Político ligado a Ricardo diz que prefeito foi filmado pela polícia


Um político da base do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), que preferiu não se identificar, denunciou hoje ao Parlamentopb, que o prefeito da capital paraibana teria sido seguido por um policial na última sexta-feira, 26, quando se encontrou com o ex-governador Ronaldo Cunha Lima (PSDB), no apartamento do poeta, no Residencial Atlântico.

Segundo o aliado de Ricardo, O policial teria repassado as imagens da saída do prefeito do local à Secretaria de Comunicação do Governo do Estado. De lá, o vídeo foi remetido ao portal Correio, que o divulgou."Ricardo está sendo seguido.

Soube disso ainda na visita que ele fez a Guarabira, para participar do Forrofest. Tinha um carro seguindo o prefeito e isso pôde ser notado. Agora, achamos que o telefone dele está grampeado porque ele tinha falado com Ronaldo Cunha Lima cerca de meia hora antes de ir ao apartamento dele. Lá, já estava um automóvel parado e um policial pronto para fazer as imagens", disse o político. O prefeito de João Pessoa confirmou seu encontro com Ronaldo Cunha Lima e disse ter procurado o ex-governador para pedir que ele intermediasse seu pedido para devolução de uma emenda de R$ 18 milhões - atualmente sob a gerência do Governo do Estado - à Prefeitura da capital.

Ricardo também acrescentou que o atual quadro eleitoral também foi objeto de conversa, mas não revelou qual o teor do diálogo sobre 2010.





Cícero diz que seu gabinete está aberto para receber Ricardo Coutinho

O senador Cícero Lucena (PSDB) disse, ontem à noite, em Itaporanga, no Vale do Piancó, que seu gabinete està à inteira disposição do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), de João Pessoa, e de todos os prefeitos paraibanos, como sempre esteve desde que ele assumiu vaga no Senado. Para Cícero, não há o menor constrangimento em receber gestores municipais, mesmo adversários políticos, para procurar resolver ao seu alcance questões de interesse e bem estar da população.

A declaração do senador tucano se deu como repercussão ao fato de o prefeito de João Pessoa ter conversado na tarde de sexta-feira com o ex-governador Ronaldo Cunha Lima, no apartamento do tucano. Ricardo confirmou o encontro e declarou ter ido solicitar a intermediação de Ronaldo junto a Cícero e Efraim Morais para que emendas tradicionalmente alocadas para a capital paraibana fossem devolvidas à cidade.

"Todos sabem que tenho compromissos e responsabilidades com o povo de João Pessoa, cidade que tive a honra de governar por duas vezes, e com o povo da Paraíba, que me deu o mandato de senador", justifica Cícero, destacando que saberá separar as questões político-partidárias das que representam benefícios diretos para o povo - que quer apenas dos homens públicos uma postura de alto nível no exercício de suas funções.

Cícero Lucena lembrou até um recente caso exemplar envolvendo aliados e adversário político em comum. Em 2007, o ex-governador Cássio Cunha Lima, o senador Efraim Morais e ele participaram de uma audiência, no Senado Federal, no gabinete do então senador José Maranhão (PMDB), presidente da Comissão Mista do Orçamento do Congresso Nacional. "Cumprimos nosso dever de homens públicos, deixando de lado as querelas partidárias, e conversando com quem nos fazia oposição, em favor de uma articulação por emendas de interesse do Estado", lembra o tucano.

Para Cícero Lucena, posturas e exemplos como esse devem ser seguidos pela classe política paraibana. "Isto, sim, é o tipo de postura de vanguarda que o povo da Paraíba precisa por parte dos homens públicos", acredita o senador do PSDB, garantindo que qualquer prefeito do Estado, mesmo os que são seus adversários políticos, podem contar sempre com as portas abertas de seu gabinete, sem precisar de intermediários, mesmo um da estatura e credibilidade do ex-governador e poeta Ronaldo Cunha Lima.

