 6 (seis) dias anteriores ao corte da água e/ou energia elétrica. Fica o consumidor prejudicado apto a reivindicar judicialmente a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos pelos constrangimentos.

Na hipótese de atraso no pagamento da fatura, sem prejuízo de outros procedimentos previstos na legislação, será cobrada multa de, no máximo, 2% (dois) sobre o valor total da fatura em atraso, e a cobrança não poderá incidir sobre o valor da multa eventualmente aplicada na fatura anterior, ficando expressamente proibida a cobrança de taxa de religação. Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.

Ficam as pessoas jurídicas obrigadas a reparar os danos causados em caso de não cumprimento da lei.

A suspensão, por falta de pagamento, do fornecimento de energia elétrica a consumidor que preste serviço público ou essencial à população e cuja atividade sofra prejuízo será comunicada com antecedência de 15 (quinze) dias ao Poder Público local ou ao Poder Executivo Estadual, que adotará providências sem prejuízo das ações de responsabilização pela falta de pagamento que motivou a medida.

A concessionária, permissionária, autarquia, empresa publica ou privada, está obrigada à prestação de serviço adequado ao atendimento dos usuários, de acordo com a presente lei, conforme contrato firmado.

Não se caracteriza como descontinuidade do serviço a sua interrupção em situação de emergência ou após prévio aviso, quando: por inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade; e, por razões de ordem técnica ou de segurança das instalações.

Romero Rodrigues justificou que a matéria tem por objetivo primordial contemplar a sociedade. Hoje apenas o Poder Público é beneficiando, inclusive muitos entes públicos sequer pagam as contas de água e de energia elétrica de suas instituições, enquanto que do consumidor comum são exigidas as quitações dos débitos, e muitos ainda são prejudicados pelas ações das empresas concessionárias dos serviços de água e de energia elétrica.

Disse que a proposta tem ampla cobertura social, pois beneficiará muitas pessoas que passam por dificuldades e são prejudicadas pelo Poder Público. A população está desprotegida, muitos desempregados e, portanto, passando por sérias dificuldades. Dessa forma fica proibida a suspensão do fornecimento de água e energia elétrica por falta de pagamento das tarifas respectivas sem a prévia comunicação pela empresa concessionária do serviço ao usuário, obedecendo a condições definidas na lei. A presente matéria define o atraso de 60 (sessenta) dias no pagamento de uma fatura, desde que existam duas faturas vencidas.

Dessa forma, com a antecedência de 30 (trinta) dias, a empresa prestadora de serviços emitirá comunicado ao consumidor, por carta com aviso de recebimento, abordando a possibilidade de corte no fornecimento de energia elétrica ou água.


Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

MEC muda prazo para universidades renovarem adesão ao Fies

O Ministério da Educação prorrogou nesta quinta-feira (30) o prazo para que entidades mantenedoras de instituições de ensino superior renovem a adesão ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O prazo acabaria nesta sexta-feira (31).
Justificar
A prorrogação ocorreu devido ao recesso escolar das instituições, segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia que gerencia o fundo.

As entidades que não renovarem a adesão até a data prevista ficarão impossibilitadas de participar do Fies a partir de 1º de abril de 2011, de acordo com informações do fundo. O processo de renovação é feito pela internet, por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

Antes de assinarem o termo de renovação, as instituições têm de informar o balanço patrimonial e o demonstrativo de resultado do exercício de 2009. Outra exigência é a apresentação atualizada dos termos de constituição da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), órgão responsável em cada instituição de ensino pela validação das informações prestadas pelo estudante, candidato ao financiamento, durante a inscrição.

Do G1, em São Paulo

INSS enviará carta para quem pode se aposentar

Aposentados_
(Foto: reprodução)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) envia esta semana a carta-aviso aos segurados que completam as condições para se aposentar por idade em janeiro. O documento avisa ao cidadão que ele pode requerer o benefício a partir da data de seu aniversário, se tiver interesse. Este mês estão sendo emitidas 1.560 correspondências, destinadas a 614 homens e 946 mulheres.

O INSS encaminha as cartas mensalmente. Recebem o documento os homens que no mês seguinte irão completar 65 anos e, as mulheres, 60 anos. Em ambos os casos é preciso ter, no mínimo, 180 contribuições. Só recebem o documento aqueles que estão com os dados cadastrais atualizados junto ao INSS, inclusive o endereço para correspondência.

Além dos dados pessoais do destinatário, a carta-aviso traz ainda a estimativa da renda mensal da aposentadoria por idade, com base no histórico de contribuições ao INSS constante no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Para proteger os segurados contra fraudes, a carta contém um código de segurança. A pessoa que receber o aviso e tiver dúvidas se o documento foi mesmo postado pelo INSS, pode confirmar sua autenticidade ligando para a Central 135 ou acessando o site da Previdência Social.

Para que o segurado receba a carta-aviso, é imprescindível que seus dados cadastrais estejam corretos junto à Previdência Social, principalmente o endereço para correspondência. Todas as comunicações do INSS com seus segurados são feitas via correios e se esta informação estiver incorreta não é possível ao instituto enviar qualquer correspondência com segurança. O INSS também alerta que em nenhum momento entra em contato com os segurados por telefone ou e-mail, e que não utiliza intermediários.

Portanto, quem completou as condições para se aposentar por idade, e não recebeu a carta-aviso, deve providenciar a atualização de seu endereço. Para tanto é preciso agendar atendimento em uma APS pela Central 135 ou na internet.

Se optar pela Central 135, o segurado precisa escolher a opção 1 para falar diretamente com o atendente. Para manter a segurança do procedimento, o operador pode solicitar a confirmação de outros dados, além do código informado na carta. A ligação para a Central 135 é gratuita, se feita de um telefone fixo ou público, e custa o valor de uma ligação local, se feita de um celular.

No Portal da Previdência, no campo Agência Eletrônica do Segurado, basta clicar em “Lista completa de serviços” e, em seguida, no atalho “Aviso para Requerimento de Benefício”. Além do código de segurança indicado no aviso, será solicitado ao usuário que digite seu nome, data de nascimento e CPF. Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem confirmando que o documento foi realmente postado pelo INSS. Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Previdência.

Do Consultor Jurídico

CONVITE: Maranhão é sondado para cargo na Caixa Econômica Federal

O governador José Maranhão (PMDB) foi convidado para assumir importante cargo na direção nacional da Caixa Econômica Federal. A sondagem foi feita pelo comando do PMDB.

Maranhão ainda avalia o convite, mas admite que não considera ter o perfil ideal para a função proposta.

O governador também foi sondado para o Ministério da Previdência, cargo que rejeitou alegando falta de identificação com a pasta.

