Cássio segue na liderança para o Senado e Vital Filho passa Efraim

Cássio tem 46%, Vital 29%, Efraim 25 % e Wilson Santiago 19%.
A Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (27) pelas Tvs Cabo Branco e Paraíba, dentro do JPB 2ª Edição, trouxe novidades na disputa para o Senado Federal.

Se por um lado o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) segue na liderança isolada da disputa, com 46% das intenções dos votos, desta vez o deputado federal Vital Filho (PMDB) aparece pela primeira em segundo lugar, com 29% dos votos. Efraim Morais (DEM) agora tem 25% e está em terceiro. Oficialmente, contudo, os dois ainda apresentam um quadro de “empate técnico”, já que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Seis pontos percentuais atrás de Efraim aparece o outro peemedebista da disputa, o deputado federal Wilson Santiago, que está com 19% das intenções de votos. Ele é seguido por Vital Farias (PCB), com 3%; Maria das Dores (PCO), com 2%; e Edgar Malagodi e Marcos Dias (ambos do PSOL), com 1% cada.



O que chama a atenção é o alto número de eleitores que ainda estão indecisos faltando pouco mais de um mês para a eleição: 27%. Brancos e Nulos somam 17% e 29% dos entrevistados disseram que só votam em um dos candidatos (lembrando que neste ano o eleitor tem o direito de votar em até dois candidatos).

Cássio Cunha Lima vence em todas as regiões do Estado, com exceção de João Pessoa, que vota majoritariamente em Vital Filho. Na Capital o ex-governador fica em segundo lugar. Nas outras regiões, todas vencidas pelo tucano, a briga fica pela segunda colocação. Efraim fica em segundo lugar na Zona da Mata, Wilson Santiago fica em segundo no Serão, enquanto que Vital Filho fica em segundo no Agreste e na Borborema.

Comparando com os números da última pesquisa, realizada no final de julho, Cássio subiu de 45% para 46%, enquanto que Vitalzinho saiu de 21% para 29%, sendo o que mais melhorou seu desempenho eleitoral. Efraim saiu de 22% para 25% e Wilson teve um aumento de dois pontos percentuais: pulou de 17% para 19%.

A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e foi realizada entre os dias 24 e 26 de agosto. Foram entrevistadas 1204 pessoas e a margem de erro para mais ou para menos é de 3%. A pesquisa tem índice de confiança de 95% e está registrada tanto no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (sob o número 26522/2010) como no Tribunal Superior Eleitoral (sob o número 25670/2010).


Phelipe Caldas do Paraiba1

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.