Mais de onze milhões de brasileiros estão de barriga vazia

A fome ainda assombra 11,2 milhões de brasileiros, praticamente a população da cidade de São Paulo. Mas já foi pior.

Pesquisa sobre segurança alimentar divulgada ontem pelo IBGE mostrou que a parcela da população que sofre com insegurança alimentar grave, quando as famílias não conseguem pôr comida em casa todos os dias, caiu de 8,2% em 2004, correspondendo a 14,856 milhões de pessoas, para 5,8% em 2009.

A ampliação do alcance do programa de transferência de renda Bolsa Família, que subiu de 6,6 milhões de famílias em 2004, para 12,3 milhões em 2009, é um dos principais motivos para a redução no quadro de fome no país.

Aliada ao aumento real do salário mínimo que foi de 28,5% nesse período ajuda a explicar essa queda na insegurança alimentar, considerada bastante expressiva pelos especialistas.

— A única meta a se perseguir é zerar a insegurança alimentar grave — diz Márcia Quintslr, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE.

Francisco Menezes, diretor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), vê "um progresso visível e relevante":

— Esse progresso não acontece do dia para noite. Sabemos que a pobreza extrema, com renda per capita de um quarto do salário mínimo, está intimamente ligada à insegurança alimentar. O benefício do Bolsa Família, em média, é de R$ 95. Para as famílias nessas condições mais vulneráveis, deveria se pensar em elevar o valor transferido.

O especialista reconhece que o programa está bem focado, chegando "perto dos que sofrem com a insegurança alimentar".

O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Rômulo Paes Sousa, achou significativa a redução do contingente de famílias em estado de insegurança alimentar grave. O número de domicílios nessa situação caiu de 3,6 milhões em 2004 para 2,9 milhões em 2009:

— Houve queda de 50% na insegurança alimentar entre as famílias com renda até um quarto do salário mínimo. É uma mudança importante num período de tempo muito curto. Houve ganhos substanciais principalmente para as mulheres e negros, no Nordeste e no Norte.

O Globo

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.