Site monitora em tempo real eleição presidencial na internet


Criado por quatro instituições de ensino federal, sob a coordenação do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, está no ar o site Observatório das Eleições, uma ferramenta anunciada como inédita no Brasil, segundo a Universidade Federal de Minas Gerais. Por este endereço, o internauta poderá monitorar a eleição presidencial em tempo real na internet.

Lá, é possível conhecer as medições que são feitas sobre as citações aos candidatos a presidente em sites de notícias on-line de todo o país, blogs, Youtube e no microblog Twitter.
Por exemplo: os vídeos envolvendo os presidenciáveis mais citados no Twitter estão relacionados, podendo ser acessados do próprio site do Observatório.

Segundo a assessoria da UFMG, cerca de 200 fontes de informação oferecem "uma visão abrangente da web, permitindo comparar o volume de referências aos candidatos em diferentes intervalos de tempo". Esse tipo de monitoramento começou a ser feito durante a Copa do Mundo na África.

O Observatório da Web, conforme dito na página inicial do site, "é um projeto de pesquisa pioneiro" do Inweb (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web). "Foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de especialistas com ferramentas inéditas de engenharia na Web, permite acompanhar de forma interativa e intuitiva a dinâmica da internet e a atuação dos internautas em relação a eventos de diferentes alcances: local, nacional ou mundial."

O projeto tem parceria do Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Folha

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.