Prefeito Zé Alencar faz balanço positivo do seu primeiro ano de gestão e diz que o ano de 2010 será melhor

Sede da Prefeitura Municipal

Parte do centro da cidade

Neste primeiro ano a frente da administração municipal de Santana dos Garrotes, o prefeito Zé Alencar (PSDB), e toda sua equipe já demonstraram a gerência do município, um dos mais importantes do Vale do Piancó, iria ter um novo ritmo e no final do seu primeiro ano, a cidade está diferente visivelmente e a vida dos munícipes, bem melhor.

2009 foi um ano difícil para as prefeituras de todo Brasil, principalmente dos municípios de pequeno porte e que dependem quase que exclusivamente de recursos advindo do governo federal.


A queda acentuada no FPM e a crise econômica provocou uma expressiva diminuição dos recursos de todos o municípios brasileiros, principalmente os da região Nordeste.


No entanto o nosso prefeito ponderou que este período de crise serviu de experiência, aprendizado e reflexão e acrescentou: “governar um município em tempos de muitos recursos e cofres cheios além de ser fácil, é para qualquer um. Administrar com poucos recursos e em tempos de crise, aí sim, são para aqueles que sabem gerenciar a coisa pública sem visar benefício próprio, mas sim, o bem coletivo.


O prefeito falou nestes primeiros doze meses não conseguiu realizar tudo o que tinha planejado, porém, alguns setores tiveram avanços consideráveis, como podemos citar a saúde, a educação, a ação social, a agricultura e a infra-estrutura. Melhorias estas, conseguidas devido a importante parceria entre a prefeitura e as comunidades.


Na gestão “Pensando em você”, as secretarias avaliaram suas ações em prol do bem estar da população:

- A Secretaria de Ação Social, neste ano de 2009 desenvolveu ações como: Recuperação do prédio da creche Esmerina Teotônio, aquisição de merenda escolar de qualidade para o PETI e a creche; aquisição de brinquedos para as crianças que estudam na rede pública municipal; renovação de todos os conselhos ligados a assistência social, no município; visitas domiciliares da assistente social as famílias carentes que tem crianças na creche; as crianças da creche estão sendo acompanhadas pelas os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e dentistas.

Com os recursos do IGD, esta gestão instalou o programa “Aprendendo para Fazer”; onde vem preparando profissionais para o mercado de trabalho.

Mesmo com estas ações já realizadas, todos os que fazem a secretaria de Ação Social, contando com o irrestrito e essencial apoio do prefeito Zé Alencar, estão incansavelmente buscando novos projetos, como a Casa da Família (PAIF), onde se trabalha com crianças, adolescentes, jovens e idosos.

- A Secretaria de Saúde, promoveu ações como: Entrevistas na Rádio com profissionais de saúde com o objetivo de esclarecer a população sobre a importância da vacinação e outras campanhas de saúde realizadas pelo município, como forma de prevenir doença e dar uma qualidade de vida melhor aos santanenses; palestras nas escolas municipais e estaduais, a fim de conscientizar os adolescentes da importância da prevenção de doenças.

Adquiriu por cessão, uma nova ambulância, totalmente equipada, destinada a remoção de pacientes para outros centros quando necessário; para que os pacientes que necessitem remoção para outros hospitais, sejam assistidos durante o translado, a secretaria contratou um enfermeiro; foi ampliado o horário de funcionamento da Sala de Vacina do Município, de forma que atenda das 7h00 às 17h00, em horário contínuo, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para almoço; a Sala de Vacinas também funciona aos sábados, visando um melhor atendimento à população, principalmente a da zona rural.

Adequação do Conselho Municipal à nova legislação do SUS, para que tenhamos condições de melhor administrar; a Secretaria de Saúde promoveu o Dia de Ação, com várias modalidades; melhoramentos no Laboratório de Análises Clínicas, onde exames laboratoriais são oferecidos gratuitamente à população carente do nosso município; implementação de um novo sistema de distribuição de medicamentos da Farmácia Básica, onde os remédios de uso contínuo são entregues as auxiliares de enfermagem das Equipe de Saúde da Família, (ES), responsáveis pelo atendimento na zona rural, a fim de que sejam entregues a esses pacientes no ato da consulta médica, quando da visita dos profissionais as residências.

