Criança morre no Chile após apanhar do pai por urinar na calça

Menino de dois anos levou surra com cano de PVC; violência infantil é frequente no país

Um menino de dois anos morreu nesta quinta-feira (7) no Chile em consequência de uma surra dada por seu pai após ele ter urinado na calça.

O menor D.C.N. faleceu no Hospital de Iquique, a 1.857 km ao norte de Santiago, onde tinha sido internado em coma. Segundo o promotor Víctor Ávila, responsável pela investigação do caso, o pai da criança, um boliviano sem residência legal no Chile, "sacudiu o menino repetidamente, bateu nele com um tubo de PVC e depois o jogou no chão".

O crime ocorreu no vilarejo de Apamilca, na região de Pozo Almonte, norte do Chile. O menino ficou inconsciente, teve fraturas múltiplas e lesões internas, acrescentou Ávila.

De acordo com o promotor, no momento da detenção, o pai disse que "estava educando" seu filho. A agressão foi denunciada por vizinhos.

O menor recebeu um primeiro atendimento no consultório médico de Apamilca, mas, devido à gravidade de seu estado, foi levado para o hospital de Iquique.

Ávila disse que a companheira do pai do menino, que não é sua mãe, também foi detida porque pode ter tido participação no crime. O pai contou à polícia que o menino era fruto de uma relação anterior que teve em Oruro (Bolívia) e que tem uma filha de 1 ano e 4 meses com a atual companheira.

Violência é frequente

Este é o segundo caso do gênero no Chile nas últimas semanas. Em 21 de dezembro, um menino de dois anos morreu depois de uma surra de seu padrasto.

Segundo o último estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês) sobre maus-tratos no Chile, três em cada quatro crianças do país são vítimas de agressões físicas ou psicológicas em casa e uma em cada quatro é vítima de violência grave.

R7

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.