Nova Olinda, terra das águas, telefonia móvel ainda é um sonho

Tirar o celular do bolso para compartilhar com alguém distante, nem pensar. Não porque o celular “agrida” o ambiente, mas porque aqui, a cobertura para telefonia móvel não chegou. Estamos falando de Nova Olinda na Paraíba.

A população do município de Nova Olinda apela para que o município passe a ter telefonia móvel. O município tem aproximadamente 6.500 mil habitantes. E de acordo com dados de moradores, quase 150 residências possuem telefone fixo. As demais famílias fazem uso dos orelhões ou então utilizam à linha dos vizinhos.


Segundo o professor Luís Leite Jr., nenhuma autoridade do município tomou uma atitude sobre o caso, que continua deixando o município praticamente incomunicável, não fossem os telefones fixos.

Por ser uma cidade turística, devido ter uma das maiores barragens de concreto rolado da América Latina os serviços de pousadas, restaurantes e bares perdem e são prejudicados por não oferecer condições aos visitantes.


A falta de cobertura de celular não é um caso isolado em Nova Olinda. No Brasil, 1.836 municípios não têm acesso ao “Sistema Móvel Pessoal (SMP)”, ou seja, o celular não tem sinal nestas localidades, no Vale do Piancó à maioria das cidades também não tem esse privilégio de ter o sinal.

As operadoras terão que disponibilizar antenas capazes de cobrir todas as áreas necessitadas. Os dados estão divulgados no portal da Anatel e duas listas indicam quais municípios serão beneficiados até maio de 2009. O município de Nova Olinda não terá previsão de cobertura.
Moradores criticam a falta de telefonia móvel na cidade

Com três empregos diferentes, Wanderlan Pinto, 42 anos, lamenta não poder andar com o celular. “As pessoas têm que vir aqui em casa ou no escritório para falar comigo e quando não estou, deixam recado. Para a gente que trabalha neste ramo de contabilidade, o celular faz muita falta”, afirma Wanderlan.

No mês passado a vizinha cidade de Santana dos Garrotes ganhou o sinal da telefonia móvel da TIM, esperamos que as operadoras da TIM, CLARO, OI ou VIVO instale o sinal na cidade.

Ary Ramalho
Repórter

Reviravolta Política: PEC do 3º mandato viabilizaria candidatura de Cássio para 2010


O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) protocolou no último dia 28, na Câmara dos Deputados, uma Proposta de Emenda à Constituição que viabilizaria um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas para que a reeleição seja possível em 2010, é preciso que a emenda seja aprovada até setembro deste ano.

De acordo com a PEC 367/2009, Presidente da República, governadores e prefeitos poderão concorrer a duas reeleições. Trazendo os efeitos dessa da aprovação da PEC para o nosso Estado, poderemos ter uma configuração diferente nas disputas para os cargos majoritários em 2010: a viabilização da candidatura de Cássio Cunha Lima ao Governo do Estado. Os direitos políticos do ex-governador estão suspensos até outubro deste ano, e Cássio já exerceu parte do segundo mandato, o que atualmente invalida sua candidatura.

Mas, caso a PEC seja aprovada, Cássio estaria apto a concorrer ao Palácio da Redenção em 2010, o que acarretaria uma reviravolta no cenário político da Paraíba, onde já é perceptível o clima antecipado de campanha pelos pretendentes ao cargo de Governador. No PSDB, onde paira a discussão sobre uma possível aliança com o prefeito Ricardo Coutinho - o que fere o orgulho do senador Cícero, que faz parte da base aliada que elegeu Cássio em 2002 e 2006-, a briga talvez findasse e teríamos uma eleição em três frentes.

Já a escolha do oponente defendido pelo PT e PMDB traria mais discussões dentro dos partidos. Talvez por isso, Maranhão - que já deve ter pesadelos com a possibilidade de aprovação da PEC- se coloque tão contrário ao 3º mandato. Não é pra menos!

ClickPB


Prefeitura de Nova Olinda realiza concurso público, prova será dia 28 de junho



ESTADO DA PARAÍBA
PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA OLINDA-PB
CONCURSO PÚBLICO
EDITAL Nº. 01/2009, 14 de maio de 2009.

REGULAMENTA O CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE PESSOAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA OLINDA-PB

A Prefeitura de Nova Olinda, Estado da Paraíba, em cumprimento ao que determina o art. 37, iso II da Constituição Federal e de acordo com a Lei Municipal nº 454 de 16 de maio de 2009, que “atualiza os vencimentos dos servidores municipais de Nova Olinda-PB”, e sob a esponsabilidade da FUNDAÇÃO SERTANEJA PRÓ-EDUCAR – www.proeducar.com - , com sede na cidade de Patos-PB, torna pública a abertura de inscrições e realização de Concurso Público de Provas e Títulos destinado a selecionar Candidatos para provimento de vagas do Quadro Permanente de Pessoal da Prefeitura Municipal de Nova Olinda-PB para preenchimento de vagas, observadas as disposições constitucionais, e, em particular, as normas contidas neste Edital.

