Estrada Santana/Nova Olinda devagar, quase parando


Uma estrada (BR-426) que começou há uma década e meia, mas ficou pela metade. Durante anos de cobrança popular e reivindicação de alguns políticos, as obras foram retomadas em 2009, mas já estão atrasadas.

Santana dos Garrotes e Nova Olinda, os dois municípios mais diretamente beneficiados pelo asfaltamento da via, estão revoltadas com a morosidade das obras. Conforme a placa publicitária do Governo Federal (foto), a estrada deveria ter sido concluída em julho deste ano, mas ainda não viu nenhum metro de asfalto.

São 29 quilômetros de rodovia entre os municípios de Piancó, Santana dos Garrotes e Nova Olinda ao custo de 12,8 milhões de reais. E entre as causas da morosidade da estrada está a falta de dinheiro, uma contradição, já que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) anunciou que a estrada não sofreria nenhum atraso e que os recursos estavam garantidos.

Fonte: www.folhadovali.com.br

NADA DE ÁLCOOL: Portaria determina “lei seca” para as eleições gerais de domingo

O secretário da Segurança e da Defesa Social do Estado da Paraíba, Gustavo Ferraz Gominho, baixou portaria publicada nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial do Estado da Paraíba em que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em todo o Estado da Paraíba no dia das eleições (domingo, dia 3).

A portaria diz ainda que a proibição vale para o período das 00h às 18h. E que será preso todos aqueles quem infringir esta determinação.

MaisPB

Pesquisa qualitativa: Ricardo lidera preferência e Maranhão leva imagem negativa em redes sociais

A presença de candidatos em redes sociais foi a grande novidade da campanha eleitoral deste ano na Paraíba. O poder de aproximação entre os candidatos e os internautas é o principal motivo para a adesão em massa a ferramentas como o Orkut, o Twitter, o Facebook e o YouTube. O investimento de olho no acúmulo de votos gera reações e comentários entre os internautas, que interagem expressando suas opiniões, sejam a favor ou contra os pleiteantes.

De olho na repercussão das campanhas nas mídias sociais, o Paraíba1 fez uma análise qualitativa e quantitativa do desempenho dos candidatos ao Governo do Estado com as mais intenções de votos nas pesquisas: José Maranhão (PMDB) e Ricardo Coutinho (PSB). A pesquisa reflete a projeção deles nas mídias sociais. Neste universo, foram identificados os comentários de internautas a favor ou contra, bem como a atuação de militantes e dos próprios candidatos nos sites.

O 'termômetro' mostra que a imagem do socialista é mais positiva do que a do peemedebista na internet, resultado que pode ser mensurado pela quantidade de menções atribuídas a cada um. Em quatro dias, foram registradas 1.810 postagens positivas para Coutinho, enquanto Maranhão obteve apenas 219. Contra Ricardo, foram 160 mensagens. Manchada, a imagem do atual governador teve quatro vezes mais comentários negativos: 652 no total.

No Twitter, José Maranhão e Ricardo Coutinho causam sentimentos diferentes entre os internautas. O primeiro recebeu, principalmente, menções negativas por não ter comparecido a debates televisivos e de rádio nos últimos dias. A hashtag #zefujao, por exemplo, gerou um movimento para explicitar a insatisfação dos tuiteiros com o candidato à reeleição. Do lado oposto, Ricardo teve mais menções de apoio, como na hashtag #soumaisricardo.


Para avaliar a aceitação ou rejeição de ambos, foi utilizada a ferramenta Scup, atualmente aproveitada pelas principais agências de marketing digital para monitoramento de marcas de grande porte, como Telefônica, Bradesco, Philips e Motorola. O 'termômetro' teve como base palavras-chave (nomes ou termos relacionados aos candidatos) e a classificação delas (positivo, negativo e neutro) em postagens no Twitter, tópicos criados em comunidades no Orkut, vídeos inseridos no YouTube e citações no Facebook. O levantamento foi feito durante quatro dias, entre 23 e 26 de setembro, período de debates e publicação de notícias do dia a dia de campanha. Este prazo também incluiu o fim de semana, quando aconteceram carreatas e ações específicas de campanha.

Foram analisados os seguintes critérios: engajamento dos internautas em prol ou contra os candidatos; presença dos candidatos (se eles têm perfis oficiais, a força de seus cabos eleitorais e quantidade de seguidores ou membros em cada rede); volume (quantidade de menções positivas, negativas e neutras nas redes sociais); e sentimento positivo ou negativo em torno dos nomes dos candidatos. A pesquisa foi feita sem divulgação prévia, com o objetivo de evitar publicações de menções intencionais e buscar resultados espontâneos. Como a pesquisa foi feita a partir do volume de citações, foram selecionados os candidatos que possuem mais de 100 menções por dia.

Karoline Zilah

Equipes da Polícia Federal já estão em Itaporanga aonde montaram base para acompanhar o pleito


Equipes da Polícia Federal já circulam pelas ruas e avenidas de Itaporanga, escolhida como base, para acompanhar o pleito de domingo (03) em todo o Vale do Piancó. A Polícia Federal, através da sua Superintendência Regional no Estado da Paraíba, encaminhou ao interior do Estado, até 04 de outubro de 2010, equipes de policiais, chefiada pelo Delegado Derly Brasileiro, com o intuito de fazer com que o pleito eleitoral transcorra em total lisura.

Para tanto a PF, estará presente em onze (11) municípios da Paraíba. Dentre as cidades paraibanas, além de Itaporanga, as Equipes farão ponto de apoio nas cidades Pólos, de Campina Grande, Monteiro, Guarabira, Solânea, Araruna, Patos, Princesa Isabel, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha.

O delegado Derly informou que as Equipes darão apoio ao TRE, a Procuradoria Regional Eleitoral e aos Juízes Eleitorais, no combate a Negociação de Votos (Compra, Venda e Troca de Votos). Alerta também, caso necessário, algumas cidades poderão receber Equipes de Inteligência Policial.

Blog do Ricardo Pereira

Nelson para Maranhão: “Você não tem condições de defender os interesses da PB”


O candidato ao Governo da Paraíba pelo PSOL, Nelson Júnior, criticou duramente o governador José Maranhão (PMDB) pela ausência nos debates ocorridos durante o pleito de 2010.

Para Nelson, o candidato José Maranhão falta aos debates por desconhecimento das necessidades da Paraíba e que por isso não está habilitado para defender os paraibanos.

As declarações ocorreram durante debate promovido pela TV Paraíba e TV Cabo Branco, na noite desta terça-feira, 28.

paraibaonline

Maranhão não comparece ao debate e justifica: “Não estou interessado”

O candidato à reeleição pelo PMDB, governador José Maranhão, não compareceu ao debate desta terça-feira (28), promovido pela TV Cabo Branco em João Pessoa.

Em entrevista ao JPB 2ª edição, no começo da noite, o candidato disse que “não estou interessado no debate. Não vou participar. Lá vai ser um monólogo”.

O candidato optou por realizar na noite desta terça-feira um comício no Parque do Povo, em Campina Grande.

paraibaonline

Ricardo Coutinho: “O Estado não pertence a Maranhão”

“Após cada anúncio de apoio de um prefeito, no outro dia pode ir atrás que está no Diário Oficial do Estado um convênio, mas só para os que o apoiam”.
Foi com essa afirmação que o candidato Ricardo Coutinho (PSB) criticou o seu adversário, José Maranhão (PMDB), durante debate promovido pela TV Cabo Branco nesta terça-feira (28).

Segundo ele, Maranhão adota “a lógica de que se mudar o governo, que permanecesse a discriminação, ou seja, quem tivesse prefeito que não apoiasse determinado candidato teria que ser perseguido por quem governava”.

Ricardo disse ainda que o Estado não é propriedade de nenhum candidato que possa vir a governar a Paraíba.

- O Estado não pertence a Maranhão, nem a qualquer um de nós que por ventura venha a governá-lo. O Estado pertence ao povo – declarou o socialista.

paraibaonline

GUIA DO ELEITOR: veja o que pode e que não pode na eleição

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE FAZER ANTES DAS ELEIÇÕES

Antes das eleições

A propaganda eleitoral é permitida a partir de 6 de julho de 2010 até as vésperas das eleições.

Desde 48 horas antes até 24 horas depois da eleição é proibida qualquer propaganda política no rádio ou na televisão incluídos, entre outros, as rádios comunitárias e os canais de televisão que operam em UHF, VHF e por assinatura –, e, ainda, a realização de comícios ou reuniões públicas. Como deve ser a propaganda

Eleição majoritária - Deve conter as legendas de todos os partidos da coligação.

Eleição proporcional - cada partido usará apenas sua legenda sob o nome da coligação.

Executivo e senador - deve conter também o nome do candidato a vice e a suplente, em tamanho não inferior a 10% do nome do titular.

Pode

- Nas fachadas das sedes e dependências dos partidos e coligações;

- Usar alto-falantes ou amplificadores de som nas sedes ou em veículos (das 8h até as 22h);

- Distribuir material de divulgação institucional, desde que não traga o nome, número de candidato e o cargo em disputa.

Utilizar sonorização fixa e trio elétrico durante os comícios. Desde que respeite o horário compreendido entre as 8h e as 24h.

Distribuir material gráfico, fazer caminhadas, carreatas ou utlizar carro de som que transite pelas ruas das cidades divulgando jingles ou mensagens de candidatos. A regra vale até as 22h do dia que antecede a eleição (sábado, dia 02).

Colocar cavaletes, bonecos do candidato, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas —desde que possam ser retirados e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos. A propaganda também não pode ultrapassar 4m².

Em bens particulares (como casas) é permitido fixar faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições, desde que não ultrapassem o tamanho de 4m² e não contrariem a legislação eleitoral.

