Efraim Morais anuncia que deixará de votar em Serra se Cícero continuar obstaculando acordo com Ricardo

O senador Efraim Morais, presidente estadual do DEM, confirmou ontem, em entrevista, que está decidido a deixar de votar na candidatura de José Serra para presidente da República como represália à posição de Cícero Lucena de obstacular o apoio do PSDB à pré-candidatura de Ricardo Coutinho. A posição foi comunicada formalmente ao presidente nacional da legenda, Rodrigo Maia.

Em conversa, o senador explicou que sempre esteve apoiando à candidatura do governador Serra a presidente da República, entretanto, ele esta determinado a mudar essa posição caso Cícero se mantenha como pré-candidato.

- Estamos num processo de composição das forças de Oposição, por isso tenho apoiado as articulações para fazer vingar a unidade oposicionista, ou seja, se essa unidade for atrapalhada pela posição do senador Cícero querendo ser candidato na contramão de seu partido, o DEM na Paraiba pode rever o apoio a Serra – assegurou.

Da Redação
WSCOM Online

Deputada acusa Maranhão de individar a Paraíba indevidamente


A deputada estadual Socorro Marques (PPS) disse em entrevista ao PolíticaPB que o governador Maranhão (PMDB) está querendo individar novamente o Estado da Paraíba ao anunciar que mandará para a Assembléia Legislativa um novo pedido de empréstimo, de cerca de cerca R$ 200 milhões, em menos de um ano, a ser contraído junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

"O governador Maranhão é o campeão em contrair empréstimos. E isso é bastante prejudicial ao Estado, e que resultará em mais uma 'herança maldita' para o seu próximo gestor, que ficará pagando mais juros", criticou a parlamentar.

Ela disse que também não vê necessidade desse novo endividamento, já que o governo Maranhão III não utilizou nem a metade do primeiro empréstimo de R$ 187 milhões, aprovado pelos parlamentares em 2009", "Isso demonstra que esses novos recursos poderão ser utilizados com fins eleitoreiros, já que o governo e seus auxiliares não investiram na sua totalidade, o alto valor já contraído no ano passado", justificou Socorro Marques.

Pbhoje.com

Secretário de agricultura de Santana dos Garrotes, Lindoberto Costa representou prefeito Zé Alencar na mobilização da criação da UFCG em Itaporanga


Lindoberto Costa, secretário de Agricultura, representando o prefeito Zé Alencar (Santana dos Garrotes) na mobilição da criação da UFCG em Itaporanga. Zé Alencar que enviou justificativa por escrito sobre sua ausência.
Lindoberto Costa (direita , camisa branca) com o Prefeito Hércules Mangueira, da cidade de Diamante.

Coremas: cidade turística sem estrada de acesso


O Município de Coremas é uma Terra abençoada por Deus com suas riquezas incomparáveis. Detentor do terceiro maior Manancial do Nordeste, também oferece aos seus visitantes, a melhor culinária do peixe da região, sem falar do sensacional carnaval molhado do sertão da Paraíba.

Mesmo com todo esse potencial turístico, o Município sofre com as vias de acessos. Vindo pela BR 230, passando por São Bentinho, Cajazeirinha, o cidadão não consegue andar com tanto buraco na velha pista da PB, responsabilidade do Governo do Estado, que nunca mais olhou para aquelas bandas.

Vindo pelo acesso da Cidade de Piancó, tem que passar por uma estrada vicinal de péssima qualidade, buraqueira a todo instante. Destrói até carroça de burro. Responsabilidade do governo do Estado.

O acesso pela Cidade de São José da Lagoa Tapada, os 18 km até dão para se trafegar, porém quando chega ao Sítio Riacho Seco até a sede do Município, é quase impossível transitar com tanta cratera na estrada totalmente acabada feita no asfalto.

O ponto mais gritante é na curva da serra da Mãe D’água, mesmo na Ponte, local da sangria da Barragem, ponto turístico e mais visitado por quem vai até Coremas. O buraco que se formou naquele local, é tão grande que quase cabe um carro dentro. Um absurdo!

Muitas pessoas de várias cidades do Brasil que foram brincar o carnaval em Coremas ficaram revoltadas com o acesso que não prestava para nada. Seus Carros arrastavam por onde passavam, causando constrangimento a quem tinha sempre uma boa imagem e pressão da Cidade das águas.

Fica uma pergunta: Por quer o prefeito, Edilson Pereira não teve ação de fazer, pelo menos um paliativo da estrada da Mãe D’água, colocando piçarra nos buracos para evitar tanto constrangimento aos turistas que foram ali passear e brincar o carnaval? Por quer o prefeito Edilson Pereira não fez apelos aos governantes e representantes do Municipio junto ao Estado da Paraíba para concertar as vias de acesso da Cidade?

Fica mesmo a impressão de uma Cidade má governada por gente que não tem compromisso com o Município. Talvez as pessoas que foram fazer turismo neste período de carnaval, nunca mais voltem, ou só voltem, quando os Governantes tomarem responsabilidade e governarem o Município para o povo e não para si mesmos.

Com a palavra, Edilson Pereira, prefeito do Município de Coremas, sertão da Paraíba, terra tão querida por seus filhos.


Redação
Folhadosertao

Professores estaduais entram em greve por tempo indeterminado

Sintep-PB cobra novo piso salarial nacional, e governo diz que valores ainda não foram definidos

Mal começou o ano letivo e mais de 550 mil alunos da rede pública estadual vão ficar sem aulas a partir da próxima segunda-feira, dia 1° março. Os trabalhadores em Educação da Paraíba, incluindo os professores, deflagraram, na tarde desta sexta-feira (26) greve por tempo indeterminado.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), mais de 500 profissionais estiveram presentes na assembleia geral realizada na sede da entidade. A decisão pela paralisação veio após o desentendimento entre Governo do Estado e categoria a respeito do valor do piso salarial nacional. “O Governo do Estado vinha cumprindo com as obrigações até o final do ano passado, mas a partir desse ano deixou de cumprir com o que determina a lei”, disse Antônio Arruda, presidente do Sintep-PB.

Após o fim da assembleia, todos os presentes seguiram em passeata até o Palácio da Redenção, como forma de pressionar o Poder Executivo. “Além do pagamento do piso, reivindicamos melhorias nas escolas, a realização de concursos públicos e o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para os servidores não docentes”, explicou o secretário de Comunicação do Sintep-PB, Edvaldo Faustino.

A assessoria da Secretaria Estadual de Educação afirmou que a determinação do Governo Federal pelo pagamento do piso salarial nacional, principal reivindicação da categoria, continua sendo cumprida pelo Governo do Estado. “O Governo já está pagando o piso, mas com o valor referente a 2009 que é o que ainda está em vigor. O Ministério da Educação ainda está elaborando o piso que será pago em 2010. Assim que o novo piso for definido, a gestão estadual irá pagar o valor determinado”, afirmou a assessoria.

Ainda de acordo com a Secretaria da Educação, o Governo está aberto a negociações e, caso a categoria deseje realizar uma reunião na próxima segunda-feira, o secretário, com certeza, irá recebê-los. “Não se pode definir agora um valor que poderá não condizer com que o MEC determinar futuramente. De qualquer maneira, o governo Maranhão está aberto a negociações”.

Deputado Branco Mendes pede apoio de ministros para a criação de Universidade do Vale do Piancó

O deputado Branco Mendes enviou ofício aos ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, e da Educação Fernando Haddad, solicitando o empenho de ambos para a criação de um Campus da UFCG no município de Itaporanga, que seria denominado, segundo os defensores da causa, de Universidade do Vale do Piancó.

O parlamentar se associou à comissão pro Universidade do Vale do Piancó. Ele participa de uma reunião de uma reunião nesta sexta-feira (26), em Itaporanga, quando apresentará cópia dos ofícios em que pede a intercessão de Dilma e de Haddad em prol da criação da universidade.

Branco considera a educação o principal vértice de desenvolvimento de uma Nação e, segundo ele, não é exagero dizer que o Brasil está distante do modelo ideal. “Embora tenhamos contabilizado substanciais avanços na área”, adendou.

O deputado acredita que obterá uma resposta satisfatória dos ministros já que eles têm “absoluto conhecimento das carências e demandas dessa área”, sobretudo, em relação ao ensino superior público na Paraíba e devem reforçar o seu processo de expansão e de interiorização.

Branco relatou que na Paraíba há uma visível tendência de concentração de cesso ao ensino superior: em 214, dos 223 municípios paraibanos, menos de 4% dos jovens estão na universidade.

Na Opinião de Branco Mendes, o foco da Lei nº. 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que define o Plano Nacional de Educação, deve ser as regiões que apresentem deficiência na educação superior e o Sertão da Paraíba se inclui nesse contexto.

