Três cidades paraibanas entre as maiores participações da administração pública no PIB local

Três cidades paraibanas figuram entre as cinco maiores participações da administração pública no PIB local (Produto Interno Bruto), segundo levantamento feito pelo elo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado nesta sexta-feira (10).

De acordo com o levantamento, entre os cinco municípios onde a participação do setor público na economia local superava 70% em 2008, três estavam localizados na Paraíba: Poço Dantas (70,8%), Areia de Baraúnas (70,5%) e Santarém (70,3%). Na lista de cinco municípios ainda constavam Uiramutã (RR), com 78,7%, e Santo Antônio dos Milagres (PI), com 70,8%.

O estudo também aponta que em todos os municípios de Roraima a máquina administrativa respondia por mais de 38,8% da geração de renda; e no estado do Amapá, com exceção de Serra do Navio, em todas as cidades o setor pesava mais de 40,3% na economia.

Brasília continuou liderando o ranking nacional de participação da administração pública no PIB entre as capitais, com 47,3% de sua economia dependendo do setor em 2008. O peso, no entanto, diminuiu em relação a 2004, quando era de 49,7%. Em seguida, aparece Macapá (AP), com 40,3%, e Boa Vista (RR), com 38,8%. Por outro lado, as capitais onde a máquina administrativa tem menor peso na economia são Vitória (ES), com 4,1%, e São Paulo (SP), com 6,0%.

O estudo indica também que três em cada dez municípios brasileiros tinham em 2008 mais de um terço de sua economia dependente da administração pública. Essa proporção representa 1.832 cidades entre o total de 5.564 do território nacional naquele ano.
A maior parte delas estava localizada nas regiões Norte e Nordeste. O estudo aponta aumento do peso da administração pública na economia nacional desde 2004, tendo passado de 12,6% para 13,4% em quatro anos.

Da Redação, com a Agência Brasil e o site do IBGE

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.