O peemdebista chegou a ser especulado como um dos indicados para a Transpetro. Maranhão não confirma ainda nenhum dos convites.

MaisPB

Petróleo poderá começar a jorrar em duas semanas nas cidades do Sertão: Santa Helena e Triunfo

As empresas que estão atuando na região já iniciaram a perfuração do primeiro poço de petróleo. O escritório da UTC deverá ser em Cajazeiras.

As empresas exploradoras de petróleo que estão trabalhando nas cidades de Santa Helena e Triunfo estipularam um prazo de apenas duas semanas para o produto começar a jorrar na Bacia do Rio do Peixe. De acordo com informações, o escritório da UTC engenharia vai ser instalado muito em breve na cidade de Cajazeiras.

Na cidade de Santa Helena serão perfurados quatro poços e o primeiro deles já foi iniciado.

A empresa UTC engenharia, que está atuando na cidade de Triunfo informou que até o mês de fevereiro deverá saber se há petróleo na região suficiente para a comercialização.

A Petrobras e a UTC Engenharia já estão com seus equipamentos instalados nas cidades sertanejas desde o dia 22 deste mês, onde começaram a perfuração dos poços de petróleo na região.

Os investimentos na Bacia do Rio do Peixe estão orçados em cerca de 14 milhões de reais, que aqueceram a economia do Sertão paraibano.

DIÁRIO DO SERTÃO

Governo lançou novo documento de identidade

RIC vai substituir o RG como principal título de identidade dos brasileiros.

O Ministério da Justiça lançou às 12h desta quinta-feira (30), em Brasília, o RIC (Registro de Identidade Civil), documento que deverá substituir o atual RG, principal título de identidade dos brasileiros.

O novo documento conta com uma série de mecanismos de segurança, além de um chip para armazenar dados como sexo e origem do indivíduo, data de nascimento, assinatura, impressões digitais, entre outros. O chip do RIC ainda trará dados de outros documentos nacionais, como o CPF e título de eleitor, por exemplo.

Segundo o Ministério da Justiça, o novo RG será um dos “mais modernos documentos de identificação do mundo”. No lançamento, que contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo explicará como será feita a substituição da identidade dos brasileiros.


DO R7

Cássio afirma que ação que pode lhe garantir mandato deve ser julgada em janeiro

Cássio tenta conseguir registro de candidatura para tomar posse no senado
O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) usou seu microblog no Twitter, @cassiocl, para afirmar que a ação que pode lhe garantir a posse como senador, em 1 de fevereiro, deve ser julgada em janeiro.

Cássio foi candidato por força de liminar a senador nas últimas eleições. Ele não obteve o registro de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral, recorreu , sem êxito, ao Tribunal Superior Eleitoral e agora tenta o registro no Supremo Tribunal Federal.

Sem registro, os votos dados a Cássio foram considerados nulos e com mais de um milhão de votos foi o candidato a senador mais votado, mas caso não consiga convencer a corte do STF ele ficará sem mandato. O entendimento jurídico adotado pela justiça, até agora, é que o ex-governador, que foi cassado do governo, está enquadrado na Lei Ficha Limpa e assim não tem o direito de ser candidato.

Cássio tem demonstrado esperança em assumir o mandato no Senado e nesta quinta-feira(30) comentou a tentativa de validar sua candidatura no STF. “A Ação Cautelar deverá ser julgada no decorrer do mês de Janeiro. Estou confiante”.

Ele agradeceu o apoio que vem recebendo e disse que vai continuar tentando conseguir êxito na justiça. “Comovente a solidariedade que recebo. Não posso fazer outra coisa a não ser levar a vocês o meu melhor e mais escolhido agradecimento. Vou lutar ate o fim para honrar e fazer valer cada voto que recebi”.

Caso o entendimento do STF seja o mesmo da Justiça Eleitoral ou não der tempo para julgar a ação, Wilson Santiago (PMDB), que já foi diplomado senador pelo TRE deve assumir o mandato em fevereiro.


Écliton Monteiro - MaisPB

Ricardo toma posse neste sábado com culto ecumênico e festa

O governador diplomado e o vice, Ricardo Coutinho e Rômulo Gouveia, respectivamente, tomam posse neste sábado (1º), às 15h, no Espaço Cultural. Antes disso, o socialista participa às 11h de um Culto Ecumênico na Estação Cabo Branco, Ciências, Cultura e Artes. A programação da posse ainda terá a transmissão de cargo, a revista do governador empossado às tropas da Polícia Militar e será finalizada com um show em comemoração, no Ponto de Cem Réis.

Culto

Com a celebração do arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, e do pastor Estevão, da 1º Igreja Batista de João Pessoa, o Culto Ecumênico vai contar com a presença de pastores de diversas igrejas evangélicas, além da presença do Pai Erivaldo, representando as religiões de matriz africana. Além disso, o juiz Quelpes Vasconcelos vai representar os espíritas do Estado.

Ricardo vai assistir ao culto e participar com a leitura do Salmo 100, de louvação a Deus. O Coral Infantil da Orquestra Sinfônica da Paraíba também participa da celebração.

Posse

Pela tarde, ocorre a solenidade de posse, em uma sessão solene da Assembleia Legislativa que ocorre em cárater especial no Espaço Cultural. O evento é aberto ao público, com capacidade para três mil pessoas. Além disso, o local vai contar com um espaço reservado para a imprensa e para políticos, autoridades e familiares de Ricardo Coutinho e Rômulo Gouveia.

A sessão de posse vai ser conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Ricardo Marcelo, que declarar a posse do governador e vice. Logo após a declaração de Marcelo, o socialista fala pela primeira vez ao povo paraibano como o primeiro governador do Estado nascido na Capital.

O evento vai contar com a presença da cantora Eleonora Falcone, que vai interpretar os hinos nacional e da Paraíba.

Transmissão de cargo

Com previsão de começar às 16h30, a transmissão de cargo vai ocorrer no palco montado em frente ao Palácio da Redenção, no Centro de João Pessoa. O atual vice-governador Luciano Cartaxo é quem vai passar a faixa para Ricardo Coutinho, que na ocasião vai ser apresentado oficialmente para a tropa da Polícia Militar do Estado, que vai desfilar em continência para o governador.

Show

A programação da posse de Ricardo vai terminar com um show no Ponto de Cem Réis programado para começar às 19h30. Para celebrar um novo tempo na Paraíba, vão se apresentar Biliu de Campina, Adeildo Vieira e a banda Cabruera.

Primeira atividade

Logo após receber a faixa de governador das mãos de Luciano Cartaxo, Ricardo vai participar de sua primeira atividade como governador da Paraíba. Ele vai acompanhar o prefeito de Capital, Luciano Agra, na entrega da reforma do calcação da rua Duque de Caxias e da nova sede da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).