Um primeiro passo, segundo o deputado, já foi empreendido quando, em 2003, iniciou-se um processo de expansão da Universidade Federal de Campina Grande, com a instalação de um campus avançado da instituição na cidade de Sumé, onde há a primeira Universidade Camponesa do Brasil.

Branco lembrou, também, que a Universidade Federal de Campina Grande possui um Plano de Expansão Institucional – Planexp da UFCG, “com justificativas mais que plausíveis para que se dê continuidade a esse processo de interiorização”.


Hermes de Luna

Após declarar desistência, Dunga dá marcha à ré e diz que aceita ser o vice de Ricardo Coutinho

Em entrevista a rádio 100.5 FM na manhã desta quinta-feira (25), o suplente de senador Carlos Dunga (PTB) surpreendeu e disse que ainda aceita ser o vice na chapa do prefeito Ricardo Coutinho (PSB).

Dunga esclareceu que “voltou atrás” da decisão após declarações do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), dando conta de que o petebista seria o seu preferido para compor a chapa de RC na vice-governadoria.

"Espero que essa colocação de Cássio seja levada para todos os partidos e eles aceitem", ponderou.

Para ratificar a decisão, Dunga confirmou que irá participar do encontrão das oposições na próxima segunda-feira.

Apesar de se mostrar disposto a declinar da desistência, Dunga admtiu concorrer a vaga de deputado estadual caso não seja o escolhido para postular a vaga de vice. O suplente também prometeu fidelidade a Cássio e apoio incondicional ao eleição do prefeito Ricardo Coutinho para o Governo do Estado.

"Se houver a definição dos diversos partidos e o convite do candidato a governador, não há porquê nós não aceitarmos, iremos ser o candidato sim", ratificou.
100.5

Rede Municipal de Ensino de Santana dos Garrotes inicia ano letivo segunda, dia 1





A Prefeitura Municipal de Santana dos Garrotes, através da Secretaria Municipal de Educação, abre oficialmente nesta segunda-feira (1), as atividades do Ano Letivo de 2010.


Na sexta, 26, a secretaria de educação irá se reunir com os professores, diretores e demais profissionais da educação para uma reunião que será na Escola Municipal Maria Sinharinha de Azevedo, a partir das 8hs.


Segundo o secretário, a reunião tem o objetivo de estimular os professores a redescobrirem o encantamento de ensinar e aprender, notadamente quanto ao despertar nos alunos e pais, o interesse pela educação para a vida em sociedade. E ainda segundo Luís Leite, “Iremos avaliar o trabalho realizado no ano 2009 e planejar as atividades a serem desenvolvidas em 2010”, disse o secretário Luis Leite de Almeida.


A secretaria de educação informa que além das aulas nas escolas municipais, a creche também terá seu inicio dia 1, quase mil alunos já matricularam na rede municipal.


Ary Ramalho

Assessoria de Imprensa - PMSG


Justiça bloqueia bens do deputado Batinga na máfia das ambulâncias

A Justiça Federal determinou o bloqueio dos bens do deputado estadual Carlos Batinga (PSC) e de outros três réus de uma ação civil pública por improbidade administrativa que teria sido cometida em 2006 quando o parlamentar era prefeito do município de Monteiro, no Cariri paraibano. Segundo a acusação, os prejuízos seriam de R$ 76.072,89.

As denúncias são de que o então prefeito teria se envolvido no esquema de desvio de dinheiro público descoberto pela Polícia Federal na Operação Sanguessuga. De acordo com o processo movido pela Advocacia Geral da União, Batinga teria se beneficiado de recursos públicos adquiridos ilegalmente por meio da fraude de licitações para a compra de ambulâncias e equipamentos hospitalares.

Na segunda-feira (22), a Justiça também resolveu sequestrar e indisponibilizar os bens do prefeito de Santa Luzia (PB), José Ademir Pereira de Morais (DEM) e de três servidoras públicas da prefeitura, pelos mesmos motivos.

Acusações contra Batinga

O processo contra Carlos Batinga corria em segredo de justiça até o dia 3 de fevereiro deste ano. Em consulta pela internet, é possível constatar que no dia 18 de dezembro a Justiça Federal determinou a indisponibilidade de bens dos réus Carlos Alberto Batinga Chaves, Luciana Torres Romão, Maria Rosilene de Andrade e Francinaldo Justino da Silva.

No que diz respeito ao deputado Batinga, estão bloqueados os seus ativos financeiros no total de R$ 29,4 mil a fazenda Malhada do Campo", localizada em Monteiro e calculada em R$ 13 mil, e um apartamento localizado em João Pessoa, avaliado em R$ 100 mil.

Defesa

Em dezembro, a defesa argumentou que o deputado apresentou certidões expedidas pela Assembleia Legislativa assegurando que todos os valores creditados em sua conta corrente possuiriam natureza legal. Seriam provenientes de seu salário como parlamentar, de verba indenizatória e de auxílio-alimentação destino aos servidores de seu gabinete.

Em contato com a reportagem do Paraíba1, a Chefia de Gabinete do deputado informou que ele está viajando, mas adiantou que a defesa já entrou com um recurso contra a decisão da Justiça Federal.
Paraiba1

Dunga Júnior declara que PTB ainda é aliado a Ricardo Coutinho

O deputado estadual Dunga Júnior (PTB) declarou na tarde desta terça-feira (23) que o seu grupo político foi mal compreendido e que o seu pai, o suplente de senador Carlos Dunga (PTB), ainda ão rompeu politicamente com o prefeito pessoense Ricardo Coutinho (PSB). Ele disse que por hora a aliança continua e que Dunga apenas declinou de ser o candidato a vice-governador na chapa a ser encabeçada pelo prefeito socialista. "Estamos num processo de discussão", resumiu.

Dunga Júnior disse que o diálogo continua, que o PTB vai conversar com todos os pré-candidatos ao Governo da Paraíba, mas disse que a sua tendência é seguir as diretrizes do ex-governador Cássio Cunha Lima. "Ainda estamos abertos ao diálogo e não fechamos nenhuma questão por enquanto. A única novidade é que o meu pai não tem mais a intenção de ser candidato a vice", explicou.

Sobre a possibilidade do pai disputar uma cadeira à Assembleia Legislativa da Paraíba, o filho disse que não tem nenhum problema em abrir mão de sua própria candidatura. "Carlos Dunga é o líder do grupo e sua eleição tem prioridade. Eu não preciso ter mandato para fazer política e estarei trabalhando pela Paraíba mesmo se for este o caso", destacou o parlamentar, admitindo também a possibilidade de ser prefeito em Boqueirão.

O petebista destacou também que ainda não foi convidado para a reunião que o prefeito pessoense Ricardo Coutinho e o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) prometem realizar na próxima segunda-feira (2) com todos os integrantes da oposição, mas garantiu que estará presente caso seja "convocado".

Ele admitiu, contudo, que o partido está atrasado nas definições sobre a eleições de 2010 e que o seu objetivo é chegar logo a uma conclusão definitiva. E diz por fim que a opinião da família Dunga não necessariamente é a mesma da opinião do PTB. "Não somos um grupo que recuamos. Temos uma opinião firme e vamos mantê-la. Mas antes queremos um amplo diálogo com todas as forças políticas da Paraíba", concluiu.
Paraiba1

TRE anula arquivamento de processo contra a Prefeita

Nesta tarde, o TRE/PB deu provimento, por unanimidade, ao Recurso Eleitoral nº 1734/2009, Relatora Juíza Niliane Meira Lima, interposto pelos partidos PTB, PTRB e PMN, contra decisão do Juízo da 32ª Zona Eleitoral de Piancó, que homologou pedido de desistência da AIJE nº 098/2008, assinado por ERNANE MOREIRA DE CALDAS, a pedido da Prefeita Flávia Galdino, que resultou no arquivamento do processo sem exame de mérito.

A decisão do TRE consiste em anular a sentença de homologação de desistência, por considerar que ERANENE MOREIRA DE CALDAS, tendo renunciado à Presidência do PTB desde fevereiro de 2009, peticionou sem advogado e não tinha capacidade postulatória nem legitimidade para tal. Além disso, a decisão do TRE, em harmonia com o Parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, sustenta, acertadamente, que em ações eleitorais não cabe homologação de desistência, pois versam sobre direitos políticos indisponíveis.

Ainda que o Promotor Eleitoral não manifeste interesse em assumir a titularidade da AIJE, e ainda que todos os partidos decidam pedir a desistência, o processo, por tratar de matéria de ordem pública, deve continuar e as partes serão intimadas de todos os atos, até decisão de mérito da Justiça Eleitoral.

Esse entendimento do TRE comunga com diversas decisões de Tribunais Regionais Eleitorais, a exemplo dos TRE´s de Tocantins e do Maranhão, conforme trechos de julgados a seguir:

"As ações eleitorais têm por objeto direitos políticos, que, por sua natureza, são indisponíveis. Destarte, mesmo que as partes concordem, não se admite desistência" (TRE/TO, Acórdão 6065/2007).

