domingo, 31 de janeiro de 2010

SE A MODA PEGAR: Cidade alagoana passa cadeado nas ruas


Solução encontrada para diminuir a violência foi fechar vias que levam ao centro

Uma cidadezinha alagoana arranjou uma maneira muito simples para acabar com a crescente criminalidade que assusta seus moradores. Nada de equipamentos modernos de segurança ou de aumento do efetivo policial. O jeito arranjado foi o de passar cadeado nas ruas.

Agora, quase todas as ruas que levam ao centro de Boca da Mata estão fechadas com corrente e cadeado durante o horário comercial. Os moradores têm apenas uma maneira de chegar ao centro de carro.

Desta forma, ficou mais fácil garantir a segurança, já que apenas dez policiais militares tomam conta dos cerca de 25 mil moradores.

Boca da Mata, distante 72 km da capital Maceió, é uma cidade do leste alagoano. Em seus 51 anos de história, nunca enfrentou uma onda de violência tão grande quanto a vista nos dias de hoje.

A única agência bancária da cidade já foi assaltada oito vezes e ameaçou abandonar Boca da Mata se o governo não tomasse uma providência.

A solução dos cadeados pode não ser a melhor, mas, até agora, desde que foi implantada, nenhum assalto ocorreu no centro da cidade.

R7

Eleições 2010 testam fidelidade partidária de prefeitos da Paraíba

Os prefeitos paraibanos vão se submeter ao teste da fidelidade partidária nas eleições deste ano. Cabos eleitorais importantes, eles têm influência significativa junto aos eleitores locais, logo são disputados por candidatos a governador, ao Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

Diante disso, os partidos políticos não querem abrir mão de seus principais cabos eleitorais e vão cobrar fidelidade aos gestores para que trabalhem e votem nos candidatos da própria legenda, principalmente a cargos majoritários, sob pena de represálias e até a expulsão das siglas.

Não obstante, ignorando o princípio da fidelidade, anunciaram o apoio ao projeto de reeleição do governador José Maranhão (PMDB) prefeitos de partidos de oposição, como PSB, de Ricardo Coutinho, pré-candidato a governador; PSDB, do ex-governador Cássio Cunha Lima e do senador Cícero Lucena; o DEM, do senador Efraim Morais; e o PTB, do deputado Armando Abílio e do suplente de senador Carlos Dunga.

Maranhão fala em cerca de 40 adesões e espera aumentar este contingente. Somados aos aliados, o peemedebista espera chegar ao pleito de outubro com pelo menos 150 gestores municipais no seu palanque.

Um deles é o prefeito de Taperoá, Deoclécio Moura (PSB). Ele revelou que não existe a menor possibilidade de subir num palanque eleitoral, no qual estejam Ricardo Coutinho, presidente do seu partido, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o senador Efraim Morais (DEM).
“Eu cheguei no PSB primeiro do que Ricardo, ainda no tempo do governador Miguel Arraes (já falecido). Hoje quem manda no partido é a cúpula, nenhum prefeito é chamado para opinar”, declarou Deoclécio, que tem acompanhado José Maranhão nas visitas pelo Cariri. Outro prefeito socialista que está apoiando Maranhão é Ricardo Aires (Cabaceiras).

Outra adesão que chamou a atenção foi a do prefeito de Areia, Elson Cunha Lima Filho (PSDB). No final do ano passado, ele se reuniu com Maranhão e anunciou a parceria político-administrativa. Elson revelou que o governo está aberto ao diálogo e disse ter estado em várias secretarias, onde foi prontamente atendido. “Diante do atendimento dos nossos pleitos a minha posição política e do vice-prefeito Ademar Paulino (que é do PMDB) será de apoio ao governador José Maranhão, na sua reeleição”, deixou claro o prefeito de Areia. Também aderiram ao esquema do governador os prefeitos das cidades Uiraúna, Glória Geane de Oliveira Fernandes (PSDB), e Nazarezinho, Francisco de Assis Braga Júnior (PTB). O prefeito de Queimadas, José Carlos Rêgo (PTB), e o de Pedra Lavrada, Tota Vasconcelos (DEM), também se alinharam ao Palácio da Redenção.

Por sua vez, o prefeito de Sapé, João da Utilar (DEM), afirmou que, ao contrário do que definiu o seu partido, apoiará a candidatura do senador Cícero Lucena (PSDB) para o Governo do Estado.

Por: Josusmar Barbosa / JP

Pais e filhos: unidos e desunidos nas urnas

A eleição deste ano sinaliza para a manutenção da tradição de dobradinha entre pais e filhos na disputa por votos. Em busca de mais espaços na política caciques lançam mão dos filhos e da máxima de que “política vem de berço” em busca de mais espaços no cenário político do Estado.

Mas o resultado nem sempre agrada ao povo, já que geralmente os sucessores dos pais tentam passar uma imagem de renovação que muitas vezes não são verificadas com a manutenção de velhas práticas políticas.

O cenário das eleições deste ano deve contar com pelo menos oito dobradinhas entre pais e filhos. Além deles existem casos em que os herdeiros não rezam na cartilha dos pais e disputam o mesmo cargo, como o ex-deputado estadual Walter Brito (PPS), candidato a deputado federal, que terá como principal adversário o seu filho Walter Brito Neto (PRB), que também tenta retornar à Câmara Federal.

DIVERGENTES

Pai e filhos também estarão em palanques distintos na disputa pelo governo enquanto Walter Brito estará ao lado de Ricardo Coutinho (PSB) o seu filho estará no de José Maranhão (PMDB). Assim como os Brito, o ex-deputado Vital do Rego e o filho o prefeito Veneziano, já estiveram em lados opostos disputando o cargo de deputado federal, na época nenhum dos dois foi eleito apesar de Veneziano conseguir um desempenho melhor.
Segundo levantamento feito pela reportagem do Jornal da Paraíba a lista das dobradinhas familiares é extensa.

LISTÃO

O deputado federal Wellington Roberto (PR), pré-candidato ao Senado, lançará o filho Caio Roberto como candidato a deputado estadual; o senador Efraim Morais (DEM) candidato à reeleição, também verá o seu filho o deputado federal Efraim Filho, candidato à reeleição; o deputado federal Marcondes Gadelha (PSC), postulante a uma vaga na chapa majoritária do PMDB, terá o deputado estadual Leonardo Gadelha lutando para ocupar a vaga do pai na Câmara Federal; o suplente de senador Carlos Dunga (PTB), cotado para concorrer a vice-governadoria na chapa liderada por Ricardo Coutinho, e o filho, deputado estadual Dunga Júnior, candidato à reeleição.

Na região de Guarabira ainda existe um quadro de indefinição da estratégia eleitoral das famílias Paulino e Toscano que se revezam no comando da prefeitura.

O deputado estadual Zenóbio Toscano (PSDB) ainda avalia se disputará a reeleição ou se lançará a candidatura da sua esposa e ex-prefeita de Guarabira, Léa Toscano (PSB). O patriarca e ex-governador, Roberto Paulino (PMDB), sonha entrar na disputa pelo Senado e o seu filho Raniery Paulino, deverá tentar a reeleição para a Assembleia Legislativa.

Caso não seja indicado para o Senado Federal, Roberto Paulino tem um Plano B: deverá tentar o retorno à Câmara Federal. A esposa de Paulino, Fátima, ex-primeira dama do Estado, está no segundo mandado como prefeita em Guarabira.

Por: Clóvis Gaião / JP

sábado, 30 de janeiro de 2010

NO GLOBO: Campos pede a Lula que PT apóie Ricardo Coutinho na Paraíba

O governador Eduardo Campos (PE), presidente nacional do PSB, pediu pessoalmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o PT garanta apoio à candidatura do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) ao governo da Paraíba em 2010.

O pedido é destaque da coluna Panorama Político, do Jornal O Globo, edição deste sábado (2).

Na nota, intitulada “Na Paraíba, PSB quer tirar PT do PMDB”, o jornalista Elimar Franco noticia encontro de Campos com Lula e o apelo feito em favor de Ricardo, no sentido de ampliar o número de governadores do PSB no Nordeste.

O blog tem discutido esse assunto há dias. Campos quer compensações para o partido nos estados em caso de renúncia de Ciro Gomes (PSB) à disputa presidencial.