Distribuir de folhetos, santinhos e outros impressos. No entanto, o material deve ser editado sob a responsabilidade do partido político, da coligação ou do candidato. Também é preciso ter o CNPJ ou CFP do responsável pela confecção do material, de quem o contratou e a respectiva tiragem.

Na internet, no site do candidato ou do partido e coligação desde que o endereço eletrônico seja comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado em provedor de serviço de internet estabelecido no Brasil.

E-mail, blogs, redes sociais (como Facebook, Orkut e Twitter), sites de mensagens instantâneas, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligações ou de iniciativa de qualquer pessoa.

Nao Pode

Alto-falantes ou amplificadores de som a menos de 200 metros das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, das sedes dos órgãos judiciais, dos quartéis e de outros estabelecimentos militares; dos hospitais e casas de saúde; das escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros (quando em funcionamento).

Confecção, utilização, distribuição por comitê de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.

Showmício com artistas.

Nos bens do poder público e nos de uso comum, como postes de iluminação pública e semáforos, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus, é proibida a veiculação de propaganda de qualquer tipo. O candidato notificado tem prazo de 48 horas para removê-la e restaurar o bem, sob pena de multa no valor de R$ 2.000 a R$ 8.000. Também não pode fazer propagandas em cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios, estádios, ainda que privados.

Outdoors, sujeitando à imediata retirada da propaganda irregular e ao pagamento de multa no valor de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50.

Propaganda paga na internet, em sites de pessoas jurídicas e de órgãos governamentais, tem multa prevista de R$ 5.000 a R$ 30.000.


O QUE PODE E O QUE NÃO PODE FAZER NO DIA DAS ELEIÇÕES

Pode

A manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches e adesivos.

Aos fiscais dos partidos que participarem dos trabalhos de votação, só é permitido mostrar o nome e a sigla do partido político ou coligação no crachá. É proibido o uso de bonés ou camisetas com propaganda do candidato.

Nao Pode

Até o término do horário de votação, a aglomeração de pessoas usando camisetas, bonés do partido ou instrumentos de propaganda descritos acima, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos.

No recinto das seções eleitorais e juntas apuradoras, é proibido aos servidores da Justiça Eleitoral e aos mesários o uso de bonés, camisetas ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato.

O uso, na propaganda eleitoral, de símbolos, frases ou imagens, associadas ou semelhantes às empregadas por órgão de governo, empresa pública ou sociedade de economia mista. Crime punível com detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de R$ 10.641 a R$ 21.282.

Depende

Bebida alcoólica – A adoção da Lei Seca depende de cada Estado que impede a venda de bebidas alcoólicas. A decisão é comunicada pela Secretaria de Segurança Pública.

Crimes Puníveis

A seguir, todos são crimes puníveis com detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50.

1. Alto-falantes e amplificadores de som, comício ou carreata;

2. Recrutar eleitores e fazer boca de urna;

3. Divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.

UOL

OFICIAL: Bancários rejeitam reposição da inflação e deflagram greve por tempo indeterminado

Na noite desta terça-feira, 28 de setembro, cerca de 500 bancários presentes à assembleia convocada pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba, rejeitaram por unanimidade o reajuste salarial oferecido pelos banqueiros, de 4,29% e deflagraram a greve por tempo indeterminado, a partir da zero hora desta quarta-feira, 29.

"A greve é a resposta dos bancários à postura intransigente dos bancos durante todas as rodadas de negociação", ressalou Marcos Henriques, presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, que presidiu os trabalhos da assembleia. Fizeram parte da mesa, os bancários Marcelo Alves (secretário geral do SEEB - PB), Joseane Guedes (diretoria do SEEB-PB) Samara (Banco Real), Marcos Soares (BNB) e Susana Alves (BB).

A negociação - Os trabalhadores encaminharam às empresas propostas que são fruto de um longo processo de discussões com a categoria em todo o país, aprovadas na 12ª Conferência Nacional dos Bancários. É uma pauta de reivindicações que prioriza reajuste de 11%, valorização dos pisos, PLR maior, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, garantia de emprego, mais contratações, igualdade de oportunidade, segurança contra assaltos e sequestros e fim da precarização via correspondentes bancários, entre outros pontos.

No entanto, a Fenaban optou por negar o atendimento das reivindicações dos bancários, tanto econômicas quanto sociais, no momento em que o crescimento do PIB pode ultrapassar 7% em 2010. A proposta de reajuste de 4,29%, apresentada pelos bancos na última negociação, que se limita a repor a inflação do período, é uma afronta aos bancários. É inaceitável que o setor da economia que mais lucra não garanta aumento real de salários.

Como se não bastasse, o negociador dos bancos declarou ao jornal O Globo que o reajuste de 11% é "inviável". Dias depois, ele ainda disse na mesa de negociação que esse índice é "exageradamente alto". É muito desrespeito da Fenaban, quando os cinco maiores bancos lucraram R$ 21,3 bilhões apenas no primeiro semestre deste ano. Isso significa um crescimento de 32% na média em relação ao ano passado e uma rentabilidade sobre o patrimônio de 25%.

Esse crescimento das empresas se dá às custas do adoecimento dos bancários, submetidos a um modo de organização do trabalho baseado na imposição de metas abusivas e que favorece o surgimento de casos de assédio moral. Não é à toa que os problemas de saúde mental detêm, segundo dados do INSS, o mesmo nível de incidência na categoria bancária que os distúrbios osteomusculares (LER/DORT), grandes vilões da década de 90.

O Comando Nacional participou de cinco rodadas de negociação, debatendo todos os temas com disposição para construir uma nova convenção coletiva com contrapartidas aos trabalhadores. Enquanto isso, os bancos enrolaram e trouxeram argumentos inconsistentes, apostando no impasse e empurrando outra vez a categoria para a greve. Da mesma forma, os bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa, seguiram a mesma intransigência da Fenaban e não avançaram as negociações específicas.

Se os bancos não entendem outra linguagem para negociar com seriedade senão a força da mobilização, a categoria não irá decepcioná-los. Os trabalhadores estão organizados e prontos para mostrar às empresas todo o seu descontentamento, fazendo uma greve ainda mais forte do que as dos últimos anos.

Assim, os bancários vão novamente à luta para enfrentar a ganância do sistema financeiro, que trata com descaso seus funcionários e clientes, principais responsáveis por seus lucros astronômicos. Um outro banco é preciso, com as pessoas em primeiro lugar.

Mais informações sobre a Campanha Nacional dos Bancários 2010 podem ser vistas no Site do Sindicato dos Bancários da Paraíba: www.bancariospb.com.br.

Assessoria

Confira os candidatos a governador, senador, deputado federal e estadual na Paraíba

A lista abaixo foi retirada do site do TSE na segunda-feira (20) e, segundo o site, contém dados atualizados até as 17h47 do domingo (19/9, versão 1.1.9). Ela inclui nomes com candidatura deferida e indeferida. Para saber a situação atualizada de determinado candidato, favor consultar a página:

http://divulgacand2010.tse.jus.br/divulgacand2010/jsp/index.jsp

Veja a seguir número, nome completo, nome de urna e partido. A lista está em ordem alfabética.

Candidatos a governador

Francisco Oliveira – 21 - PCB
Lourdes Sarmento – 29 - PCO
Marcelino – 16 – PSTU
Nelson Júnior – 50 – PSOL
Ricardo Coutinho – 40 – PSB
Zé Maranhão – 15 – PMDB

Candidatos a senador

456 - CASSIO RODRIGUES DA CUNHA LIMA - CASSIO CUNHA LIMA - PSDB
502 - EDGARD AFONSO MALAGODI - EDGARD MALAGODI - PSOL
256 - EFRAIM DE ARAUJO MORAIS - EFRAIM MORAIS - DEM
151 - JOSE WILSON SANTIAGO - WILSON SANTIAGO - PMDB
501 - MARCOS ANTONIO DE OLEVEIRA DIAS - MARCOS DIAS - PSOL
299 - MARIA DAS DORES DA SILVA - MARIA DAS DORES - PCO
155 - VITAL DO REGO FILHO - VITALZINHO - PMDB
211 - VITAL FARIAS - VITAL FARIAS – PCB