"Quando a ação versar sobre direitos políticos indisponíveis é defeso ao Juízo homologar eventual pedido de desistência" (TRE/MA, Acórdão 8421/2008)."

Portanto, o que aconteceu em Piancó, no Juízo da 32ª Zona Eleitoral, com a devida vênia, foi uma decisão equivocada, sem respaldo legal e sem amparo na jurisprudência do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais. Fizeram sustentação oral, pelos Recorrentes (PTB, PRTB e PMN), os advogados Edvaldo Leite de Caldas Júnior e Johnson Abrantes, cada qual dispondo de 15 minutos.

Pelo Recorrido Francisco Sales de Lima, fez sustentação oral, dispondo de igual tempo, o advogado Antonio Remígio da Silva Júnior, que curiosamente é testemunha de Flávia Galdino na AIJE nº 098/2008.

Da decisão cabe recurso

Trocando em miúdos, se não houver modificação da decisão através de embargos no TRE ou de recurso ao TSE, o processo volta a Piancó, para sua regular tramitação, esperando que a Justiça Eleitoral possa punir, com rigor, todos os abusos do poder político e econômico e demais ilícitos perpetrados nas eleições municipais de 2008.

pianco.com.br com informações dos advogados

Matemáticos descobrem a fórmula do amor


Até agora, a equação inventada na Austrália só teve 37% de sucesso.

O amor não é aquilo que te faz ficar caidinho por outra pessoa e fazer tudo aquilo que ela mandar. O nome disso é hipnose. O amor é outra coisa, muito menos abstrata e mais lógica do que você pensa.

Chega a ser um sentimento tão exato que matemáticos australianos descobriram uma equação que calcula a idade ideal para se apaixonar.

Ao levar em conta alguns fatores, você pode descobrir até mesmo a idade limite para considerar a hipótese do casamento.

E caso você seja um solteirão convicto, isso pode ser útil para se livrar das amarras de uma esposa.

Segundo o professor Tony Dooley, da Universidade de New South Wales, "a probabilidade não a base mais romântica para o casamento, mas a fórmula parece funcionar para muita gente."

- Não existe razão para a ciência não entrar nesta área.

No entanto, até agora, a fórmula do amor só teve 37% de sucesso.

R7

VEREADOR E EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DO CONDE, DENIS PONTES PERDE A LINHA E AMEAÇA OS JORNALISTAS JAIRO SILVA E WAGNER ASSUNÇÃO


O vereador Denis Pontes de Oliveira perdeu completamente a linha e a estribeira hoje antes de começar a sessão de volta dos trabalhos na câmara Municipal de Conde.
Motivo.

Durante o programa Noticias em Debates apresentado pelos jornalistas acima citado, foi mencionado que o nobre vereador tem mais de cinco parentes trabalhando na prefeitura Municipal de Conde, ou seja, parece que trabalha porque apenas um parente do nobre vereador é visto nas repartições da prefeitura.

Depois que os repórteres citaram essa lista e o parlamentar tomou conhecimento, ele chegou como uma fera para cima dos jornalistas, com tom ameaçador ele desferiu as palavras: “safados, bandidos e vocês vão ver uma coisa” o parlamentar ainda achando pouco pressionou o dedo podre no ombro do repórter Jairo Silva que perguntou para ele se o mesmo iria usar de violência contra o mesmo.

No mesmo instante o repórter Jairo sacou de sua arma “sendo um gravador” e o parlamentar vendo que o jornalista estava com o aparelho de gravação na mão, se afastou e disse que isso não iria ficar assim repetindo a ameaça.

Os jornalistas como qualquer outro na sua condição não fez nada mais do que o seu dever, aja vista que isso é nepotismo em primeiro grau.

Wagner Assunção disse que nós que fazemos parte da IMPRENSA temos liberdade de expressão e usar o nosso meio de comunicação unicamente em favor do povo que é o mais enganado com vereadores desse tipo.

O que é mais impressionante é que o nobre parlamentar ainda quer está certo do crime que está cometendo com o povo Condense.

Eu Jairo Silva não mim surpreendi da reação do parlamentar, uma vez que ele não gosta de quem mexa nas sujeiras que ele faz a verdade é que isso prova o quanto o povo é enganado porque em minha opinião tem que haver mais transparência por parte dos parlamentares, uma vez que somos nós que os colocamos no poder e de certa forma também somos nós que pagamos seus salários com os nossos impostos.

Da redação com Jairo Silva e Wagner Assunção

Maranhão admite que Veneziano é seu nome preferido para vice

“O prefeito Veneziano Vital do Rêgo é o nome de maior prestígio popular de Campina Grande e gostaria muito que ele ficasse ao meu lado como candidato a vice-governador em minha chapa”. Esta foi a declaração do governador José Maranhão (PMDB), que nesta segunda-feira (22), durante entrevista com a imprensa no Palácio da Redenção, falou pela primeira vez de forma efetiva sobre nomes que comporiam a aliança eleitoral do grupo situacionista para o pleito de 2010.

Segundo o governador peemedebista, Veneziano seria uma pessoa que o ajudaria a governar e a encontrar as soluções para a Paraíba. E questionado sobre o porquê de Veneziano não aceitar logo o convite (o prefeito já deu declarações públicas dizendo que prefere terminar o seu mandato na Prefeitura de Campina Grande), Maranhão destacou que este é um “assunto não terminado”.

“Veneziono é a melhor opção do partido para ocupar a vaga de vice e vamos trabalhar para que ele aceite. Ainda temos tempo para isto”, destacou, admitindo que está mesmo disposto a brigar por esta indicação.

A declaração de Maranhão provoca um mal estar com o Partido dos Trabalhadores do atual vice-governador Luciano Cartaxo, que em várias oportunidades já falou sobre a pretensão de repetir a parceria das eleições de 2006.

Sobre este assunto, Maranhão desconversa e diz que tudo será definido de forma democrática e enfatiza que a decisão sairá em “comum acordo” e com a participação do PT. “Luciano Cartaxo é um companheiro de primeira ordem e saberá entender este momento político”, resumiu o peemedebista.
Pariaba1

Carlos Dunga diz que não aceita o PTB apoiar José Maranhão

O suplente de senador pelo PTB da Paraíba, Carlos Dunga, disse nesta segunda-feira (22) ao programa Correio Debate, da Rádio 98/FM (Rede Correio Sat), que na sua opinião apoiar a pré-candidatura do governador José Maranhão (PMDB) é uma possibilidade descartada.

Carlos Dunga avançou nas afirmações dizendo que, se porventura o presidente do partido, Armando Abílio, pender para apoiar José Maranhão, que quer disputar a reeleição, vai apelar para a Direção Nacioal do PTB para que os diretórios municipais possam ter a liberdade de apoiar a pré-candidatura de Cícero Lucena.

O presidente do PTB, Armando Abílio, esteve reunido nesta segunda-feira, por volta das 11h, com o senador Cícero Lucena, que é pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSDB. Até agora, porém, não se conseguiu apurar os termos da conversa.

O deputado federal Armando Abílio declarou na semana passada que não apóia mais a pré-candidatura de Ricardo Coutinho, depois que o partido esperou que o seu aliado Carlos Dunga fosse aceito na chapa como candidato a vice.


Wellington Farias

Padre Djacy Brasileiro: "Caravana da Vida"


Com garra, determinação, espírito de sacrifício e renúncia, oito membros do comitê pró-transposição fizeram um longo percurso pelo sertão da nossa Paraíba, com o objetivo de dizer para o povo sertanejo, que a transposição de águas do rio São Francisco está tornando-se uma realidade concreta e existencial e para isso, é preciso acreditar e mobilizar-se.

Por onde passamos, tivemos o apoio incomensurável da imprensa sertaneja, e foi aproveitando-se dessa oportunidade, que procuramos levar esta mensagem de esperança para essa gente sofrida do sertão. Aliás, essa foi a caravana da vida, visando levar esperança de dias melhores para o povo sofrido. Através da imprensa falada, mostramos a importância desse projeto para a Paraíba, de modo bem particular, para o sertão. Mas não só isso, convidamos a população a engajar-se nesta luta renhida por água. Chamamos a atenção das autoridades políticas, para seu comprometimento na defesa desse projeto redentor.

Além de participarmos de programas de rádios, tivemos a oportunidade de encontrar-nos com os agricultores e lideranças sindicais. Foi um encontro proveitoso. Particularmente, percebi naqueles homens e mulheres da roça, um brilho de esperança. Para eles, algo novo vai acontecer nas suas vidas, e essa novidade, no seu pensamento, chama-se água do velho Chico.
O comentário era um só: “Que felicidade, vamos beber água do rio São Francisco e nossa vida vai ser outra”.Ouvir essas palavras de otimismo desses irmãos sofridos, para mim, pastor sertanejo, foi motivo de felicidade e emoção. Fiquei encantado com essas palavras desses homens de mãos calejadas.