Da Assessoria de Imprensa do governador eleito Ricardo Coutinho

Maranhão raspa o tacho, não repassa duodécimo para UEPB e os professores ficam sem salários

Como bem disse o governador Ricardo Coutinho, Maranhão raspou o tacho para pagar os servidores estaduais e, por isso, comprometeu fornecedores e deixar de repassar o duodécimo para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) neste final de ano. Com isso, os professores e funcionários da instituição de ensino vão ficar sem receber os salários do mês de dezembro. Segundo a reitora Marlene Alves, a sorte é que a universidade já havia pago o décimo terceiro salário.

“A sorte é que já tínhamos em caixa o dinheiro para pagar o décimo terceiro dos servidores e professores. Infelizmente o governo do Estado não repassou o duodécimo deste mês e ficamos sem ter como honrar o salário de dezembro”, disse a reitora.

De acordo com a reitora, o repasse agora terá que ser feito pelo governo Ricardo Coutinho (PSB) a partir de janeiro. “Infelizmente o abacaxi vai ficar para o próximo governador. Só poderemos pagar os salários agora quando a UEPB receber o repasse de dezembro”, finalizou.

Blog do Ricardo Pereira

Primo de Ney paga aluguel de R$ 12 mil para filho de Lula

Um dos filhos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fábio Luís, mora desde 2007 em apartamento alugado por R$ 12 mil nos Jardins, bairro nobre de São Paulo. Quem paga a conta é uma empresa com contratos com vários governos, entre eles o federal.

Lulinha, como Fábio Luís é conhecido, não é sócio da empresa que paga o aluguel. Mas o Grupo Gol (da área de conteúdos multimídia, não a companhia aérea), que alugou o apartamento, é do empresário de mídia e mercado editorial Jonas Suassuna, sócio de Lulinha em um outro negócio, a empresa de conteúdo eletrônico Gamecorp.

Primo do ex-senador Ney Suassuna (PMDB-PB), Jonas fez fortuna com venda de CDs da Bíblia gravados por Cid Moreira.

Procurado pela Folha, Jonas Suassuna disse que não vai mais pagar o aluguel para o filho do presidente. O grupo tem contrato com vários governos para venda de livro didático; do governo federal, recebeu valores irrisórios nos últimos oito anos.

No prédio, há um apartamento que foi ocupado pelo presidente de uma das maiores usinas de açúcar do país. Há uma unidade por andar, com quatro suítes e o mesmo número de vagas na garagem. O último pavimento conta com deck e piscina. O valor de cada unidade é estimado em R$ 1,8 milhão.

Lulinha disse à Folha que foi morar com o amigo em 2007, quando se separou.

"Ele arcava com o aluguel e eu entrei com os móveis da minha antiga residência e assumi as despesas do apartamento. Há quatro meses pedi para ficar com todo o apartamento, pois me tornei pai, e estamos transferindo o contrato para meu nome."

Já Suassuna, que mora no Rio, disse que tinha um quarto no apartamento, que usava quando viajava a São Paulo até Lulinha levar a mulher e o filho para lá.

ALUGUEL

A Folha apurou que até hoje é Suassuna quem paga o aluguel, e o dono do imóvel não havia sido contatado até a semana passada para discutir mudança no contrato.

Quando alugou o apartamento, o Grupo Gol informou ao proprietário que ninguém moraria lá. O imóvel seria usado para acomodar os executivos da empresa que eventualmente viajassem do Rio, onde está sediada, para São Paulo.

O dono do imóvel afirmou ter sabido pela Folha a identidade do inquilino.

Outro filho de Lula, Luís Claudio, também mora num apartamento nos Jardins, mas em prédio menos luxuoso do que o do irmão.

Luís Claudio disse à Folha que mora com amigos que alugaram o apartamento.

Como a Folha mostrou ao longo desta semana, ambos deixaram a condição de estagiários antes de o pai virar presidente e hoje, oito anos depois, têm seis empresas --apenas uma delas, a Gamecorp, tem sede própria e corpo de funcionários.

O escritório de Lulinha também fica nos Jardins. No mesmo endereço está o escritório da Editora Gol, de Suassuna, e também registrada a G4 Participações, uma das empresas de Lulinha.


Folha Online

Câmara de Catingueira descumpre o Regimento e não vota FICHA LIMPA

A Câmara de Catingueira-PB encerrou hoje, 30 de dezembro, os trabalhos referentes ao exercício 2010 daquele legislativo entrando em recesso parlamentar até o dia15 de fevereiro de 2011. A sessão que se realizou ás 10:00 hs na Casa Severino Tibúrcio de Sousa, trouxe na pauta de votação três projetos de leis, dos quais apenas um foi votado. Estavam constando na Ordem do Dia: o ORÇAMENTO 2011, ISENÇÃO DA TARIFA DE ILUMINAÇÃO PARA CONSUMIDORES DE ATÉ 100kws e o “ FICHA LIMPA”. Sendo votado pelos vereadores apenas o do Orçamento, deixando os demais para o mês de fevereiro, quando aquele corpo legislativo voltará do recesso.

A não votação dos demais projetos ficou por responsabilidade dos relatores das Comissões de Legislação e da de Finanças, respectivamente Emídio Chagas Neto e Josivan Gomes Marques. Isto em devido o desinteresse dos mesmos que não trouxeram os pareceres.

Mesmo, a vereadora autora dos Projetos ( MARIA HELENA - PSL) alegando que tais matérias não poderiam deixar de serem votadas naquela sessão, em virtude de estarem descumprindo o Regimento Interno, houve a recusa de discussão e de votação por parte dos relatores e prevaleceu a ignorância ao que determina o código de leis daquele Legislativo no qual está previsto:

“Art. 34º - é de 05 dias o prazo para qualquer Comissão Permanente, emitir parecer, a contar do recebimento da matéria

& 4º - esgotados os prazos referidos neste artigo sem que tenha sido emitido parecer, a matéria será incluída na Ordem do Dia para que o Plenário delibere sobre a mesma”

Desta forma, continua a expectativa para polêmica votação do Projeto Ficha Limpa em Catingueira-PB

www.catingueiranet.com.br

Novo presidente da Câmara de Santana dos Garrotes, Neto Pinto tomará posse no dia 1° de janeiro

O presidente eleito da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes, Francisco Pinto Neto(Neto Pinto), tomará posse na tarde do dia 1º de janeiro, às 16h, em sessão solene na sede do Legislativo. O vereador do DEM foi eleito por unanimidade, com a desistência de uma chapa.

A nova Mesa Diretora será composta pelos parlamentares Neto Pinto (presidente), Judivan Passos (vice-presidente), (1º secretário), Tavinho (2º secretário), Cida Pinto.