Candidatos a deputado federal

1501 - ABELARDO JUREMA FILHO - ABELARDO JUREMA - PMDB
1377 - ADAILTO BARROS DE SOUZA - ADAILTO BARROS - PT
1111 - AGUINALDO VELLOSO BORGES RIBEIRO - AGUINALDO RIBEIRO - PP
1717 - ALUISIO PAREDES MOREIRA - DR. ALUISIO PAREDES - PSL
2277 - ALZENI RODRIGUES DOS SANTOS - ALZENI RODRIGUES - PR
1301 - ANA CLARA MAIA DE OLIVEIRA - ANA CLARA MAIA - PT
3111 - ANA PAULA DE OLIVEIRA - DRA ANA PAULA - PHS
4513 - ANTONIO IVANES DE LACERDA - DR IVANES - PSDB
1502 - ANTONIO ROBERTO DE SOUSA PAULINO - ROBERTO PAULINO - PMDB
1414 - ARMANDO ABILIO VIEIRA - ARMANDO ABILIO - PTB
2539 - BENEDITA SIQUEIRA DE OLIVEIRA - BENEDITA SIQUEIRA - DEM
1555 - BENJAMIM GOMES MARANHAO NETO - BEJAMIM MARANHAO - PMDB
4012 - BONIFACIO ROCHA DE MEDEIROS - BONIFÁCIO ROCHA - PSB
2033 - BRASIMAR HENRIQUE XAVIER - PASTOR BRASIMAR - PSC
2929 - CAMILO SOBREIRA DAURTE FILHO - CAMILO DUARTE - PCO
1616 - CARLISSON MORAIS DE OLIVEIRA - CARLISSON - PSTU
2245 - CASSIANO PASCOAL PEREIRA NETO - CASSIANO - PR
1212 - DAMIÃO FELICIANO DA SILVA - DR. DAMIÃO - PDT
3315 - DJALMA VARELA BEZERRA - DJALMA VARELA - PMN
4521 - EDIRCE DE OLIVEIRA SILVA - EDIRCE SILVA - PSDB
5051 - EDNALDO LUCIANO DO NASCIMENTO - LUCIANO - PSOL
3131 - EDVALDO JOSE CAIÇARA - CAIÇARA - PHS
1010 - EDVAN CARNEIRO DA SILVA - EDVAN CARNEIRO - PRB
2511 - EFRAIM DE ARAUJO MORAIS FILHO - EFRAIM FILHO - DEM
1505 - EMANOELE BATISTA BARBOSA - MANU - PMDB
6521 - ERIVAM PEREIRA DA SILVA - CIDADÃO - PC do B
2540 - FABIO RODRIGUES DE OLIVEIRA - MAJOR FABIO - DEM
1122 - FERNANDO BARATA ALVES DE FARIAS - FERNANDO BARATA - PP
6565 - FERNANDO JORDÃO DA SILVA - FERNANDO JORDÃO - PC do B
1500 - FLAVIANO QUINTO RIBEIRO COUTINHO - QUINTO - PMDB
4000 - FLÁVIO EMILIANO MOREIRA DAMIÃO SOARES - FLAVIO MOREIRA - PSB
4444 - FLÁVIO LUIS DE MENEZES - FLAVIO MENEZES - PRP
5000 - FLORIANO MARQUES DA SILVA - FLORIANO MARQUES - PSOL
4321 - FRANCISCO DE PAULA ATAIDE GONZALEZ - GONZALEZ - PV
1919 - FRANCISCO SALUSTIANO CORREIA NETO - PROFESSOR NETO - PTN
1234 - GERALDO AMORIM DE SOUZA - AMORIM - PDT
1711 - GEUDE OLIVEIRA DO NASCIMENTO - GEUDE JUVINO - PSL
1456 - GILSON CÂNDIDO DA SILVA - GILSON CÂNDIDO - PTB
2949 - GILSON FERREIRA DA SILVA - GILSON FERREIRA - PCO
1513 - GIZELY BATISTA DE ALBUQUERQUE - GIGI - PMDB
6543 - GUSTAVO FONTES SILVA - GUGA SILVA - PC do B
1522 - HUGO MOTTA WANDERLEY DA NOBREGA - HUGO MOTTA - PMDB
5022 - IDELTONI RIBEIRO SOARES - TONNY CULTURA - PSOL
3344 - IJEILSON RODRIGUES DA SILVA - IJEILSON RODRIGUES - PMN
4014 - JÁDER SOARES PIMENTEL - JÁDER PIMENTEL - PSB
4099 - JAKELINE EUGENIO SOARES CHAVES - JAKELINE CHAVES - PSB
1001 - JALES AURIBERTO DOS SANTOS LACERDA CALIMAN - DR. JAVA - PRB
1380 - JEOVA VIEIRA CAMPOS - JEOVA - PT
4515 - JOAO BATISTA FREIRE VIEGAS - VIEGAS - PSDB
4545 - JOÃO FERNANDES DA SILVA - JOÃO FERNANDES - PSDB
1233 - JOÃO MARQUES ESTRELA E SILVA - JOÃO ESTRELA - PDT
1313 - JOSE ANDREA MAGLIANO FILHO - MAGLIANO - PT
5050 - JOSÉ DE ARIMATEA DE LUCENA CIRNE - ARI DO PSOL - PSOL
4040 - JOSÉ EDVALDO ROSAS - EDVALDO ROSAS - PSB
1551 - JOSE FERNANDO COSTA CARVALHO - FERNANDO CARVALHO - PMDB
1520 - JOSE LUIZ BARBOSA RAMALHO CLEROT - CLERO - PMDB
5020 - JOSÉ RODRIGUES FILHO - PROFESSOR JOSÉ RODRIGUES - PSOL
1145 - JOSE VIEIRA FILHO - VIEIRINHA - PP
2111 - JOSÉ WAGNER DE OLIVEIRA - ZÉ WAGNER - PCB
2222 - JOSÉ WELLINGTON ROBERTO - WELLINGTON ROBERTO - PR
1511 - JOSE WILSON SANTIAGO FILHO - WILSON FILHO - PMDB
1311 - JULIO RAFAEL JARDELINO DA COSTA - JULIO RAFAEL - PT
2510 - KLEBER FERNANDES DA ROCHA SOUZA - KLEBER ROCHA - DEM
2010 - LEONARDO DE MELO GADELHA - LEONARDO GADELHA - PSC
3333 - LIDIA DE MOURA SILVA CRONEMBERGER - LIDIA MOURA - PMN
1323 - LILIANE DE OLIVEIRA - LILA - PT
1345 - LUIZ ALBUQUERQUE COUTO - LUIZ COUTO - PT
1515 - MANOEL ALVES DA SILVA JUNIOR - MANOEL JUNIOR - PMDB
5011 - MARIA ARES MENEZES BARBOSA - MARA - PSOL
4035 - MARIA AUXILIADORA FIGUEIDO - MARIA AUXILIADORA - PSB
6512 - MARIA BETÂNIA DA SILVA - MARIA BETÂNIA - PC do B
1353 - MARIA DO SOCORRO PIMENTEL - SOCORRO PIMENTEL - PT
4081 - MARY ROBERTA MEIRA MARINHO - MARY ROBERTA - PSB
4456 - MAURILIO JOCA CABRAL - TIÃO - PRP
1317 - OLIVEROS MARSHALL DE ARAUJO BORGES - OLIVEROS BORGES - PT
1510 - OZANILDA GONDIM VITAL DO REGO - NILDA GONDIM - PMDB
1240 - PAULO ROBERTO AGOSTINHO MEIRELES - BETO MEIRELES - PDT
4511 - PAULO ROBERTO DE AQUINO NEPOMUCENO - PAULO NEPOMUCENO - PSDB
1733 - PETRONIO DOS SANTOS LIMA - PETRONIO ELETRICISTA - PSL
2233 - PHILEMON RODRIGUES DA SILVA - PASTOR PHILEMON - PR
1331 - PRISCILA KELLY DE ALENCAR SILVA - PRISCILA ALENCAR - PT
4013 - RAMIRO MANOEL PINTO GOMES PEREIRA - RAMIRO PINTO - PSB
1333 - RICARDO CARDOSO AGRA DE CASTRO - RICARDO AGRA - PT
2888 - ROBERTO SUGA - ROBERTO SUGA - PRTB
4510 - ROMERO RODRIGUES VEIGA - ROMERO RODRIGUES - PSDB
4500 - ROOSEVELT MATIAS DE SANTANA - ROOSEVELT - PSDB
3366 - ROSILDA GUEDES DA SILVA DE MIRANDA - ROSILDA GUEDES - PMN
4004 - ROSSANA CRISTINA HONORATO DE OLIVEIRA - ROSSANA HONORATO - PSB
4567 - RUY MANOEL CARNEIRO BARBOSA DE ACA BELCHIOR - RUY CARNEIRO - PSDB
2020 - SÉRGIO DA SILVA LOURENÇO - SÉRGIO LOURENÇO - PSC
7015 - SÉRGIO RICARDO PEREIRA DA CRUZ - SÉRGIO PEREIRA - PT do B
5005 - SILVIO ROBERTO CALAÇO - CALAÇO DOS CORREIOS - PSOL
1399 - TARCÍSIO CAMPOS SARAIVA DE ANDRADE - TARCÍSIO CAMPOS - PT
2323 - WALTER CORREIA DE BRITO FILHO - WALTER BRITO - PPS
1000 - WALTER CORREIA DE BRITO NETO - WALTER BRITO NETO - PRB
2121 - WALTER LOPES ESPINOLA - WALTER LOPES - PCB
4322 - WASHINGTON JOSE PESSOA FURTADO RODRIGUES DINIZ - PROFESSOR WASHIGTON – PV