Numa dessas reuniões, percebemos muita revolta, angústia, desespero e pessimismo, por parte de muitos proprietários, no tocante ao não pagamento das suas indenizações. Que a justiça libere o quanto antes, o pagamento dessas indenizações, pois os trabalhadores não podem esperar tanto.

No vale do piancó, o comitê expressou sua grande luta em defesa da inclusão da região no projeto de transposição. Para o comitê pró-transposição, lutar para conseguir este intento, é questão de honra. O vale apoiou e aplaudiu essa sua luta incessante.

Que bonito, ver os membros do comitê engajados no meio dessa gente sofrida do nosso sertão. Todos eles puderam perceber o drama do homem do campo: gente marginalizada, mal-tratada não pela idade, mas pelo drama do sofrimento do dia a dia. Amei estar ao lado desses companheiros de luta. Todos com espírito aguerrido, desejando o melhor para nossa Paraíba. Esses são os verdadeiros cidadãos comprometidos com a vida de milhares de paraibanos. São verdadeiros cidadãos, doando-se em defesa da vida, através deste trabalho de luta em defesa do abençoado projeto de transposição.

Como foi bonito ver dom Aldo, presidente do comitê, na sua simplicidade, conversando, sem nenhuma formalidade, com o povo da região. Todos sentiram-se à vontade com o Arcebispo.Vi nesse homem de Deus, uma vontade louca de ver a Paraíba crescer no âmbito sócio-econômico. Dom Aldo, é bom que se diga, enfrentou, com muita alegria, boa vontade e determinação cristã, o calor, o cansaço, a poeira e até sede. No primeiro dia de viagem ,nosso arcebispo não almoçou, juntamente com os demais membros, devido a falta de tempo, disso sou testemunha ocular. Não ouvi, em nenhum momento, esse bom pastor reclamar de cansaço, da fadiga, de sede... Pelo o contrário, vi-o animado, sorridente e feliz. Tive a alegria de levá-lo no meu carro, sim um carro sem ar condicionado, empoeirado, sem nenhum conforto. Mas ele estava lá, sem perder o bom humor.

Fomos, vimos e acreditamos. Para nossa alegria maior, tivemos a santa oportunidade de visitar o canteiro de obras, que fica no município de São José de Piranhas. É impressionante a grandeza da obra. Só Lula mesmo para realizar esse majestoso sonho de doze milhões de nordestinos, que pungentemente clamam por água.

O comitê percorreu a região de Sousa, Cajazeiras e o Vale do Piancó. Por onde passou, foi bem recebido. Sinal de sua credibilidade. Sinal de que este comitê tem compromisso sério com o povo paraibano. Que o governo do Estado reconheça a importância e a grandeza desse comitê, formado por representantes de diversos segmentos da sociedade. São homens e mulheres, que com boa vontade, de forma totalmente voluntária, dedicam-se a esse trabalho de acompanhar, fiscalizar essa obra, e mobilizar a população e as autoridades políticas, para o engajamento nesta luta por água.

Parabéns ao comitê pró-transposição pela sua incessante luta, visando o bem estar do povo paraibano. Sua missão é nobre, é evangélica. Merece os aplausos de todos os paraibanos.

Padre Djacy Brasileiro

Pastor é assassinado enquanto pregava em templo evangélico na zona rural de Diamante

No instante em que pregava a palavra de Deus, em um templo evangélico localizado no Sítio Barra de Oitis, município de Diamante, o agricultor e pastor evangélico José Ivan Vicente de Araújo, 29 anos, residente no Sítio Capim Grosso, em Itaporanga, foi assassinado com disparos de arma de fogo. O fato se deu por volta de 21h30 deste Domingo (21).

"Ouvimos uma forte explosão no interior da Igreja e pensamos que se tratava de uma 'revelação divina”, informou um dos fiéis que também participava do culto e que juntamente com outros presentes prestaram o imediato socorro a vítima que veio a óbito antes mesmo de sua chegada ao Hospital Distrital de Itaporanga.

A Polícia Militar esteve no local, onde adotou todas as providências com relação ao fato, inclusive efetuando diligências com a finalidade de identificar e prender o autor do crime, porém até o momento sem êxito. Tudo foi passado à Autoridade Policial Judiciária Civil, para outras medidas pertinentes.

Os médicos que atenderam a vítima constataram que Ivan de Araújo foi atingido por três disparos na região torácica. Fiéis ouvidos pela polícia disseram que apenas ouviram os tiros disparados do lado de fora da igreja evangélica do local. (com informações da 5ª Cia/PM)
Em tempo: Informações chegadas ao Blog dão conta que o pastor Ivan de Araújo também trabalha com agiotagem e que teria cobrado, dias atrás, dívidas de alguns devedores.
Ricardo Pereira

Olho D’água: Homem flagra assalto e é morto a tiros

Um homicídio foi registrado por volta das 04h00m (quatro horas da manhã) desta segunda-feira, dia 22 de fevereiro na cidade de Olha D’água, região do Vale do Piancó.

Segundo informações provenientes daquela cidade, a vítima teria flagrado bandidos arrombando um mercadinho pertencente ao senhor, Joaquim Melo. Ao perceber o furto a vítima saiu correndo, porém, foi visto e perseguido pelos acusados.

Netinho de Severino de Inácio, como é conhecido, foi alcançado pelos bandidos em frente ao Clube Municipal da cidade e recebeu vários disparos que o levaram a óbito. Até o momento ainda não se sabe a identidade dos acusados.
Patosnoline.com

Maranhão vai pedir nova autorização de empréstimo à Assembleia. Dessa vez são mais de R$ 200 milhões

O Governo do Estado vai encaminhar um novo pedido de empréstimo à Assembleia Legislativa. O valor deve ultrapssar os R$ 200 milhões. No ano passado, os deputados estaduais aprovaram mais de R$ 1 bilhão de autorizações para que o Executivo realizasse empréstimos e orçamentos.

Mesmo com toda essa dinheirama disponível nso cofres púbicos, o governador José Maranhão (PMDB) tem sido enfático ao descartar qualquer possibilidade de reajuste nos salários dos servidores públicos estaduais.

De acordo com Maranhão, o valor, que ainda não foi revelado, já foi autorizado pelo Governo do presidente Lula e seria para compensar a queda no repasse do Fundo de Participação do Estado (FPE). Segundo ainda o governador, durante a crise econômica do ano passado, o Estado perdeu mais de R$ 265 milhões do FPE.

O FPE, disse Maranhão, representa 65% da receita do Estado. Para ele, a Assembleia deve aprovar o novo pedido de empréstimo sem muitas restrições. “O atraso na aprovação da matéria é prejudicial à Paraíba”, disse.

Ascom

COMISSÃO PROVISÓRIA DO TERRITÓRIO DA CIDADANIA DO VALE DO PIANCÓ: SANTANA DOS GARROTES SERÁ A PRÓXIMA CIDADE A SEDIAR PLENÁRIA

A COMISSÃO PROVISÓRIA DO TERRITÓRIO DA CIDADANIA DO VALE DO PIANCÓ

CONVIDA:

A Articulação Territorial do Vale do Piancó convida: todos os Prefeitos, Câmaras de Vereadores, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, SEBRAE, Banco do Brasil, Caixa Econômica e BNB, Cooperar, FUNASA, DNOCS e outras Instituições Governamentais, ONGS, Movimentos Sócias, Assentamentos, Comunidades Quilombolas, Associações Rurais, Cooperativas Agrícolas, Igreja e outras Entidades que trabalham na área Rural do Vale do Piancó para participar de uma reunião, que será realizada no dia 25 de Fevereiro 2010 a partir das 09h00 na cidade de Santana dos Garrotes-PB.

Pauta na Plenária: Estruturação do Colegiado do Território Rural do Vale do Piancó.

• Criação do Núcleo de Dirigente
• Núcleo Técnico
• Núcleo ou Comissões Temáticas

Desde já agradecemos a presença de todos

Atenciosamente

Jozival Simão de Lima – valzinhosimao@hotmail.com
83 (87344295)

Articuladores Territorial
Ozael Pereira – ozaelibiara@hotmail.com

STF retoma esta semana julgamento sobre Lei de Improbidade Administrativa

Entre os julgamentos previstos para a próxima semana no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), está a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2182, que questiona a Lei de Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92.

A ADI foi proposta pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN) sob o argumento de que a lei é inconstitucional por vício formal, porque ela teria sido sancionada sem ser submetida ao processo legislativo bicameral (Câmara e Senado), previsto no artigo 65 da Constituição Federal. Esse dispositivo determina que todo projeto aprovado em uma das Casas do Congresso Nacional deve ser revisto pela outra. O julgamento será retomado com o voto-vista do ministro Eros Grau.