Veja Edital Completo.


Prefeitura de Santana dos Garrotes realiza desobstrução de fossas em ruas da cidade

A secretaria de Administração e Infra-estrutura do Município de Santana dos Garrotes está realizando serviços de limpeza, reparo e desobstrução de fossas, galerias e valas em todos os locais da cidade, além de operação tapa-bueiro.

“O objetivo é verificar e retirar os resíduos sólidos alojados nas galerias e que, como conseqüências, impedem a vazão das águas das chuvas causando transtornos a população”. Informou o prefeito Zé Alencar.

Os serviços estão sendo realizados em todas as ruas da cidade. Porém, o ponto mais crítico é na rua projetada, que fica próximo a Unidade Básica de Saúde Maria Ana de Jesus.

Conforme a Secretária de administração e infra-estrutura, “o Prefeito Zé Alencar determinou que fossem atendidas as reivindicações da comunidade e esta é uma de nossas metas”, Disse Tequinha.

Segundo o prefeito Zé Alencar, essas obras são com recursos próprios. O prefeito disse ainda que tem projetos para saneamento básico, pavimentação em paralelepípedo em todas as ruas da zona urbana e nos Distritos Pitombeira de Dentro, Palestina e Serra Branca, que devem ser liberados no próximo ano. “A gestão ‘Pensando em você’ tem a intenção de deixar todas as ruas pavimentadas”. Acrescentou Alencar.

Texto e Foto:
Ary Ramalho
Ascom



Prefeito Zé Alencar recebe grupo jovem do Distrito Pitombeira de Dentro em seu gabinete, pauta foi o São João de Rua.

Prefeito Zé Alencar e grupo jovem de Pitombeira de Dentro

O Prefeito Zé Alencar recebeu na manhã do último sábado, (23/05), alguns representantes da juventude do Distrito de Pitombeira de Dentro.

O objetivo da visita foi o esclarecimento pelo prefeito Alencar sobre o São João de Rua do Distrito de Pitombeira de Dentro como: programação, ornamentação, entre outros.

O grupo jovem ainda fez reivindicação para que a prefeitura dê apoio a um mutirão da limpeza que será feito pelo os jovens, já que tudo será voluntariamente.

Alencar respondeu todas as perguntas e atendeu as reivindicações do grupo jovem daquela comunidade, já que o São João de Pitombeira é tradicional, o dia 22 será a tradicional quadrilha e dia 23 a festa do padroeiro do Distrito.

Segundo Alencar, a prefeitura dará todo apoio ao São João de Pitombeira de Dentro, como ornamentações, estrutura de palco e som, e apoio às quadrilhas e já anunciou as bandas que tocarão no São João, quem abrirá a festa é a Banda Fox, prata da casa e a atração principal a banda Forró Bom Demais que tocará até amanhecer o dia.

O prefeito elogiou a iniciativa dos jovens preocupados com o destino de nosso município em especial o maior Distrito do município. “Isso mostra que a gestão “Pensando em você” está aberta a receber todos os Santanenses, seja do idoso a criança, do médico a um simples trabalhador, para tratar qualquer assunto de interesse público”. Disse Zé Alencar.

Ary Ramalho
Ascom

Sete prefeitos anunciam adesão à pré-candidatura de Cícero Lucena e dão “novo gás” ao tucano

Prefeitos: Tintin (Aguiar), que espera José Maranhão construir estrada para apoio a sua reeleição, Edivan Félix (Catingueira) e Edilson Pereira (Coremas).

Depois de ser absolvido ontem por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral, em ação movida pelo ex-senador Ney Suassuna (PMDB), o senador tucano Cícero Lucena recebeu nesta quarta-feira (27) outra boa notícia: a adesão de sete prefeitos ao projeto de disputar o governo do Estado na eleição de 2010.

Eles estiveram no gabinete do senador, em Brasília, numa reunião que durou mais de duas horas na manhã desta quarta. A adesão em bloco foi assinada pelos prefeitos: Rômulo Albulquerque (PP), de Pitimbu, Edvan Félix (PR), Catingueira, Eduardo Jorge (PSDB), São José Do Tigre, Rogel de Oliveira (PTB), Assunção, José João (DEM), Caturité, Manoel, Barra de Santana e Edilson Pereira (PR), Coremas.

Além deles, esteve no gabinete de Cícero o ex-prefeito de Gurjão, Zé Carlos (PR), que também reforçou o apoio ao senador tucano. E ainda a prefeita de São José do Sabugi, Nelis Domiciano (DEM), que disse votar em Cícero caso o senador Efraim Morais, presidente do DEM paraibano, desista da candidatura ao governo.