O senador tucano lembra que é possível, sem que os homens públicos comprometam suas convicções políticas e mantenham suas diferenças partidárias, estabelecer entendimentos em prol de batalhas comuns, tendo o bem público como principal objetivo. “De minha parte, estou sempre à disposição de todos os que tomem iniciativas em prol do povo, porque o verdadeiro mérito está em saber fazer a diferença entre os interesses das legendas a que pertencemos e os assuntos que verdadeiramente vão beneficiar o homem comum, o maior objetivo de nossos mandatos”, conclui o senador.

http://www.parlamentopb.com.br/


Eleições 2010: Candidatos abrem temporada de troca de partidos

A pouco mais de três meses do final do prazo para troca de partidos com vistas às eleições de 2010, a temporada de mudanças de legendas se intensifica. Ao contrário dos períodos anteriores, o entra e sai nas siglas, na maioria dos casos, é protagonizado pelos sem-mandato e suplentes por conta da infidelidade partidária. O prazo é 3 de outubro do corrente ano.

O ex-deputado Gilvan Freire, que já transitou pelo PSB, PDT e está no PTB, se filia nos próximos dias ao PMDB, partido pelo qual exerceu mandatos de deputado estadual e federal. Ele revelou que já comunicou a sua decisão de sair do partido ao presidente estadual do PTB, deputado Armando Abílio.

Freire informou que o dirigente partidário aceitou com naturalidade a sua decisão, pois já vinha conversando esse assunto com ele.Gilvan justifica que os petebistas têm o compromisso de apoiar o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) a governador e ele não quer ter obrigação política alguma com o socialista. Além disso, Gilvan revelou que sua prioridade é reconquistar o mandato de deputado federal e que o PMDB lhe abrirá portas para alcançar esse objetivo.

Para isso, receberá os apoios da deputada estadual Francisca Mota (PMDB) e do prefeito de Patos, Nabor Wanderley.Já o suplente de deputado estadual Walter Brito Filho está trocando o DEM pelo PMDB. Ele chegou a ocupar um cargo de secretário executivo no Governo de Cássio Cunha Lima (PSDB). Com a cassação do tucano, Brito Filho deixou o governo, mas só conseguiu passar quatro meses na oposição. “No PMDB, terei espaços no governo e mais chances de conquistar um mandato de deputado federal”, justifica Walter.Por sua vez, o ex-deputado Vituriano Abreu pode fazer o caminho inverso.

Ele estuda o convite de Armando Abílio para ingressar no PTB. Todavia, a mudança de partido prescinde de carta branca para Vituriano apoiar quem quiser ao Governo do Estado. Armando disse que aceita a condição e não vai cobrá-lo fidelidade.Dois ex-prefeitos também devem mudar de legenda até 3 de outubro do corrente ano.

Um deles é Félix Araújo, que já administrou Campina Grande. Ele vai trocar o PTB pelo PP, podendo inclusive concorrer a um cargo eletivo. Em Várzea, o ex-prefeito Waldemar Marinho (DEM), mais conhecido como “Demarzinho”, vai se filiar ao PTN para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa."Janela” pode permitir nova transferênciaPesquisa realizada pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) mostra que 58,3% dos deputados concordam com criação da janela que permita a troca de partido 13 meses antes das próximas eleições sem punição aos parlamentares. No Congresso (Câmara e Senado), o índice de parlamentares a favor da brecha é de 54%.Todavia, o STF (Supremo Tribunal Federal) proibiu o troca-troca de partido para coibir a prática da infidelidade partidária.

Os parlamentares negociam, porém, a aprovação de proposta que autoriza a mudança de legenda desde que ocorra há pouco mais de um ano antes das eleições.No Senado, o percentual dos favoráveis à “janela” cai para 36,7%. O diretor de documentação do Diap, Antônio Augusto de Queiroz, acredita que a resistência dos senadores à “janela” é maior uma vez que eles não têm como hábito mudar de partido com a mesma frequência dos deputados.

