Prefeita de Piancó reconquista maioria na Câmara, mas perde o controle do seu partido


No momento em que a prefeita de Piancó, Flávia Galdino (foto), reconquista a maioria na Câmara Municipal, a partir da adesão do vereador Rato, ocorrida dias depois da eleição, sofre um duro golpe político: ela perdeu o controle do seu próprio partido, o PP, no município.

A legenda agora está sob o comando do ex-vereador Joca Brasilino, que é da oposição e pai do vereador Waguinho. A informação foi confirmada à Folha pelo vereador Sousinha.

A cúpula estadual do partido não ficou satisfeita com a postura política de Flávia na eleição estadual: ela votou em Ricardo/Cássio contra a orientação de sua própria legenda.

Mas a prefeita parece não estar muito preocupada com isso, porque seu grande projeto político era reconquistar a maioria na Câmara e conseguiu facilmente. Com cinco dos nove vereadores, Flávia vai aprovar grande parte dos seus projetos. Recentemente, por exemplo, ela conseguiu a aprovação do orçamento do município para 2011 (pouco mais de 50 milhões de reais), mesmo reduzindo o repasse da Câmara para 58 mil reais. “Ela já não vinha, ao longo do ano, repassando o valor integral, de pouco mais de 60 mil, também não transfere em dia o dinheiro, e agora reduziu mais ainda o repasse da Câmara”, comenta Sousinha, que, juntamente com os outros três vereadores da oposição, votou contra o projeto orçamentário por conta da questão da Câmara e várias outras supostas irregularidades.

Com maioria na Câmara, a prefeita também não terá dificuldade para recolocar na presidência do legislativo, em primeiro de janeiro, um vereador politicamente ligado a ela. E esse vereador pode ser, inclusive, o atual presidente, Antônio Leite, que deverá ser candidato à reeleição.

Como a oposição hoje é minoria, o vereador Sousinha teme também que seu projeto Ficha Limpa, construído aos moldes da lei nacional e que proíbe políticos piancoenses condenados pela Justiça de se candidatar a cargos eletivos, não seja aprovado. “Esse projeto, eu acredito que é o primeiro do legislativo do Vale e foi apresentado na sessão da quinta-feira, 25, e espero que os vereadores o aprovem pelo bem da moralidade política de Piancó, porque ele é uma adequação da legislação municipal à Ficha Limpa nacional”, comenta Sousinha.

Folha do Vale

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.