Candidatos a deputado estadual

25999 - ABIMADABE VIEIRA - ABIMADABE - DEM
15122 - ABMAEL DE SOUSA LACERDA - DR VERISINHO - PMDB
31000 - ADEILTON FERREIRA DE LIMA - ADEILTON DA TEKCEL - PHS
17555 - ADOLFO BRAZ DOS SANTOS - ADOLFO BRAZ - PSL
44123 - ADRIANA IEDJA FERREIRA AGRA - ADRIANA AGRA - PRP
40444 - ADRIANO CEZAR GALDINO DE ARAÚJO - ADRIANO GALDINO - PSB
31111 - ALAN DELON SA SILVA ALBUQUERQUE - ALAN - PHS
40007 - ALBA LYGIA BRINDEIRO ARAUJO DE OLIVEIRA - ALBA - PSB
28242 - ALBERICO FRANCISCO DO MONTE - ALBERICO MONTE - PRTB
27190 - ALBERTO ALEXANDRINO PEREIRA BRITO - CABRITO - PSDC
27190 - ALBERTO ALEXANDRINO PEREIRA BRITO - CABO BRITO - PSDC
50150 - ALÉCIO COSTA - ALÉCIO COSTA - PSOL
65222 - ALEXANDRE CRUZ MESQUITA - ALEXANDRE MESQUITA - PC do B
40040 - ALEXANDRE URQUIZA DE SÁ - URQUIZA - PSB
43100 - ALFREDO JOSÉ FERRETTI CISNEROS - DR ALFREDO FERRETTI - PV
15100 - ALVARO GAUDENCIO NETO - ALVARO NETO - PMDB
17666 - AMÉRICO GOMES DE ALMEIDA - DR. AMÉRICO - PSL
40000 - AMERICO MARCONE CABRAL DE LIRA - DR AMERICO CABRAL - PSB
23960 - ANA DE CASSIA DOS SANTOS SOUZA - ANA DE CASSIA - PPS
13996 - ANA PAULA BRITO NUNES - ANA PAULA - PT
15789 - ANDRE AVELINO DE PAIVA GADELHA NETO - ANDRE GADELHA - PMDB
29029 - ANDRÉ SARMENTO DE SOUSA - ANDRÉ SARMENTO - PCO
44322 - ANDRÉA CRISTINA VIANA DE SOUZA - ANDRÉA BATATA - PRP
40069 - ANDREA TARGINO CHAVES CORDEIRO PASSOS - ANDREA CHAVES - PSB
13000 - ANISIO SOARES MAIA - ANISIO MAIA - PT
13992 - ANTÔNIA ALVES DE SOUZA - DONA ANTÔNIA - PT
25444 - ANTONIO AGNALDO BEZERRA DA SILVA - AGNALDO VERDUREIRO - DEM
33456 - ANTONIO ALEXANDRE DIAS PACHECO - ALEXANDRE PACHECO - PMN
33333 - ANTONIO BALA BARBOSA DA SILVA - BALA BARBOSA - PMN
21000 - ANTONIO CARLOS DA COSTA - ANTONIO CARLOS - PCB
11121 - ANTONIO DE MIRANDA BURITY - BURITY - PP
13313 - ANTONIO DE PADUA PEREIRA LEITE - PADUA - PT
45677 - ANTONIO FERNANDES DA CUNHA - TONI FERNANDES - PSDB
50100 - ANTONIO FERNANDO ANDRADE - ANTÔNIO BUQUEIRÃO - PSOL
33222 - ANTONIO GARCIA DE MEDEIROS - ANTONIO GARCIA - PMN
45123 - ANTONIO HERVAZIO BEZERRA CAVALCANTI - HERVAZIO BEZERRA - PSDB
27123 - ANTONIO LUSTOSA NUNES - ANTONIO LUSTOSA - PSDC
27123 - ANTONIO LUSTOZA NUNES - ANTONIO LUSTOSA - PSDC
70111 - ANTONIO NOSMAN BARREIRO PAULO - NOSMAN - PT do B
45444 - ANTONIO PEREIRA NETO - ANTONIO MINERAL - PSDB
19169 - ANTONIO PETRONIO DE SOUZA - TOINHO DO SOPÃO - PTN
13333 - ANTONIO RIBEIRO - FREI ANASTACIO - PT
13111 - ANTONIO SANTANA DE OLIVEIRA - TONINHO - PT
20111 - ANTÔNIO VITURIANO DE ABREU - VITURIANO - PSC
17007 - ARABELLY DA SILVA PONTES - ARABELLY PONTES - PSL
31456 - ARÃO MARTINS DA SILVA - ARÃO - PHS
70333 - ARI SANTOS SILVA - ARI SANTOS - PT do B
45115 - ARIANO MARIO FERNANDES FONSECA - ARIANO FERNANDES - PSDB
20100 - ARLINDO BARRETO DE MOURA - ARLINDO BARRETO - PSC
50222 - ARNALDO MACHADO COSTEIRA - ARNALDO COSTEIRA - PSOL
20147 - ARNALDO MONTEIRO COSTA - ARNALDO MONTEIRO - PSC
13190 - ASTRONADC PEREIRA DE MORAIS - SARGENTO PEREIRA - PT
25888 - ATAIDES MENDES PEDROSA - BRANCO MENDES - DEM
40406 - BENEDITO ALVES FERNANDES - BIU - PSB
13200 - BENILTON LUCIO LUCENA DA SILVA - BENILTON LUCENA - PT
13789 - BIVAR DE SOUZA DUDA - BIVAR DUDA - PT
11456 - BRUNO VELOZO CASTELO BRANCO LOPES - BRUNO VELOZO - PP
22222 - CAIO FIGUEIREDO ROBERTO - CAIO - PR
45000 - CARIOLANDO FELIX DA COSTA - CARIOLANDO - PSDB
20112 - CARLOS ALBERTO BATINGA CHAVES - BATINGA - PSC
44222 - CARLOS ANTONIO VICENTE DA SILVA - CARLOS SILVA - PRP
14141 - CARLOS MARQUES DUNGA - CARLOS DUNGA - PTB
44404 - CELIA MARIA MOREIRA MARTINS - CELIA MARTINS - PRP
15666 - CICERA DA NOBREGA SILVA - CICINHA - PMDB
21111 - CÍCERO SIMPLICIO SILVA - PR.CICERO SIMPLICIO - PCB
40400 - CLÁUDIA MÁRCIA LESSA VIEIRA COSTA - PROFESSORA CLÁUDIA LESSA - PSB
70456 - CLAUDIO LUCENA DE ALBERTIM - CLAUDIO LUCENA - PT do B
23818 - CLAUDIO RODRIGUES DE SOUSA - CLAUDIO RODRIGUES - PPS
13990 - CLICIENE NUNES MACHADO - ENE DE HILTON - PT
10222 - CLOVIS LOPES - PASTOR CLOVIS LOPES - PRB
45333 - CRIMILDE DE MEDEIROS MAGLIANO - CRIMILDE - PSDB
11111 - DANIELLA VELLOSO BORGES RIBEIRO - DANIELLA RIBEIRO - PP
33123 - DAVIDSON LINS BEZERRA - DAVIDSON LINS - PMN
43043 - DAWY KEYSON DE ARAUJO ALMEIDA - PROFESSOR DAVY - PV
36123 - DENILZO BATISTA DE SOUZA - DENILZO BATISTA - PTC
43123 - DENIS SOARES DOS SANTOS - SARGENTO DENIS - PV
31100 - DIJAIR LAURINDO DA SILVA - DIJAIR LAURINDO - PHS
45245 - DINALDO MEDEIROS WANDERLEY - DINALDO WANDERLEY - PSDB
13444 - DIVANILDO PEREIRA DA SILVA - DIVANILDO RUSSO - PT
10111 - EDILSON SOBRAL DE MORAIS - SOBRAL - PRB
40789 - EDMILSON DE ARAÚJO SOARES - EDMILSON SOARES - PSB
22333 - EDNALDO PEREIRA DE SANTANA - EDNALDO DO EDILICIA - PR
36789 - EDSON CRISPIN DA SILVA - CABO CRISPIM - PTC
36456 - EDUARDO JORGE DE SOUZA DE ANDRADE LIMA - MAJOR JORGE - PTC
10333 - EDVALDO URAY DOMINGOS DA SILVA - DOUTOR URAY POR NOS - PRB
40321 - ELBERT CHAVES DE ASSIS CATÃO - ELBERT CATÃO - PSB
45111 - ELENILDO GOMES DA SILVA - ELENILDO, E - PSDB
36300 - ELIONALDO BARBOSA DA SILVA - ELIONALDO - PTC
13222 - ELIZIARIO BENVINDO DA SILVA - FERNANDA BENVENUTTY - PT
21333 - EMANUEL FERNANDES DE SOUZA - EMANUEL - PCB
50200 - EMERSON LIRA NASCIMENTO - EMERSON LIRA - PSOL
15978 - ENEIDE DE LIMA LUCENA - ENEIDE - PMDB
21777 - ESDRAS VIEIRA DA SILVA - ESDRAS VIEIRA - PCB
36000 - EUNICE LEITE FERREIRA DA SILVA - CANTORA EUNICE FERREIRA - PTC
19789 - EVA ELIANA RAMOS GOUVEIA - EVA GOUVEIA - PTN
17017 - EVANIA RAMOS COSTA - CABO EVANIA - PSL
15515 - EXPEDITO LEITE DA SILVA - EXPEDITO LEITE - PMDB
15111 - EXPEDITO PEREIRA DE SOUZA - DR EXPEDITO PEREIRA - PMDB
20015 - FABIANO ARMSTRONG DANTAS - FABIANO DANTAS - PSC
70234 - FABIANO SOARES BATISTA - FABIANO SOARES - PT do B
19000 - FÁBIO AGRA DE MEDEIROS NÁPOLES - FABIO AGRA MEDEIROS - PTN
65123 - FABIO GERALDO DE ARAUJO - FABIO ARAUJO - PC do B
36333 - FABIO SOUZA DOS SANTOS - FABIO SOUSA - PTC
28777 - FERNANDO DUARTE LIRA - FERNANDO LIRA - PRTB
15555 - FERNANDO PAULO CARRILHO MILANEZ NETO - MILANEZ NETO - PMDB
23234 - FLORENTINA FLORA DINIZ OLIVEIRA - FLORA DINIZ - PPS
28112 - FRANCICLEIDE CORDEIRO TAVARES - KEKE - PRTB
28234 - FRANCIS FREDIE CAMELO - CAMELO - PRTB
