Brasileiro que veio da Europa é internado com suspeita de 'vaca louca'

A Secretaria da Saúde de Campinas (93 km de SP) investiga um caso suspeito do mal da vaca louca em um homem de 50 anos.

O paciente está internado no Hospital Beneficência Portuguesa. A Vigilância em Saúde Municipal foi notificada do caso Creutzfeldt-Jakob (chamada popularmente de doença da vaca louca) no último dia 12.

Em nota, a Secretaria da Saúde de Campinas informou que o caso é "tratado com absoluto sigilo". O paciente, ainda segundo o hospital, esteve recentemente na Europa.

A secretaria disse, na nota, que "não vai divulgar outras informações sobre o caso" porque, segundo a pasta, a família pediu para que não fossem divulgados nomes nem outras informações que pudessem identificar a paciente e seus parentes.

Ainda de acordo com a secretaria, a "doença não é transmitida de pessoa a pessoa e não exige medida de controle no Brasil".

"Não há transmissão desta doença no Brasil. Portanto, não tem impacto na saúde pública ou impacto econômico", diz outro trecho da nota.

O paciente passa por exames desde a semana passada para confirmar ou não a doença. Os resultados devem ficar prontos, segundo o hospital, em "algumas semanas".

Os sintomas apresentados por ele também podem ser confundidos com meningite ou com alguma doença que provoque alterações neurológicas.

Entre os principais sintomas da doença em humanos estão as contrações musculares e a demência. A doença se desenvolve principalmente em pessoas com mais de 50 anos e causa a morte.

Especialistas afirmam que não há tratamento para a doença e que a contaminação em humanos pode ocorrer pela ingestão de carne de animais infectados.

Um dos modos de evitar a contaminação é não comer carne de ovinos e bovinos provenientes de países onde exista a contaminação.

Da Folha Online

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.