Começou a pré-estação chuvosa do semiárido nordestino

Começou no início do mês de novembro a chamada pré-estação chuvosa do semiárido nordestino, que dura até o mês de janeiro próximo. O citado período que é de três meses, antecede o inicio da estação chuvosa (fevereiro a maio), e é caracterizado pela aparição das primeiras chuvas sobre o semiárido. É nesse momento que o sertanejo costuma visualizar os primeiros relâmpagos, e consequentemente os primeiros sinais de que a chuva se aproxima. É no citado período que começa a chegar sobre o semiárido os ventos úmidos do norte, que elevam a umidade do ar e provocam chuvas isoladas.

No mês de novembro, as chuvas são raras, por se tratar apenas do inicio da pré-estação, no entanto, a partir de dezembro, principalmente da segunda quinzena do mês, a umidade sobe muito, e as chuvas ocorrem aliviando o calor e trazendo alívio.

Em janeiro, as chuvas tendem a se intensificar, até a chegada do período chuvoso. Lembro que está descrição trata-se de uma tendência observada em anos normais, os quais estão se tornando muito raros, tendo em vista que o comportamento térmico do Oceano Pacífico Central tem oscilado muito ano após ano, assim, o referido oceano tem se apresentado quente (El Niño) ou frio (La Niña), e dessa forma, a cerca de treze anos, não é mais observada normalidade na temperatura das águas do Pacífico no período de fevereiro a maio, isso fez de 1997, o último ano de estação chuvosa normal no semiárido.


Rodrigo Cézar Limeira (bacharel e mestre em Meteorologia) – Patosonline.com

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.