A ADI 4067 também retorna ao Plenário com o voto-vista do ministro Eros Grau. Nessa ação, o partido Democratas (DEM) questiona a possibilidade de substituição de entidades sindicais – sindicatos, federações e confederações – por centrais sindicais e, por via de consequência, a destinação, às centrais, de 10% dos recursos arrecadados pela contribuição sindical (ou imposto sindical) prevista no artigo 589 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com a nova redação dada pela Lei 11.648/2008.

Ainda na quarta-feira (24), estão previstas para serem julgadas outras onze ADIs, sendo que quatro delas tratam de regras do Fundo de Participação dos Estados, todas relatadas pelo ministro Gilmar Mendes, presidente da Corte. Por último, a pauta traz três Recursos Extraordinários, dois com repercussão geral reconhecida.

Outras dez ADIs esperam ser julgadas na quinta-feira (25). Entre elas, a 1698, ajuizada pelo Partido dos Trabalhadores, pelo Partido Comunista do Brasil e pelo Partido Democrático Trabalhista contra o presidente da República e o ministro da Educação. De acordo com os partidos, o presidente “não tem envidado qualquer esforço no sentido de garantir em plenitude” a educação de qualidade no Brasil. Os ministros vão discutir se há mora legislativa inconstitucional quanto à adoção de medidas para a oferta de educação de qualidade e para a erradicação do analfabetismo no Brasil.

Está previsto ainda o retorno da ADI 3096, que discute o alcance do artigo 94 da Lei 10.741/03, que determina a aplicação dos procedimentos e benefícios previstos na Lei dos Juizados Especiais para os crimes cometidos contra idosos, cuja pena máxima seja menor que quatro anos. O julgamento desta ação foi interrompido com pedido de vista do ministro Ayres Britto.

A questão em julgamento é saber se o dispositivo beneficia as vítimas idosas que sofrem os crimes, que pelo procedimento sumário da Lei 9.099/95 conseguem ter a resolução mais breve de seus litígios, ou se o artigo questionado atende mais aos infratores que cometem crimes contra os idosos, que acabam sendo beneficiados com o que dispõe a Lei dos Juizados Especiais.
SFT
Entre os julgamentos previstos para a próxima semana no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), está a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2182, que questiona a Lei de Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92.

A ADI foi proposta pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN) sob o argumento de que a lei é inconstitucional por vício formal, porque ela teria sido sancionada sem ser submetida ao processo legislativo bicameral (Câmara e Senado), previsto no artigo 65 da Constituição Federal. Esse dispositivo determina que todo projeto aprovado em uma das Casas do Congresso Nacional deve ser revisto pela outra. O julgamento será retomado com o voto-vista do ministro Eros Grau.

A ADI 4067 também retorna ao Plenário com o voto-vista do ministro Eros Grau. Nessa ação, o partido Democratas (DEM) questiona a possibilidade de substituição de entidades sindicais – sindicatos, federações e confederações – por centrais sindicais e, por via de consequência, a destinação, às centrais, de 10% dos recursos arrecadados pela contribuição sindical (ou imposto sindical) prevista no artigo 589 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com a nova redação dada pela Lei 11.648/2008.

Ainda na quarta-feira (24), estão previstas para serem julgadas outras onze ADIs, sendo que quatro delas tratam de regras do Fundo de Participação dos Estados, todas relatadas pelo ministro Gilmar Mendes, presidente da Corte. Por último, a pauta traz três Recursos Extraordinários, dois com repercussão geral reconhecida.

Outras dez ADIs esperam ser julgadas na quinta-feira (25). Entre elas, a 1698, ajuizada pelo Partido dos Trabalhadores, pelo Partido Comunista do Brasil e pelo Partido Democrático Trabalhista contra o presidente da República e o ministro da Educação. De acordo com os partidos, o presidente “não tem envidado qualquer esforço no sentido de garantir em plenitude” a educação de qualidade no Brasil. Os ministros vão discutir se há mora legislativa inconstitucional quanto à adoção de medidas para a oferta de educação de qualidade e para a erradicação do analfabetismo no Brasil.

Está previsto ainda o retorno da ADI 3096, que discute o alcance do artigo 94 da Lei 10.741/03, que determina a aplicação dos procedimentos e benefícios previstos na Lei dos Juizados Especiais para os crimes cometidos contra idosos, cuja pena máxima seja menor que quatro anos. O julgamento desta ação foi interrompido com pedido de vista do ministro Ayres Britto.

A questão em julgamento é saber se o dispositivo beneficia as vítimas idosas que sofrem os crimes, que pelo procedimento sumário da Lei 9.099/95 conseguem ter a resolução mais breve de seus litígios, ou se o artigo questionado atende mais aos infratores que cometem crimes contra os idosos, que acabam sendo beneficiados com o que dispõe a Lei dos Juizados Especiais.
SFT

Paraíba registra 556 denúncias de corrupção envolvendo gestores e ex-gestores.

Ex-Prefeito de Olho D' Água está na lista.

A Procuradoria da República do Ministério Público Federal na Paraíba já abriu apenas neste início de 2010 seis processos de improbidade administrativa contra ex-prefeitos paraibanos, referentes a eventuais irregularidades cometidas quando os gestores estavam no poder de seus respectivos municípios.

Os dois casos mais recentes foram divulgados nesta quinta-feira, dia 18, e são contra os ex-prefeitos Carlos Antônio (Cajazeiras) e Juraci Pedro Gomes (Sossego).

Carlos Antônio é acusado de desviar verbas federais que deveriam ser utilizadas exclusivamente na execução de ações e serviços de atenção básica à saúde e usado como se o dinheiro fosse do município; enquanto que Juraci Gomes é acusado de irregularidades na construção de um sistema de abastecimento de água em Sossego.

Outros casos

Os outros quatro casos já registrados neste ano envolvem os ex-prefeitos Cícero Lucena (João Pessoa), Ádria Perazzo (Areia), Auremar Lima Moreira (Bom Jesus) e Júlio Lopes Cavalcanti (Olho D’água).

Nos casos de João Pessoa, Bom Jesus e Olho D’água a acusação é de desvio de verbas provenientes da Fundação Nacional de Saúde, enquanto que no caso de Areia a acusação é a de não concluir a obra de construção da Barragem Saulo Maia, paralisadas desde 2005 mesmo depois de liberado o montante de R$ 6 milhões. (JPM)

TCE e MPPB celebram parceria contra corruptos

Com o objetivo de intensificar o trabalho de fiscalização em municípios, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) firmou uma parceria com o Ministério Público estadual. A ideia é realizar inspeções conjuntas em prefeituras e outros órgãos públicos, na tentativa de identificar ou confirmar denúncias de possíveis irregularidades.

Um projeto piloto já foi realizado em Coremas, no Sertão, e na fiscalização de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) no Estado. No entanto, as inspeções deverão ser iniciadas periodicamente a partir de março, conforme o presidente do TCE-PB, conselheiro Nominando Diniz.

“Inicialmente o Ministério Público é um parceiro do Tribunal. Estamos elaborando um calendário único entre os dois órgãos. Serão fiscalizações de rotina e os critérios ainda serão determinados de acordo com as necessidades que forem surgindo. Uma verdade é que o MP tem um caráter diferente do tribunal, porque nós não julgamos pessoas, somente apreciamos a prestação de contas; já o MP pode indiciar possíveis responsáveis por irregularidades. Então será um trabalho conjunto feito por ações que se somam”, explicou Nominando Diniz.

jornaldaparaíba

Efraim desmente chapa formada por Cícero, Cássio e Wellington


Não durou muito tempo a afirmação de que Cássio Cunha Lima havia apunhalado Ricardo Coutinho pelas costas e estaria decidido a apoiar a candidatura de Cícero Lucena ao Governo do Estado, em uma chapa que seria formada por “Cícero, Cássio e Wellington Roberto.

Neste domingo o senador Efraim Morais desmentiu a informação e descartou a especulação de que a oposição estaria “desesperada” com a saída do PTB e o afastamento do ex-governador Cássio Cunha Lima.

Ele reafirmou a unidade com Cássio em torno do projeto do prefeito Ricardo Coutinho e disse, no programa radiofônico de Juarez Amaral, em Campina Grande, que os “portais de notícias do governo” tem criado chapas majoritárias para esconder os escândalos que estão estourando no Poder Judiciário a respeito do suposto uso da Justiça em nome das adesões do governador Maranhão.

Com informações do Blog de Luiz Torres

Sertão da PB terá 30% a menos de chuvas por causa de efeitos do El Ninõ20 de Fevereiro de 2010


A evolução do El Ninõ deve ser sentida na Paraíba. A previsão dos especialistas indica que as chuvas serão irregulares em todo o território paraibano e que durante o período chuvoso da região sertaneja (entre março e maio) os valores ficarão abaixo da média histórica, chegando a 30% menos que o normal.