A posse será na câmara municipal e várias autoridades municipais e regionais deverão marcar presença. O presidente eleito Neto Pinto convida a população para prestigiar sua posse. Logo após da solenidade será servido um Coffee Break aos presentes.

Assessoria

Prazo para justificar ausência do 2º turno termina nesta quinta

eleições 2010
(Foto: arquivo CORREIO)

O eleitor que não votou nem justificou a ausência no segundo turno das Eleições 2010, ocorrido no último dia 31 de outubro, tem até o dia 30 de dezembro para apresentar Requerimento de Justificativa Eleitoral ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito. Quem se encontrava no exterior no dia da eleição e não participou da votação para presidente da República também deve justificar sua ausência no máximo 30 dias após o retorno ao Brasil.

Para obter o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral, que é gratuito, basta que o eleitor se dirija a um dos cartórios eleitorais ou postos de atendimento ao eleitor ou, ainda, imprima o documento nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais (TREs) de cada estado. Depois de preenchido, o formulário deve ser endereçado ao juiz da respectiva zona eleitoral.

Na justificativa o eleitor precisa informar os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, filiação, número do título eleitoral, endereço atual e o motivo da ausência à votação. Deve ainda ser apensada ao formulário uma cópia de documento oficial que comprove sua identidade. Se o requerimento for entregue com dados incorretos ou que não permitam a identificação do eleitor, não será considerado válido para justificar a ausência às urnas.

Os endereços dos cartórios eleitorais podem ser obtidos nas páginas dos TREs na internet, que podem ser acessadas aqui.

1° turno

O eleitor que não votou no primeiro turno, no dia 3 de outubro, nem justificou a ausência às urnas teve até o dia 2 de dezembro para apresentar o Requerimento de Justificativa Eleitoral ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito. Vale lembrar que a ausência a cada turno do pleito deve ser fundamentada isoladamente.

Consequências para quem não justificar

Quem não apresentar a justificativa dentro do prazo, isto é, não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, deverá pagar multa de aproximadamente R$ 3,50. A não regularização acarretará impedimento para obtenção de passaporte ou carteira de identidade, recebimento de salários de função ou emprego público, participação em concorrência pública ou administrativa, obtenção de certos tipos de empréstimos e inscrição, investidura e nomeação em concurso público.

Também não poderá renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, obter certidão de quitação eleitoral e obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Quem não votar em três votações consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada e, após seis anos, excluída do cadastro de eleitores. A regra não se aplica aos eleitores aos quais é garantido o voto facultativo – analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e maiores de 70 anos. Também não se aplica aos portadores de certos tipos de deficiência física ou mental que requererem sua justificação pelo não cumprimento daquelas obrigações.

Mais informações sobre a justificativa eleitoral podem ser obtidas no Portal da Justiça Eleitoral: www.justicaeleitoral.jus.br.

Do TSE

Josivan Marques será empossado sábado presidente da Câmara em Catingueira

Será realizado sábado, dia 1º de janeiro de 2011, às 10:00hs da manhã na Casa Severino Tibúrcio, sessão solene de posse da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Catingueira.

A nova gestão para o biênio 2011-2012 terá como presidente o vereador Josivan Gomes Marques ( PR ), que é da base aliada do então prefeito Edivan Félix (PR).S eguindo como vice-presidente na composição da nova direção o vereador Sebastião Alves de Morais (DEM), também da base de sustentação do executivo; a primeira secretaria ficou com o ex-líder de oposição Antônio Fernandes Brunet ou VIVINO (PMDB), aliado da ex- prefeita Zuila Pires; e na segunda secretaria da Casa ficou o vereador Emídio Chagas Neto (PR), correligionário do prefeito Edivan.


O vereador Josivan foi eleito dia 04 de dezembro deste, quando realizada eleição para nova mesa diretora derrotando o candidato de oposição João Fausto Neto Segundo (PTB). Quando empossado substituirá a vereadora Maria Solange Campos Leite, também do PR, que esteve à frente da direeção dos trabalhos legislativos em Catingueira durante todo o biênio 2009-2010.

WWW.catingueiranet.com.br

Ricardo garante destravar obras e projetos em 45 dias

Ricardo Coutinho
(Foto: reprodução)

O Governo do Estado terá a missão, a partir da próxima segunda-feira (3), de destravar as obras no Estado e executar os projetos em vigor em 45 dias, com agilidade e muito trabalho. Foi o que garantiu na tarde desta quarta-feira (29) o governador diplomado Ricardo Coutinho (foto), em entrevista coletiva realizada no escritório de transição, antigo Canal 40, em João Pessoa.

"Todos os esforços deverão ser feitos para trazer o Estado para uma situação legal. Para isso, vamos fazer com que todas as secretárias e órgãos dialoguem com os diversos setores da sociedade e com o próprio Governo do Estado para viabilizar, o quanto antes, a execução dos projetos", ressaltou o socialista.

A parceria com a iniciativa privada também terá espaço na Paraíba, segundo Ricardo. Além disso, premiar os interesses coletivos também é prioridade para o futuro governador. "Vamos priorizar o pagamento da folha dos servidores e dos fornecedores. Depois disso, vamos nos unir em busca de atender as necessidades da população", afirmou.

Funesc

Lu Maia, indicada a presidente da Fundação Espaço Cultural, garantiu a realização do Fenart em 2011. Para isso, ela afirma que vai conversar com o secretário indicado Chico César para redifinir o conceito do evento. "O Fenart é do povo e vamos continuar com esse trabalho, que é maravilhoso. Além disso, não descartamos levar o Fenart para todo o Estado", concluiu.

Já Ricardo ratificou a realização do Fenart e anunciou que pretende recuperar alguns eventos que foram esquecidos pelo atual governo, como o Festival de Artes de Areia, além de incorporar outros eventos existes ao calendário cultural do Estado.

PBTur

Choque de Ousadia e inovação e reestruturação na PBtur. É dessa forma que o governador diplomado crê alavancar o órgão, com uma postura ofensiva e dando valor aos diversos equipamentos turísticos existentes no Estado. Além disso, Ricardo vê como necessário a parceria com os municípios para fazer o Turismo no Estado crescer.

Jornal A União

Ricardo garantiu que o jornal A União vai pertencer ao Estado, e não para divulgar somente as ações do Governo. Também garantiu que inovação de junção com os recursos modernos da comunicação atual também vão ser implantados tanto no jornal quanto na rádio Tajabara. "O Estado cansou de tantos recursos jogados fora. A população da Paraíba já demonstrou isso ao me reeleger e não vamos decepcionar", concluiu.