Para Cícero, o apoio dos prefeitos representa a consolidação do desejo da base ligada ao ex-governador Cássio Cunha Lima em disputar o governo do Estado com a mesma unidade que levou o grupo para a vitória em 2002 e 2006. Ele recebeu a adesão como um "novo gás" para o projeto de disputar as eleições de 2010. Todos eles saíram do encontro alegando que fazem questão de acompanhar o senador em roteiros de visitas pelo interior do Estado.

A briga pelo apoio dos prefeitos vem crescendo a cada dia. Ontem, o prefeito Ricardo Coutinho (PSB), pretenso candidato ao governo do Estado em 2010, recebeu em seu gabinete a visita dos prefeitos de Malta, Ajácio Gomes, e de Ouro Velho, Inácio Júnior, que anunciaram adesão ao projeto do PSB.

O senador Cícero Lucena (PSDB), inclusive, negou durante entrevista ao programa Radio Verdade da Arapuan FM, que o ex-deputado Ronaldo Cunha Lima tenha tentado lhe convencer a aceitar uma futura aliança entre o ex-governador Cássio Cunha Lima e o prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB). “Em nenhum momento o nome do prefeito de João Pessoa foi citado nas duas horas de conversa que tivemos” declarou Lucena.Lucena disse que a conversa girou entorno da história de lealdade durante os últimos vinte anos que o grupo liderado por Cássio vive. “O Poeta me incentivou dando-me mais estímulos para esse novo desafio”, declarou.
Segundo ele, essa informação foi plantando e não tem nada de verdade. Ele disse ainda que dona Gloria, esposa de Ronaldo, acompanhou toda a conversa e pode dirimir qualquer dúvida sobre este assunto.


Câmara de Santana dos Garrotes aprovou título de cidadão para o jornalista Eudo Nicolau


A Câmara de Vereadores de Santana dos Garrotes aprovou por unanimidade, na sessão deste sábado (23), projeto de Lei do vereador Neto Pinto (DEM), que confere ao jornalista/radialista Eudo Nicolau (foto) o título de Cidadão Santanense.

Na justificativa que apresentou junto ao projeto, Neto Pinto afirma que o radialista atua no rádio desde o ano de 2000, aonde até hoje vem desenvolvendo um trabalho muito importante na radiofonia Paraibana em especial no Vale do Piancó, onde apresenta o Programa “Tribuna Independente”.

Lúcia Braga disputará candidatura a deputada estadual. Ela defende Wilson como candidato a senador

Em visita à cidade de Cajazeiras, a presidente da Fundação de Ação Comunitária (FAC), Lúcia Braga, confirmou que será candidata à uma cadeira na Assembléia Legislativa nas eleições de 2010. Lúcia defendeu a união da base da situacionista.

Ela também não descarta uma candidatura do seu esposo, o deputado federal Wilson Braga (PMDB), ao Senado Federal. “Na hora certa ele vai pra luta”, afirmou.

Em sua visita ao município de Cajazeiras, Lúcia Braga falou também sobre os programas dirigidos pela FAC. O seu trabalho, destacou, é implantar as melhorias no programa “Leite da Paraíba”, buscando oferecer uma melhor qualidade aos beneficiados em todo o Estado.

Lúcia Braga ainda garantiu a reativação do programa “Meu Trabalho”, que oferece empréstimos financeiros para pequenos negócios dentro da política de emprego e renda.

FONTE: Portal CZN

Hospital em Aguiar está prestes a fechar e o povo espera que o Estado retorne repasse financeiro


O Hospital 'Francisco Bento Cabral', da cidade de Aguiar, está enfrentando uma crise sem precedentes. Há quatro meses o Governo do Estado não tem feito o repasse financeiro e a situação chegou a tal ponto que só funciona graças à ajuda da Prefeitura Municipal.

A Prefeitura oferece uma contrapartida na parceria com o Estado, que é a distribuição de medicamentos para o hospital. Além disso paga ao único médico da cidade, que também atende nas unidades básicas de saúde, num trabalho movido mais pelo voluntariado.

Os funcionários do 'Francisco Bento Cabral' para não passar fome levam seus alimentos de casa.A população da cidade de Aguar está pedindo ajuda do Governo Estadual para contornar a situação. Temem, sobretudo, que o órgão seja fechado porque se trata do único hospital da cidade.

A sociedade de Aguar se mobiliza em nome do Hospital: esta semana, o ex-prefeito Chico de Agenor (DEM) revelou que juntamente com o seu irmão, o deputado estadual Branco Mendes (DEM), e o prefeito da cidade Manoel Guedes (foto), mais conhecido como Tintin (PSB), se reuniram com o secretário de saúde do estado, José Maria de França, para cobrar uma solução.

O secretário teria dito que o problema será resolvido o mais urgente possível.