15221 - FRANCISCA GOMES ARAUJO MOTTA - FRANCISCA MOTTA - PMDB
23222 - FRANCISCO ALEXANDRE GOUVEIA DA SILVA - ALEXANDRE GOUVEIA - PPS
45145 - FRANCISCO DE ASSIS ARAUJO SINFRONIO - ASSIS SINFRONIO - PSDB
25800 - FRANCISCO DE ASSIS QUINTANS - QUINTANS - DEM
20555 - FRANCISCO DE LUCENA MAIA - CHICO DO POVO - PSC
17317 - FRANCISCO DE PAULA BARRETO FILHO - PROF. BARRETO - PSL
21999 - FRANCISCO EDILSON DA SILVA RIBEIRO - NOCA RIBEIRO - PCB
22345 - FRANCISCO LUCIANO CAETANO SOBRINHO - LUCIANO CAETANO - PR
31123 - FRANCISCO MAYCKEL BARROSO GOMES - MAYCKEL DA INTERNET - PHS
14789 - GALILEU RICARTE MACHADO DANTAS - DR.GALILEU - PTB
70123 - GENIVAL MATIAS DE OLIVEIRA FILHO - GENIVAL MATIAS - PT do B
43456 - GERSON BATISTA DE VASCONCELOS - GERSON - PV
33789 - GERSON FELICIANO DA SILVA - GERSON NEGÃO - PMN
15199 - GERVASIO AGRIPINO MAIA - GERVASIO MAIA - PMDB
23456 - GILMA VASCONCELOS DA SILVA GERMANO - GILMA GERMANO - PPS
15500 - GILVAN DA SILVA FREIRE - GILVAN FREIRE - PMDB
25123 - GILVANEIDE PEREIRA DA SILVA - GILVANEIDE SILVA - DEM
20123 - GUILHERME A. FIGUEIREDO DE ALMEIDA - GUILHERME ALMEIDA - PSC
40999 - GUILHERMINA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA - GUILHERMINA MARIA - PSB
20013 - HERETIANO GURJÃO FILHO - HERETIANO - PSC
13994 - HERTA QUEIROZ NEVES DE LUCENA - HERTA - PT
10999 - HEYDER LEITE AMARAL DE MELO - DOUTOR VAQUEIRO - PRB
15123 - HUMBERTO TROCOLLI JUNIOR - TROCOLLI JUNIOR - PMDB
40222 - IGOR DE VASCONCELLOS CÉSAR - PROFESSOR IGOR - PSB
44013 - ILSON JUAREZ AFONSO DE ALENCAR - JUAREZ - PRP
45678 - INACIO JUSTINO FALCAO PEREIRA - INACIO FALCAO - PSDB
15152 - IRAE HEUSI DE LUCENA NOBREGA - IRAE LUCENA - PMDB
15210 - IVALDO MEDEIROS DE MORAIS - IVALDO MORAIS - PMDB
40005 - IVANILDA MATIAS GENTLE - IVANILDA - PSB
17999 - IVES ROCHA LEITAO - MIKIKA LEITAO - PSL
44133 - IVO VENTURA DE ARAÚJO - IVO VENTURA - PRP
13991 - IVONEIDE GOMES CABRAL - IVONEIDE - PT
33315 - IZABEL BOLIS RODRIGUES - IZABEL BORIS - PMN
70007 - IZABEL CRISTINA DE LIMA VASCONCELOS - BEL DO QUISQUE - PT do B
10631 - JACKELINE PEREIRA SOARES - JACKELINE - PRB
12333 - JACÓ MOREIRA MACIEL - JACÓ MACIEL - PDT
27246 - JADER DE PAIVA COSTA - JADER DA VOX - PSDC
27246 - JADER DO PAIVA COSTA - JADER DA VOX - PSDC
15999 - JAILTON JOSE DE SOUZA COSTA - NININHO DE MANGABEIRA - PMDB
23111 - JANDUHY CARNEIRO SOBRINHO - JANDUHY CARNEIRO - PPS
27444 - JASON SOARES DE LIMA - SOARES - PSDC
27444 - JASON SOARES DE LIMA - SOARES - PSDC
13456 - JEOVA VIEIRA CAMPOS - JEOVA - PT
17111 - JESSE JUVINO DE BARROS PONTES - JESSE JUVINO - PSL
10723 - JOANILIA FERNANDESDE LIMA - JOANILIA - PRB
15222 - JOAO ALMEIDA DE CARVALHO JUNIOR - JOAO ALMEIDA - PMDB
44445 - JOAO BATISTA DE FREITAS PEREIRA - JOÃO BATISTA - PRP
23589 - JOÃO BATISTA NUNES DA SILVA - SGT NUNES - PPS
11181 - JOAO COSTA DE OLIVEIRA - JOCA DO GROTO - PP
19123 - JOÃO CRISÓSTOMO MOREIRA DANTAS - JOÃO DANTAS - PTN
28123 - JOAO DA PENHA DO NASCIMENTO - JOAO DA PENHA - PRTB
65444 - JOAO DE SÁ CAVALCANTE - JOÃO DE SÁ - PC do B
50567 - JOÃO FERNANDES DE ARRUDA - ARRUDA NÚMERO 01 - PSOL
45645 - JOÃO GONÇALVES DE AMORIM SOBRINHO - JOÃO GONÇALVES - PSDB
25000 - JOÃO HENRIQUE DE SOUZA - JOÃO HENRIQUE - DEM
70789 - JOÃO HÉRCULES BEZERRA GOMES - JOÃO EPILEPSIA - PT do B
11999 - JOAO HUGO DE MENESES FIGUEIREDO - JOAOHUGO - PP
17700 - JOAO PAULO BARBOSA LEAL - JOAO PAULO - PSL
11333 - JOILSON ASSIS DA SILVA - JOILSON DE ASSIS - PP
25666 - JOSE ALDEMIR MEIRELES DE ALMEIDA - JOSÉ ALDEMIR - DEM
17444 - JOSÉ ANÍBAL COSTA MARCOLINO GOMES - DR. ANÍBAL - PSL
50500 - JOSÉ ANTONIO DE SOUZA - SOUZA - PSOL
44333 - JOSÉ ARNALDO MARINHO - ARNALDO POTENGÍ - PRP
13015 - JOSE BELO DA COSTA FILHO - JOSE BELO - PT
12111 - JOSE CARLOS DE OLIVEIRA - ZE CARLOS - PDT
11123 - JOSE CARLOS DE SOUSA - CARLOS SOUSA - PP
36192 - JOSÉ CARLOS OLIVEIRA DA SILVA - ZYZO A VOZ DO POVO - PTC
13300 - JOSE COSTA TEIXEIRA - ZÉ COSTA - PT
25833 - JOSÉ DOMICIANO CABRAL - DOMICIANO CABRAL - DEM
13123 - JOSE EDNAILDO SARAIVA DE BRITO - EDNAILDO - PT
36036 - JOSE FAUSTO RODRIGUES DE OLIVEIRA - FAUSTO - PTC
50174 - JOSÉ FERREIRA DE LIMA - JOSÉ FERREIRA - PSOL
13615 - JOSE FRANCISCO BELO - ZE CABELINHO - PT
21021 - JOSE GERVASIO DE OLIVEIRA NETO - GERVASIO NETO - PCB
19999 - JOSÉ GIOVANNI DE MEDEIROS GOMES - GIOVANNI MEDEIROS - PTN
44000 - JOSE GOMES DE LIMA IRMAO - CEL LIMA IRMÃO - PRP
70444 - JOSE ILO SOARES - ILO - PT do B
20000 - JOSE LUIZ DE SOUZA NETO - JOSE LUIZ - PSC
50113 - JOSÉ MARCÍLIO CORREIA DA SILVA - MACÍLIO - PSOL
70000 - JOSE MARCOS MARINHO FALCÃO - MARCOS MARINHO - PT do B
13209 - JOSE MARIO SOARES MADRUGA - ZE MARIO - PT
23800 - JOSE NEWTON BARBOSA - DR ZENILTON - PPS
31333 - JOSE RIBAMAR COSTA ARAUJO FILHO - RIBAMAR - PHS
27777 - JOSE RONALDO DOS SANTOS - ZE RONALDO - PSDC
27777 - JOSE RONALDO DOS SANTOS - ZE RONALDO - PSDC
43111 - JOSE VANDUY MOREIRA DE LACERDA - VANDUY MOREIRA - PV
70999 - JOSE WELLINGTON DA SILVA - SARGENTO WELLINGTON DA SAÚDE - PT do B
13995 - JOSEFINA QUEIROZ NEVES DE LUCENA - JOSEFINA - PT
31444 - JOSEILSON NASCIMENTO - JOSEILSON NASCIMENTO - PHS
44456 - JOSELITO GERMANO RIBEIRO - JÓIA GERMANO - PRP
21222 - JOSEMAR LOPES DE ANDRADE - JOSEMAR LOPES - PCB
36111 - JOSEMY DA COSTA DA SILVA - JOSEMY COSTA (MI) - PTC
22610 - JOSENILDO SANTIAGO - AMARAL - PR
70170 - JULIO CESAR DA CRUZ SILVA - JÚLIO CÉSAR - PT do B
15455 - JULLYS RAMON REZENDE RAMALHO DA SILVA - JULLYS - PMDB
14777 - JUSSARA BRAGA DE SOUSA PORPINO - JUSSARA BRAGA - PTB
10123 - JUTAY MENESES GOMES - JUTAY MENESES - PRB
23000 - KACIO ROGERIO DE ARAUJO - CASSIO ROGERIO - PPS
13993 - KATIA REGINA BARBOSA DA CUNHA - KÁTIA REGINA - PT
36136 - KELSON DE ASSIS CHAVES - CORONEL KELSON - PTC
19111 - LAVINIA SANTOS NAVARRO - LAVINIA NAVARRO - PTN
14147 - LEOMAR BENICIO MAIA - DR.LEOMAR MAIA - PTB
14444 - LEONARDO MOURA TEIXEIRA - LÉO MOURA - PTB
40777 - LIBA NUNES ERLICH FARIAS - LIBA ERLICH - PSB
25111 - LINDOLFO PIRES NETO - LINDOLFO PIRES - DEM
25456 - LUCAS DE MEDEIROS PEREIRA - LUCAS PEREIRA - DEM
17333 - LÚCIA DE FATIMA FIDELIS MARTINS - DRA. LÚCIA - PSL
13660 - LUCIANO CARTAXO PIRES DE SA - LUCIANO CARTAXO - PT
11112 - LUCIANO GABRIEL LINHARES - PASTOR LUCIANO GABRIEL - PP