Confira abaixo os nomes anunciados por Ricardo Coutinho nesta quarta-feira:

Ideme - Mauro Nunes (ex-Sebrae);
Fapesq - Claudio Furtado (físico, pesquisador e professor da UFPB);
Cooperar - Roberto Vital (Coordenador Admnistrativo - Monaci Marques, Planejamento - Demarzinho);
Empasa - José Tavares Sobrinho;
Imeq - Krol Jânio (professor da UEPb);
CDRM - Geraldo Nobre;
Programa Estadual de Politicas de Combate às Drogas - Pastor João Filho;
Funesc - Lu Maia;
Jornal A União - Ramalho Leite;
Espep - André Luis (professor do Iesp);
DER - Carlos Pereira de Carvalho (engenheiro);
Suplan - Orlando Soares (engenheiro);
Procon Estadual - Klébia Ludgerio Borba (defensora Pública);
PBTur - Ruth Avelino (Diretor Adjunto - Antônio Alcantara).

Da assessoria

Prefeito é acusado de dar soco em mulher que lhe pedia medicamentos

A denúncia feita por Samara Pereira da Silva na imprensa de Sousa nesta quarta-feira (29), no qual segundo informações relatadas por ela, a mesma teria ido juntamente com sua mãe até a casa do prefeito José Vieira da Silva (PSDC) em Marizópolis, e lá teria pedido uma ajuda para conseguir alguns medicamentos pois a mesma estava sofrendo muitas dores.

Em determinado momentos a jovem ficou nervosa após ouvir que José Vieira havia dito um palavrão contra sua mãe e a mesma um pouco alterada bateu a mão sobre a mesa da casa do prefeito, então José Vieira desferiu um soco no rosto dela.

A confusão só terminou quando pessoas que estavam no local levaram a jovem embora.

A vítima foi encaminhada até a DP onde vai prestar os devidos esclarecimentos sobre o fato ocorrido, e em seguida realizar o exame de corpo delito.


Folhadosertao

Trabalhar de madrugada engorda e derruba o sistema imunológico


O porteiro Raimundo Rodrigues da Silva, 60 anos, está sempre resfriado e não consegue dormir direito. “Os problemas começaram há dez anos, quando passei a trabalhar de madrugada”, diz Raimundo, que cobre o turno das 22h às 6h da manhã. Como ele, pelo menos 1,1 milhão de brasileiros trabalham no período noturno em centros urbanos e estão sujeitos a problemas de memória, obesidade, falta de sono e enfraquecimento do sistema imunológico, entre outros males.

De acordo com um estudo do Instituto Dexeus e do Hospital da Paz de Madri, na Espanha, feito em 2006, os trabalhadores noturnos perdem aproximadamente cinco anos de vida a cada 15 trabalhados de madrugada. E têm 40% mais chances de desenvolverem transtornos neuropsicológicos, digestivos e cardiovasculares.

Contrariando a vontade dos patrões, nosso organismo precisa descansar durante as noites, quando libera hormônios como a melatonina, o cortisol e o GH (hormônio do crescimento). “Eles continuam sendo liberados [quando se trabalha de noite], mas sem um pico, o que desencadeia uma série de consequências à saúde”, diz Marco Túlio de Mello, professor do departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Mesmo que a pessoa escureça o quarto, seu organismo não será invertido”, afirma Claudia Moreno, professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Uma das substâncias que dependem muito do escuro e da noite para serem liberadas é a melatonina. O hormônio ajuda a controlar o momento certo de cada função corporal. “Sua produção é inibida se a pessoa é submetida à luz intensa de noite”, diz Mello. Isso pode provocar alterações metabólicas, o que faz com que trabalhadores noturnos acabem ganhando peso. “Eles sofreriam menos se não trabalhassem de madrugada mais do que quatro dias consecutivos e tivessem dois dias de folga como intervalo”, afirma Mello. Outras opções para reduzir os problemas é usar óculos escuros e diminuir a exposição à luminosidade.

* O tema desta reportagem foi sugerido pelo leitor Wagner Antonio, de Ponta Grossa (PR)
Fonte: revistagalileu

Piancoense e professor da UEPB, Krol Jânio Palitot Remígio será o novo Superitendente do IMEQ-PB



Krol Jânio Palitot Remígio nasceu dia 01 janeiro, na cidade de Piancó-PB. O garoto simples, filho de um agricultor chamado Antonio Remígio da Silva (in memória) e de Lelega Palitot Remígio. Ao contrário do que se imagina, a trajetória de Krol não o conduziu naturalmente para o mundo do conhecimento e vida profissional. Ainda na infância perdeu seu pai no ano de 1992.

Durante sua infância e adolescência foi criado com o pensamento de mudanças objetivas junto com 6 (seis) irmãos para realizar seus projetos, passo-a-passo e tirar os sonhos da cabeça, colocá-los no papel e torná-los realidade. Vencer na vida provida do espírito dos valores eternos da verdade e honestidade. Dedicado aos estudos que comprovou a existência de diversos traços de personalidade e comportamentos, em comum foram naturalmente adquiridas ao longo de suas experiências e aprendizados.

Na vida sem a presença do pai, e as dificuldades do dia - dia o obrigou a dividir seu tempo entre os estudos no exercício de imaginar coisas impossíveis e criar condições para realizá-las. Fazer o impossível tornar-se realidade pela imaginação, pela persistência e pela fé, conquista seu primeiro emprego. Nesta mesma época Krol Jânio demonstrava possuir grande facilidade de aprendizado. Segundo alguns relatos – no tempo em que morou em João Pessoa – desenvolveu sua inteligência profissional de uma nova maneira de pensar em busca de uma condição profissional. E através de uma forma inteligente de utilizar seu raciocínio, competências adquiridas, habilidades natas, força interior e capacidade de se relacionar com a sociedade de maneira organizada e com planejamento, lutou, acreditou que seria capaz de alcançar objetivos profissionais. A vida de intelectual foi amparada por uma promissora carreira constituída no funcionalismo público. Com uma ampla rede de relações e amizades lhe abriu portas para outro importante passo na história profissional, atualmente professor da UEPB.

O nome do Jovem talentoso Krol Jânio, foi publicado hoje 29, no twitter o governador eleito Ricardo Coutinho (PSB), para ocupar a superintendência do IMEQ-PB (Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba). Krol Jânio, é um piancoense que assumirá no estado, um dos mais importante cargos no governo. A conquista junto ao IMEQ-PB, se deu ao mérito da sua capacidade e desempenho de suas atividades.

Krol Jânio Palitot Remígio

Atualidade

Professor do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba. Possui graduação em Ciência da Computação pela Associação Paraibana de Ensino Renomado. Aluno do Curso de Pós-Graduação - Especialização em Redes de Computadores pela Escola Superior Aberta do Brasil. Ampla experiência e conhecimento em CMS - Content Management Systems e aplicações WEB.

