Prefeitura Municipal de Santana dos Garrotes promove teste para detectação do câncer de próstata e Aids no próximo sábado, 16

A Prefeitura de Santana dos Garrotes, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza no dia, 16 de janeiro de 2010, teste para detectar o Câncer de Próstata e teste de HIV/Aids. O evento será realizado a partir das 8hs ás 12hs na unidade de saúde “Maria Ana de Jesus”. Serão oferecidos 100 exames de acordo com as necessidades identificadas, também serão oferecidos 30 exames HIV/Aids.

Esta será a primeira vez que os moradores do município recebem as orientações dos profissionais, que oferecem gratuitamente o exame de coleta de sangue para exame de PSA, capaz de diagnosticar problemas na próstata como também do HIV/Aids. Algumas recomendações são necessárias: evitar relação sexual três dias antes do exame, não andar de bicicleta ou moto e não é preciso estar de jejum.

Assim, para colaborar com a Prefeitura de Santana dos Garrotes e com a população masculina da mesma, realizaremos uma campanha com 100 pacientes para detectar qualitativamente a presença do antígeno prostático específico (PSA) e 30 HIV/Aids, com a participação da Secretaria de Saúde do Município, dos Farmacêuticos e Bioquímicos Drª Carla Carlos dos Santos, Drº. Juscelino (Secretaria de Saúde Municipal) e do Auxiliar de Laboratório José Ferreira.

Segundo o Bioquímico/farmacêutico, João Eudes Pinto, organizador da campanha, no primeiro momento ocorrerá à coleta de sangue para o exame de PSA e Aids. Aqueles que apresentarem indicação de exame complementar: toque retal e ultra-sonografia serão convocados. “Os homens serão atendidos por profissionais, como Drª Carla Carlos dos Santos e Drº Juscelino e terrão todos os recursos necessários para a detecção da doença e inicio do tratamento na rede pública”, ainda segundo ele o exame precoce é a maneira mais eficaz de prevenção. “O câncer de próstata em sua fase inicial não apresenta sintomas, podendo ser suspeitado apenas por meio do exame de toque retal”. Enfatizou João Eudes.

A campanha tem uma colaboração de 50 % nos kits de Jossinaldo Lopes e os outros 50% de João Eudes Filho. Santanenses que residem em Brasília.

“A principal razão desta campanha é chamar atenção, pois os homens ainda são muito relaxados e evitam o exame, especialmente pelo preconceito que existe com relação ao exame de toque”, afirma a Secretária de Saúde, Lúcia Maria de Azevedo.

O prefeito Drº Zé Alencar, que é médico, explica que câncer de próstata ou cancro da próstata é uma doença na qual ocorre o desenvolvimento de um cancro/câncer na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Ocorre quando as células da próstata sofrem mutações e começam a se multiplicar sem controle. É uma doença silenciosa e geralmente só é diagnosticada após um teste. “Recomenda-se que homens a partir dos 40 anos façam o exame regularmente. Porém, muitos ainda têm o medo ou até preconceito de realizar a prevenção”, argumenta o prefeito.

Ary Ramalho

Assessoria de Imprensa - PMSG

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.