28888 - LUIZ ALBERTO DE FRANCA OLIVEIRA - LEAO - PRTB
45456 - LUIZ ANTONIO LEITE CHAVES - VASCO - PSDB
23444 - LYCIA MARIA PEREIRA DO NASCIMENTO - LYCIA - PPS
12345 - MANOEL LUDGERIO PEREIRA NETO - MANOEL LUDGERIO - PDT
15234 - MÁRCIO ROBERTO DA SILVA - MARCIO ROBERTO - PMDB
25678 - MARCONE TARRADT ROCHA - MARCONE DA GRAFICA - DEM
23789 - MARCOS AURELIO MARTINS DE PAIVA - MARCOS MARTINS - PPS
13455 - MARENILSON BATISTA DA SILVA - MARENILSON - PT
10941 - MARIA DE FATIMA ALENCAR DOS SANTOS - MARIA DE FATIMA - PRB
11120 - MARIA DE FATIMA SOUZA DE ABREU - FATIMA ABREU - PP
20020 - MARIA DO SOCORRO COSTA FRANÇA - SOCORRO FRANÇA - PSC
13135 - MARIA DO SOCORRO DA COSTA BRITO - SOCORRO BRITO - PT
23400 - MARIA DO SOCORRO MARQUES DANTAS - SOCORRO MARQUES - PPS
70980 - MARIA DO SOCORRO RODRIGUES DOS SANTOS - SOCORRO - PT do B
15999 - MARIA DO SOCORRO XAVIER DA COSTA - SOCORRO XAVIER - PMDB
13997 - MARIA ELIENE ASFORA - MARIA ELIENE - PT
40123 - MARIA HAILÉA ARAÚJO TOSCANO - LÉA - PSB
27141 - MARIA INES CLAUDINO BRAGA FERREIRA - INES CLAUDINO - PSDC
27141 - MARIA INES CLAUDINO BRAGA FERREIRA - INES CLAUDINO - PSDC
25469 - MARIA JOSE FERREIRA - MARIA JOSE - DEM
23312 - MARIA JOSÉ NUNES DE OLIVEIRA - ZEZÉ - PPS
15193 - MARIA JOSE SILVA BEZERRA DE MENEZES - PROF MARIA JOSE - PMDB
13555 - MARIA LICOR LIRA - LICOR LIRA - PT
50000 - MARIA MADALENA DE LIMA - MADALENA - PSOL
14222 - MARIA THEREZA DIAS LINS - THEREZA LINS - PTB
21234 - MARIANO SOARES DA CRUZ - DR. MARIANO - PCB
27277 - MARINEZIO FERREIRA DA SILVA - MARINEZIO DO TRIO - PSDC
27277 - MARINEZIO FERREIRA DA SILVA - MARINEZIO DO TRIO - PSDC
22151 - MÁRIO DA CRUZ BARBOSA - MÁRIO DA CRUZ - PR
70622 - MARIVALDO GONÇALO - MARIVALDO - PT do B
36002 - MARLENE NASCIMENTO XAVIER DE LUNA - MARLENE - PTC
45664 - MARTINHO JOSE DE ANDRADE SILVA - TIBA DE MANGABEIRA - PSDB
23333 - MARTINHO SATURNINO DE QUEIROS - MARTINHO - PPS
27000 - MAURICIO DA SILVA XAVIER - PROFESSOR MAURICIO - PSDC
27000 - MAURICIO DA SILVA XAVIER - PROFESSOR MAURICIO - PSDC
15566 - MAYENNE-VAN DE SOUSA BANDEIRA - MAYENNE-VAN - PMDB
29629 - MICHEL LUCENA COSTA - MICHEL COSTA - PCO
44544 - MILDRED SERGIO SANTOS DE FARIAS - MILDRED - PRP
23300 - MONACI MARQUES DANTAS - MONACI MARQUES - PPS
33100 - MÔNICA GUIMARÃES SILVA - MONICA GUIMARÃES - PMN
17117 - NADJA DIOGENES PALITOT Y PALITOT - DRA. NADJA PALITOT - PSL
14123 - NICEAS PEDRO DE ALMEIDA - NICEAS - PTB
19333 - NIEDJA JOSENICE MODESTO DOS SANTOS - NIEDJA SANTOS - PTN
13513 - NILSON NUNES DE MEDEIROS - NILSON MOTO TAXISTA - PT
15000 - NIVALDO MANOEL DE SOUSA - NIVALDO MANOEL NINI - PMDB
23210 - NIVALDO MORENO DE MAGALHÃES - POETA NIVALDO MAGALHÃES - PPS
15155 - OLENKA TARGINO MARANHAO PEDROSA - OLENKA MARANHAO - PMDB
36444 - ONILDO ESTEVAO DE OLIVEIRA - SARGENTO ONILDO - PTC
17888 - OSVALDO VENANCIO DOS SANTOS FILHO - BADO VENÂNCIO - PSL
40007 - OTHON CAVALCANTI GAMA - OTHON GAMA - PSB
11555 - PABLO SILVANO DANTAS - PABLO DANTAS - PP
23145 - PAULO ALVES MONTEIRO - DR PAULO MONTEIRO - PPS
13013 - PAULO MARCELO DE LIMA - PAULO MARCELO - PT
15369 - PAULO ROGERIO DE SOUZA REGO - DODA DE TIAO - PMDB
13666 - PEDRO CLEMENTINO DE SOUZA - PEDRINHO DO PT - PT
13113 - PEDRO SEVERINO DE SOUSA - PEDRO SEVERINO - PT
13999 - PERON RIBEIRO JAPIASSU - PERON - PT
25229 - RACHEL CHRISTINA PEDROSA MAROJA - RACHEL MAROJA - DEM
15429 - RANATA CAVALCANTE MONTEIRO - RENATA CAVALCANTE - PMDB
31234 - REGINALDO GUIMARÃES TOMÉ - REGINALDO GUIMRÃES - PHS
44414 - REGINALDO PEREIRA DA COSTA - REGINALDO PEREIRA - PRP
70760 - REJANE RODRIGUES LUCINDO - REJANE DE SALES - PT do B
40456 - RICARDO BARBOSA - RICARDO BARBOSA - PSB
45666 - RICARDO LUIS BARBOSA DE LIMA - RICARDO MARCELO - PSDB
22221 - RILMAR BARROS FERNANDES - RILMAR - PR
36777 - ROBERTO DA SILVA - BOB - PTC
27111 - ROBERTO LUIS DE FIGUEIREDO CASTRO - ROBERTO CASTRO - PSDC
45200 - ROBERTO PEDRO MEDEIROS - PEDRO MEDEIROS - PSDB
15151 - ROBERTO RANIERY DE AQUINO PAULINO - RANIERY PAULINO - PMDB
17789 - ROBSON DUTRA DA SILVA - ROBSON DUTRA - PSL
36400 - ROBSON FERREIRA DE VASCONCELOS - ROBSON FERREIRA - PTC
50190 - RODRIGO ALVES DE LIMA - RODRIGO ALVES - PSOL
40005 - ROGERIO COUTINHO RAMOS - ROGÉRIO COUTINHO - PSB
50123 - ROLDÃO VIEIRA DANTAS - BOY DAS BATERIAS - PSOL
33151 - ROMULO JOSE CAVALCANTE FREITAS - ROMULO FREITAS - PMN
17678 - RONALDO LUCENA DE ARAÚJO - RONALDAO - PSL
28111 - ROSIVALDO BEZERRA DA COSTA - ZIL - PRTB
15333 - SALOMAO BENEVIDES GADELHA - SALOMAO GADELHA - PMDB
13213 - SALOMAO HENRIQUE PINTO RABELO - DR SALOMAO - PT
45679 - SAMUEL RODRIGUES CUNHA - PASTOR SAMUEL - PSDB
23123 - SEBASTIÃO ALBERTO CANDIDO DA CRUZ - BETO DO BRASIL - PPS
17123 - SEBASTIÃO TIÃO GOMES PEREIRA - TIÃO GOMES - PSL
44111 - SERGIO FRANCISCO MAXIMO - RUSSO - PRP
36999 - SERGIO RAFAEL BENTO GOMES - CABO SERGIO RAFAEL - PTC
13195 - SEVERINO DE BRITO SILVA - PROFESSOR BRITO - PT
20200 - SEVERINO DOS SANTOS - SILVIO - PSC
11345 - SEVERINO PEREIRA GOMES - SEVERINO GOMES - PP
36190 - SILVANO DE MORAIS ARAUJO - SILVANO MORAIS - PTC
65111 - SIMAO DE ALMEIDA NETO - SIMÃO ALMEIDA - PC do B
43777 - SONIA MARIA LUSTOSA MENDES - SONIA LUSTOSA - PV
21456 - TARCIZIO MOREIRA - TARCIZIO MOREIRA - PCB
70880 - TARGILA MARIA LUCINDO BARROS - TARGILA - PT do B
17192 - TATIANA DE OLIVEIRA MEDEIROS - DRA. TATIANA MEDEIROS - PSL
23950 - TATIANA DE SOUZA SILVA - TATI SILVA - PPS
45100 - TOVAR ALVES CORREIA LIMA - TOVAR - PSDB
70888 - VANDA BEZERRA DE VASCONCELOS - WANDA VASCONCELOS - PT do B
15113 - VERONICA LEITE ALBUQUERQUE DE BRITO - DRA VERONICA - PMDB
23888 - VICENTE JUNIOR PAULO RUFINO - VICENTE JR - PPS
36500 - VILBERTO SALUSTO DA SILVA - VILBERTO FISCAL - PTC
14567 - VITAL DA COSTA ARAUJO - VITAL COSTA - PTB
36555 - VITORIA REGIA DE ANDRADE UCHOA - VITORIA UCHOA - PTC
22123 - WAGNER MEDEIROS DOS SANTOS - PROFESSOR WAGNER - PR
40800 - WALDEMAR MARINHO FILHO - DEMAZINHO - PSB
28222 - WALTER AMORIM DE ARAUJO - DR WLATER AMORIM - PRTB
10124 - WELLITON CARLOS ALENCAR DE SOUZA - WELLITON CARLOS - PRB
43789 - WILLIAM RAMOS DE SOUZA - WILLIAM RAMOS - PV
15215 - WILSON LEITE BRAGA - WILSON BRAGA - PMDB
44611 - ZEZITO BERNARDINO DE SENA - ZEZITO DO CARIMBO - PRP
10000 - ZIVANILDO SIQUEIRA DA SILVA - CHEFAO - PRB

