Hemocentro convoca doadores para manter estoque regular

O Hemocentro da Paraíba está convocando os doadores neste final de ano para manter o estoque de sangue regular, já que nessa época do ano o número de acidentes costuma aumentar. Cerca de sete mil doações são feitas por mês em todo o Estado, mas segundo a coordenadora de Ações Estratégicas do Hemocentro, Vânia Cavalcante Pereira, o estoque de bolsas se torna pequeno diante do crescimento da demanda.

“Dois fatores são responsáveis pela baixa: o índice de acidentes aumenta no período das festas e muitos doadores regulares deixam de doar porque aproveitam a época para viajar. A demanda que geralmente é de 10% aumenta nessa época para 20% ou 25%”, explicou. Vânia lembra que uma bolsa de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas.

O Hemocentro mantém, em média, sete mil bolsas de sangue no estoque em todo o Estado. Quatro mil estão na Capital e os três mil restantes distribuídos na unidade Regional, em Campina Grande, e nos dez hemonúcleos espalhados pela Paraíba. Vânia conta que apenas 18% dos doadores são mulheres. “As mulheres, mesmo menstruadas, podem doar desde que o ciclo menstrual esteja regularizado”, reforçou.

Mais na edição de hoje do CORREIO

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.