Veja nota na íntegra publicada no Globo de hoje.

Panorama político – coluna – pagina dois globo

Na Paraíba, PSB quer tirar PT do PMDB


O encontro do presidente Lula e o governador Eduardo Campos, (PE), com dirigentes do PT e do PSB, os socialistas fizeram apelos para que o PT apóie a candidatura do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, ao governo da Paraíba. Campos argumentou com o presidente que se trata da melhor possibilidade para o PSB ampliar o numero de governadores. Hoje são três (PE, CE e RN).

O PT é aliado do governador José Maranhão(PMDB), e o PSB está junto com o PSDB.

(Luís Tôrre)

Em reunião de hoje: Welington Roberto reafirma compromisso com Cícero e reúne mais de 50 prefeitos

O deputado federal Wellington Roberto (PR) chegou agora na confraternização com amigos que está realizando em Areia Dourada na cidade de Cabedelo. Durante entrevista coletiva ele voltou a reafirmar o compromisso com o senador Cícero Lucena do PSDB.


Mais de 50 prefeitos já se encontram na confraternização realizada pelo presidente do PR e expectativa é reunir 68 prefeitos até as 15 horas, conforme prometido pelo líder do PR.

Já o senador Cícero Lucena do PSDB descartou a possibilidade de desistência como pré candidato do PSDB ao governo do estado e disparou: “Podem espalhar e plantar inverdades, mas não passa pela minha cabeça sequer a possibilidade de desistir. Nesta tarde de festa, o deputado Wellington demonstrou a força que tem ao reunir aqui mais de 50 prefeitos e 100 vereadores”, finalizou Cícero.

clickpb

Acidente entre Piancó e Itaporanga.

Por volta das 19h30min, do dia 28 de Janeiro de 2010; o COPOM do 2º Pel/3ªCia/3º BPM (Piancó - PB), foi acionado, dando conta de que havia ocorrido um acidente, na BR 361, entre duas motocicletas, em local entre as entradas de Coremas - PB e Igaracy - PB, próximo ao sitio Ferrão, municipio de Piancó.

Chegando ao local, os policiais fizeram o isolamento, tendo o cuidado de manter a segurança na BR, pois uma das vitimas, estava na pista de rolagem, aguardando a presença da PRF bem como dos Peritos da Médico Legal.

As vitimas fatais foram: Natalicio Izidro Leite (Igaracy); Alessandro Ferreira de Souza (Piancó);

Vitima lesionada: Auceni Rodrigues Vieira, que após ser socorrido pelo SAMU, e conduzido ao Hospital local, foi removido a cidade de Patos - PB.

Atenção, as cenas abaixo são fortíssimas, se preferir não click nas imagens.


Vítima de Piancó

Vítima de Igaracy

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Faculdades Integradas de Patos: Início das aulas do curso de Direto tem nova data

COMUNICADO


O Diretor Geral das Faculdades Integradas de Patos comunica aos alunos do Curso de Direito – calouros e veteranos – que o inicio das aulas do período letivo 2010-1 previsto, inicialmente, para o dia 01 de fevereiro de 2010 foi adiado para o próximo dia 08 de fevereiro (segunda-feira).

Comunica ainda, que o motivo para o adiamento está associado aos preparativos do curso para o recebimento da comissão de avaliação “in loco” do INEP/MEC para o reconhecimento do referido Curso.

O início das aulas dos demais cursos permanece o mesmo, ou seja, 01 de fevereiro (segunda-feira).

Patos-PB, 27 de fevereiro de 2010

João Leuson Palmeira Gomes Alves
Diretor Geral das Faculdades Integradas de Patos

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PMs do Pelotão de Coremas cumprem mandado judicial e tiram de circulação homicida do interior paulista

Na manhã desta quinta-feira, 28.01, uma guarnição do 1º Pelotão de Polícia Militar, sediado em Coremas, sob o comando do Subtenente Edigley, prendeu no centro daquela urbe, o homicida: NELCIVAN GOMES DOS SANTOS, 31 anos, pescador, natural de Coremas; residente à Rua Marciano Zacarias, Nº 171, Porto Said, Botucatú, São Paulo, conhecido vulgarmente pela alcunha de “Cachorrão”.

A prisão se deu por força de mandado de prisão expedido pela Justiça da Comarca de Botucatú, Estado de São Paulo.

O acusado foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil local e apresentado à Autoridade Policial judiciária, para outras providências cabíveis.

5CIA

Polícia Militar procura acusado de crime em Aguiar

Durante a madrugada de ontem (27), por volta das 00h30, a Polícia Militar iniciou diligências para localizar e prender acusados de tentativa de Homicídio na cidade de Aguiar.

Segundo a vítima José Alves Neto, no momento em retornava para sua residência no sítio Riacho Verde foi surpreendido por uma emboscada realizada por pessoas desconhecidas que o atingiram com um tiro de espingarda calibre 12, ferindo-o na região inferior do corpo.

A vítima foi socorrido para o hospital regional de Patos.Os acusados continuam sendo procurados pelos Policiais Militares daquela localidade.

3BPM

Wellington mantém crença na candidatura de Cícero, mas articula Plano B

O deputado federal Wellington Roberto (PR) manifestou hoje à tarde sua confiança na manutenção da candidatura de Cícero Lucena (PSDB) ao Governo do Estado. Em entrevista à Rede Paraíba Sat, ele disse acreditar na força de Cícero para disputar o pleito e elogiou a atuação do senador, além de sua "lealdade". Apesar disso, ele disse que não pode decidir pelo PSDB e, caso a candidatura de Cícero seja retirada, garantiu que o PR vai comandar a construção de uma terceira via para o Governo.

"Posso decidir pelo PR. Em relação à decisão de outros partidos, não posso opinar. Tenho um compromisso com Cícero, mas se o processo não acontecer da maneira como estamos pensando, vamos fazer uma coligação com partidos pequenos, com quem já estamos conversando para compor uma chapa majoritária completa. Pode ter certeza que uma terceira via vai acontecer", disse.

A candidatura prevista por Wellington Roberto, em cuja chapa disputaria o Senado, teria em seu arco de alianças a inserção de aproximadamente 10 legendas.
palamentopb

CÍCERO LUCENA DIZ QUE AMIZADE COM CÁSSIO ESTÁ ACIMA DE TUDO

Enquanto muitos querem ver uma briga de foice entre o senador Cícero Lucena e o ex-governador Cássio Cunha Lima, os dois vão com diplomacia e respeito, administrando os problemas internos do PSDB, que devem ser resolvidos nos próximos dias, durante encontro com o governador José Serra e o presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra.

O encontro com os caciques tucanos foi novamente confirmado pelo senador Cícero Lucena após encontro com Cássio na manhã desta quinta-feira (28). Cícero disse ainda que a amizade com Cássio prevalece e qualquer que seja a decisão do partido. "A nossa amizade não vai ser jogada ao vento. Temos nossas divergências, mas nos respeitamos", afirmou o senador.

Bandidos assaltam agência do BB em Tavares e trocam tiros com a polícia

A agência do Banco do Brasil da cidade de Tavares, sertão paraibano, acaba de ser assaltada.
De acordo com as primeiras informações, policiais da Companhia de Princesa Isabel e do destacamento local, estão trocando tiros com os assaltantes no meio da rua.

A população está em polvorosa. A cidade ficou sem comunicação telefônica.

Agora há pouco, os bandidos conseguiram furar o cerco policial e fugiram em direção da cidade de Nova Olinda, vizinha de Tavares.

Não há ainda informações de vítimas ou de quanto rendeu o produto do roubo.

A PM continua em perseguição.

Prefeitos organizam protesto em Brasília e ameaçam fechar as portas

Prefeitos de todo país estão se organizando para realizar um protesto, no início do mês de março, em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, para reivindicar a regularização do repasse dos recursos referentes ao Fundo de Participação dos Municípios. De acordo com o presidente da UBAM (União Brasileira de Municípios) Leonardo Santana, só neste ano de 2010, os Municípios já perderam 19,4% no repasse do dia 10 e mais 21,32% no repasse do dia 20, em relação ao mesmo período de 2009, causando um verdadeiro caos nas contas dos 5.564 Municípios do país.