Clickpb

Procuradora eleitoral diz que Lula quer eleger Dilma “a qualquer custo”

A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau (foto), disse em entrevista ao jornal Folha de São Paulo nunca ter visto eleição como esta por conta do papel do presidente.

Para ela, Lula quer fazer a sucessora "a qualquer custo".

Paraibaonline.com.br

"Imprensa deve ser livre para publicar o que bem entender", disse o presidente do TSE


O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ricardo Lewandowski (foto), disse hoje que a imprensa brasileira é "absolutamente livre para publicar o que bem entender e informar a população".

A declaração, feita em Salvador durante coletiva de imprensa, faz referência à censura imposta pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Tocantins a notícias que relacionem o governador Carlos Gaguim (PMDB), candidato à reeleição, a um suposto esquema de corrupção.

Folha

Juiz eleitoral diz que rondas noturnas serão prioridade da justiça nas eleições

O juiz da propaganda eleitoral, Marcos Jatobá, declarou na tarde desta segunda-feira (27), que a Justiça eleitoral vai intensificar combate à compra de votos e boca de urna no período eleitoral.

Segundo ele, as rondas noturnas nas comunidades carentes serão priorizadas nos dias que antecedem as eleições.

- Com relação às rondas noturnas nós estamos querendo intensificar nos últimos três dias em locais e horários a decidir – destacou o Jatobá.

As informações foram concedidas à Rádio Correio FM.

Confira a agenda de campanha desta terça-feira dos candidatos ao Governo do Estado

Confira a agenda de campanha dos candidatos ao Governo do Estado para esta terça-feira (28).

Ricardo Coutinho (PSB)
Pela manhã grava para o Guia Eleitoral. À tarde se prepara para o debate entre os candidatos ao Governo do Estado que será relaizado, à noite, em emissora de TV de João Pessoa.

José Maranhão (PMDB)
Faz adesivagem e panfletagem em vários pontos de João Pessoa, concede entrevista à emissora de rádio e promove "Onda Vermelha" em Cruz das Armas (Comunidade do Baleado). À tarde participa de encontro com o Sindicato da Indústria de Calçados do Estado da Paraíba, em Campina Grande e às 16h participa de encontro com a comunidade evangélica. À noite faz o "Dia do Compromisso", ainda em Campina Grande.

Nelson Júnior (PSOL)
À tarde concede entrevista à emissora de TV em João Pessoa e às 22h participa de debate.

Marcelino Rodrigues (PSTU)
Pela manhã grava para o Guia Eleitoral e se reúne com dirigentes do partido.

Lourdes Sarmento (PCO)
Não divulgou agenda

Francisco Oliveira (PCB)
Não divulgou agenda

Da Redação
ClickPB

Eleitor não poderá ser preso a partir de terça, 28; medida já vale para candidatos

A partir de terça-feira, 28, nenhum eleitor poderá ser preso, é o que assegura o artigo 236 do Código Eleitoral. Esta medida vale até 48 horas após o encerramento das eleições.

A determinação está, criado para impedir que a força policial seja usada para tirar as pessoas do processo eleitoral. Os candidatos já foram beneficiados pela lei desde o último dia 18 passado.

As prisões só poderão acontecer em caso de flagrante delito e em situações de crimes eleitorais, detenção em virtude de sentença penal condenatória pela prática de crime inafiançável ou por desrespeito a salvo conduto concedido a outro eleitor. “O salvo conduto é concedido ao eleitor que se sentir ameaçado, então o juiz garante que o eleitor vote”, explica Ingrid Agrassar, técnica judiciária do Tribunal Regional Eleitoral.

Em todos os casos, fica proibida a prisão decorrente da decisão de pronúncia do juiz, por condenação a crime afiançável; por prisão preventiva ou provisória decretada. Caso alguma autoridade descumpra a lei, pode ser punida com reclusão de até dois anos.

Diário do Pará

Vitalzinho e Santiago são barrados de fazerem campanha em Santa Rita

Pela segunda vez, os candidatos ao Senado do PMDB foram barrados e não puderam fazer comício ou atividade de campanha na cidade de Santa Rita, regão metropolitana de João Pessoa.

Na noite desse sábado, o deputado estadual e candidato a federal Flaviano Quinto (PMDB) comandou comício em Várzea Nova, ao lado do governador e candidato a reeleição José Maranhão (PMDB).

Novamente, Wilson Santiago (PMDB) e Vital do Rêgo Filho foram impedidos de acompanharem o candidato ao Governo na manifestação política.

A exigência é do deputado Quinto de Santa Rita, que não assimila o fato dos dois candidatos ao Senado pelo PMDB terem parentes próximos disputando também o cargo de deputado federal.


MAISPB

Em Piancó, Ricardo diz que a Paraíba está se levantando para virar o jogo


Ricardo Coutinho (PSB), candidato ao Governo do Estado pela Coligação Uma Nova Paraíba, afirmou que a Paraíba está tomada por um sentimento de mudança e se ergue para dar um grande salto. A declaração foi feita para uma multidão que o aguaradava para realização de um comício, na noite deste sábado, em Piancó.

Ricardo agradeceu o carinho dos presentes e afirmou que cada vez mais, tem certeza da mudança na postura de todo Estado. “Do Vale do Piancó, ao Brejo; da Borborema ao Litoral; toda Paraíba ergue as mãos e se levanta para dar um grande salto e virar o jogo”, disse o socialista, entusiasmado.

Ricardo assinalou que tinha em Piancó, um exemplo da perseverança do paraibano e por isso mesmo, acreditava no sonho de uma Paraíba renovada. “Ver essa multidão à nossa espera nos enche de orgulho. Ningué aqui está por obrigação eleitoral, ou qualquer tipo de imposição. As pessoas vieram nos prestigiar porque, como eu, acreditam numa nova Paraíba. Uma Paraíba possível e livre de perseguições”, frisou.

O candidato do PSB reafirmou seus compromissos de campanha e o porquê de suas candidatura. “Sou candidato a governador em decorrência de um processo continuado de trabalho solidário. Há vinte anos militando na política partidária, entrei nessa caminhada para dar voz e vez a segmentos que necessitavam de espaços sólidos de luta e expressão. É hora de fechar as portas do continuísmo e abrir as portas da esperança, do compromisso e do desenvolvimento”, completou.

ricardo40.com.br

Jovem de 22 anos marca encontro pela internet e é estuprada



Vítima revelou que conheceu agressor em sala de bate-papo. Homem amarrou e estuprou jovem na noite de quarta-feira (22/09).


Uma jovem de 22 anos foi estuprada na noite desta quarta-feira (22) no bairro Aterrado, em Lorena, a 198 quilômetros da capital paulista. De acordo com a Polícia Civil, a vítima havia marcado um encontro com um rapaz após conhecê-lo em uma sala de bate-papo na internet.

No local combinado, o homem estava em uma moto e, quando a jovem chegou, ele a obrigou a subir na garupa e a levou para um matagal, onde ela foi amarrada e estuprada, segundo a polícia.

Apesar de o encontro ter sido combinado, a polícia ainda não tem um suspeito do crime. A vítima não conseguiu ver o rosto do rapaz, que ficou o tempo todo de capacete. A jovem está internada na Santa Casa de Lorena e o quadro dela é estável.

G1

Ex-prefeito de Itaporanga, Antonio Porcino, consegue mais um apoio para candidatura de Nosman

Nosman anuncia adesão do vereador Saulo de Itaporanga à sua candidatura.

O candidato a deputado estadual, Nosman Barreiro Paulo (foto), da coligação Paraíba Unida III, informou à "folha" na tarde desta quarta-feira, 22, a adesão do vereador Francisco Saulo à sua candidatura.

Conforme Nosman, a adesão foi resultado de um entendimento político entre o ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB) e o vereador Saulo (foto), que a partir de agora passa a ser mais um soldado de Porcino na luta pela eleição de Barreiro Paulo à Assembléia Legislativa.

Nosman recebeu com muita alegria a notícia e acredita que nos próximos dias outras adesões serão anunciadas. “Todos os dias nós recebemos novos apoios, por isso nossa campanha tem crescido muito e meu sentimento é que agora Itaporanga e o Vale terão um filho na Assembléia”, comentou Nosman.

Além do apoio de Antônio Porcino, que tem sido fundamental para o crescimento de sua candidatura, e agora do vereador Saulo, Nosman acumula outros importantes apoios em Itaporanga e em todo o Vale.

Nosman Barreiro Paulo tem um programa de ação parlamentar voltado diretamente para o Vale, região que, conforme ele, tem sido muito prejudicada nos últimos anos por falta de representação política.