Esse foi um dos principais pontos de discussão na 3ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o Semiárido Nordestino, que foi realizado na última quinta-feira e ontem, em Natal (RN).

Segundo o meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Alexandre Magno, uma das representações da Paraíba no evento, o fenômeno também deverá ser sentido no Estado. Na região Agreste, onde fica localizada Campina Grande, o meteorologista explicou que as chuvas estarão dentro da normalidade, variando entre 50mm a 100mm, por mês, entre abril e julho (período chuvoso).

Já na região sertaneja, segundo informou, que possui período chuvoso entre março e maio, as chuvas deverão ficar abaixo da média normal, que é de 200mm, durante estes meses. "De acordo com a previsão deve-se chover cerca de 30% a menos do que o normal, nesta região da Paraíba", frisou. O fenônemo El Ninõ deverá interferir em todos os estados do Nordeste este ano, ocasionando chuvas irregulares. "Dessa forma pode-se chover muito em uma determinada localidade e muito pouco em outra, por isso a irregularidade. As chuvas acontecerão em pontos isolados", explicou.

De acordo com a Aesa, devido ao inverno rigoroso registrado no Estado da Paraíba no ano passado, a agência constatou que os açudes paraibanos encerraram 2009 com 80,6% da sua capacidade de volume de água. De acordo com a diretora presidente da Aesa, Cybelle Frazão, apesar das chuvas de janeiro e fevereiro de 2010, a expectativa de água disponível no Estado é de 74%. "Como ainda não há estimativas seguras para os próximos anos, é importante que a população racionalize a água e evite o desperdício", informou.

Barragens De acordocom a agência, quase todas as barragens atingiram sua capacidade média de armazenamento, mas a expectativa para o ano de 2010 é que apenas 27% delas alcancem sua capacidade máxima, apresentando três cenários de armazenamento de água.

No período mais chuvoso, a previsão é que o volume de água armazenado em todo o Estado chegue a 84,3%, enquanto que no período mais seco o armazenamento totalize 73,8% da capacidade. Já em um período intermediário, o volume de água armazenado pode chegar a 79,3% do total. De acordo com a agência, as previsões climáticas para este ano tem um cenário diferente dos anos anteriores, quando ocorreram enchentes nas regiões do Cariri, Sertão e Seridó.

24horaspb

PESQUISA IBOPE APONTA VANTAGEM DE SERRA: Governador tem 36% contra 25% de Dilma

joseserra.jpg

os dias 6 a 9 deste mês, indica que a corrida à sucessão presidencial de outubro continua polarizada pelos pré-candidatos do PSDB e do PT, respectivamente o governador de São Paulo, José Serra(foto), e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Nessa mostra, Serra tem 36% das intenções de voto e Dilma 25%. Em terceiro lugar está o deputado federal Ciro Gomes (PSB) com 11%, seguido da senadora Marina Silva (PV) com 8%. O porcentual de votos brancos e nulos somou 11% e dos que disseram não saber em quem vota atingiu 9%.

A última pesquisa divulgada pelo Ibope foi no dia 7 de dezembro do ano passado. Na mostra, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Serra registrava 38% das intenções de voto, seguido de Dilma Rousseff com 17%, Ciro Gomes com 13% e Marina Silva com 6%. Naquela pesquisa, o porcentual de votos brancos e nulos atingiu 13% e dos que disseram não saber em quem votar ou não quiseram responder somou 12%.

No cenário sem Ciro Gomes, a pesquisa Ibope/Diário do Comércio aponta José Serra com 41%, Dilma Rousseff com 28%, Marina Silva com 10%, brancos e nulos 12% e não sabem ou não opinaram 9%.

Na simulação de um eventual segundo turno entre José Serra e Dilma Rousseff, o tucano lidera com 47% e Dilma registra 33%.

A maior rejeição apontada pela pesquisa é de Ciro Gomes, com 41%, seguido de Marina Silva com 39%, Dilma Rousseff com 35% e José Serra com 29%.

Continuidade

A pesquisa Ibope/Diário do Comércio avaliou também o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 47% dos entrevistados, a administração de Lula é boa, para 29% é ótima, para 19% é regular, para 3% é péssima e para 2% é ruim.

A mostra indagou ainda o que os eleitores gostariam que o próximo presidente fizesse. Do total de entrevistados, 34% querem a total continuidade do atual governo, 29% querem pequenas mudanças com continuidade, 25% querem a manutenção de apenas alguns programas com muitas mudanças e 10% querem a mudança total do governo do País. Para 78% dos entrevistados, o presidente Lula é confiável, enquanto 18% disseram não confiar no presidente.

ONDE ESTÁ A JUSTIÇA ELEITORAL? ex- depuatdo Enivaldo Ribeiro questiona uso da máquina por Maranhão


enivaldo.jpg - Isso é uma brincadeira! O governo pressionar prefeitos para votar nele, demitir humildes servidores, perseguir e ninguém faz nada. O povo assiste tudo passivamente”.

Toda essa indignação foi externada pelo ex-deputado e ex-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro(foto), em entrevista ao jornalista Adelton Alves, pelo uso da máquina pelo governador Maranhão em beneficio de sua reeleição.

“Um homem que já foi governador três vezes agora quer o quarto mandato, usando desse expediente. Isso é uma ditadura. Onde está a Justiça Eleitoral?” – indaga Enivaldo, que mais uma vez reafirmou alinhamento à pré-candidatura de Ricardo Coutinho(PSB) a governador. Enivaldo, que é presidente estadual do PP, disse estar consciente de que Ricardo é o novo, o melhor para a Paraíba.
Enivaldo também criticou a postura acomodada do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, pelo fato de a cidade não ter um secretário no governo Maranhão.

- Antes, quando Campina não tinha nenhum secretário no governo do estado, a cidade gritava. Hoje não. Está tudo acomodado e o prefeito se contenta, apenas, em ter sua esposa como secretária em Campina Grande. Ou seja, Ele não se preocupa com os interesses da cidade, mas sim, com os interesses da família – lamenta o presidente do PP, para quem sua filha, a vereadora Daniella Ribeiro, seria um nome ideal para compor a chapa com Ricardo Coutinho, mas destacando. “É um grande nome, porém nós do PP não exigimos nada. Primeiro a vitória de Ricardo, que é mais importante”.

Geovaldo

Vereador pede a Maranhão que casse prefeito

ze_maranhao.jpg Enquanto parte da Paraíba discute se o governador José Maranhão(foto, cuja esposa é desembargadora, usa de influência na Justiça em benefícios de seu esquema político, no interior isso já é certeza. Muitos políticos tem procurado o governador para buscar uma solução rápida e favorável a suas pendências no Judiciário.

O fato mais recente aconteceu em Alhandra, durante uma solenidade de inauguração de uma obra. Discursando, o suplente de vereador Edielson Nunes aproveitou a presença do governador no palanque e invocou “sua influência e a do deputado Manuel Júnior” para cassar o prefeito da cidade.

Conforme o áudio, veiculado no programa “Paraíba é Noticia”, o vereador pedia o apressamento da ação a que o prefeito Renato Mendez responde na Justiça, acusado de compra de voto, bem como, sua cassação, como forma de beneficiar seu esquema político naquela cidade.

O governador Maranhão, a exemplo do deputado Manuel Júnior, contemplou o inusitado pedido com um sorriso, sem em nenhum momento, contestar que tenha influência no Judiciário, ao ponto de manobrar os ritos processuais e suas decisões. Postura esta que so ajuda a ganhar corpo a denúncia, já em nível nacional, de que hoje, há estreitas relações entre os dois poderes.

Geovaldo

Prefeitura de Patos lança edital de concurso público

A prefeitura municipal de Patos lançou hoje (19), o edital do concurso público para o preenchimento de 732 vagas, em vários setores da edilidade. As provas vão acontecer no dia 11 de abril em local a ser definido pela comissão do concurso.

O prefeito Nabor Wanderley (PMDB), disse que a prefeitura tinha o compromisso de regularizar a situação dos servidores contratados por excepcional interesse público, como forma de valorizar o servidor e proporcionar-lhe estabilidade financeira. “Tomamos a liberdade de só publicar o edital após um levantamento feito dos cargos que precisavam ser preenchidos e da licitação da empresa que iria executar o concurso numa demonstração de seriedade e honestidade com o erário público”, afirmou o prefeito.

Segundo o diretor-administrativo do IDASB – Instituto de Desenvolvimento e Apoio Social do Brasil, com sede em Olinda, Pernambuco, Cristiano George Campos Heinzel, a empresa está preparada para realizar o concurso haja vista a grande experiência dos professores contratados para a execução do trabalho, muitos deles com centenas de exames em todo o país.

