Vários deputados disputam a presidência da Assembleia da Paraíba. Mineral está entre eles

Há pouco mais de um mês da eleição para escolha da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba, biênio 2011/2013, os deputados eleitos para a próxima legislatura estão tentando chegar a um consenso em relação à presidência da Casa. Mesmo assim, pelo menos cinco partidos devem entrar na disputa que se encerra no dia 1º de fevereiro do próximo ano. Até agora, DEM, PSDB, PSL, PDT já lançaram nomes para concorrer à vaga. Enquanto isso, o PMDB ainda estuda um candidato próprio.

Dos partidos aliados ao governador diplomado Ricardo Coutinho (PSB), o nome que seguirá pleiteando o cargo de presidente da ALPB deve ser conhecido até o final deste ano. Segundo o deputado eleito Tião Gomes (PSL), os 15 deputados que apoiaram a candidatura do socialista vão se reunir para uma eleição interna. "Desse grupo vai sair um nome para a disputa", informou. Além do próprio Tião Gomes, os deputados reeleitos Antônio Mineral (PSDB), Lindolfo Pires (DEM) e Manoel Ludgério (PDT) devem participar do encontro, ainda sem data definida.

Tião acrescentou que o governador eleito tem acompanhado as discussões sobre a escolha da presidência da ALPB, mas garantiu que Coutinho não opinará na decisão final. "A preocupação dele é para que o grupo não saia rachado". O deputado disse ainda que a base socialista na Casa Epitácio Pessoa está mantendo o diálogo na busca por novas adesões.

Na oposição, o PMDB também está de olho na composição da mesa diretora e não descarta "brigar" pela vaga. De acordo com o líder do atual governo da Casa, deputado Gervásio Maia, o partido estuda a possibilidade de lançar candidatos, uma vez que elegeu a maior bancada no pleito deste ano. "Nós elegemos a maior bancada e podemos sim lançar algum nome para concorrer à mesa", admitiu.

Apesar dos nomes lançados, o mais consensual até o momento é o do atual presidente Ricardo Marcelo (PSDB). O tucano já confirmou sua candidatura e vem conseguindo o apoio de colegas dentro da ALPB, mesmo daqueles que também se colocaram à disposição do cargo. O parlamentar é considerado um candidato maranhista pelos opositores, mas é reconhecido por estar exercendo uma gestão conciliadora.

Para o deputado estadual reeleito Manoel Ludgério, qualquer um dos 36 parlamentares pode pleitear a presidência da Assembleia. Ele acredita que a definição dos nomes que disputaram os cargos de presidente, 1ª, 2ª e 3ª vices, além de 1º, 2º, 3º e 4º secretários serão conhecidos antes da eleição. "Toda essa conversa só terá um resultado prático a partir de janeiro, quando se começa a ter uma definição maior sobre essa eleição. Prefiro que não haja disputa e apoio uma mesa eclética formada por meio do diálogo, com uma eleição consensual", destacou.

Ludgério disse ainda que não possuir "idéia fixa com a presidência" e que pode apoiar até um candidato da oposição. "Se o nome unir mais que o meu, apoio sim. A Casa não pertence a José Maranhão (PMDB) ou Ricardo Coutinho. A Casa é dos parlamentares que represnetam o povo da Paraíba", finalizou.

Do Jornal O Norte

Foto/Patosonline.com

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.