Foram realizadas ações no sentido de efetuar o Cadastramento dos Hipertensos e Diabéticos no PSF II, localizado na sede do município; A adesão do município ao Projeto Hanseníase.

Através da Vigilância Sanitária, foi solicitado melhorias no Matadouro Público, a fim de aperfeiçoarmos esses serviços e em prol da saúde pública; realizou a campanha da influenza (gripe), onde os idosos foram recepcionados com um café da manhã e música ao vivo;

Cobertura de 100% das residências com relação as visitas dos Agentes de Endemias para conscientização da população em relação ao combate à Dengue; manutenção de convenio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Piancó; manteve durante todo este ano o posto médico “Maria Ana de Jesus” funcionando dia e noite, com atendimento e distribuição de medicamentos; Assistência aos carentes com transporte para deslocamento para grandes cidades; pintura interna e externa do prédio do posto médico e reforma nas instalações hidráulicas.

- A Secretária Educação, fez o levantamento dos problemas existentes em todas as escolas, onde verificou “in loco” a situação; determinou a mudança de horário de funcionamento da própria secretaria, das 08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00; realizou operações de retelhamento, conserto de portas e janelas, ações estas, mais que necessárias para o início do ano letivo;


As 23 escolas e a creche funcionando a contendo; merenda escolar de boa qualidade para todas as escolas e também para a creche, com cardápio distribuído e fiscalizado pela a secretaria; transporte escolar para todos os alunos da zona rural, licitado e publicado no diário oficial do município.


Complementação de livros e carteiras pra todas as escolas do município; conclusão de salas para informática nas escolas, Maria Sinharinha (sede), Júlio Laurindo de Almeida (distrito de Pitombeira de Dentro), Castelo Branco (distrito Palestina) e Padre Anchieta (sítio Barrinhos).


Reforma da Escola Rui Barboza, no sitio Maracujá de Cima; Instalação da Biblioteca Municipal “Adalgisa Palitot” em convênio com o governo Federal com o Ministério da Cultura; Reforma do campo de futebol na sede do município e apoio as equipes de futebol, com o transporte e equipamento esportivo.

Apoio a festas tradicionais a exemplo da festa de São João, em Pitombeira, Senhora Sant’Ana e outros eventos importantes.

- A Secretaria de Finanças, visando dar melhor transparência deste realizou licitações para atender as despesas com Merenda Escolar; Medicamentos; Transporte Escolar; Consultoria; Limpeza Urbana; Material de Expediente, e ainda, promoveu o Pagamento da Folha de Pessoal em dia, inclusive o 13º salário pago.


- E como forma de preparar a cidade para o futuro, a Secretaria de Planejamento vem trabalhando ações como à realização da Limpeza Urbana; Iluminação Pública, tanto na cidade como nos três distritos.

- Na Agricultura, apoio ao homem do campo com melhoria nos terrenos onde efetuarão seus plantios e corte de terra no período de inverno.

- Na Secretaria de Administração e Infra-Estrutura, Reforma de passagem molhada na estrada que dá acesso a comunidade de Caiçara; interligações das ruas Manoel Juvino e as ruas projetadas; melhorias de acesso às estradas que ligam os distritos de Palestina e Pitombeira de Dentro, com aterramento nas áreas de atoleiros; patrolamento e recuperação de 80% das estradas vicinais; Reforma do Açougue e o Matadouro público.

A assessoria de comunicação vem contribuindo também com este trabalho, com a divulgação das ações da administração municipal, assessoria esta criada na atual gestão do prefeito Zé Alencar.


O prefeito e alguns secretários foram a rádio local e relataram algumas obras no município.


Escute o áudio:




Texto, fotos e áudio: Ary Ramalho

Assessoria de Imprensa - PMSG

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.