“A população pode ficar tranqüila quanto às provas, visto que o instituto irá realizar o concurso sem nenhuma interferência da prefeitura. Forneceremos o resultado de forma isenta, visto que todos os aprovados serão contratados imediatamente, o que gera uma expectativa ainda maior por parte dos candidatos”, afirmou o diretor do IDASB.

No edital, publicado no diário oficial do município, constam todas as informações que o candidato precisa, tais como: requisitos principais, número de vagas, atribuições de cada cargo e conteúdo programático.

O secretário de administração da prefeitura de Patos e presidente da comissão do concurso público, José Corsino Neto, confirmou que o município irá contratar os aprovados de forma imediata. “Patos é o primeiro município da Paraíba a realizar concurso público depois da decisão da procuradoria geral do ministério público de fiscalizar as novas regras implementadas no ordenamento jurídico, visto que já vínhamos nos preparando desde setembro do ano passado para essa adequação”, finalizou o secretário.

As inscrições podem ser feitas de forma presencial, no escritório da IDASB, à rua Vidal de negreiros, 204, centro de Patos, Paraíba ou pelo site www.idasb.org.br até o dia 23 de março. O valor de cada inscrição será correspondente com a nomenclatura do cargo escolhido pelo candidato, sendo observado o nível de escolaridade: fundamental e incompleto R$ 35,00; nível médio R$ 50,00; nível técnico, R$ 60,00 e nível superior R$ 85,00 (MN).

Pode dá muído: Cartaxo diz que o PT não abre mão do vice de Maranhão

O vice-governador Luciano Cartaxo (PT) afirmou neste sábado (20), que o seu partido já está definido em relação ao cargo que pretende disputar nas eleições de outubro. "O PT já disse o que quer e já tem uma posição definida, que é a manutenção da vice na chapa do PMDB".

E o escolhido é ele mesmo. Entretanto, Luciano Cartaxo afirma que o partido não está impondo nomes para fazer parte da chapa do peemedebista José Maranhão. “Nós não estamos impondo nomes a ninguém. Cada partido indica os nomes que acreditam que possa fazer parte dessa chapa”, disse.

Cartaxo disse ainda que o Partido dos Trabalhadores não tem nem a pretensão de disputar a vice, mas manter a composição que vem dando certo. “Nós acreditamos muito nesse potencial porque está coerente com o plano nacional", explicou.

Segundo ele, a chapa vai conseguir êxito nas eleições principalmente com a participação do presidente Lula no palanque de Maranhão.

Da Redação com Roberto Targino, do MAISPB

Rômulo Gouveia detona Abílio e PTB de Campina diz que não aceita rompimento com Ricardo

Como política não é uma ciência exata, o PTB de Armando Abílio começa a enfrentar os focos de resistência à nova posição que a legenda pretende tomar após afastamento do projeto do prefeito Ricardo Coutinho (PSB).

O presidente do PTB de Campina Grande, empresário Arthur “Bolinha”, como é conhecido, declarou que não aceita uma posição diversa do partido. Segundo ele, Armando Abílio deve manter-se firme na posição tomada há quase dois anos a fim de preservar a coerência da legenda.

“Não podemos ficar pulando de galho em galho”, resumiu Bolinha em contato com o blog.

Horas antes, em emissoras de rádio, o deputado federal Rômulo Gouveia, do PSDB, havia antecipado: a posição de Armando Abílio não encontra unanimidade dentro do PTB.

Ele lembrou a posição do prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, e fez duras críticas a Abílio e a Carlos Dunga Segundo ele, os dois petebistas estavam dando vazão a um projeto pessoal e que estavam sendo incoerentes com a posição da legenda.

A reunião da Executiva do PTB para debater o assunto deve pegar fogo.

Luís Tôrres

Será neste domingo reunião de Cássio, Ricardo e Efraim para avaliar cenário da oposição

Avaliar o atual quadro político vivido pela oposição. É com esse objetivo que o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), o senador Efraim Morais (DEM) e o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) marcaram para este domingo (21) uma conversa.

Os últimos acontecimentos, deflagrados com o processo de distanciamento do PTB do grupo, motivaram o encontro.

Há ainda, por parte do grupo ricardista, preocupação quando à resolução do impasse dentro do PSDB, que tem deixado Cássio impedido de levar oficialmente a legenda para o apoio ao prefeito Ricardo Coutinho.

È a oposição acordando para definir rumos.

Luís Tôrres

Prefeitos afirmam que demissões de temporários vão paralisar municípios

As demissões de servidores pro tempore e prestadores de serviços, no prazo de três meses, como quer o Ministério Público Estadual (MPE), parariam o serviço público e inviabilizariam as administrações na grande maioria dos 223 municípios da Paraíba.

É o que pensa o presidente da Federação das Entidades Sindicais de Servidores Públicos Municipais da Paraíba, Francisco de Assis Pereira, com base em levantamento feito pela entidade junto às prefeituras.

Segundo Francisco de Assis Pereira, as prefeituras mantêm em seus quadros pelo menos 20 mil servidores contratados por excepcional interesse público, a exemplo de professores, médicos, garis, vigias, motoristas, merendeiras, entre outros.

Ele criticou a recomendação do Ministsério Público em relação às demissões de servidores. De acordo com o presidente da federação, o Ministério Público fez apenas uma recomendação e “não tem poderes para mandar demitir e muito menos de colocar prefeito na cadeia”.

De acordo com ele, antes de mandar demitir prestadores de serviços e servidores pro tempore dos municípios, o Ministério Público teria que mandar demitir também no âmbito do Governo Federal, Governo do Estado, Poder Judiciário, Tribunal de Contas e do próprio Ministério Público.

Alguns prefeitos concordam com o pensamento de Francisco de Assis Pereira e falam na realização de concursos publicos para resolver o problema.

Por Adelson Barbosa dos Santos, do CORREIO

Termina hoje o horário de verão


Moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal devem atrasar seus relógios em uma hora, a partir da meia-noite deste sábado (20). O horário de verão, em vigor desde 18 de outubro de 2009, termina hoje.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a medida teve o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica entre 18h e 20h no verão e na primavera, com um melhor aproveitamento da luz natural.

A estimativa é de que esta edição do horário de verão tenha levado a uma economia total da energia de 0,5%, o que corresponde a cerca de 490 GWh no Sudeste e Centro-oeste e 136 GWh no Sul. Já a previsão de redução da demanda para esta edição deve ficar em 4,4% nas regiões Sudeste e Centro-oeste, ou seja, 1.780 MW. No Sul, a previsão deve ficar em 4,5% de redução na demanda, o que representa 490 MW.

O balanço oficial dos valores da redução da demanda no horário de pico e do consumo de energia será realizado nas primeiras semanas após o término do horário de verão.

Histórico

Nos últimos dez anos, segundo o Ministério de Minas e Energia, a adoção do horário de verão possibilitou uma redução média de 4,7% na demanda de energia no horário de maior consumo, chamado horário de "pico", que ocorre entre 18h e 21h. Essa redução significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de pico da carga, cerca de 2.000 MW a cada ano.

O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Nesse período, os dias têm maior período com luz solar e essa luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

De acordo com um decreto de 2008, em todos os anos a mudança no horário ocorrerá no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão é transferido para o domingo seguinte. Nos anos anteriores, o governo estipulava anualmente o período de vigor do horário de verão.

G1

Seminário confirma previsão de meteorologista patoense. Sertão terá pouca chuva esse ano

A evolução do El Ninõ deve ser sentida na Paraíba. A previsão dos especialistas indica que as chuvas serão irregulares em todo o território paraibano e que durante o período chuvoso da região sertaneja (entre março e maio) os valores ficarão abaixo da média histórica, chegando a 30% menos que o normal.

Esse foi um dos principais pontos de discussão na 3ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o Semiárido Nordestino, que foi realizado na última quinta-feira (18) e ontem (19), em Natal (RN).

Segundo o meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Alexandre Magno, uma das representações da Paraíba no evento, o fenômeno também deverá ser sentido no Estado. Na região Agreste, onde fica localizada Campina Grande, o meteorologista explicou que as chuvas estarão dentro da normalidade, variando entre 50mm a 100mm, por mês, entre abril e julho (período chuvoso).

Já na região sertaneja, segundo informou, que possui período chuvoso entre março e maio, as chuvas deverão ficar abaixo da média normal, que é de 200mm, durante estes meses. "De acordo com a previsão deve-se chover cerca de 30% a menos do que o normal, nesta região da Paraíba", frisou. O fenônemo El Ninõ deverá interferir em todos os estados do Nordeste este ano, ocasionando chuvas irregulares. "Dessa forma pode-se chover muito em uma determinada localidade e muito pouco em outra, por isso a irregularidade. As chuvas acontecerão em pontos isolados", explicou.