Do Site Folha do Vale

Pagamento dos servidores do Estado é antecipado para segunda e terça

O pagamento da folha de setembro dos servidores estaduais, ativos e inativos, será mesmo antecipado para os dias 27 (inativos e pensionistas), e 28 (pessoal ativo), em função da greve do Banco do Brasil programada para iniciar no próximo dia 29.

A informação foi do Secretário de Finanças, Marcos Ubiratan.

O Banco do Brasil é a entidade financeira responsável pela operacionalização dos créditos em conta de cada servidor.

Segundo relatório financeiro da SEAD, o valor líquido a ser desembolsado pela Secretaria das Finanças é de R$ 149,8 milhões, sendo R$ 57,5 milhões para inativos e pensionistas, R$ 89,5 milhões para os servidores ativos, e R$ 2,7 milhões de consignações judiciais.

A folha de setembro dos servidores dos órgãos de administração indireta, pagos pelo Tesouro Estadual, deverá atingir outros doze milhões de reais.

Nesta sexta-feira estarão sendo transferidos pela Secretaria das Finanças/PB Prev os recursos para quitação da folha de inativos e pensionistas, fato que permitirá àqueles que compõem o grupo, face a sistemática operacional bancária em uso, já poderem efetuar saques no final da semana que antecede a data oficial do pagamento segunda-feira, dia 27.

Redação, com Sefin

SENADOR CÍCERO LUCENO ENTRA DE VEZ NA CAMPANHA DE ZÉ MARANHÃO

O Senador Cícero Lucena presidente estadual do PSDB resolveu entrar de vez na campanha a reeleição do governador José Maranhão do PMDB. O senador tucano já foi visto em vários bairros da capital, ao lado do também tucano deputado João gonçalves, pedindo votos em vários bairros da capital para o candidato do PMDB.

Cícero foi mais adiante e revelou: Quem votar em Maranhão está votando em mim. As declarações do Senador são ouvidas pelas pessoas que o abordam.

Vale lembrar que há quatro dias o Senador Cicero foi absolvido pela justiça-anível nacional- no caso denominado de "Canfraria", denunciado pelo o então deputado Ricardo Coutinho, no ano de 2003. Foram seis denuncias caluniosas do socialista que levaram o então prefeito da capital Cícero Lucena a prisão e, passados sete anos, o Senador Cícero já venceu quatro dos seis processos.


Aderaldo Pinto,
jornalista responsável D.R.T-1689- PB

Delegado confirma atuação da Polícia Federal em Piancó

A Polícia Federal enviará na próxima segunda-feira (27/09) equipes de policiais para onze municípios da Paraíba. Elas ficarão à inteira disposição dos juizes eleitorais durante o pleito de 3 de outubro.

Cada equipe vai atuar no município para onde será enviada e em outros da jurisdição eleitoral, segundo informou na tarde desta terça-feira (21) o delegado Derly Brasileiro.

Serão enviadas equipes para os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Solânea, Sousa, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Princesa Isabel, Araruna, Monteiro e Itaporanga.

De Itaporanga, a PF vai atuar em todo o Vale do Piancó, assim explicou o delegado: “Nossas equipes policiais, todas chefiadas por delegados da Polícia Federal, vão estar à disposição dos juízes eleitorais, por que nesse período eleitoral, quem tem poder de polícia é o juiz eleitoral daquela cidade, daquela zona”, finalizou.

DA REDAÇÃO COM PORTALCORREIO

PIANCÓ: CINE SESI CULTURAL 2010


Catorze cidades paraibanas, estão sediando a 9ª Edição do Projeto Cine Sesi. O evento começou pela cidade do Conde em 14 de julho, as exibições acontecem também em Jacaraú, Araçagi, Alagoinha, Gurinhém, São Sebastião de Lagoa de Roça, Aroeiras, Umbuzeiro, Teixeira, Imaculada, Piancó (de 24 a 26 de setembro) na Praça Salviano Leite, São José da Lagoa Tapada, São João do Rio do Peixe e Cajazeiras.

Patrocinado pelo SESI e idealizado pela publicitária Lina Rosa Vieira, o Cine Sesi Cultural é um projeto que circula desde 2002, levando cinema a lugares que não possuem salas de projeção em funcionamento. Durante todas as edições, cerca de 2,8 milhões de pessoas de mais de 400 cidades participaram das exibições.

Durante os três dias de exibição em cada cidade serão apresentados um curta e um longa metragem para a população presente. Os filmes são apresentados em tela alto alvura de 12 x 5 metros com um projetor de 35 mm. O som possui três vias de dois mil watts e projetor Hi-Light Xenon de dois mil watts, além de cinemascope, o que permite boa visualização e audição a uma distância de até 25 metros. Tudo isso garante o elevado padrão de qualidade técnica e de conteúdo das projeções.

Da Redação com apoio de http://www.cinesesi.com.br/
Reprodução do cartaz: blogdepianco

Pastor do Sertão é acusado de escravizar adolescente; garoto estava no Sul do País

A denúncia foi feita pelo Conselho Tutelar de Serra Branca ao Ministério Público, que pediu a atuação do MPT no caso.

Ministério Público do Trabalho na Paraíba está investigando denúncia de que um adolescente de 17 anos, natural de Serra Branca, estaria sendo vítima de trabalho semelhante ao de escravo no município de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. O menor estaria em Soledade, visitando uma tia, e levado inicialmente ao município de Patos por um pastor evangélico com atuação naquela cidade.

A denúncia foi feita ao Ministério Público Estadual pelo Conselho Tutelar de Serra Branca, que pediu a atuação órgão no caso.

Emprego
O adolescente teria sido atraído pela promessa de emprego em Patos, onde também se serviria de uma moto. Cerca de um mês depois, o garoto foi levado ao Rio Grande do Sul, onde estaria trabalhando sob intensa vigilância e sem receber salário. Mesmo assim, ele conseguiu telefonar para a família, avisando de suas condições degradantes. Os pais decidiram, então, procurar o Conselho Tutelar de Serra Branca para providenciar a volta do filho para casa.

Ação


O procurador do Trabalho Eduardo Varandas, que está temporariamente atuando na Procuradoria do Trabalho no Município de Campina Grande (PTM-CG), decidiu abrir procedimento preparatório de inquérito civil e expediu ofício à Polícia Federal de Patos requerendo informações sobre todos os dados do pastor acusado. Também solicitou da polícia civil de Passo Fundo a abertura de inquérito policial e do MPT no Rio Grande do Sul atuação no sentido de apurar os fatos.

“Vamos atuar com rigor no caso. Contudo, é lamentável que, em pleno século XXI, o Brasil remanesça com a chaga da escravidão maculando sua bandeira”, comentou o procurador.

DIÁRIO DO SERTÃO com Ascom PRT-13

Vantagem de Dilma sobre adversários cai 5 pontos e Serra cresce, diz Datafolha

Nova pesquisa presidencial Datafolha divulgada nesta quarta mostra que a diferença entre a candidata do PT, Dilma Rousseff, para os demais adversários somados caiu cinco pontos percentuais (de 12 para 7 pontos) com relação ao levantamento anterior, realizado nos dias 13, 14 e 15.

A petista agora aparece com 49% (tinha 51% há uma semana), contra 42% de todos os outros postulantes (que apareciam com 39%). José Serra (PSDB) está em segundo, com 28% (tinha 27% na semana passada), enquanto Marina Silva oscilou positivamente dois pontos percentuais e passou de 11% para 13%.

É o primeiro levantamento do instituto após as revelações de tráfico de influência e a consequente crise que culminou com a demissão da sucessora de Dilma na Casa Civil, Erenice Guerra 52% dos entrevistados disseram ter tomado conhecimento do caso, mas apenas 13% julgam-se bem informados sobre o episódio.

As movimentações estão dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo o Datafolha, pesquisa a ser feita na próxima semana deverá mostrar se trata-se de uma tendência ou apenas um registro do momento em que o levantamento foi realizado.

Dilma caiu principalmente nos segmentos dos que possuem renda familiar mensal entre 5 e 10 salários mínimos (10 pontos), nível superior de escolaridade (três pontos) e têm entre 35 e 44 anos (quatro pontos).

O crescimento de Marina Silva se deu entre os mais escolarizados (onde a verde cresceu quatro pontos) e os que têm renda de 5 a 10 salários mínimos, faixa em que a candidata do PV saltou de 16% para 24% (Serra subiu de 28% para 34%).

VOTOS VÁLIDOS

Considerados apenas os votos válidos (excluindo-se, portanto, brancos e nulos), a candidata petista, que figurava com 57% no levantamento anterior, lidera a corrida presidencial com 54% das intenções de voto. José Serra (PSDB) está com 31% (tinha 30%), e Marina Silva (PV), chegou a 14%.

Quanto menor a diferença entre o líder das intenções de voto e os demais candidatos, maior a probabilidade de um segundo turno (para ser eleito numa única rodada de votação, um candidato precisa de 50% mais um dos votos válidos ou superar a soma de seus rivais).

Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Rui Pimenta (PCO), Ivan Pinheiro (PCB) e Levy Fidélix (PRTB) não atingiram 1% (porém foram mencionados e, juntos, equivalem a essa parcela da votação).

SEGUNDO TURNO

O Datafolha também perguntou aos eleitores como eles se comportariam num eventual segundo turno entre Dilma e Serra. A petista receberia 55% (dois pontos a menos que no levantamento da semana passada), enquanto o tucano ficaria com 38%, três pontos percentuais a mais do que exibia na semana passada.

A pesquisa, contratada pela Folha e pela Rede Globo, foi realizada nos dias 21 e 22, em 444 municípios de todo o país, com 12.294 eleitores. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 31.330/2010.


FOLHA
Fechar [x]