Santana destaca a discrepância entre o aumento das responsabilidades, tais como o pagamento do piso da educação e a implantação do novo salário mínimo, a gestão plena da saúde e educação para a população, com a redução, em pelo menos 48% dos repasses do governo federal, só em 2008 e 2009.

Lei de Responsabilidade Fiscal

Leonardo garantiu que nenhuma tutela jurisdicional poderá penalizar os Prefeitos por não conseguirem cumprir à risca a Lei de Responsabilidade Fiscal, senão eles terão que demitir os médicos, professores, e a maioria dos concursados. Segundo ele, a Lei Complementar nº. 101, de 04 de maio de 2000, intitulada Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, foi elaborada e promulgada, às pressas, por conta de atos isolados de improbidade.

“A Lei de Responsabilidade Fiscal, além de excessivamente técnica e de grande complexidade para ser aplicada no âmbito dos Estados e Municípios, contém muitas falhas e impropriedades por não prever a diminuição dos recursos oriundos das transferências constitucionais, as quais se dão de forma aleatória ao verdadeiro processo federalista, onde a União se mostra exageradamente centralizadora dos tributos e promove renúncias fiscais que só prejudicam os outros entes federados. Ele garantiu que existem na LRF vários dispositivos inconstitucionais.

“A criminalização dos Prefeitos e Prefeitas neste país chega a ser um ato de desigualdade na aplicação das regras da lei, tendo em vista que não há controle externo nenhum aos atos do governo da União, o qual estabelece o que quiser com os tributos arrecadados, enquanto os gestores públicos municipais são penalizados, marginalizados e criticados por faltas que não cometem, pois a responsabilidade pela quebradeira das prefeituras e o desmantelamento da máquina é exclusivamente do governo federal que não dá ouvidos à voz rouca dos Municípios e nem respeita o pacto federativo”. Finalizou.

Gilcivane Carvalho – Da Agência UBAM

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Promotores vão discutir plano de ações emergenciais para o Sertão

Os promotores de Justiça que atuam no Sertão da Paraíba vão participar, nesta quarta-feira (27), de uma reunião com o procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, com o subprocurador geral, Nelson Lemos, o secretário-geral, Bertrand Asfora, o diretor administrativo, Ricardo Acioli, e os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de João Pessoa e Campina Grande, Ádrio Leite e Luís Nicomedes, respectivamente.

O encontro faz parte do Plano de Ações Emergenciais, elaborado com o objetivo de prestar maior assistência às promotorias do Sertão. A reunião está prevista para às 16h e será realizada na sede da Promotoria de Justiça da Patos (município localizado a 299,2 quilômetros de João Pessoa).

O secretário Bertrand Asfora explicou que o encontro tem como objetivo ouvir dos colegas as dificuldades enfrentadas e saber deles o que esperam da PGJ. “Vamos conversar sobre as necessidades das promotorias do Sertão. Os promotores de João Pessoa e Campina Grande que participarem do plano emergencial só serão designados após conhecermos as principais dificuldades. Convidamos todos os promotores do Sertão para participarem do encontro”, destacou.

Ações Emergenciais

Quatro medidas emergenciais vão garantir maior assistência às promotorias de Justiça do Sertão da Paraíba, região onde estão localizadas mais da metade das promotorias vagas em todo o Estado. Segundo informou o procurador geral, Oswaldo Filho, as áreas mais críticas são de Cajazeiras, Sousa, Patos, Conceição e Itaporanga.

Para resolver a carência de profissionais e superar as dificuldades geradas pelas distâncias em relação aos grandes centros, o MP vai estimular, através de apoio financeiro extra, promotores de Justiça da Capital e de Campina Grande para que eles assumam, emergencialmente, os trabalhos judiciais em dez promotorias da região sertaneja.

Também serão enviados, a partir de março, 30 estagiários para dar suporte ao trabalho dos promotores. Além disso, mais dez servidores aprovados no último concurso público deverão ser convocados para atuar na região. As promotorias também vão contar com o apoio dos coordenadores dos Caops para as atividades extrajudiciais.
Fonte: MP/PB

Walter Brito Neto quer Voltar à Câmara Federal


O ex-deputado federal Walter Brito Neto (PRB) deu a largada há algum tempo aos preparativos da campanha pelo seu retorno à Câmara dos Deputados e, como mineirinho, tem conseguido avanço significativo. Na última quinta-feira (14), ele reuniu amigos, empresários e lideranças num almoço no Bessa Brasil quando mostrou alguns de seus planos, além de pedir o apoio de todos para a construção de "um novo tempo".

Pré-candidato a deputado federal, nas eleições de outubro, Walter Neto (foto) mostrou que está preparado para assumir essa tarefa novamente e apesar de sua juventude mostra-se mais maduro que da última vez que foi candidato, afirmando que ainda tem a mesma disposição para trabalhar pelo nosso estado no que for preciso.

O almoço contou com a presença de empresários do ramo de eventos, entre eles o empresário Rodrigo “Senador” do grupo Paraíba Jovem e o Wilson Neto da 3b produções. Ambos afirmaram seu apoio a Walter Neto e se mostraram interessados pelas suas propostas, dizendo que era de idéias como as dele que a Paraíba precisava. Em contra-partida solicitaram a Walter Neto empenho para uma Paraíba com uma maior diversidade cultural, com mais opções de lazer e entretenimento. João Almeida da saúde, que já foi candidato a vereador da capital e que hoje é uma forte liderança em João Pessoa, também demonstrou apoio à Brito Neto.

O candidato ficou agradecido pela presença de João Almeida no almoço e disse que para ele era "uma honra o ter como aliado nessa árdua jornada". Amigos esses que foram convidados pessoalmente pelo ex-deputado, tendo a maioria deles comparecido não só re-afirmando o apoio como demonstrando carinho pela pessoa que é Walter Brito Neto.

O responsável por esse almoço foi Alcimar Martins, que é coordenador de articulação política da campanha e teve essa idéia para unir diversas forças em pró do nome de Walter Neto.
Em Piancó o pré-candidato poderá ter um grupo forte de jovens para lhe depositar uma confiança, difícil de se conseguir em outros nomes já experimentados.

Assessoria

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Em Curral Velho: Polícia frusta assalto a prefeitura e tiroteio deixou três bandidos mortos


Três homens morreram em um tiroteio com policiais militares poucos minutos após um assalto à sede da Prefeitura de Curral Velho, durante o pagamento dos salários dos servidores municipais, ocorrido na manhã desta terça-feira (26). De acordo com informações, cerca de sete homens tentaram assaltar o dinheiro do pagamento da folha da Prefeitura local mas foram surpreendidos por policiais da Tropa de Choque da Polícia Militar. Na troca de tiros, três bandidos foram mortos e um foi ferido.

A equipe da Tropa de Choque do 3º Batalhão, comandada pelo capitão Campos, estava no município no momento em que ocorreu a tentativa de assalto. A Polícia ainda não divulgou a identidade dos assaltantes mortos. A abordagem aconteceu por volta das 8h. A polícia foi chamada e rapidamente conseguiu interceptar o grupo, que reagiu e iniciou a troca de tiros.

Segundo a 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil, ainda não é possível precisar quantos homens conseguiram fugir, mas estima-se que três ou quatro pessoas tenham se escondido pelas matas que cercam a cidade de Curral Velho.

Como as rotas de fuga são de difícil acesso, policiais civis e militares ainda estão em diligências à procura dos assaltantes. Há informações de que um dos bandidos que foi baleado estaria perto de ser alcançado por conta da gravidade dos ferimentos. Parte do dinheiro roubado teria sido recuperado porque estaria com os homens que morreram no tiroteio.

Os corpos dos mortos ainda estão no necrotério do Hospital Distrital 'Dr. José Gomes da Silva', de Itaporanga. De acordo com o soldado Paraguaçu, a quadrilha chegou em dois carros um Clio tomado por assalto em João Pessoa, e uma caminhonete L 200. “Os carros foram abandonados e parte da quadrilha se embrenhou no mato. Em nova troca de tiros com a PM, provocou ferimentos em outro bandido que mesmo assim continuou a fuga".