Experiência 2002 - 2004

Pesauto – Centro Automotivo João Pessoa - PB

Gerente do Centro de Processamento de Dados

Gerenciamento das ações tecnológicas da empresa.

Instalação e suporte da rede de dados cabeada e wireless interna;

Manutenção dos micro-computadores (hardware e software);

Implantação de sistema de controle de peças e serviços;

Sugestão de novos aplicativos que melhoraram o desempenho da empresa.

2005 - 2009 IMEQ – PB João Pessoa – PB

Gerente do Núcleo de Programação e Acompanhamento

Inicialmente Estagiário do Núcleo de Programação e Acompanhamento, elevado ao cargo de Servidor e posteriormente Gerente do Núcleo de Programação e Acompanhamento, desvinculado do órgão em julho de 2009.

Representante na área tecnológica do IMEQ/PB em âmbito nacional relacionado ao INMETRO;

Representante na área tecnológica do IMEQ/PB em âmbito nacional relacionado à RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa);

Integrante de Comissões internas da instituição;

Coordenação das atividades no departamento de informática, bem como o parque tecnológico da instituição;

Desenvolvimento de aplicações web;

Desenvolvimento de portais web institucionais;

Desenvolvimento e implantação de sistema de controle interno;

Suporte e gerenciamento das estações de trabalho;

Instalação de sistemas e aplicativos específicos e globais;

Desenvolvimento e inicio de implantação do projeto de gestão do SGI / INMETRO Brasil (Sistema de Gestão Integrado), no IMEQ/PB.

2009 – 2010 Recarga Informática João Pessoa – PB

Gerente do Centro de Processamento de Dados

Análise e estudo de caso dos recursos tecnológicos da empresa;

Implantação de políticas de segurança;

Aplicação de armazenamento e recuperação das informações da empresa de forma adequada.

2010 – atual UEPB – Campus V João Pessoa – PB

Professor do Curso de Arquivologia

Professor e membro de Projetos de Pesquisas da Instituição de Ensino.

Formação 2000 - 2002 UNIPE João Pessoa - PB

Bacharelado em Administração de Empresas.

Cursado até o 5º período.

2002 - 2005 João Pessoa – PB

Bacharelado em Ciências da Computação.

Concluído

Viatura da Polícia Militar capota na BR-230 em João Pessoa


Uma viatura da Polícia Militar capotou na BR-230, próximo à sede da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), em João Pessoa. As vítimas foram dois policiais do 5º Batalhão da PM no Valentina Figueiredo.

De acordo com soldado Gleybson Lindolfo, que dirigia o veículo, a viatura perdeu o contole, no momento em que um táxi o atingiu. O carro bateu no meio fio e em seguida capotou.

Gleybson e o sargento Glenivaldo Ferreira da Silva, que também estava na viatura, foram socorridos e encaminhados para o Hospital de Emergência e Trauma na Capital.

De acordo com a assessoria do Trauma, os PMs estão em observação e passam bem.

Paraíba1

Diário Oficial coloca Idácio Souto a disposição da Prefeitura de Nova Olinda aonde ele é vice-prefeito

A edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial traz novas exonerações de auxiliares do Maranhão III, bem como diversos atos como que coloca o jornalista Idácio Souto, que é lotado na Emater, a disposição da Prefeitura de Nova Olinda, onde ele é vice-prefeito.

Blog Ricardo Pereira

MAIS UM: Ex-policial é morto a tiros no Aguiar

O ex-policial militar Francisco Jerson de Lacerda, de 40 anos, foi assassinado com vários tiros na noite desta terça-feira (28) no Centro do município de Aguiar, no Sertão do Estado.

De acordo com informações da Polícia, Francisco Jerson estava em uma lanchonete com amigos quando três homens chegaram em um veículo Uno de cor prata e desceram atirando.

A vítima foi atingida por diversos tiros de pistola. Francisco Jerson chegou a ser encaminhado para o Hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Após o crime, os autores fugiram.

A Polícia está investigando o caso para saber se existe ligação com outros homicídios que ocorreram na cidade nos últimos dias.

Redação, com informações do correspondente Flávio José, da Correio Sat

NOVIDADE: Edvaldo Rosas vai assumir presidência do PSB e promete medidas para afastar quem quer apenas usar a legenda

O vice-presidente do PSB da Paraíba, Edvaldo Rosas, declarou nesta quarta-feira (29) que deve assumir em janeiro a presidência do partido, que atualmente é ocupada pelo governador eleito Ricardo Coutinho. Rosas diz que a transmissão de cargo acontece depois de Ricardo assumir o Governo e que uma de suas primeiras ações será fazer uma “ampla reestruturação” da sigla.

Ele destaca, por exemplo, que o PSB tem como uma de suas prioridades ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados, mas avisa que o partido vai tomar precauções contra quem quer apenas usar a sigla.

“Não queremos ser enganados novamente. Vamos tomar cuidado com as adesões para que não venha ao PSB políticos que só querem se aproveitar do partido”, disparou.

Rosas se referia ao deputado federal Manoel Júnior (PMDB) e a pelo menos quatro deputados estaduais maranhistas que estavam no PSB e saíram do partido quando Ricardo anunciou sua candidatura ao Governo da Paraíba.

As declarações foram dadas ao Correio Debate.

Phelipe Caldas - MaisPB

Ricardo Coutinho divulga novos nomes do segundo escalão do Governo

O governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) repetiu a regra dos últimos dias e mais uma vez pelo Twitter apresentou nomes de auxiliares que vão compor a partir do dia 1º de janeiro a nova equipe do Governo da Paraíba. Desta vez foram conhecidos os titulares de 13 órgãos da administração estadual.

O primeiro nome a ser anunciado só aconteceu às 13h50, com cinquenta minutos de atraso. Foi o de Mauro Nunes, que vai ser o superintendente do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba. Já o professor e pesquisador Cláudio Furtado será o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba.

Para o Cooperar, o futuro governador convidou o engenheiro Roberto Vital. Enquanto que na Coordenação de Administração fica Monaci Marques, que é filho da deputada estadual Socorro Marques (PPS). Na Coordenação de Planejamento, o titular será Demarzinho, ex-prefeito de Várzea.

Na seqüência dos anúncios, Ricardo Coutinho confirmou o agrônomo José Tavares Sobrinho para presidente da Empasa. Para diretor do IMEQ-PB, foi escolhido o nome do professor da UEPB, Krol Jânio. E a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba será presidida pelo engenheiro Geraldo Nobre.