Flávio José

Emenda de Santiago acaba com eleição com base em coeficiente eleitoral

Em reunião da bancada do PMDB com pauta central sobre a Reforma Política, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 124/2007, de autoria do deputado e vice-líder do Governo Wilson Santiago(PMDB/PB), teve destaque por ter recebido apoio da maioria da bancada do partido.
A PEC 124/07 propõe que os candidatos que tiverem maior quantidade de votos sejam eleitos independente do coeficiente de qualquer coligação. Desta forma, os candidatos que obtiverem o maior número de votos é que preencheriam as vagas nas bancadas de cada Estado na Câmara dos Deputados, nas Assembléias Legislativas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas Câmaras de Vereadores.

Segundo o deputado Wilson Santiago, esta "é uma maneira mais democrática de elegerem-se os representantes do povo, sem que sobreviessem os restos de votos computados para candidatos que não obtivessem, individualmente, o número democraticamente estabelecido para todos como coeficiente". Ele explica: "O voto majoritário nas eleições para o Legislativo impedirá que candidatos com votação inexpressiva possam eleger-se em função de outro que lhes conduzisse, na legenda, o acesso ao Parlamento deixando que os demais candidatos com número maior de votos, não atingissem a meta esperada pelo seu eleitorado?, esclareceu Santiago.

Propostas do Governo para a Reforma PolíticaAcompanhe alguns dos temas sobre a reforma política e saiba qual a posição do deputado Wilson Santiago em relação às propostas do governo. Listas fechadas Wilson Santiago: As listas fechadas não têm meu apoio e tampouco da maioria do Congresso, porque afasta o candidato dos eleitores por votarem em partidos e não em candidato. Precisamos de uma reforma política que aproxime o eleitor dos candidatos que tenham obviamente propostas construtivas, que represente o pensamento da grande maioria da população brasileira.

Mudança de partido (PL 4635/09) -Wilson Santiago: Sou favorável a um prazo mais curto de mudança de partido valendo apenas para esta eleição. Isto, em decorrência do Congresso Nacional não ter legislado a questão da fidelidade partidária, estando submetido a uma resolução do TSE. Desta forma, a diminuição do prazo para esta eleição irá acomodar muitos integrantes de diversos partidos desse País. Financiamento público de campanha (PL 4634/09) -Wilson Santiago: Perde o sentido para eleição majoritária uma vez que não há lista fechada. Não havendo lista, não existe justificativa para haver financiamento público de campanha para eleições proporcionais. Seria possível somente para eleições majoritárias.

Coligações partidárias (PL 4637/09) Wilson Santiago: Deixa de ter sentido porque não havendo lista fechada e nem financiamento público, as coligações só tem sentido em termos de eleição majoritária?. Clausula de barreira (PEC 322/09) Wilson Santiago: Defendemos com a exigência de 1% para a existência do partido político. Se o partido não atingir 1% do eleitorado nacional, este deverá ser extinto.


Partidários lançam Luiz Couto a senador, na chapa de Ricardo, nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (22.05), o segmento que apoia o deputado federal Luiz Couto vai lança-lo pelo PT como pré-candidato a senador.
Às 8h, no Hotel Xenius (orla de João Pessoa), os petistas apresentam um manifesto de apoio ao nome de Couto na chapa do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) ao Governo do Estado no que vem.

No início deste mês de acordo com o vice-governador, Luciano Cartaxo, ficou determinado pelo direção do PT que nenhum dos diretórios estaduais devem antecipar as discurssões relativas a sucessâo estadual em 2010.

Partidários de Luiz Couto resolveram antecipar sua candidatura.

hermes de Luna


Carlos Dunga queixa-se do PSDB por "desagregação" dentro da base de oposição

O suplente de senador Carlos Dunga (PTB) informou nesta quinta-feira (21.05)que não concorda com a postura recente do senador Cícero Lucena Filho, presidente do PSDB na Paraíba, bem como do presidente da legenda em João Pessoa, deputado Ruy Carneiro.

Dunga (foto) disse na rádio Campina FM que se os ‘tucanos’ insistirem nessa desagregação, estará “quebrado” o compromisso que tem com Cícero para as eleições do próximo ano, o que o levaria a definir o seu futuro político dentro da esfera de seu partido, o PTB.

hermes de Luna

Cássio apóia Cícero mas diz que 2010 não pode ser pautado por divergências locais

Ao defender a participação do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), numa eventual composição com as oposições para disputar as eleições em 2010, o ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), disse que as divergências políticas localizadas na Capital não podem pautar o desdobramento dos fatos com vistas ao pleito do próximo ano.
Cássio, que teve a cassação de mandato confirmada pelo TSE em fevereiro deste ano, acrescentou que se o prefeito de João Pessoa, for compor o bloco político oposicionista, não pode ficar alijado e excluido dos projetos da oposição.

O ex-governador começou dizendo que embora João Pessoa seja a Capital e a maior cidade da Paraíba, o que existe aqui (referindo-se as disputas entre Ricardo e Cícero Lucena) é uma divergência municipal, localizada. "E você não pode reduzir uma eleiçao estadual à realidade política de uma só cidade", frisou.