Entre os deputados favoráveis à “janela”, a maioria está em partidos considerados de tamanho “médio e pequeno” de acordo com a quantidade de parlamentares, como o PSB, PDT, PC do B e PV. Queiroz avalia que o índice mostra que o resultado está de acordo com a característica dessas legendas de flexibilidade quanto aos seus integrantes.

A Fonte é Notícia

São João de Pitombeira foi com muita alegria e tranquilidade

Veja algumas fotos da festa:















A prefeitura de Santana dos Garrotes realizou nos dias 22 e 23 o tardicional são joão do distrito Pitombeira de Dentro, com as bandas Fox e Forró Bom de +.
O prefeito Zé Alencar, abriu a festa às 00:30 minutos, com as presenças de todos os seus secretários, vice prefeito, vereadores e lideranças políticas.
Várias pessoas vienharam de cidades como Nova Olinda, Santana dos Garrotes, Pedra Branca, Tavares, Jurú, Piancó, Itaporanga, Olho D'água enfim de todo o Vale do Piancó.
Um outro marco da festa foi a segurança, que contou com o comando do tenente Jean e seus comadados.

Quadrilha anima São João de Pitombeira no segundo dia de festa

Hoje, (23) as bandas Fox e Forró Bom de + , animarão o tradicional São João de rua, esta festa é uma realização da Prefeitura Municipal de Santana dos Garrotes.

A quadrilha mistura gostosa animou ontem, (22), o São João de Pitombeira.

Veja algumas fotos:








Arraiá das Peneiradas abre São João de Pitombeira








A quadrilha das Peneiradas abriu ontem, (21), o São João do distrito Pitombeira de Dentro com muita irreverência e animação.

Todos os anos acontece o arraiá das peneiradas, homens se veste de mulher e mulheres se veste de homem, a oito anos que tem essa tradição.


Deu na Coluna Destaque Vale do Piancó do JP

O Jornal da Paraíba traz quinzenalmente na Coluna Destaque do jornalista Quinca Remígio notícias do vale do Paincó, e nesse sábado, (20), trouxe matérias da Prefeitura de Santana dos Garrotes;
confira:

Santana dos Garrotes - O prefeito José Alencar lançou um programa inovador na região: o programa Aprendendo Para Fazer. O projeto visa a atender jovens de 17 a 40 anos e a terceira idade, com o objetivo de deixar o cidadão autônomo. A intenção da prefeitura é o desenvolvimento econômico.
Santana dos Garrotes II - A prefeitura local realizou a operação tapa-buracos em algumas estradas vicinais do município. O distrito de Pitombeira de Dentro, um dos maiores da região, foi beneficiado com a operação. Segundo o prefeito José Alencar, outras ações de governo devem chegar em breve.
Santana dos Garrotes III - O prefeito José Alencar e o ex-prefeito Dr. Carlinhos participaram ativamente das festividades religiosas da festa de Santo Antônio, em Piancó. O prefeito e sua comitiva assistiram à celebração da missa e depois mantiveram entendimentos político-administrativos.

VIROU MODA: Zé Maranhão é vaiado na abertura do São João de Patos

O prefeito Nabor Wanderley em companhia do governadorJosé Maranhão, ambos do mesmo partido PMDB, abriu os festejos de São João da Cidade nesta sexta-feira dia 19 (dezenove).

A festa teve início logo nas primeiras horas da noite com apresentação das atrações locais a exemplo da Orquestra Sanfônica, Gê Maria, Pinto do Acordeom, Aécio Flávio e em seguida Mastruz com Leite finalizou a primeira noite do grande São João em Patos, contagiando os participantes.O governador José Maranhão mais uma vez foi alvo de vaias da população que não poupou garganta e dedos.

