Santana dos Garrotes ganha uma ambulância do SAMU


O município de Santana dos Garrotes recebeu na noite da última quinta-feira, 18 a ambulância que será utilizada no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os recursos são provenientes de uma parceria entre Ministério da Saúde, Governo Estadual e Município.

A ambulância já se encontra na garagem da prefeitura, aguardando apenas que seja feito o emplacamento da mesma e a fiscalização por parte da equipe do ministério da saúde, que deverá acontecer em breve.

O prefeito Zé Alencar, disse que a chegada do SAMU é uma vitoria não só para ele, mas para toda a comunidade Santanense, que o mais rápido possível o serviço estará atendendo a população sem cor partidária, argumenta o prefeito.

A aquisição dessa Unidade Móvel de Urgencia é fruto de uma batalha da ex-secretária de Saúde do Município, Lúcia Queiroz que teve uma grande participação a frente da secretaria. Hoje o atual secretário de saúde, Antonio Marcos Martirez deu continuidade a essa conquista para a popualção mais carente do município.

O Ministério da Saúde considera o SAMU 192 como o principal componente da Política Nacional de Atenção as Urgências. Nas ambulâncias, estruturadas para prestar um serviço de atendimento eficiente, ficam as equipes de profissionais qualificados prontos para se deslocarem até o local do ocorrido.

A equipe conta com uma unidade básica com dois técnicos de enfermagem e um motorista-socorrista. A central de atendimento funcionará 24 horas por dia, sete dias na semana. O socorro é feito por chamada gratuita, através do número 192.

A instalação do Samu prevê a complementação dos atendimentos de emergência realizados pela SMS e Corpo de Bombeiros, especialmente em ocorrências de acidentes nas rodovias. Para a manutenção do serviço e expediente será repassada pelo Estado e pela União um valor mensal, sendo o excedente coberto pela Administração Municipal.

Como Funciona?

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

As Centrais de Regulação tem um papel primeiro e indispensável para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito após chamada gratuita, para o telefone 192.

A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

Política Nacional de Atenção às Urgências

O SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS. A política tem como foco cinco grandes ações:
Organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família;
Estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel (SAMU 192);
Reorganizar as grandes urgências e os pronto-socorros em hospitais;
Criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências; e
Estruturar o atendimento pós-hospitalar.

Assessoria da PMSG

Foto: Antony Mark







Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.