Mesmo com 60 cidades sem rede coletora de esgoto, PB é o 3º do NE com pior desempenho no PAC


Sessenta municípios da Paraíba não possuem nenhum tipo de rede coletora de esgoto e mesmo assim as obras do Programa de Aceleração do Crescimento no Estado não andam. De acordo com os 27 relatórios estaduais do PAC, divulgados em junho pelo comitê gestor do programa, o Estado é o 3º do Nordeste e o 5º do país com pior desempenho na execução de obras do programa.

Apenas 5% do total de 372 obras previstas para o Estado foram concluídas. Significa que somente 19 ficaram prontas até abril deste ano. Mais da metade (55,64%) das obras de saneamento prevista pelo PAC, na Paraíba, ainda está no estágio classificado como “ação preparatória”, ou seja, em fase de estudo ou licenciamento. Ao todo, são 207 obras nesse estágio.

Enquanto as obras de saneamento do PAC caminham a passos lentos na Paraíba, a população de 60 municípios continua sofrendo sem acesso a rede coletora de esgoto, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em onze cidades também não há rede de abastecimento de água o que faz com que o Estado seja o primeiro do país com maior número de municípios sem acesso a água tratada.

Em 31 cidades a população ainda precisa recorrer ao uso de fossas rudimentares e em 22 as pessoas usam fossas sépticas e sumidouros. Em outros 118 municípios há rede coletora de esgoto, mas estes não possuem tratamento. Somente em 45 há rede coletora de esgoto com tratamento.

PolíticaPB

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.