Ainda, segundo o soldado, não houve nenhuma baixa na força policial que é composto por cerca de 20 homens do Batalhão de Choques de Patos e da PM-2. As marcas de tiros podem ser vista nas paredes da prefeitura, do lado externo e interno, além de muitos móveis terem sido revirados no setor onde acontecia o pagamento.

Um rastro de sangue ficou por toda a rua onde está localizada a sede da prefeitura, o que dá pra fazer uma idéia de como foi o tiroteio. Os policiais continuam em diligência para tentar prender os bandidos que conseguiram fugir. (fotos do blog, com pb1)

Assessoria de Cícero Lucena rebate Gilvan Freire: “Tudo que ele diz acontece de outro jeito”

A Assessoria Política do senador Cícero Lucena (PSDB) rebateu as declarações do ex-deputado Gilvan Freire (PMDB), coordenador da pré-campanha do governador José Maranhão, dando conta de que o tucano não seria candidato ao governo e iria apoiar a chapa do PMDB.

Segundo nota enviada ao blog, Cícero Lucena teria evitado polemizar sobre as declarações Gilvan. Pontuando apenas que o ex-deputado não é muito bom de previsões, uma vez que em 2006 disse que Cícero não venceria as eleições para o Senado da República.

“Tudo que o ex-deputado Gilvan Feire diz acontece o contrário. Esperamos que ele então nunca diga que seremos governador”, diz a nota.


Luís Tôrres

Ricardo Barbosa: “A mando de Maranhão, Manoel Júnior mente até por escrito”


Inspirado pelas declarações do corregedor do TRE, juiz Carlos Sarmento, o deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB), ex-líder do governo Cássio Cunha Lima na Assembléia Legislativa da Paraíba, criticou, hoje, o deputado federal Manuel Júnior (PMDB) a respeito “do seu contumaz comportamento de disseminar mentiras e plantar factóides na imprensa contra os seus adversários”.

Para o parlamentar, o alvo, agora, é o ex-Governador Cássio Cunha Lima.

Em contato com o Blog, Barbosa afirma que a conduta do deputado Manoel Junior é de todo reprovável, ele “mente com uma desfaçatez incomparável. Aliás, nesse quesito, Manoel Junior se esmera, cotidianamente, em buscar uma semelhança com o que há de pior no Governador Maranhão: ambos mentem tanto que mentem até por escrito”, alfinetou.

Ainda de acordo com o ex-líder, nada pode ser mais bisonho e ambíguo do que as posições políticas do deputado Manoel Junior: “não faz muito, ao contrário, é bem recente, toda a Paraíba lembra das declarações públicas de Manoel Junior sobre o Prefeito Ricardo Coutinho. O mago era prodigioso e o mais competente político da Paraíba, etc, etc... Num passado mais remoto, o próprio Cássio e seu pai, Ronaldo Cunha Lima foram seus gurus. Agora, embalado pelas tintas da caneta do Palácio da Redenção, Maranhão é o rei. O seu rei”.

As críticas do deputado Ricardo Barbosa, vão de encontro às afirmações do parlamentar federal dando conta de uma “convicta” inelegibilidade de Cássio com vistas à disputa, no próximo pleito, de uma cadeira ao Senado Federal, oportunidade em que ainda o ataca de político ficha suja. Segundo Barbosa a desinformação e a má fé do deputado são decorrentes de dois aspectos: “o medo de que a candidatura do ex-Governador Cássio e o seu conseqüente apoio a candidatura ao Governo do Prefeito Ricardo Coutinho possam representar a derrota de toda a chapa maranhista, além do injustificável desconhecimento da legislação. Ele é médico, mas como parlamentar teria obrigação de conhecer minimamente a legislação. A não ser, o que acredito, que tudo isso seja apenas para agradar ao ‘inquilino’ de plantão”, disparou.

Até o menos informado cidadão comum sabe, continua o deputado Ricardo Barbosa, “que a decisão do TRE, confirmada depois pelo TSE, que resultou no afastamento do ex-Governador, foi consubstanciada no ABUSO DO PODER POLÍTICO. Em instante algum Cássio foi acusado de improbidade administrativa ou de corrupção. Mas, sim, de ter feito uso ou de ter ampliado ïndevidamente” programas sociais de seu Governo. Fato ou prática que foi, igualmente, utilizado pelo Governo Lula, sem que a esse nenhuma sanção lhe tenha sido imposta. Ademais, a penalidade especificada ou prevista na Lei das Inelegibilidades, Lei Complementar 64/90 que, foi, inclusive, objeto de ratificação na própria súmula do TSE, é de que sanção imposta é de 3 (três) anos de inelegibilidade a contar da eleição. E isso é absolutamente, incontestável. Não precisa ser nenhum expert em direito, tampouco jurista renomado para saber disso”, finalizou.

Luís Tôrres

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Estado paga salário deste mês nos dias 28 e 29

O pagamento da folha de pessoal da administração estadual, referente ao mês de janeiro, será efetuado nos dias 28 e 29 próximos, de acordo com o anúncio feito pelo governador José Maranhão no começo do ano.

A informação foi trasmitida à imprensa na tarde desta segunda-feira (25) pelo secretário de Finanças do Estado, Marcus Ubiratan, lembrando que "a antecipação se deve ao fato de que os dois últimos dias de janeiro, 30 e 31, serem não úteis, ou seja, um sábado e um domingo".

"De acordo com a decisão do chefe do Poder Executivo, a partir de janeiro/2010, o pagamento da folha de cada mês será realizado nos dois últimos dias úteis de cada período. A alteração tem como objetivo desafogar a quantidade de servidores que comparecem aos guichets do banco a cada mês, distribuindo o pagamento em dois dias dentro do mês trabalhado", explicou.

"Assim, no primeiro dia do pagamento mensal (em janeiro, dia 28) será efetuado o crédito dos aposentados,pensionistas e consignação judicial, enquanto o pessoal da ativa receberá no segundo dia (em janeiro, dia 29). Para o mês de fevereiro os créditos serão feitos nos dias 25 e 26, e assim, sucessivamente", informou o secretário.

Marcus Ubiratan disse ainda que "segundo as palavras do próprio chefe do Poder Executivo, a alteração de estabelecer a tabela de pagamento com os aposentados e pensionistas no primeiro dia visa, também, reconhecer o trabalho desses servidores ao longo de sua vida funcional. Eles agora receberão com mais comodidade seus proventos mensais".

"Os 116 mil contracheques que normalmente eram pagos em um único dia, com muitos atropelos e reclamações, agora serão distribuídos em 38 mil no 1º dia e 78 mil no segundo dia de pagamento", revelou Marcus Ubiratan.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Aniversariante de Hoje...


Não é hábito deste blog ficar lembrando aniversários, porque sempre esqueço de todos.

Mais hoje, 24/01 o blog parabeniza Dilma Gomes de Sousa, esposa do meu amigo Warren Stenio Saturnino Batista, ele que é Chefe de Gabinete do Prefeito de Santana dos Garrotes, Zé Alencar.


Este blog parabeniza Dilma e deseja toda a felicidade do mundo que você continue esta mulher simples, que Deus lhe conserve com paz e saúde que o resto você tem capacidade de sobra para conseguir..... meus parabéns, muitas felicidades neste dia.

O SAMU Piancó receberá 3 motocicletas

Profissionais do SAMU Piancó terão curso de capacitação.
A Polícia Rodoviária Federal estará inciando na próxima segunda-feira (25) um curso de pilotagem para motocicleta direcionado aos integrantes das equipes que vão utilizar a “Motolância” no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU no estado da Paraíba.

A iniciativa é em detrimento do convênio firmado entre as duas instituições que visa a uniformização dos procedimentos a serem aplicados na formação de Motociclistas Socorristas SAMU no uso da “Motolância”.

O Ministério da Saúde optou pelos instrutores do Departamento de Polícia Rodoviária Federal que serão os responsáveis pela formação de todos os Motociclistas Socorristas do SAMU no País.

Na Paraíba, o curso tem a participação de 29 socorristas pertencentes ao SAMU de João Pessoa, Campina Grande, Sousa, Patos e Piancó. A duração é de 60 horas/aula em duas etapas.