O Coordenador do Programa Estadual de Políticas de Combate às Drogas será o pastor João Filho. Na área cultural, a atual coordenadora do Casarão 34, Lu Maia, vai presidir a Fundação Espaço Cultural. Para o Jornal A União, classificado como Ricardo como "centenário", ele indicou Ramalho Leite.

Mais nomes. O superintendente da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba será o professor do Iesp André Luís e o superintendente do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado será o engenheiro Carlos Pereira de Carvalho. A Superintendência de Planejamento (Suplan) terá como diretor superintendente o engenheiro Orlando Soares, atual diretor técnico da Emlur.


Phelipe Caldas - MaisPB

Vereador Zeca da Encarnação toma posse como presidente no próximo sábado na Câmara Municipal de Itaporanga

O vereador Zeca da Encarnação (PMDB) tomará posse no próximo sábado dia primeiro de janeiro de 2011 assumindo assim a presidência da câmara municipal de Itaporanga.

Aos 85 anos e depois de três legislaturas, o vereador Zeca da Encarnação, do PMDB, foi eleito presidente da Câmara de Itaporanga para o biênio 2011/2012, ao derrotar, por cinco votos a quatro, um membro do seu próprio partido.

A eleição antecipada ocorreu no dia 11 abril de 2010, e teve grande repercussão na cidade, principalmente pela surpresa do resultado, que teve influência direta do ex-prefeito Antônio Porcino.

Nena Martins

Nova Olinda: Ducarmo celebra um ano de gestão no próximo dia 2


Uma missa de Ação de Graças será celebrada, na tarde do próximo dia 02 de jeneiro, para assinalar a passagem do primeiro ano administrativo da promotora aposentada Maria Ducarmo Silva (PSDB) à frente da Prefeitura Municipal de Nova Olinda.

A cerimônia religiosa será celebrada pelo padre Joãozinho, vigário da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, a partir das 16h, e terá a presença de secretários e servidores municipais, vereadores e personalidades especialmente convidadas, tanto de Nova Olinda quanto de cidades vizinhas.

Ducarmo assumiu os destinos administrativos de Nova Olinda, tendo o jornalista Idácio Souto, como vice, em função do afastamento, em definitivo, da ex-prefeita Maria D'Aguia, por práticas de irregularidades administrativas, e já se mostra interessada em concorrer ao pleito eleitoral de 2012, como candidadta a prefeita do município.

ASSESSORIA

Perfis dos novos auxiliares anunciados nesta terça por RC


Foto: Ascom

• Secretário de Estado da Interiorização da Ação do Governo

Adriano César Galdino de Araújo

Natural de Pocinhos, formado em Engenharia Civil e Direito. Ex-funcionário do Banco do Brasil, vereador e prefeito por três mandados da cidade de Pocinhos. Já atuou como secretário municipal de Administração e Infraestrutura de Pocinhos.



Foto: Ascom

• Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer

Fábio Luciano de Araújo Maia

Natural de Campina Grande, formado em Matemática pela UEPB. Atuou como coordenador do Maior São João do Mundo (2007 e 2008) e como coordenador de Desenvolvimento Local da Prefeitura de Campina Grande (2007 a 2008). Foi diretor-presidente da Urbema – Empresa Municipal de Urbanização da Borborema e consultor pelo InstituiçãoÁpice Consultoria nas Áreas de Administração e Educação. Atuou com professor substituto na UFCG (2005 a 2010). Na política, atua como presidente Municipal do PSB de Campina Grande e é suplente de vereador do município. Foi um dos coordenadores da campanha de Ricardo Coutinho e Rômulo Gouveia no Compartimento da Borborema.



Foto: Ascom

• Secretário Executivo da Indústria e Comércio

Marcos José de Araújo Procópio

É natural de Campina Grande e engenheiro eletricista formado pela UFCG. Fundador de diversas empresas em áreas de tecnologia da informação, software, importação, varejo e indústria. Participou de dezenas de feiras e encontros de negócios no Brasil e no exterior em países como EUA, China, Taiwan, Alemanha, mais de 15 anos de experiência no mercado. É conselheiro da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba; Vice-Presidente da Associação Comercial de Campina Grande; Diretor do Sindicato da Indústria de software e equipamentos do Estado da Paraíba e Diretor da Associação de Empresas de Base Tecnológica do Estado da Paraíba.


Perfis dos auxiliares da administração indireta


Foto: Ascom

• Superintendente do Detran

Rodrigo Augusto de Carvalho Costa

É formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com Pós-graduação em Direito Processual Civil pela Universidade Potiguar. Servidor concursado da Justiça Federal de 1999 a 2004. Foi Diretor de Divisão do Gabinete de Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal e Assessor Judiciário de Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. É Delegado de Polícia Federal, desde 2004. Já atuou como chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários da PF em Roraima e na Paraíba e também como Corregedor Regional em exercício da Polícia Federal na Paraíba e como chefe do Núcleo de Disciplina da Corregedoria Regional da Polícia Federal na Paraíba.



Foto: Ascom

• Superintendente da Cagepa

Deusdete Queiroga Filho

Natural de Sousa, engenheiro civil, com pós-graduação em Finanças Empresariais. Ex-deputado estadual (1991-1995), já atuou como diretor da Cehap 1995-1996), da Cagepa(1997-2003) e como secretário adjunto de Infraestrutura do Estado (1996-1997). Na Prefeitura de João Pessoa, atuou como Superintendente da STTrans, secretário Infraestrutura e, atualmente, como superintendente da Emlur.
(Diretores Jorge Gurgel, João Vicente, Netovich Maia e Marco Túlio)



Foto: Ascom

• Presidente da Cehap

Emilia Correia Lima

Engenheira Eletricista formada na UFPB, Especialista em Ciências Sociais. Foi Presidente da Fundação de Ação Comunitária (FAC), Presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (CEHAP), Diretora de Produção Habitacional do Ministério das Cidades, Secretária adjunta da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades. Atualmente desempenha as funções de Secretária Municipal de Habitação Social de João Pessoa; Secretária-Geral do Fórum Nacional de Secretários de Habitação (FNSHDDU); e Conselheira do Conselho Nacional das Cidades.



Foto: Ascom

• Presidente da Cinep

Margarete Bezerra Cavalcanti

É formada em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral e mestrado em Administração pela PUC Minas Gerais/Fundação Dom Cabral. Foi Superintendente Estadual para o Estado da Paraíba de 2005 a 2007; Superintendente Operacional da Rede de Agências – nomeada em novembro/2003; no mesmo ano, Gerente Operacional do Gabinete da Presidência do Banco do Nordeste; Gerente Geral da Agência Centro João Pessoa – PB, no ano de 2002; Gerente Geral da Agência de Atração de Investimento no Rio de Janeiro, de 1999 a 2001; Gerente de Negócios de agências na Praça de Recife, no período de 1991/1999.



