Estudo coloca a PB como o 5º Estado mais violento para adolescentes

Um estudo do Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro sobre homicídios de adolescentes, realizado em 267 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, mostra números assustadores sobre a Paraíba: o Estado é considerado o quinto pior para os jovens e João Pessoa é a nona capital mais violenta para os adolescentes morarem. Já Santa Rita, a cidade mais violenta da Paraíba para os habitantes entre 12 e 18 anos, está em 31º lugar no ranking nacional.

Clique aqui e veja o estudo na íntegra

Os dados estudados são referentes a 2006, mas o relatório foi divulgado agora e mostra uma tendência sobre a situação da população atual. Para efeito de comparação, foi analisado nestas cidades o Índice de Homicídios na Adolescência, que é a quantidade de adolescentes entre 12 e 18 anos que foram mortos de forma violenta em um grupo de mil.

João Pessoa, por exemplo, a nona pior capital, registrou um índice de 2,8 adolescentes mortos para cada mil que moram na cidade. Os campeões de violência são os nordestinos Maceió e Recife, com 6 de índice. Rio de Janeiro aparece em terceiro com 4,9 adolescentes mortos para cada grupo de mil. Considerando todas as cidades estudadas do país, e não apenas as capitais, a pior é a paranaense Foz do Iguaçu que registra um índice de 9,7.

Quando a análise soma os números das cidades de cada Estado, a ordem se inverte um pouco. O Rio de Janeiro aparece em primeiro com IHA de 6,2, Alagoas fica com 6 e Pernambuco com 5,2. A Paraíba está em quinto com 4,6 homicídios de adolescentes para cada mil. O Estado mais tranqüilo é o Acre, com 0,4 de IHA.

Na Paraíba, três cidades com mais de 100 mil habitantes foram estudadas e a pior situação é de Santa Rita, que aparece em 31º lugar no ranking nacional. Na cidade, são 4,22 homicídios para cada mil adolescentes. Campina Grande está em 61º com IHA de 2,97 e João Pessoa está em 74º com 2,78.

Phelipe Caldas - MaisPB


Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.