Motocilcistas despreparados causam acidentes em Piancó

Um enorme número de pessoas estão a andar guiando motos e motonetas pelas ruas de Piancó, sem consciência da realidade de trânsito e não é raro observarmos as imprudências cometidas por estes condutores, chegando a causar graves acidentes. Não há respeito entre condutor e pedestre.

Uma das constatações mais prementes é com relação ao uso de capacetes e a sinalização. Eles não usam o equipamento obrigatório (capacete) e não sabem como controlar as teclas de sinalização contidas nos veículos de duas rodas: o pisca alerta nunca é usado quando vão entrar para a direita ou esquerda. A buzina é simplesmente esquecida. E muitos deles querem ter razão quando estão errados e guiando as motos. E o pior: a maioria não tem habilitação (CNH).

A Polícia Militar faz um papel importante que é o de coibir certos abusos e, em muitos casos, os policiais apenas orientam os condutores para que se comportem de maneira adequada em cumprimento as normas do Contran.

No próximo dia 29, entra em vigor a Resolução 203 e, no dia 6 de agosto, a Resolução 219 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), esta trata dos requisitos de segurança para o transporte remunerado de cargas em motocicletas e prevê normas para o uso de dispositivos de segurança, tais como capacete e viseira.

Transporte de carga – Em seu artigo terceiro, a resolução 219 estabelece que “os dispositivos de transporte de carga em motocicletas e motoneta poderão ser fechado (baú) ou aberto (grelha), desde que atendidas as dimensões máximas fixadas nesta Resolução e obedecidas as especificações do fabricante do veículo no tocante à instalação e ao peso máximo admissível”. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) está orientando os departamentos municipais - em Piancó existe um -, para que verifiquem o cumprimento das novas normas de segurança por parte dos motociclistas. Um dos setores que vai ter que se adaptar para atender as novas normas é o que faz o transporte de gás de cozinha. O motociclista vai poder transportar apenas um bujão de gás e não mais dois, três ou até cinco bujões, como é comum encontrar.

Placas - É importante frisar que a Resolução 219 prevê o uso de placas vermelhas para as motocicletas utilizadas no transporte de cargas já a partir do dia 29, mas isto depende de ajustes na legislação de cada município. O novo modelo dessas placas deve ser implantado a partir do início do ano que vem, conforme específica a Resolução 241 do Contran.

Do Blog de Piancó

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.