Para fundamentar a sua idéia, o ex-governador paraibano citou políticos paraibanos que, em âmbito municipal se constituem em históricos adversários, mas que se uniram por um projeto mais abrantente, a nível estadual: Efrai Morais e Antônio Ivo, em Santa Luzia, e Antônio Mariz e Marcondes Gadelha, em Sousa.

Cássio explicou: "O meu candidato é Cícero Lucena (PSDB); temos outra pre-candidatura, que é a de Efraim (DEM). Mas em eleição a lógica é somar. Portanto, se Ricardo Coutinho vier para a oposição, não pode ser alijado e excluido do processo por haver divergido do grupo nas eleições municipais passadas".

Policiais Militares de Santana dos Garrotes efetua prisão por porte ilegal de arma de fogo

Nesta sexta feira dia (15.05), às 23h00min, DAMIÃO SILVINO, 36 anos, residente no Sítio Aroeira, município de Santana dos Garrotes, fora surpreendido pelo acusado JOÃO PAULO FERREIRA RODRIGUES, 23 anos que chegou a sua residência, na localidade acima, com uma arma na mão e lhe fazendo ameaças.

Pelo fato da vítima DAMIÃO, não ter saído de casa para revidar as ameaças, o acusado, efetuou a êsmo, 02 (dois) disparos com a mencionada arma, retirando-se posteriormente.Insatisfeito por ter sido perturbado e ameaçado enquanto se encontrava na calma do seu lar.

Na manhã do sábado, a vítima Damião, compareceu à Delegacia local e narrou o fato aos PMs daquela cidade, que iniciaram diligências conseguindo localizar e prender o infrator portando um revólver calibre “38”, nº. 289217, com 02 (dois) cartuchos de mesmo calibre deflagrados e 04 (quatro), ainda intactos.Tudo conduzido a Delegacia de Polícia Civil local, e passado à Autoridade policial plantonista, para as medidas legais cabíveis.

Blog da 3ª Cia.

Gilvan Freire diz que Cássio e Ricardo já tem uma mancebia política

Para o ex-deputado Gilvan Freire, que acaba de desembarcar do projeto de eleger Ricardo Coutinho governador, o prefeito pessoense e o ex-governador Cássio Cunha Lima estão numa fase de namoro avançado. "Não é ainda um casamento, mas uma espécie de mancebia, sem papel passado", diz Gilvan.

A revelação foi feita durante entrevista concedida ao Jornal dos Municípios, que estará circulando a partir desta quarta-feira 20.

Gilvan também considera que está havendo um movimento de oba-oba em torno de Ricardo Coutinho, a partir do seu eleitorado na Capital e do cassismo no interior do Estado. Diante desse movimento de baixo para cima, a candidatura de Cícero Lucena não conseguirá resistir por muito tempo, avalia Gilvan Freire.

Na sua ótica, os cassistas enxergam Ricardo Coutinho como a única liderança capaz de derrotar o atual governador José Maranhão, principal responsável pela cassação de Cássio. Além disso, possibilitaria a eleição do ex-governador para o Senado, sem nenhum perigo.

Gilvan Freire considera ainda, a possibilidade de deixar o PTB e ingressar no PMDB, onde está costurando uma parceria com a deputada estadual Chica Mota, com o aval do prefeito patoense Nabor Wanderley. O objetivo seria reconquistar a vaga de deputado federal.


PM prende maníaco na cidade de Coremas.

Às 22h30min, do dia (13/05), na localidade Caminho de Dentro, Bairro Cabo Branco em Coremas, uma guarnição da Polícia Militar conseguiu prender, o gari FRANCISCO JOSÉ PEREIRA DA SILVA, 31 anos, residente no endereço acima.
A prisão se deu em virtude do mesmo ter sido flagrado pela dona de casa Maria do Socorro da Silva Paulino, no interior de sua residência, praticando atos libidinosos com a sua filha; E.V.P.S, menor, com cinco (05) anos de idade.O maníaco aproveitou-se da distração da mãe, que ao ninar a criança, necessitou ausentar-se do lado do berço; e nesse ínterim o acusado chegou e ofertou à criança, a quantia de R$ 030 ( trinta centavos), para permitir que ele a bolinasse.

Quando flagrado pela mãe, o maníaco se encontrava com a criança no colo, sugando-lhe a genitália. Perplexa com a cena, a dona de casa acionou os PMs (Sgt Melo, Cb Gonçalves, Sds Primo e Correia) os quais imediatamente localizaram o infrator, conduzindo-o à Delegacia de Polícia Civil local, onde foi apresentado à Autoridade Policial plantonista, para as medidas legais cabíveis.

Blog da 3ª Cia


Chuva no Nordeste deve continuar até o fim de maio, afirma Inmet


A chuva excessiva na Região Nordeste deve continuar até o final do mês. O fenômeno é causado por uma zona de convergência intertropical associado à área de instabilidade da Região Amazônica. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as nuvens sobrecarregadas desaguam principalmente na região da Ilha de Marajó no Pará onde estão as nascentes dos rios do Nordeste. provocando as cheias.

