Unidades de saúde têm 60 dias para se adequarem a resolução


Foi publicado nesta terça-feira, 26 de outubro no Diário Oficial da União (DOU) a resolução que torna obrigatório o uso de álcool - líquido ou gel - para higienização das mãos nas unidades de saúde de todo o País. Os estabelecimentos terão 60 dias, a partir de hoje, para o cumprimento da norma.

A medida tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é considerada pelo órgão a mais importante e de menor custo para prevenção e o controle das infecções em ambientes hospitalares, principalmente pela superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC).

O álcool gel 70% deverá ser colocado em salas onde haja atendimento de pacientes sendo obrigatório em estabelecimentos públicos e particulares. O uso do produto, porém, não dispensa a lavagem das mãos. A norma é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de prevenir e controlar infecções em pacientes e profissionais que atuam em hospitais.

Atendimento móvel

A higienização com álcool também é obrigatória para os serviços de atendimento móvel e nos locais onde forem realizados quaisquer procedimentos invasivos. Outros locais que devem se adequar a norma são: salas de triagem, de pronto-atendimento, unidades de urgência e emergência, ambulatórios, unidades de internação, de terapia intensiva, em clínicas e consultórios.

CNM

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.