Carro do deputado Dunga Jr. capota, ele vinha da festa de emancipação política de Pedra Branca

O deputado estadual Carlos Dunga Júnior (PTB) teve seu carro capotado na madrugada desta terça-feira (31) quando vinha da cidade de Pedra Branca da festa de emancipação política.
O acidente foi entre os municipios de Santa Terezinha e Patos, o ocorrido aconteceu por volta de meia noite, um animal atravessou a pista. O motorista perdeu o controle da Hilux e saiu da estrada, capotando várias vezes.
Dunga estava acompanhado do motorista e do segurança, eles foram atendido no Hospital Regional e logo após levado para o Hospital Antonio Targino em Campina Grande onde passa bem. Apesar da gravidade do acidente, o deputado teve apenas luxações.
Dunga Jr. tem o município de Pedra Branca como uma das bases eleitorais mais forte do estado, já vem do seu pai Carlos Dunga, que tem uma amizade muito grande com o prefeito Ancheita Nóia, constatemente ele visita o município.

Eleição para Conselheiro Tutelar em Santana dos Garrotes será dia 7 de abril

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA do município de Santana dos Garrotes já definiu data e local para a eleição do conselho tutela. A votação deve ocorrer dia 7 de abril, das 8 às 17 horas.

São 15 candidatos que irão concorrer às cinco vagas, quem obter mais votos será o presidente conselheiro. A votação acontece na Escola Municipal Maria Sinharinha de Azevedo, todos os eleitores que estiver título eleitoral estará apto a votar. Santana dos Garrotes hoje tem 6.123 eleitores dados da última eleição, TRE/PB.

Os eleitores que irão votar devem apresentar o título eleitoral, logo após o encerramento da votação a comissão deverá apurar os votos, a data da posse ainda não foi defino pela a promotoria. A expectativa é muito grande por parte dos candidatos, uma campanha bastante acirrada.

A missão do Conselho Tutelar é zelar, promover, orientar, encaminhar e tomar providências em situações de risco pessoal e social de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Qualquer situação de abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação deve ser encaminhada para este órgão. Mais do que um canal de participação da comunidade local, o Conselho Tutelar é um espaço legítimo, onde através de seus representantes, são atendidas crianças, adolescentes e famílias na defesa de suas necessidades.

O Conselho funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, em sistema de plantão. A sede do conselho tutelar estar localizado no centro da cidade.

Ary Ramalho
Decom - PMSG

Alunos da rede municipal assistem palestra sobre a Hepatite “B”

Alunos atentos na palestra

Da esquerda pra direita: (Enfermeira Dª Expedita Gervázio, Prefeito Zé Alencar e Lúcia de Azevedo, secretária de saúde.)



A Secretaria Municipal de Saúde de Santana dos Garrotes promoveu palestra sobre a importância da vacina na prevenção da hepatite B, tendo como público alvo alunos da rede municipal de ensino.

O evento aconteceu na Escola Municipal Maria Sinharinha de Azevedo e contou com a participação do prefeito, Zé Alencar, da Secretária de Saúde, Lúcia Maria de Azevedo, Dª Expedita Maria Gervázio de Azevedo, responsável pela a palestra e da auxiliar de enfermagem Cleide Bráz.

A Dª Expedita Maria Gervázio, ressalta que a hepatite "B" pode deixar seqüelas graves levando o paciente a adquirir câncer de fígado, cirrose hepática e hepatite fulminante. "O tipo A é mais freqüente e de recuperação rápida. As pessoas se curam em 1 ou 2 meses e o contágio pode ser pela água".

Segundo Lúcia de Azevedo, secretária de saúde “essa palestra tem o objetivo de esclarecer e conscientizar os jovens da importância do combate a Hepatite “B” em nosso Município, e ainda diz, acreditamos na educação e na informação como meios para conscientizar a população de que a maneira mais eficaz de se prevenir contra doenças como hepatite B, poliomielite (paralisia infantil), tuberculose, rubéola e febre amarela entre outras, é a vacinação.

Em Santana dos Garrotes, a aplicação da vacina contra a Hepatite B é gratuita, realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, na sede e nos Distritos e abrange a população com idade entre zero e 19 anos.

Dois milhões de pessoas têm hepatite B no Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. A maioria só vai descobrir que contraiu o vírus quando a doença atinge um estágio avançado e surgem os primeiros sintomas, o que pode acontecer décadas após a infecção, segundo os médicos.


Ary Ramalho
Decom - PMSG

Estudante Santanense é destaque em jornal Pessoense

O estudante secundarista Wagner Alvino foi destaque no Jornal “O Norte” da TV Bandeirante canal 10, João Pessoa.
Ele denunciou que a Casa dos Estudantes, que fica na Rua da Areia estar em más condições, como estrutura física, alimentação e desorganização da casa.
“Wagner, ressaltou que a maioria dos alunos que vem do interior estudar em João Pessoa na casa do “Estudante” espera uma coisa e é outra totalmente diferente, o descaso é grande”.
O estudante Wagner que é da cidade de Santana dos Garrotes e cursa o 1º ano do ensino médio.
Valeu Waguinho bote a boca no trombone e cobre seus direitos....