De acordo com o Inmet, este fenômeno sempre existiu, mas está mais intenso este ano. Em abril, na Ilha do Marajó, choveu 914,8 milímetros, a média do mês é de 565,6.Em São Luís do Maranhão, em abril choveu 767,1milímetros, a média é de 472,6. Os municípios em situação de emergência chegam a 87, de acordo com o Corpo de Bombeiros da capital. No estado, o número de atingidos é de 236.560, sendo 36.325 desabrigados e 55.519 desalojados. A BR-316, próximo à cidade de Itapecuru já está trafegável.
As demais rodovias federais, estão sem nenhuma interdição, segundo a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).No Ceará, a BR-403, no trecho que liga Acaraú a Cruz, está interditada desde a semana passada. Um bueiro se rompeu impedindo a passagem de veículos. A defesa Civil estadual informou que 24.609 pessoas estão em abrigos públicos e 35.606, desabrigado. O estado do Rio Grande do Norte registra 20 municípios em situação de emergência. Segundo a Defesa Civil estadual, 63.473 habitantes foram afetados.
Segundo a Defesa Civil do Piauí, 40 municípios registram situação de emergência. Mais de 12 mil famílias estão desalojadas e 5.172, desabrigadas. O número de afetados passa de 83 mil.
A Cruz Vermelha Internacional, por meio da sucursal brasileira e da Organização Internacional de Proteção Animal, dará apoio às vítimas das enchentes no Piauí e planeja juntamente com a Secretaria Estadual de Defesa Civil instalar uma filial no estado. Até o momento, a Força Aérea Brasileira transportou 315 toneladas de donativos para os estados atingidos.

Cícero alerta aliados sobre uma possível aliança entre Maranhão e Ricardo Coutinho

Para o senador Cícero Lucena (PSDB), ainda existe a real possibilidade de apoio do governador José Maranhão (PMDB) à candidatura do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), nas eleições para governo em 2010.

As declarações do tucano foram feitas neste domingo (17). Pré-candidato ao governo do Estado, Cícero alertou aos aliados do PSDB na Paraíba que paqueram uma aliança com Ricardo Coutinho de que, para derrotar o ex-governador Cássio Cunha Lima, Maranhão é capaz de tudo. “O PSDB e nossos aliados devem permanecer unidos”, frisou o senador.

Ainda conforme Cícero, “da mesma forma que Cássio quer derrotar Maranhão, o atual governador não vai medir esforços para derrotá-lo. E, sentindo-se ameaçado, poderá abrir mão de sua candidatura para apoiar o prefeito da Capital”, comentou.


ClickPB


Aécio Neves fecha acordo para ser vice de Serra e PSDB quer pesquisa sobre terceiro mandato de Lula


O PSDB encomendou uma pesquisa sobre o terceiro mandato do presidente República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo informa o jornal Folha de São Paulo. O tema voltou às discussões nos corredores do Congresso, depois que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff ter assumido um câncer linfático.

A pesquisa do PSDB ouvirá mil pessoas e será apresentada para a Executiva Nacional dos tucanos, que será realizada no próximo mês. Por sua vez, o Partido dos Trabalhadores afirma que a doença não mudou os planos do partido para a candidatura de Dilma, que continuaria sendo o nome da legenda para as eleições presidenciais de 2010.

Puro Sangue

Os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves, ambos do PSDB, fecharam um acordo para as eleições de 2010. O principal articulador foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo integrantes da cúpula do PSDB, Serra, que lidera as pesquisas, seria o candidato à Presidência e seu colega de partido a vice.

Esse entendimento deverá ser anunciado em agosto ou setembro, enterrando a possibilidade de uma prévia entre os dois potenciais candidatos ao Palácio do Planalto. Serra lidera as pesquisas. E terá 68 anos em outubro de 2010. Será sua última tentativa de conquistar a Presidência. Ele precisa do apoio de Minas, o segundo maior colégio eleitoral do país. Sem Aécio, Serra se enfraqueceria. Aécio resistia a ser vice, mas pesaram alguns conselhos de FHC e uma avaliação do governador mineiro sobre o atual quadro político.

Em primeiro lugar, Serra tem mais cacife nas pesquisas. Dificilmente esse cenário mudaria até a hora da definição. Se Serra precisa de Aécio, Aécio precisaria de Serra para vencer.

Folha de São Paulo

Maranhão reafirma maioria na Assembléia, aponta João, Branco e Nivaldo como aliados e diz que ainda tem

O governador José Maranhão (PMDB) reafirmou na manhã desta sexta-feira (15.05) que tem a maioria dos votos na Assembléia Legislativa. Segundo ele, sua base tem maioria simples, mas com vantagem suficiente para aprovar as matérias de interesse do Executivo.