A solenidade de abertura será às 08h da segunda-feira (25) no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de João Pessoa que fica situado no bairro de Agua Fria.

pianco.com.br

José Maranhão gastou em cinco meses quase R$ 1 milhão com aeronave


O gestor estadual José Maranhão (PMDB) gastou em cinco meses R$ 929.416,16 para locação de aeronave para atendimento da sua agenda oficial.

De 16 julho a 12 de dezembro do ano passado foram registrados no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf), do Governo do Estado, 15 notas de empenho para pagamentos de serviços prestados pela empresa de Brasília ‘Jat Aerotax LTDA’, cujo CNJ é 02007102000164.

Mesmo sendo a despesa alta para um estado como a Paraíba, onde cerca de 1,3 milhão de pessoas sobrevivem com um salário mínimo, um fato que causa estranhesa é que o Governo do Estado possui duas aeronaves.

O avião de menor porte é o Piper PA-34 Seneca III prefixo PP-EPG, que transporta um piloto e mais cinco passageiros e o de maior é o Piper PA-42 Cheyenne III prefixo PP-EPB, que tem a capacidade de transportar até nove passageiros.

Em julho foram duas notas de empenho, que totalizam R$ 148.934,16. Já em agosto o Siaf registra a ocorrência de quatro notas de empenho, que somadas correspondem ao valor de R$ 251.053,84.

Um mês depois foram gastos R$ 54.669,84 para o fretamento de aeronave, pagos através de três notas de empenho.

No mês de outubro foram três notas que correspondem ao valor de R$ 117.888,16. Não houve nota de empenho em novembro. Já em dezembro foram quatro notas de empenho, que totalizam R$ 301.796,00.

A primeira nota de empenho encontrada no Siaf foi a número 925, do dia 16 de julho de 2009, cujo valor pago foi de R$ 54.872,00. Já o montante mais alto que foi pago para o fretamento de aeronave foi de R$ 94.062,16, isso no dia 21 de julho do ano passado.

Fonte: soltandooverbo

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Isto É destaca inovação na atuação de Efraim Filho


A Revista Isto É desta semana traz em suas páginas nota com foto que destaca a forma inovadora do Deputado federal Efraim Filho (DEM interagir com a população utilizando-se das ferramentas da internet, como o twitter e o Orkut.

O Deputado, que também é presidente nacional da Juventude Democrata, afirmou que recebeu de forma muito positiva a citação:

"O Twitter assim como outras ferramentas virtuais tem várias características que fortalecem o processo político e a democracia, se bem utilizados. Além de a comunicação ser direta, ágil e de baixíssimo custo, principalmente em locais como lan houses e telecentros, permite uma proximidade entre o representante e o cidadão nunca antes vista. Não é como a TV e o rádio onde um fala e o outro escuta. Na internet todos falam e todos escutam e como usuário dessas ferramentas eu vejo que as pessoas querem participar e estão participando, sugerindo, elogiando, criticando, dando opiniões e construindo em conjunto."

Para Efraim Filho, a internet hoje é um território livre para avanços e é preciso coragem e ousadia para experimentar este novo desafio e se expor sem barreiras diante do cidadão: " O contato com as pessoas, a transparência e a participação são princípios do mais destacados nesta interação com o eleitor.

Não acho que esses meios possam decidir uma eleição, muito embora sejam ferramentas essenciais. O que decide uma eleição é a credibilidade, a coerência, a mensagem e a identificação das pessoas com a visão do candidato", concluiu.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Curso de Pós Graduação em Gestão Pública Municipal


A Coordenação Institucional de Educação a Distância – UFPB Virtual da Universidade Federal da Paraíba, por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil –UAB, torna públicas as normas que regerão o processo seletivo para alunos do Curso de Pós Graduação em Nível de Especialização Lato Sensu, em Gestão Pública Municipal – Modalidade Educação à Distância.

Os resultados do Processo Seletivo, para o qual se abrem inscrições neste Edital, são válidos exclusivamente para o ingresso no primeiro semestre letivo do Curso de Especialização em gestão Pública Municipal do ano letivo de 2010, que inicia no dia 01 de março de 2010.

Para a inscrição no presente processo seletivo, o candidato deverá ser graduado em curso superior reconhecido pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC.

As inscrições para o referido processo seletivo estarão abertas no período de 18 de janeiro até às 23 horas e 59 minutos do dia 04 de fevereiro de 2010, nos locais abaixo relacionados ou pela internet. O Formulário de Inscrição está disponível no portal da UFPB virtual: http://portal.virtual.ufpb.br/wordpress e o edital pode ser baixado aqui: AQUI


Polos Vg Coordenador do Polo Contatos

Araruna 40 Maria Lúcia de Brito Araújo luciatbrito@hotmail.com

Itaporanga 50 Maria de Lourdes Pereira Alves
polo.itaporangapb@gmail.com

Pombal 50 Sandra Regina de Oliveira Lúcio
polouabpombal@gmail.com

Itabaiana 40 Maria do Carmo Martins da Silva
polo.itabaianaparaiba@gmail.com

Lucena 40 Suely Gomes de Mendonça
polo.lucena@gmail.com

Taperoá 40 Vamberto Flávio T. de Oliveira
uabtaperoapb@yahoo.com.br

Mari 40 José Otávio da Silva
uabmari@hotmail.com

Total 300

* Vg = Vagas ofertadas

O polo da Universidade Aberta do Brasil em Itaporanga fica na Av. Padre Lourenço, (antigo grupo Euclides da Cunha), vizinho a 5ª Cia de Polícia Militar da Paraíba

Portal do Vale

Roberto Cavalcanti teria enviado emissários para ser suplente de Cássio

A revelação foi feita pelo ex-governador Cássio. Mas não foi ao blog. Foi durante a reunião dos deputados do PSDB com o senador Sérgio Guerra, presidente nacional do partido, em Recife, na semana passada.

O senador Roberto Cavalcanti teria mandado emissários para sondar a possibilidade de ser indicado primeiro suplente de senador de Cássio Cunha Lima.

Foi o que revelou Cássio quando discutindo com Cícero disse que não teria problemas com o Sistema Correio porque até o senador Roberto Cavalcanti sinalizou de olho na primeira suplência do tucano.

O blog não ouviu o senador Roberto Cavalcanti nem o ex-governador Cássio para confirmar a informação. Mas vai cair em campo para invocar o testemunho de um dos nove deputados que estavam presentes à reunião.

Luís Tôrres

Em defesa do pai, Efraim Filho diz que senador do DEM é o único da PB que pode tirar uma Certidão Negativa na Justiça

A regra social já diz: não mexa com família. Foi na defesa do pai que o deputado federal Efraim Filho (DEM) disparou em pleno programa de rádio do Sistema Correio da Paraíba que o senador Efraim Morais é o único senador da Paraíba capaz de tirar sem problemas certidões negativas na Justiça.

De uma lapada só, bateu nos senadores Roberto Cavalcanti, dono do Correio, e Cícero Lucena.

Ele descaracterizou as denúncias dirigidas ao pai quando do exercício da primeira-secretária do Senado, alegando que todas elas foram arquivadas. “Nenhum outro senador da Paraíba pode tirar certidões negativas. Foram denúncias vazias com motivação política”, disse.
Luis Tôrres

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Sargento Gean rebate acusação de tortura e que a mãe da vítima pode ter sido induzida a denúncia falsa. "Não houve nada disso, é inverdade!"


Semana passada a notícia de que um cabo da Polícia Militar do destacamento da cidade de Santana dos Garrotes teria torturado um homem dentro da cadeia pública, que poderia deixá-lo paraplégico, chocou a Paraíba.

O caso ocorreu no domingo (10) e veio à tona após denúncia feita por Terezinha Vito Cirino, ao ouvidor da SED, Mário Júnior, de que seu filho Adaílton Cirino, 34 anos, após se envolver numa briga no centro da cidade havia sido torturado pelo cabo Manoel Ferreira da Silva, mais conhecido por "Manoelzinho". Segunda a denúncia o sargento Antônio Gean de Araújo, comandante do destacamento, e o cabo José Ivanildo da Silva, conhecido por ‘Calango”, são acusados por omissão.