De acordo com a Aesa, devido ao inverno rigoroso registrado no Estado da Paraíba no ano passado, a agência constatou que os açudes paraibanos encerraram 2009 com 80,6% da sua capacidade de volume de água. De acordo com a diretora presidente da Aesa, Cybelle Frazão, apesar das chuvas de janeiro e fevereiro de 2010, a expectativa de água disponível no Estado é de 74%. "Como ainda não há estimativas seguras para os próximos anos, é importante que a população racionalize a água e evite o desperdício", informou.

Barragens De acordocom a agência, quase todas as barragens atingiram sua capacidade média de armazenamento, mas a expectativa para o ano de 2010 é que apenas 27% delas alcancem sua capacidade máxima, apresentando três cenários de armazenamento de água.

No período mais chuvoso, a previsão é que o volume de água armazenado em todo o Estado chegue a 84,3%, enquanto que no período mais seco o armazenamento totalize 73,8% da capacidade. Já em um período intermediário, o volume de água armazenado pode chegar a 79,3% do total. De acordo com a agência, as previsões climáticas para este ano tem um cenário diferente dos anos anteriores, quando ocorreram enchentes nas regiões do Cariri, Sertão e Seridó.

Correio Brasiliense

Reviravolta: Cenário político ganha nova chapa encabeçada por Cássio, Cícero e Wellington

Um dirigente partidário que prefere não ser identificado no momento, revelou na tarde deste sábado (20) que o PSDB fechou nova chapa na noite de ontem, composta por Cícero, Wellington Roberto (PR) e Cássio Cunha Lima, levando Efraim a pedir reunião de emergência com Ricardo Coutinho.

Segundo a fonte, a nova chapa encabeçada pelo PSDB foi fechada na noite desta sexta-feira (19) em reunião entre Cícero e Wellington Roberto, deixando Efraim Morais de fora da articulação. A chapa já teria aval de Cássio, que abandonaria apoio ao pré-candidato Ricardo Coutinho.

Angustiado com a nova articulação, Efraim teria passado a manhã deste sábado tentando marcar reunião com Cássio e Ricardo para discutir a questão.

Também na manhã deste sábado, Wellington Roberto se reuniu com o governador Maranhão na Granja Santana, com acaloradas discussões sobre as composições. Wellington confirmou as articulações e disse que vai encomendar pesquisa nos próximos dias para decidir qual caminho seguir.

PB Agora

Especulações sobre 'desembarque' de Cássio do projeto de RC faria Cícero ressurgir das 'cinzas'

O que mais se comenta nos bastidores, em João Pessoa, são as especulações de que o récuo do suplente de senador Carlos Dunga (PTB), na briga pela vice do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), estaria no script de um possível "desembarque" do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) do projeto de fazer o "Mago" o novo governador.

Entendimento do deputado estadual Romero Rodrigues, primo de Cássio, de que o PSDB só aceita participar do jogo com formação de um chapão, dá ênfase as tais especulações. Neste caso, Romero não deseja ver o grupo cometendo o mesmo erro de 2006, quando Inaldo Leitão e Enivaldo Ribeiro não conseguiram se eleger porque a tese fora preterida naquela oportunidade.

O senador Efraim Morais foi quem mais solicitou a formação de um chapão em 2006, mas alguns deputados se recusaram por entender eles que seus votos favoreceria Efraim Filho, eleito com potencial próprio. Pelo contrário, Efraim Filho, com um chapão, puxaria mais um deputado.
Se isso acontecer (desembarque de Cássio do coletivo dos girassóis), sabem quem ressurgiria das 'cinzas'? O senador Cícero Lucena, que já disse estar de braços abetos para receber de volta os 'rebeldes'. Inclusive, com todos os partidos que levaram Cássio ao poder em 2002 e 2006.
Porém, Cássio, na verdade, ao contrário das especulações, já agendou uma reunião entre Ricardo Coutinho, Armando Abílio e Carlos Dunga, para a próxima segunda-feira (22), com o objetivo de manter o PTB na base ricardista. Missão que não será fácil.
Ricardo Pereira

Construções de Dois Segmentos nas Rodovias BR-405 e BR-426 em Ritmo Acelerado




Continuam em ritmo acelerado as construções de dois segmentos das rodovias BR-405 e BR-426, localizados no Alto Sertão e no Vale do Piancó, respectivamente. As populações dessas duas Regiões esperaram cerca de 40 anos para vê-los pavimentadas.

BR-405-PB

Conhecida como “Rodovia do Sal”, por onde transita grande parte do sal produzido nos municípios potiguares de Mossoró, Areia Branca e Macau, a BR-405 se inicia na divisa com o estado do Rio Grande do Norte e se prolonga até o entroncamento com a BR-230, representando um segmento de grande importância econômica para a Região Nordeste do país.

Entretanto, um segmento de 18 quilômetros da rodovia, entre os Km 36,5 e 54,5, ligando os municípios de São João do Rio do Peixe e Marizópolis permaneceu por várias décadas sob revestimento primário (estrada de barro), obrigando os caminhoneiros e outros usuários a se deslocarem até Cajazeiras, aumentando o percurso em mais de 30 quilômetros para atingir outros pontos do país através da BR-230, acarretando assim mais despesas e, consequentemente, mais tempo de viagem.

As obras, cujo valor do contrato atinge R$ 11 mi, estão sendo executadas pela ESSE – Engenharia, Sinalização e Serviços Especiais Ltda., já se encontram com 80% de terraplenagem concluídas, 10,6 km de sub-base prontos e todas suas obras de artes correntes (OAC) executadas, esperando-se que até dezembro do corrente ano esteja concluída.

BR-426-PB

Outro segmento de 29,9 quilômetros de extensão, entre o entroncamento da BR-361 em Piancó até o entroncamento com a PB-356 em Nova Olinda, esperou mais de 50 anos para sair da condição de estrada de barro para o estado de rodovia asfaltada.

Localizado na Micro Região do Piancó, sertão paraibano, a pavimentação desse segmento, entre os Km 65,6 ao Km 95,5, vai trazer grande benefícios para diversos municípios circunvizinhos, facilitando o escoamento dos produtos agropecuários da Região, melhorando ainda a ligação entre o nosso estado e o estado de Pernambuco, através do município paraibano de Princesa Isabel.

As obras, num ritmo frenético, estão sendo executadas pelo RODOCON – Construções Rodoviárias Ltda. e se encontram com grande parte de terraplenagem concluída, onde o governo federal, através do DNIT, está investindo recursos da ordem de R$ 13 milhões.

Ainda com respeito a essa rodovia, a superintendência do DNIT no estado da Paraíba encaminhou pleito ao deputado federal Wilson Santiago visando federalizar os trechos das rodovias estaduais PB-356 e PB-306, coincidentes com a BR-426, completando assim seu traçado a partir do entroncamento com a BR-230, no município de São Bentinho, passando por Coremas até se interligar com a BR-361, em Piancó, e entre o município de Nova Olinda e a divisa com o estado do Pernambuco, numa extensão total de 63,1 quilômetros.
Assessoria

FLAGRANTE: Polícia Paulista apreende canários dentro de ônibus. Aves seriam comercializadas na cidade de Piancó.

A Polícia Rodoviária Estadual de Araçatuba apreendeu 55 canários-da-terra sendo transportados ilegalmente por um homem que vinha de Selvíria (MS). O flagrante aconteceu na noite de ontem (17) na rodovia Marechal Rondon (SP-300), em Penápolis, durante a Operação de Combate ao Narcotráfico.

O homem, de 46 anos, cujo nome não foi divulgado, viajava em um ônibus que fazia a linha Campo Grande (MS) a Taguatinga (DF). As aves seriam comercializadas em Piancó (PB).

Segundo boletim de ocorrência, os policiais encontraram a gaiola com os pássaros escondida em uma bolsa de mão durante revista aos pertences dos passageiros. O ônibus permaneceu parado na estrada por quase 40 minutos até que o homem assumisse a propriedade.

Em depoimento à polícia, ele confessou que havia comprado os canários-da-terra no Mato Grosso do Sul e os revenderia na Paraíba. Algumas aves estavam aparentemente machucadas e não sobreviveriam até o fim da viagem.


Embora a gaiola tivesse bebedouros, a falta de alimentação adequada e ventilação geraria a morte de alguns canários. A Polícia Científica de Araçatuba foi chamada para atestar o estado de saúde dos pássaros. Eles foram soltos numa mata no bairro Córrego Grande, em Penápolis, na madrugada de hoje (18).

A Polícia Ambiental de Birigui lavrou auto de infração e aplicou multa no valor de quase R$ 34 mil, o que representa em torno de R$ 617 por ave. Por ser um pássaro nativo do Brasil, é necessária uma licença do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para a criação em cativeiro.

Catingueiraonline com informações da folhadaregiao
Fechar [x]