Além da vaia, o Chefe do Executivo do estado foi obrigado a discursar ouvindo gritos e vendo gestos obscenos do povo em sua direção. E para sufocar ainda mais a situação, o Prefeito Nabor teve que ouvir do governador severos elogios ao então Prefeito Ivânio Ramalho, contrariando assim os assessores que não entenderam o que estava acontecendo.

Literalmente o nome do atual Prefeito foi trocado pelo atual vice, que governou o município em anos anteriores. A situação ficou ainda mais complicada quando Nabor assumiu o microfone para oficializar a abertura do São João e num dado momento em que agradecia aos colaboradores políticos, trocou o nome do deputado Wilson Santiago (PMDB) por Wilson Braga do mesmo partido. Foi um vexame só.

A deputada Francisca Motta (PMDB) também esteve presente no Palco, mas preferiu ficar em silêncio e não se pronunciar, quando viu que a recepção do povo a Comitiva não foi o que realmente todos esperavam.A noite da sexta feira foi de muita alegria e descontração para os participantes que compareceram em maça a festa.

A organização ficou satisfatória e todos esperam que siga com o mesmo roteiro até o final do evento.

Por Mário Frade

O arroz vermelho do Vale do Piancó

O Vale do Piancó é uma área no sul do estado da Paraíba, famosa por sua produção de Arroz Vermelho, uma variedade da espécie Oryza Sativa. Esta variedade, que foi introduzida pelos portugueses no século XVII, é plantada e consumida nas regiões semi-áridas do nordeste do Brasil.
Além da cor, o arroz vermelho se distingue do arroz branco por seu sabor incomum. Nas últimas décadas, como resultado da disseminação da urbanização e da crescente popularidade do arroz branco, o cultivo do arroz vermelho caiu dramaticamente — em um terço, só no estado da Paraíba.A comunidade envolve cerca de 5.000 produtores de pequena escala, que cultivam pequenas glebas.
Parte do arroz plantado é consumido pelas famílias dos agricultores e o restante é vendido localmente.
Blog de Pianco

Prefeitura recupera estrada que liga BR: 426 ao Distrito Pitombeira de Dentro


A prefeitura de Santana dos Garrotes, através das Secretarias de Administração e Infra-estrutura, fez a recuperação da estrada vicinal que liga a BR: 426 ao Distrito Pitombeira de Dentro, numa extensão de cinco quilômetros, uma operação chamada "tapa-buraco São João".

O prefeito, Zé Alencar destacou que o trabalho de manutenção de estradas vicinais é um compromisso da gestão “Pensando em você”, nesse instante a secretaria de administração estar priorizando o acesso a Pitombeira de Dentro, devido os festejos juninos que acontece nos dias 22 e 23, dando assim mais comodidade aos motoristas e também aos turistas que queiram participar do São João de Pitombeira.

No entanto, logo após as festas, vai fazer um mapeamento de todas as estradas vicinais do município para depois recuperar-las.

Ary Ramalho
Assessoria de imprensa - PMSG

Prefeitura de Santana dos Garrotes vacina contra a poliomielite


A Prefeitura de Santana dos Garrotes, através da secretaria municipal de saúde, iniciou na última segunda (15.06) a 1º etapa da campanha de Vacinação contra a Pólio em toda a zona rural do município.

O dia ‘D’ acontece no sábado (20/06), na unidade básica de saúde Maria Ana de Jesus, a partir das 8 horas, em que os profissionais de saúde estarão mobilizados para atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Este ano, o município deve imunizar 654 crianças com idade inferior a cinco anos, alcançando 100% de cobertura do índice estipulado pelo governo federal para Santana dos Garrotes.
Segundo a coordenadora de imunização, Drª. Expedita Gervásio, além da vacina contra a pólio, a secretaria vai disponibilizar mais de 150 unidades da vitamina “A” que estará disponível também na unidade básica de saúde.