O delegado regional de Polícia Civil, de Itaporanga, Ivaldo Dias instaurou inquérito e o tenente-coronel José Carlos, comandante do 3º BPM-Patos, determinou o imediato recolhimento do cabo, além da capitã Kelma Simone, comandante da 5ª Cia/PM-Itaporanga, após reunião, na quinta-feira (14) com o sargento Gean, seguir determinação superior afastando todo o destacamento, em torno de seis policiais, para a apuração dos fatos.

Pois bem, nesta segunda-feira (18) o sargento Gean (foto) em contato com o Blog Ricardo Pereira trouxe sua versão quando esclarece que tudo que foi narrado pela mãe de Adaílton Cirino, "Não aconteceu". Segundo ele, após receber uma solicitação de um senhor conhecido por Geraldo Margela, para uma ocorrência de desordem por embriaguez praticado por dois cidadãos, um deles Adaílton Cirino. O sargento diz que houve resistência à prisão resultando em luta corporal com Adaílton. "Ao chegarmos ao local, já fomos recebidos com socos e pontapés por Adaílton Cirino.

Após cinco minutos de luta corporal, rolando pelo calçamento, conseguimos imobilizá-lo e removê-lo, nos braços, até a cadeia pública. Chegando lá pedimos ao agente penitenciário Delcídes Brasileiro para abrir uma das celas pois o preso estava muito exaltado. Depois acionei a autoridade policial para o procedimento legal: B.O de ocorrência, auto de resistência, etc.", afirmou.

O sargento Gean refuta a versão de que teria havido tortura. "Essa versão onde a mãe do infrator frisa que seu filho foi torturado, nada disso se concretiza. Apenas nas prisões onde há resistência nós usamos de meios necessários, a força física como foi usada após muita luta corporal já que o cidadão tem um porte físico elevado", explica. De acordo com informações do PM, Adaílton Cirino chegou há poucos dias em Santana dos Garrotes, vindo de São Paulo onde trabalhava no corte de cana. Inclusive, diz o sargento, que as dores sentidas nas pernas por Adaílton pode ter sido causado por efeito colateral após uso de medicamento. "Levamos ele pra cadeia nos braços porque se queixava de problemas nas pernas.

Segundo informações quando eles trabalham no corte de cana tomam medicamento para criar resistência e quando chegam aqui ingerem bebida alcoólica, causando efeito colateral. Por isso ele se queixava de cãibras. E como disse que não conseguia se locomover até a cadeia o levamos nos braços", pontua.

Ele rebate ainda a versão de que o cabo "Manolezinho" teria jogado no chão a comida que a mãe teria levado para o filho. "Nada disso aconteceu porque os pertences dos presos são entregues ao agente penitenciário", disse. Com relação às lesões nos braços e no rosto de Adaílton, o sargento diz que foi ocasionado devido a luta corporal. "Não usamos da tática de espancar ninguém nem torturar. Na ocorrência havia dois acusados de desordem e o outro não sofreu nenhum empurrão da polícia porque não reagiu à prisão. O contrário de Adaílton Cirino. Ora, numa luta corpora sai lesionado o policial, quanto mais o infrator, não tem como evitar".

Para tanto, o sargeno Gean alega que existe três presos na cadeia pública local em regime fechado e que nunca houve qualquer tipo de violência contra os mesmos. Noutro momento, ele desfaz a versão de que Adaílton havia sido torturado dentro da cela, pelo cabo "Manoelzinho". "O cabo Manoelzinho não chegou nem a entrar no xadrez. Quem conduziu o preso fui eu e o soldado Targino (que estava de folga). O cabo "Manoelzinho", determinado por mim, ficou consertando a maçaneta da porta da viatura danificada durante a ocorrência", afirmou.

O sargento Gean declarou que a mãe de Adaílton pode ter sido induzida à fazer uma denúncia falsa. "Para a mãe dele dar aquele depoimento ela deveria ter acompanhado tudo e ela não estava presente. Não houve espancamento nem tortura. O que mostra que todo o depoimento é falso. Inverdade! Acho que ela foi instruída por alguém para dar esse depoimento falso. Mas nós vamos apurar os fatos e iremos provar que nada disso aconteceu. Vai ser provado, ao final do inquérito, que essas acusações não são verídicas e iremos mover uma ação contra a mãe do infrator por nos acusar de um fato que não aconteceu", garante o sargento.

Quando indagado sobre Dr. Geneton ter confirmado a gravidade da agressão, após ter atendido-o, o sargento disse que o laudo médido será feito em Campina Grande onde Adaílton foi atendido. "Com certeza o laudo vai dizer que não houve nenhuma agressão na parte inferior do infrator", pondera. Ao final, o sargento Gean diz que tudo será esclarecido com a conclusão do inquérito: "Não gosto de fazer injustiça com ninguém nem gosto de ser injustiçado. Estou dando um depoimento verdadeiro dos fatos porque a injustiça não pode prevalecer.

O cabo Manoel não pode pagar por uma coisa que ele não fez. Eu estava à frente do serviço e esses fatos não aconteceram. A justiça vai apurar com rigor e vai esclarecer tudo isso", concluiu.
Fonte: Blog Ricardo Pereira

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Agricultores de Santana dos Garrotes recebem cartão do Seguro Safra 2008/2009 na próxima sexta-feira, 22


A Secretaria de Agricultura do município de Santana dos Garrotes começa a entregar no próximo dia 22, sexta-feira, os cartões para o repasse do pagamento referente ao garantia safra 2008/2009. Os cartões serão entregues na sede da Prefeitura Municipal, uma equipe será montada para entregar os cartões que começa às 8hs, pra receber o cartão os agricultores tem que apresentar o RG e CPF.

O município possui 584agricultores cadastrados no Programa Seguro Safra 2008/2009.
De acordo com a previsão do secretario de agricultura, Lindoberto Costa, é que no mesmo dia as pessoas possam receber o cartão e em seguida retirar sua parcela na casa lotérica ou caixa econômica. Os beneficiários que não receber o cartão no dia 22, sexta-feira, só poderão receber na caixa econômica federal em Patos.

O cartão que autoriza o pagamento do benefício que cobre prejuízos causados por problemas climáticos como inundações e ausência de chuvas. Ele dá direito aos trabalhadores rurais da agricultura familiar que tiveram suas safras agrícolas de milho, feijão ou mandioca, comprometidas a partir de 50%, o valor é de 550,00, dividido em 5 parcelas de 110 reais.


Ary Ramalho

Assessoria de Imprensa - PMSG

domingo, 17 de janeiro de 2010

Idácio Souto: entre a vice-prefeitura de Nova Olinda e assessoria particular de Maranhão

O Diário Oficial do dia 8 de janeiro trouxe a nomeação do vice-prefeito de Nova Olinda, Idácio Souto, para o cargo de Assessor Particular do Governador, símbolo CDS-3, função que ele exerceu por todo o tempo nos governos de Maranhão.

Idácio, que tomou posse como vice-prefeito de Nova Olinda no dia 3 de janeiro, tem agora que optar por um dos dois salários.

Imagine se a moda pega entre os vice-prefeitos ligados ao governo. Não vai ter Diário que agüente.


Veja o texto do ato de nomeação do vice-prefeito de Olinda


Ato Governamental nº 0069 João Pessoa, 07 de janeiro de 2010


O GOVERNADOR DO ESTADO DA PARAÍBA, no uso das atribuições que
lhe confere o art. 86, inciso XX, da Constituição do Estado, e tendo em vista o disposto no art.9º, inciso II, da Lei Complementar nº. 58, de 30 de dezembro de 2003, e na Lei 8.186, de 16 de março de 2007,

R E S O L V E nomear IDÁCIO ALVES SOUTO para ocupar o cargo de
provimento em comissão de Assessor Particular do Governador, Símbolo CDS-3.


Fonte: Blog Luís Torres

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Deu no JP, Prefeito faz carreata por se ‘manter’ no cargo após 1ª audiência de Aije

Após a primeira audiência para oitiva das testemunhas na Ação de Investigação Judicial Eleitoral, o prefeito José Alencar (PSDB) foi recebido com festa e seguido por uma carreata em Santana dos Garrotes, no Sertão paraibano. Os depoimentos ocorreram, no Fórum Eleitoral de Piancó, sede da 66ª Zona. A juíza Luciana Rodrigues ouviu oito testemunhas, na audiência que começou às 14h e terminou por volta das 19h, da última quarta-feira.

