Pais e filhos: unidos e desunidos nas urnas

A eleição deste ano sinaliza para a manutenção da tradição de dobradinha entre pais e filhos na disputa por votos. Em busca de mais espaços na política caciques lançam mão dos filhos e da máxima de que “política vem de berço” em busca de mais espaços no cenário político do Estado.

Mas o resultado nem sempre agrada ao povo, já que geralmente os sucessores dos pais tentam passar uma imagem de renovação que muitas vezes não são verificadas com a manutenção de velhas práticas políticas.

O cenário das eleições deste ano deve contar com pelo menos oito dobradinhas entre pais e filhos. Além deles existem casos em que os herdeiros não rezam na cartilha dos pais e disputam o mesmo cargo, como o ex-deputado estadual Walter Brito (PPS), candidato a deputado federal, que terá como principal adversário o seu filho Walter Brito Neto (PRB), que também tenta retornar à Câmara Federal.

DIVERGENTES

Pai e filhos também estarão em palanques distintos na disputa pelo governo enquanto Walter Brito estará ao lado de Ricardo Coutinho (PSB) o seu filho estará no de José Maranhão (PMDB). Assim como os Brito, o ex-deputado Vital do Rego e o filho o prefeito Veneziano, já estiveram em lados opostos disputando o cargo de deputado federal, na época nenhum dos dois foi eleito apesar de Veneziano conseguir um desempenho melhor.
Segundo levantamento feito pela reportagem do Jornal da Paraíba a lista das dobradinhas familiares é extensa.

LISTÃO

O deputado federal Wellington Roberto (PR), pré-candidato ao Senado, lançará o filho Caio Roberto como candidato a deputado estadual; o senador Efraim Morais (DEM) candidato à reeleição, também verá o seu filho o deputado federal Efraim Filho, candidato à reeleição; o deputado federal Marcondes Gadelha (PSC), postulante a uma vaga na chapa majoritária do PMDB, terá o deputado estadual Leonardo Gadelha lutando para ocupar a vaga do pai na Câmara Federal; o suplente de senador Carlos Dunga (PTB), cotado para concorrer a vice-governadoria na chapa liderada por Ricardo Coutinho, e o filho, deputado estadual Dunga Júnior, candidato à reeleição.

Na região de Guarabira ainda existe um quadro de indefinição da estratégia eleitoral das famílias Paulino e Toscano que se revezam no comando da prefeitura.

O deputado estadual Zenóbio Toscano (PSDB) ainda avalia se disputará a reeleição ou se lançará a candidatura da sua esposa e ex-prefeita de Guarabira, Léa Toscano (PSB). O patriarca e ex-governador, Roberto Paulino (PMDB), sonha entrar na disputa pelo Senado e o seu filho Raniery Paulino, deverá tentar a reeleição para a Assembleia Legislativa.

Caso não seja indicado para o Senado Federal, Roberto Paulino tem um Plano B: deverá tentar o retorno à Câmara Federal. A esposa de Paulino, Fátima, ex-primeira dama do Estado, está no segundo mandado como prefeita em Guarabira.

Por: Clóvis Gaião / JP

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.