Segundo a secretária de saúde, Lúcia Maria, “O objetivo é alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e imunizar as crianças de 1 a 5 anos de idade para que estejam livres da poliomielite,” disse a secretária de saúde.
Para garantir a medicação para os filhos, os pais devem levar o cartão de vacinação à unidade de saúde que disponibilizarão o serviço. A segunda dosa da pólio será em agosto.

Ary Ramalho
Assessoria de imprensa - PMSG



Prefeitura de Santana dos Garrotes recupera “Passagem Molhada” em comunidade rural do município

A Prefeitura Municipal de Santana dos Garrotes, através da Secretaria Municipal de Agricultura, recuperou uma “passagem molhada” que fica na comunidade de Caiçara.

A “Passagem Molhada” tem 19 metros de comprimentos e 5 de largura, que atua como uma espécie de ponte, reconstruída a base de pedras e cimento que permite
veículos automotivos e pessoas passem sobre ela em períodos chuvosos. A obra foi recuperada com recursos próprios do município.

Segundo o secretario de Agricultura, Lindoberto Costa, “este problema estava dificultando o transporte dos produtores a se deslocarem para a cidade e poder vender seus produtos alimentícios, como leite, queijos entre outros”, disse o secretário.

“Agora podemos se deslocar para a cidade sem se preocupar no período do inverno, para vendermos nossos produtos e até fica mais fácil trafegar em caso de doença”, disse Valdir Ferreira morador da comunidade.

Ainda segundo Lindoberto, na época entre os meses de janeiro a abril a comunidade ficava completamente isolada do restante do município, devido à impossibilidade de se cruzar o riacho que se forma com a água da chuva. “Só se chegava a essa comunidade no período do verão”, frisou o secretário.

Tendo como uma de suas preocupações interligar as diversas comunidades da zona rural a zona urbana do município, o prefeito Zé Alencar disse que a recuperação da “passagem molhada” na comunidade Caiçara, foi um compromisso de campanha e que deverá ser inaugurado nos próximos dias.

O programa municipal pretende beneficiar várias comunidades rurais ainda na gestão “Pensando em você”, á exemplo das comunidades: Barrinhos, Lagoa do Mato, Impueiras, Palestinas entre outras localidades.


Ary Ramalho
Assessoria de imprensa - PMSG

Prefeitura de Santana dos Garrotes lançou projeto “Aprendendo para fazer”












As Secretarias Municipal de Ação Social e da Administração de Santana dos Garrotes lançou ontem, (15), às 16 horas, o projeto “Aprendendo para fazer”, dirigido especialmente para pessoas entre 17 a 40 anos e a terceira idade acima de 60 anos.

O curso tem como oficinas “corte e costura e bordado em vagonite”, foram oferecidas 45 vagas, sendo que 30 vagas para corte e costura, e 15 vagas para bordado em vagonite. O horário são os dois turnos, manhã das 8:30 às 11 hs, (bordado em vagonite) e tarde das 14:30 às 17 hs (corte e costura). As aulas têm início hoje dia 16/06.

O curso tem monitoras e auxiliares, e segundo o prefeito Zé Alencar a administração além de estar capacitando as pessoas para o mercado de trabalho estar oferecendo emprego a pessoas carentes do município. “Estou dando o anzol para pescar e não o peixe”, disse o prefeito Alencar.

Este programa tem duração de 6 meses com certificado no final do curso, podendo ser renovado e com outras oficinas a cada 6 meses, este programa é com recursos do governo federal.

Segundo a aluna Marta Maria Mendes, “Este curso é muito bom e vai me dar uma profissão para que eu possa estar pronta para o mercado de trabalho”, relatou a aluna.

Na abertura do programa estiveram presentes representantes de diversas classes sociais, secretários municipais, presidente da Câmara Municipal, presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais, contando inclusive com a presença do gestor Municipal José Alencar.

Ary Ramalho
Assessoria de imprensa - PMSG
Fechar [x]