Foram duas testemunhas arroladas por José Alencar e seis pelo candidato derrotado, Williame Teotônio (PSB), da Coligação Unidos pela Força da Palavra. Um deles foi o jornalista Ronaldo Leite, que teria trabalhado para Alencar na campanha eleitoral de 2008.

O advogado Marcílio Batista, que defende o prefeito, classificou como positiva audiência e confia no arquivamento da Aije. Entendimento de José Alencar foi idêntico. Ele acredita que será mantido no cargo e foi recebido com festa por correligionários, que improvisaram uma carreata.

OUTRO LADO

A advogada Elaine Teotônio, do candidato derrotado, disse que a juíza se portou de maneira absolutamente imparcial, assim como o promotor do caso, João Benjamim Delgado. Segundo ela, Ronaldo apresentou documentos contra o atual prefeito e disse estar à disposição da Justiça para ser ouvido e dizer tudo o que sabe sobre o caso. Diante dessa nova situação, os advogados do atual prefeito pediram um prazo para analisar os documentos.

Segundo Williame Teotônio, o PSDB usou toda sua influência política na época da campanha para inibir a democracia em Santana dos Garrotes e comprar votos de forma aberta, tudo com apoio do então prefeito José Carlos Soares.
Josumar Barbosa, JP

Humorista Shaolin faz show hoje, 15 de janeiro em Piancó


Os Piancóensses e toda a população do Vale terão a oportunidade de assistir ao mais novo show de um dos humoristas mais respeitados do Brasil: Francisco Veloso, o Shaolin. O show começa as 21hs, no Piancó Club.

No palco, Shaolin apresentará sua versão de “Xoelma” inspirada na vocalista da banda Kolapso, Maria Betânia, Simone, o Senador potiguar Garibaldi Alves e o roqueiro Paulo Ricardo. Os ingressos estão à venda no Vidro & Box do Segundo e na bilheteria do Club, o valor do ingresso é R$ 10,00.

Atualmente, o paraibano participa do programa “Show do Tom”, na Tv Record. O show tem uma promoção de Reginaldo Rosas.

Fonte: www.aryramalho.com

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Capitã Simone determina afastamento dos policiais que respondiam pelo destacamento em Santana dos Garrotes

A capitã Kelma Simone, comandante da 5ª Cia de Polícia Militar sediada em Itaporanga, se reuniu, na sede da 5ª Cia/PM, com os policiais do destacamento de Santana dos Garrotes para apurar o caso do cabo da PM que torturou um homem dentro do xadrez do presidio local.

Como resultado do espacamento ele pode ficar paraplégico. Após a reunião foi determinado o afastamento dos policiais que respondiam pelo destacamento.

Neste momento a capitã Simone segue para a cidade de Santana dos Garrotes para continuar apurando o caso.

Blgo Ricardo Pereira

Jovem morre, vítima de acidente de trânsito, em Nova Olinda.

Por volta das 22h40min, do dia13.01.10, quando pilotava uma motocicleta Bros, MNZ2188/PB, no trajeto entre o povoado Manguenza e a cidade de Nova Olinda, PB, a altura do Sítio Canto, naquele município, o agricultor MARCOS PAULO VALDIVINO DA SILVA, 21 anos, solteiro, ao perder o controle do motociclo que conduzia, veio a chocar-se com uma elevação do terreno, o que lhe causou óbito imediato.

O sinistro se deu em virtude de muita lama nas estradas, conseqüência das fortes chuvas caídas na região.

O policiamento da cidade de Nova Olinda se fez presente no local, onde adotou todas as providencias relacionadas ao fato.
3º Cia

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Liberados mais de R$ 5 milhões para a construção de 480 casas no Vale do Piancó. Santana dos Garrotes terá direito a 30 casas


O Governo Federal acaba de liberar mais de R$ 51,7 milhões destinados à construção de 4.126 habitações na Paraíba dentro do programa "Minha Casa, Minha Vida", que contempla 126 municípios com até 50 mil habitantes que tiveram projetos selecionados pelo Ministério das Cidades. O anúncio da aprovação das propostas foi feito ontem pelo ministro Márcio Fortes e pelo presidente Luís Inácio, em Brasília.

As propostas, encaminhadas pelos prefeitos ao Ministério, preveem que as casas possuam dois quartos, banheiro, cozinha e sala. A portaria nº 532/2009, do Ministério das Cidades, estabelece que as prefeituras - contempladas com recursos na oferta pública - precisam entrar em contato com as instituições financeiras para firmar os termos de compromisso para a construção das unidades habitacionais e entregar as contrapartidas descritas nas propostas.

O montante de recursos destinado ao Vale do Piancó são da ordem de R$ 5,94 milhões destinados à construção de 480 unidades habitacionais. 15 municípios foram contemplados ficando de fora os municípios de Coremas, Igaracy, Piancó, Santa Inês e Serra Grande. A cidade de Itaporanga foi uma das mais beneficiadas no estado da Paraíba com a aprovação de R$ 900 mil para a construção de 60 unidades habitacionais.

Já os municípios de Aguiar, Boa Ventura, Catingueira, Conceição, Curral Velho, Diamante, Emas, Ibiara, Nova Olinda, Olho D'Água, Pedra Branca, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes
e São José de Caiana, foram contempaldos, cada um, com R$ 360 mil para construção de 30 unidades habitacionais.

Blog Ricardo Pereira

SANTANA DOS GARROTES: Cabo da PM é acusado de tortura; vítima está grave no Targino

O cabo da Polícia Militar Manoel Ferreira Dias, conhecido por “Manoelzinho” está sendo acusado de torturar um homem dentro da cadeia pública da cidade de Santana dos Garrotes, no Vale do Piancó. Adailton Cirino, de 34 anos está internado em estado grave no Hospital Antônio Targino, em Campina Grande, com a suspeita de ficar paraplégico.

No final da tarde de terça-feira, 12, o delegado Ivaldo Dias, da Gerência Regional de Itaporanga tomou conhecimento do fato, instaurou inquérito policial e ouviu a mãe de Adailton, Terezinha Vito Cirino que denunciou a tortura e testemunhas.

A instauração do procedimento policial foi possível após a denúncia de Terezinha ao ouvidor da Secretaria da Segurança e Defesa Social, Mário Júnior. Ela contou que na tarde de domingo, 10, seu filho se envolveu numa briga com outros rapazes no centro de Santana dos Garrotes sendo preso pelo cabo Manoelzinho. Revelou ainda que no dia seguinte foi à cadeia levar a comida para o filho, sendo impedida por “Manoelzinho” que derramou a comida.

Naquele momento, disse, Adailton começou a urinar sangue, sendo levado para o posto de saúde da cidade. O médico conhecido por Geneton que atendeu o jovem, teria dito “isso não se faz nem com um animal” e determinou a imediata transferência para o Hospital Antônio Targino.

Segundo a denúncia, Adailton teria sido levado para a cadeia pública pelo sargento Manoelzinho, amarrado numa grade da cela e espancado o jovem com um cacete. Tudo foi assistido pelo sargento Jean e um cabo conhecido por Calango.

Após tomar conhecimento da denúncia de Terezinha Cirino, o ouvidor da Secretaria da Segurança oficiou o caso, através de ofício ao secretário da Segurança e Defesa Social, Gustavo Gominho e também para o delegado regional de Polícia Civil, de Itaporanga, Ivaldo Dias.

Dias disse que vai enviar ofício a comandante da Companhia da PM de Itaporanga, capitão Kelma Simone, para ouvir o cabo “Manoelzinho”, acusado de tortura e ainda o sargento Antônio Gean de Araújo e o cabo José Ivanildo da Silva, conhecido por ‘Calango”, por omissão.

Enquanto isso, o tenente-coronel José Carlos, comandante do 3º Batalhão da PM, já determinou o imediato recolhimento do cabo e ainda que a capitão Kelma Simone tome todas as providências, inicialmente ouvindo a senhora Terezinha Cirino, as pessoas envolvidas na briga que culminou com a prisão de Adailton.

“A Polícia Militar não compactua com a violência e se a denúncia ficar comprovada o cabo será punido na forma da Lei”, salientou o tenente-coronel Carlos. Ele disse ainda que vai comunicar o caso ao comandante geral da PM.

