Eleições 2010 testam fidelidade partidária de prefeitos da Paraíba

Os prefeitos paraibanos vão se submeter ao teste da fidelidade partidária nas eleições deste ano. Cabos eleitorais importantes, eles têm influência significativa junto aos eleitores locais, logo são disputados por candidatos a governador, ao Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

Diante disso, os partidos políticos não querem abrir mão de seus principais cabos eleitorais e vão cobrar fidelidade aos gestores para que trabalhem e votem nos candidatos da própria legenda, principalmente a cargos majoritários, sob pena de represálias e até a expulsão das siglas.

Não obstante, ignorando o princípio da fidelidade, anunciaram o apoio ao projeto de reeleição do governador José Maranhão (PMDB) prefeitos de partidos de oposição, como PSB, de Ricardo Coutinho, pré-candidato a governador; PSDB, do ex-governador Cássio Cunha Lima e do senador Cícero Lucena; o DEM, do senador Efraim Morais; e o PTB, do deputado Armando Abílio e do suplente de senador Carlos Dunga.

Maranhão fala em cerca de 40 adesões e espera aumentar este contingente. Somados aos aliados, o peemedebista espera chegar ao pleito de outubro com pelo menos 150 gestores municipais no seu palanque.

Um deles é o prefeito de Taperoá, Deoclécio Moura (PSB). Ele revelou que não existe a menor possibilidade de subir num palanque eleitoral, no qual estejam Ricardo Coutinho, presidente do seu partido, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o senador Efraim Morais (DEM).
“Eu cheguei no PSB primeiro do que Ricardo, ainda no tempo do governador Miguel Arraes (já falecido). Hoje quem manda no partido é a cúpula, nenhum prefeito é chamado para opinar”, declarou Deoclécio, que tem acompanhado José Maranhão nas visitas pelo Cariri. Outro prefeito socialista que está apoiando Maranhão é Ricardo Aires (Cabaceiras).

Outra adesão que chamou a atenção foi a do prefeito de Areia, Elson Cunha Lima Filho (PSDB). No final do ano passado, ele se reuniu com Maranhão e anunciou a parceria político-administrativa. Elson revelou que o governo está aberto ao diálogo e disse ter estado em várias secretarias, onde foi prontamente atendido. “Diante do atendimento dos nossos pleitos a minha posição política e do vice-prefeito Ademar Paulino (que é do PMDB) será de apoio ao governador José Maranhão, na sua reeleição”, deixou claro o prefeito de Areia. Também aderiram ao esquema do governador os prefeitos das cidades Uiraúna, Glória Geane de Oliveira Fernandes (PSDB), e Nazarezinho, Francisco de Assis Braga Júnior (PTB). O prefeito de Queimadas, José Carlos Rêgo (PTB), e o de Pedra Lavrada, Tota Vasconcelos (DEM), também se alinharam ao Palácio da Redenção.

Por sua vez, o prefeito de Sapé, João da Utilar (DEM), afirmou que, ao contrário do que definiu o seu partido, apoiará a candidatura do senador Cícero Lucena (PSDB) para o Governo do Estado.

Por: Josusmar Barbosa / JP

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.