PMDB articula aproveitamento de Maranhão em ministério de Dilma

“Temos ainda uma missão pela frente. Nosso sonho não acaba aqui. Ainda temos muito por realizar.” As palavras finais do pronunciamento do governador José Maranhão (PMDB) na última sexta-feira (5), após a derrota nas urnas pela reeleição, deixou claro: sua carreira política ainda não está encerrada. Nesta segunda-feira (8), ele inicia uma série de audiências em Brasília que poderão definir seu futuro como ministro de Dilma Rousseff. O principal articulador do nome do paraibano na equipe da presidente eleita seria José Sarney (PMDB-AP), atual presidente do Senado.

A expectativa é de que a reunião de Maranhão com a cúpula do PMDB em Brasília resulte na indicação de seu nome para atuar em âmbito nacional. A chefia de gabinete do governador confirma a viagem, mas não adiantou a agenda de compromissos. Estima-se que ele encontre Michel Temer, presidente nacional do partido, e os líderes da legenda no Senado e Câmara Federal, Renan Calheiros e Henrique Alves.

A equipe de reportagem do Paraíba1 flagrou uma conversa do deputado federal paraibano Armando Abílio (PTB) em um restaurante de Campina Grande neste domingo (7). Ao celular, ele informou que estava a caminho de Brasília nesta semana para ajudar nas negociações. Segundo ele, José Sarney é o principal articulador. “Maranhão vai ser ministro. Ele vai ocupar um ministério de Dilma”, afirmou. O deputado não chegou a declarar qual seria o ministério.

A reportagem tentou contatar o deputar por telefone nesta segunda-feira (8), mas as ligações não foram atendidas.

As especulações ganham ainda mais corpo com a declaração feita pelo prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), na última sexta-feira após o discurso de Maranhão. Ele falou, com exclusividade ao Paraíba1: “O governador José Maranhão vai continuar trabalhando pela Paraíba, e escrevam o que eu estou dizendo, também em nível federal”.

Sobre o assunto, o secretário da Controladoria Geral Estado, Roosevelt Vita, braço direito do atual governo, não confirmou a hipótese, mas disse que "Maranhão é um nome forte no PMDB em nível nacional pela experiência e prestígio que tem. Todos os membros do partido com esse perfil podem ser indicados ministros". O secretário explicou ainda que no momento em que esses nomes começarem a ser discutidos entre a nacional cúpula peemedebista, José Maranhão vai participar das negociações.

Na primeira semana depois da eleição de Dilma Rousseff (PT), já há briga interna no PMDB para angariar espaço no Governo Federal. O partido continua na liderança de seis ministérios. Em Brasília, os presidentes do PT, José Eduardo Dutra, e do PMDB, Michel Temer, entraram em acordo para impedir uma disputa entre os partidos no início do novo governo. A presidente Dilma disse que não haverá loteamento do Ministério.

Fonte: Paraiba1

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.