Prova de que a indisciplina na PM é combatida em menos de uma semana dois militares, inclusive um deles pertencente ao 3º BPM foram expulsos dos quadros da Corporação.

Cardoso Filho
WSCOM Online

Coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns morre em terremoto no Haiti

A coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Dona Zilda Arns Neumman, é uma das vítimas brasileiras do terremoto que atingiu ontem (12) Porto Príncipe, capital do Haiti. A informação é da líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), que esteve nesta quarta-feira (13.01) no Palácio do Planalto e que acompanhou toda a movimentação do staff presidencial para o recolhimento de informações.

Segundo ela, todos os contatos estão sendo feitos pelo chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que já conversou com parentes, inclusive com o senador Flávio Arns (PSDB-PR), sobrinho de Zilda. O parlamentar embarcou para o Haiti junto com o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

"Parece que ela estava nas ruas de Porto Príncipe no momento do terremoto e teria sido atingida por algo”, disse Ideli Salvatti. No Palácio do Planalto, a mobilização de ministros e assessores do presidente “é total”, afirmou a líder do governo no Congresso.

A médica viajou neste final de semana para encontro missionário em uma entidade chamada CIFOR.US e estava hospedada na sede episcopal. De acordo a assessoria de Zilda Arns, a coordenadora estava no Haiti para levar a metodologia de atendimento da Pastoral da Criança no combate à desnutrição.

O desaparecimento de Dona Zilda, de 75 anos, foi confirmado à Agência Brasil pelo filho Rubens Arns. Segundo ele, o último contato com a mãe foi feito sábado.

Agência Brasil

Prefeitura Municipal de Santana dos Garrotes promove teste para detectação do câncer de próstata e Aids no próximo sábado, 16

A Prefeitura de Santana dos Garrotes, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza no dia, 16 de janeiro de 2010, teste para detectar o Câncer de Próstata e teste de HIV/Aids. O evento será realizado a partir das 8hs ás 12hs na unidade de saúde “Maria Ana de Jesus”. Serão oferecidos 100 exames de acordo com as necessidades identificadas, também serão oferecidos 30 exames HIV/Aids.

Esta será a primeira vez que os moradores do município recebem as orientações dos profissionais, que oferecem gratuitamente o exame de coleta de sangue para exame de PSA, capaz de diagnosticar problemas na próstata como também do HIV/Aids. Algumas recomendações são necessárias: evitar relação sexual três dias antes do exame, não andar de bicicleta ou moto e não é preciso estar de jejum.

Assim, para colaborar com a Prefeitura de Santana dos Garrotes e com a população masculina da mesma, realizaremos uma campanha com 100 pacientes para detectar qualitativamente a presença do antígeno prostático específico (PSA) e 30 HIV/Aids, com a participação da Secretaria de Saúde do Município, dos Farmacêuticos e Bioquímicos Drª Carla Carlos dos Santos, Drº. Juscelino (Secretaria de Saúde Municipal) e do Auxiliar de Laboratório José Ferreira.

Segundo o Bioquímico/farmacêutico, João Eudes Pinto, organizador da campanha, no primeiro momento ocorrerá à coleta de sangue para o exame de PSA e Aids. Aqueles que apresentarem indicação de exame complementar: toque retal e ultra-sonografia serão convocados. “Os homens serão atendidos por profissionais, como Drª Carla Carlos dos Santos e Drº Juscelino e terrão todos os recursos necessários para a detecção da doença e inicio do tratamento na rede pública”, ainda segundo ele o exame precoce é a maneira mais eficaz de prevenção. “O câncer de próstata em sua fase inicial não apresenta sintomas, podendo ser suspeitado apenas por meio do exame de toque retal”. Enfatizou João Eudes.

A campanha tem uma colaboração de 50 % nos kits de Jossinaldo Lopes e os outros 50% de João Eudes Filho. Santanenses que residem em Brasília.

“A principal razão desta campanha é chamar atenção, pois os homens ainda são muito relaxados e evitam o exame, especialmente pelo preconceito que existe com relação ao exame de toque”, afirma a Secretária de Saúde, Lúcia Maria de Azevedo.

O prefeito Drº Zé Alencar, que é médico, explica que câncer de próstata ou cancro da próstata é uma doença na qual ocorre o desenvolvimento de um cancro/câncer na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Ocorre quando as células da próstata sofrem mutações e começam a se multiplicar sem controle. É uma doença silenciosa e geralmente só é diagnosticada após um teste. “Recomenda-se que homens a partir dos 40 anos façam o exame regularmente. Porém, muitos ainda têm o medo ou até preconceito de realizar a prevenção”, argumenta o prefeito.

Ary Ramalho

Assessoria de Imprensa - PMSG

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Prefeita Maria do Carmo decreta situação emergência em duas secretarias, na cidade de Nova Olinda

De acordo com o blog Lana Caprina, a prefeita da cidade de Nova Olinda, Maria do Carmo (foto), decretou situação de emergência nas secretarias de Educação e Ação Social, queixando-se de sucateamento deixado pela gestão passada.

Ela afirma que os prédios públicos das referidas secretarias estão em precárias condições, comprometendo o início do período letivo, bem como o desenvolvimento de programas sociais.

De acordo com o artigo 2° do decreto assinado pela prefeita Maria do Carmo (PSDB), "fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta à situação de emergência e a realização de pleitos junto aos governos estadual e federal, com o objetivo de facilitar as ações de assistência aos beneficiários de programas e serviços efetivados pelas secretarias de educação e ação social".

O decreto, publicado nesta terça-feira no Diário Oficial do Estado, tem validade de 180 dias.

Lana Caprina

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Telefonia móvel chegará a cinco municípios do Vale até abril

Cinco municípios do Vale do Piancó, sertao da Paraíba terão sinal de telefonia móvel até dia 25 de abril, é o que garante a operadora OI, geradora do sinal nessas cidades. As cidades que estarão recebendo o sinal são, Serra Grande, Pedra Branca, São José de Caiana, Igaracy e Nova Olinda.

Em todos esses municípios a “OI” já instalou as antenas de captação faltando tão somente a ligação para geração das ondas magnéticas geradoras de sinal.

Outra boa notícia é que a Anatel juntamente com as operadoras de telefonia celular avaliou há poucos dias a situação do setor e concluiu que o quadro é positivo em relação à meta de levar o serviço a todos os municípios brasileiros.

Isso vai acontecer já em 2010, de acordo com o superintendente de Serviços Privados da agência, Jarbas Valente, segundo o qual faltam apenas 918 municípios, a metade dos 1.836 que havia no início do ano passado sem o serviço.

Assessoria

Rabo do Pavão no Congo se prepara para o Carnaval


A Cidade do congo, tem se destacado no que diz respeito a ponto turístico que é o Rabo do Pavão.

O Balneário Rabo do Pavão, tem cido bastante visitado e reconhecido no cariri , paraibano e em Pernambuco, sem falar que O melhor Carnaval é marca registrada dos foliões que durante os três dias aqui no Congo.

O proprietário do Rabo do Pavão, Daia, tem feito investimentos na infra-estrutura, visando a comodidade dos turistas. A segurança também é algo que imprencendível em todos os eventos, sem falar que muitas novidades virão neste ano de 2010. Toda equipe de Cordenação do Balneário Rabo do pavão, já estão se preparando para o Carnaval, que este ano terá um brilho todo especil para os foliões, que se fizerem presente.

Teremos durante os três dias cobertura de alguns sites oficiais, que estarão levando a todos os internautas a os acontecimentos na íntegra, sendo postado dia-a-dia. O amigo Daia, prioriza em primeiro lugar o turista que que é parte fundamental do balneário rabo do pavão.

Daia, juntamente com toda equipe, em parcerias com A Prefeitura Municipal do congo e todas as Secetarias, estarão vestindo e organizando a cidade com espírito carnavalesco, através de ornamentação.

O sucesso, depende do acreditar, por isso, nossa maior prioridade é o Turista, que vem contribuir para a economia do nosso município em todos os segmentos.

"Agradecemos a preferência e convidamos a todos para prestigiarem o nosso balneário RABO DO PAVÃO", disse Daia Proprietário.

Folha de Monteiro