Maranhão concordou com os repórteres que participaram da entrevista coletiva, de que os deputados Branco Mendes (DEM), João Gonçalves (líder da bancada do PSDB) e Nivaldo Manoel (PPS) já estão alinhados com a base governista na Assembléia.

Indagado se essa maioria já estava assegurada, ele foi enfático: "Com toda certeza". O governador não quis revelar se teria 19 (maioria simples) ou 24 (maioria qualificada) na Assembléia Legislativa. "Até agora não houve necessidade que implique na necessidade de maioria qualificada", disse.

Maranhão argumentou que não pretende cooptar adversários. "Defini muito bem essa questão quando assumi o governo e a linha ainda é a mesma. Nós não queremos cooptar deputados de oposição. Nós discutimos com os deputados os projetos que temos a apresentar. Quando digo que temos maioria é porque temos a certeza de que os projetos que apresentamos são de interesse da Paraíba", pregou.

Segundo o governador, sua base na Assembléia Legislativa hojte tem um número suficiente de deputados de oposição que já conversaram com ele e se mostraram sensível aos seus apelos. "Vamos unir as forças em benefício do projeto administrativo da Paraíba", disse.

http://www.hermesdeluna.com.br

Daniella Ribeir bem cotada para ser vice de Ricardo

A sucessão de Maranhão é ponto de partida de todas as rodas que formam opinião na Paraíba. Os nomes lançados, os desafios do governador tampão, e as primeiras pesquisas dão a 2009 um clima de 2010. No entanto, até o momento pouco se fala sobre os vices. Sabemos que do mesmo jeito que a conjuntura indica a perspectiva de três candidaturas, sendo elas a do próprio Maranhão, Ricardo Coutinho e Cícero ou Efraim, três nomes vão entrar na roda especulados como prováveis vices.

Há um consenso de que o vice deve sair de Campina, já que nenhum dos principais pré-candidatos nasceu na Serra da Borborema. Pra variar, Campina é a fiel da balança, apesar de o conglomerado de cidades que compõem a região metropolitana da Grande João Pessoa ter ultrapassado a marca de 1 milhão de habitantes e desta vez ter papel fundamental.

Em Campina três forças políticas com sobrenomes comandam a lapinha eleitoral. São eles os Cunha Lima, os Vital do Rego e os Ribeiros, pela ordem e densidade eleitoral na atualidade.

Pela lógica os Cunha Lima fecham com a candidatura de Cícero ou Efraim; os do Rego a de Maranhão e os Ribeiros a de Ricardo Coutinho. Então, devemos pressupor que caberá a estes a indicação dos respectivos vices.

Sendo assim, Arthur Cunha Lima ou Rômulo Gouveia poderão compor a chapa majoritária da coligação comandada pelo PSDB; Nilda Gondin poderá ser a companheira de chapa de Maranhão, cabendo a Daniella Ribeiro o espaço de vice na chapa de Ricardo Coutinho.

Daniella, aliás, tem articulado os vereadores da base de oposição a Veneziano em torno do prefeito de João Pessoa, lançou esta semana o ação Mandato Popular, que visitará todos os bairros e aos poucos vai ficando conhecida nos 223 municípios páraibanos. Dos citados é a que tem mais chances de emplacar.

Obviamente são conjecturas, futurologias que podem ou não se confirmar. A preço de hoje a pancada do bumbo marca o ritmo assim, mas todos sabem que política é uma caixinha de surpresas e em um segundo tudo cai por terra e muda.

Outra coisa que acredito: os dois senadores serão de Campina, que compensará a ausência de um filho da terra na cabeça de chapa mandando para o Senador Cássio e Vitalzinho.


http://www.dercio.com.br/

Superpopulação: Paraíba tem o maior número de presos do Brasil


O Secretário de Cidadania e Administração, Roosevelt Vita, disse em entrevista coletiva nesta quinta-feira (14) que a Paraíba é o Estado com o maior número do presos no Brasil, considerando a proporção entre a população e a quantidade de detentos.
Segundo o secretário, atualmente são nove mil presidiários divididos em 17 presídios e 62 cadeias públicas e segundo as estatísticas da secretaria 60% estão concentrados em João Pessoa e Campina Grande.

Sobre o concurso de agentes penitenciários, Roosevelt Vita, garantiu que todos os aprovados serão convocados, como já prometido inclusive pelo Governador José Maranhão (PMDB).
Entretando o secretário lembrou que os aprovados ainda devem passar ser feitos treinamentos como defesa pessoa e utilização de armas. A expectativa é que em setembro sejam chamados 300 aprovados.