Foto: Ascom

• Diretor de Desenvolvimento Econômico da Cinep

José Bernardino da Silva

Formado em Relações Públicas com Mestrado em Marketing pela UFPB. Ex-vereador de Santa Rita e ex-vice presidente da Associação Brasileira de Supermercado. Já atuou como Secretário de Indústria e Comércio de Santa Rita e como Superintendente da Guarda Municipal de João Pessoa.



Foto: Ascom

• Presidente da PBGás

Zenóbio Toscano

É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba. Possui ampla militância no movimento universitário, onde presidente do Diretório Acadêmico e Secretário Geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Iniciou a atividade política partidária como prefeito de Guarabira. É deputado estadual pelo quinto mandato consecutivo. Foi Secretário de Infraestrutura nos governos de Ronaldo e Cássio Cunha Lima e Presidiu o conselho administrativo da PBGÁS.



Foto: Ascom

• Presidente da FAC

Francisca Denise Albuquerque de Oliveira

Natual de Cajazeiras (CG), graduada em Fisioterapia, Farmácia e Odontologia. Atuação na área de Odontologia clínica no município de Cajazeiras. No setor público, já foi secretária de Ação Social de Cajazeiras e conselheira Estadual de Assistência Social. Atualmente integra o Conselho Municipal de Saúde.



Foto: Ascom

• FAC – diretor de Planejamento

Beto Brasil

Natural de Serraria. Formado em Administração de Empresas pela UFPB, com MBA em Formação e Desenvolvimento de Executivos em Administração. Prefeito de Solânea por dois mandatos (2001 a 2008). Funcionário efetivo do Banco do Brasil (desde 1986).



Foto: Ascom

• FAC – diretor de Operações

Damião Balduíno da Nóbrega

Natural de Passagem. É Técnico em Contabilidade. Foi vereador por dois mandatos no município de Salgadinho. Além de assumir a presidência da Câmara de Salgadinho, além de Vice-prefeito, Secretário de Finanças e Tesoureiro do município.



Foto: Ascom

• Secretário Executivo do PAC

Ricardo Barbosa

Formado em Jornalismo, foi deputado estadual por dois mandatos e secretário de Comunicação do Estado. Também exerceu os cargos de secretário adjunto de Planejamento, secretário de Gestão Governamental e já foi Coordenador do Programa de Saneamento Básico ‘ Boa Nova’.



Foto: Ascom

• Agência Executiva de Gestão das das Águas do Estado - AESA

Ana Maria de Araújo Torres Pontes

É formada em Engenheira Civil. Engenheira Civil dos quadros da CAGECE desde 1975, onde ocupou os cargos de: Gerente do Sistema de Informação da Diretoria de Expansão; Gerente de Apoio Técnico do Sistema de Manutenção da Região Metropolitana de Fortaleza; Assistente da Diretoria de Operações; Superintendente de Planejamento; Diretora Administrativa e Financeira; Superintendente de Desenvolvimento Operacional; Diretora Presidente; Gerente de Captação de Recursos; Assessora da Diretoria de Engenharia; Diretora de Planejamento e Controle; Diretora Presidente Interina; Assessora da Presidência da CAGECE. Também atuou como Diretora Administrativa Financeira da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor do Ceará – FEBEMCE; Chefe de Gabinete, da Secretaria de Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará, participando da sua implantação – SECITECE e Diretora de Engenharia e Meio Ambiente da Companhia Pernambucana de Saneamento – COMPESA.



Foto: Ascom

• Interpa

Nivaldo Moreno de Magalhãs

Natural de Ibiara (PB), poeta por vocação e técnico agrícola e psicólogo por formação. Foi vereador duas vezes do município de Esperança (PB), presidente da Associação dos Produtores de Batatinha da Paraíba e presidente da Emater (2003 a 2009).



Foto: Ascom

• Presidente da Emater

Geovanni Medeiros Costa

É técnico em Agropecuária pela Fundação Universidade do Nordeste (FURNe). Graduou-se Engenheiro Agrônomo, pela UFPB, com habilitação em Manejo e Conservação do Solo e da Água. É Mestre em Produção Vegetal pela UFPB. Foi Articulador Institucional, Consultor Técnico, Assessor Financeiro Regional, Gestor de Banco de Dados, Técnico Educador e Membro da Comissão Permanente de Licitação e Compras da AS-PTA – Agroecologia e Agricultura Familiar. Foi Conselheiro do Comitê de Desenvolvimento Territorial do CONDRAF – Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável; Coordenador do Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável da Borborema; Professor Universitário do Curso de Agronomia e Zootecnia da UFPB; Diretor Conselheiro – Responsável pela área de Projetos da COAGEP e Coordenador Técnico e Gerente Administrativo Financeiro do Projeto Internacional HURLLIMAN (Suiça- Brasil). Atualmente é engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (EMATER-PB).



Foto: Ascom

• Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores

Maria da Luz Silva
Jornalista formada pela UEPB, com especialização em Comunicação Educacional. Natural de Santa Luzia (PB), já atuou como Diretora do Departamento de Orçamento e Finanças da Secretaria da Educação de Campina Grande (1997 a 2004) e foi assistente de gabinete da Secretaria de Interiorização do Governo. Atuou por mais de 20 anos no setor privado na área de marketing e vendas.



Foto: Ascom

• Presidente da Junta Comercial

Jutay Menezes Gomes

Foi Chefe de Gabinete de Vereador; Administrador Jurídico; Diretor da Rádio 102 FM de Natal-RN e Auditor Institucional do Estado do Rio Grande do Norte.


• Vice-presidente da Junta Comercial

Ivanhoe Borborema Cunha Lima

Natural de Campina Grande. Empresário. Já atuou como vice presidente da Junta Comercial do Estado da Paraíba (Juncep) e como secretário parlamentar do Senado Federal.



Foto: Ascom

• Fundação Casa de José Américo

Flávio Sátiro Fernandes Filho

Natural dePatos (PB), formado em Direito pela UFPB já exerceu cargo de Secretário-Executivo e Presidente da Fundação Casa de José Américo, Membro do Conselho Estadual de Cultura por dois mandatos, integrando em 2004 a Comissão coordenada por Cida Lobo para elaboração do Plano Estadual de Cultura. Foi, ainda, membro da Comissão Técnica de Análise de Projetos do Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos (FIC), membro da Comissão Regional instituída pelo IPHAN para pré-seleção dos trabalhos inscritos no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (2005), membro da Comissão de indicação da Medalha Philipéia de Nossa Senhora das Neves, membro do Conselho Curador da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego e membro do Conselho De liberativo da Fundação Ernani Sátyro.
Fechar[x]