Wilson Santiago apresenta a Lula relação de municípios excluídos do programa Garantia Safra

Em reunião do conselho político realizada na manhã desta quarta-feira, 13, o Deputado e Vice-Líder do Governo, Wilson Santiago, (PMDB/PB) fez uma solicitação ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em prol de 25 municípios paraibanos fortemente atingidos pelo fenômeno da estiagem ou, por excesso de chuvas e que estão excluídos do programa Garantia-Safra 2008.
Diante disso, o deputado reportou ao Presidente, a reivindicação de reabertura de prazos para que os municípios se habilitem a receber o seguro. Imediatamente, Lula determinou ao Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) que encontre uma solução e garanta o seguro-safra para os municípios que estão com mais de 15.000 agricultores familiares prejudicados.
No Estado da Paraíba, foi reconhecido estado de emergência em 124 municípios, inicialmente, em decorrência de estiagens prolongadas e, posteriormente, em face de excesso de chuvas com fortes enchentes. Atendendo às recomendações do Programa, a EMATER/PB (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) emitiu relatório, confirmando a efetiva perda de safra agrícola em índice superior a 50%, em exatamente 74 desses municípios declarados em situação de emergência, os quais, pelas regras estabelecidas na legislação em vigor, fariam jus à cobertura do Fundo Garantia-Safra em favor dos agricultores familiares de suas respectivas bases territoriais.

Os municípios que não estão incluídos no programa Garantia-Safra são: Aguiar, Belém do Brejo do Cruz, Boa Vista, Cacimbas, Cajazeiras,Carrapateira,Condado, Desterro,Inga, Itabaiana, Junco do Seridó, Maturéia, Nova Palmeira, Patos, Paulista, Pedra Lavrada, Poço de José de Moura, Princesa Isabel, Santa Teresinha, Santana dos Garrotes, São José do Bonfim, Taperoá, Várzea, Vieirópolis e Zabelê.

Conselheiros Tutelares de Santana dos Garrotes tomou posse ontem, (12)


Os cinco novos membros do Conselho Tutelar da Criança e Adolescente de Santana dos Garrotes tomaram posse ontem, terça-feira, (12), às 14h no auditório do Fórum da cidade.
Os conselheiros foram eleitos no dia 28 de abril, entre os 14 candidatos inscritos para a disputa.

Foram empossados: Ana Nóbrega, Antonio Carlos Chaves, Sonaria Chaves, Nelson Lima e Ranielly Coelho .

A eleição do conselho atende uma legislação federal prevista na criação do Estatuto da Criança e do Adolescente. O mandato dos conselheiros eleitos é de três anos.

Esses conselheiros terão como atribuição atender crianças e adolescentes em todas às situações de risco. Atender e aconselhar os pais ou responsáveis com encaminhamento sobre a situação do menor.

Padre Djacy Brasileiro PEDE APOIO À IMPRENSA PARAIBANA


Queridos amigos jornalistas, venho por meio desta missiva, pedir-lhes apoio para um ambicioso trabalho que pretendo fazer em toda a Paraíba. Trata-se de fazer um trabalho de conscientização política.

Gostaria muito, se possível, de contar com o apoio na divulgação desta nova missão. Pois, com o apoio de todos vocês, quero percorrer, a partir do mês de setembro, diversas cidades do Estado, visando libertar o povo da alienação política. Quero mostrar ao povo paraibano que é preciso escolher bem seus candidatos e votar de forma amadurecida, responsável e sério.

Como seria bom, se os eleitores fossem livres do voto de cabresto, da manipulação política; que não se deixassem enganar por políticos mal intencionados; que não fizessem do seu voto mercadoria; que soubessem valorizar seu voto votando com muita seriedade e maturidade; que não confundissem Política com politicagem, etc. Enfim, tomassem consciência de sua cidadania, de sua dignidade de eleitor.

Esse é o trabalho que pretendo fazer: libertar os paraibanos da alienação política.Quero, na condição de cidadão e pastor, dar minha parcela de contribuição na construção de uma nova história do pensamento político da Paraíba.Se possível, ajudem-me divulgando para o povo a importância desse trabalho.

Quero, afinal contar, repito, com o apoio de todos os que fazem a imprensa paraibana, para que assim, este projeto surta efeito positivo para o engrandecimento e felicidade dos paraibanos.

O nome do projeto é: peregrinação fé e política.

Padre Djacy BrasileiroFone: 83-3536-1119 ou 9911-3141
OBSERVAÇÃO:

DEPOIS ENVIAREI DETALHE DO PROJETO


Assembléia Legislativa debate situação do transporte escolar no interior

A Assembleia Legislativa vai realizar a partir das 10 horas da manhã desta quarta-feira (13.05), uma sessão especial para tratar sobre a situação dos municípios que ainda não firmaram convênios para transporte escolar aos alunos da rede pública de ensino.
O secretário de Estado da Educação, Sales Gaudêncio, aceitou o convite da Assembleia para esclarecer o assunto e confirmou sua presença, na sessão que acontece no auditório João Eudes da Nóbrega.

O autor do requerimento é o deputado estadual Dunga Júnior (PTB).
Hermes de Luna


Fechar[x]