Mensagem de Domingo: pelo o Padre Djacy Brasileiro



QUERO GRITAR


Diante de tanta injustiça, miséria, fome, violência, desemprego, corrupção generalizada e tantos outros males, que agridem a dignidade dos filhos de Deus não posso, como pastor de rebanho, ficar calado, acomodado, como se nada estivesse acontecendo. Seria, sem sombra de dúvida, pecar por omissão. E até porque sou padre dentro desse contexto hodierno, marcado pela cultura da morte. Então, ou grito combatendo esse mal ou me calo, aceitando tudo passivamente, numa demonstração de fraqueza, de comodismo e covardia.

Sou padre numa região, o sertão, onde o povo pobre clama todos os dias por dignidade, por vida. E o grito desses filhos sofridos chega aos ouvidos de Deus Pai: Eu vi, eu vi a aflição de meu povo... e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. “Sim, eu conheço seus sofrimentos”.(ex.3,7...) Disso não tenho dúvida. Então, qual é minha missão de padre? Ficar no bem bom, sem nenhum compromisso com a libertação desses filhos sofridos? Não estar nem aí, como diz a música: “to nem aí, tô nem ai”? É estar preocupado com status, com honrarias, de ser chamado de reverendíssimo? De estar nas primeiras cadeiras, de viver abafando com palavreados bonitos? Preocupado com enfeites, com celebrações barulhentas para impressionar e ganhar aplausos, presentes, ser admirado e taxado de santo? Que o Deus da vida me livre de tal intento. Sinto-me chamado por Deus para assumir coerentemente o Evangelho, num contexto onde a vida dos pobres não é valorizada, amada, defendida.
Pelo contrário, os pequenos são tratados como massa de manobra, sempre enganados, ludibriados em seus direitos inalienáveis. Para isso, tenho que ser coerente com minha fé cristã, com o Evangelho e com minhas pregações. E é em nome dessa fé, que grito contra tudo aquilo que oprime, que denigre, que arrasa, que maltrata, que mata. Neste artigo tão simples, elaborado não por intelectual, até por que não o sou, grito pungentemente: vamos lutar contra os males que tomam contam desta região e consequentemente, fazem sofrer o povo bom e trabalhador deste pedaço de chão nordestino.

A cruz da dor, da desolação, da falta de perspectiva de vida melhor faz parte do cardápio dessa gente sertaneja. Por isso, tenho que gritar sem medo e covardia: Lutemos no sentido de acabar com as causas te tanta fome, miséria; vamos libertar o povo da alienação política e religiosa; vamos erradicar de nosso meio os políticos corruptos, oportunistas; lutemos contra a corrupção nos poderes executivo, legislativo e judiciário; acabemos com a praga no nepotismo, do assistencialismo, dos engodos, das mentiras; Digamos um não à elite arrogante, poderosa, prepotente, que tem o poder político e econômico como seu deus e que faz das esmolas sua grande ação, como se fosse cristã. Não podemos ficar calados, de braços cruzados, pois, sabemos que tudo isso contribui enormemente para o sofrimento e desespero do povo de Deus. Nesse sentido, temos que lutar, pois, milhares de irmãos nossos estão morrendo aos poucos. Vamos ser mais cristãos, mais humanos, mais solidários.
Nós que somos pastores ou não, assumamos, incondicionalmente, o Evangelho de Cristo, não fiquemos só na teoria, na reza, nos palavreados, no mero devocionismo. Ouçam o que diz o Senhor através do profeta Isaías: “este povo honra-me com os lábios, mas seu coração estar longe de mim”. Vamos pisar no chão da vida, descer dos nossos tronos, despojando-nos das nossas vaidades, dos nossos desejos de status; deixar de pensar em grandeza, em casas luxuosas, imponentes com seus muros altos a custa das galinhas dos pobres. Vamos ser mais povo, pé no chão. Nada de fé desencadernada, alienante, a - histórica. Combatamos, afinal, as causas de tanta miséria que agride a dignidade dos filhinhos de Deus.

Vem-me a sede danada de gritar, de berrar. Pois não me conformo com essa realidade de vida, que faz sofrer meus irmãos do sertão. Por isso, peço sempre a Deus a graça da coragem para brigar, lutar, por esses meus queridos irmãos. Não posso ficar apático, mesmo que isso me custe desprezo, critica maldosa, ironia. Vou gritar, brigar em defesa do povo pobre do sertão, pois recebi de Deus esta missão e sinto-me na obrigação de cumpri-la, mesmo que não agrade a muitos.

No momento tenho uma missão a cumprir: defender a todo custo, o projeto de transposição de águas do rio São Francisco para os quatro estados do nordeste setentrional. Dessa luta, acompanhado da minha histórica e significativa cruz de latas, não arredarei, vou até as últimas conseqüências. E espero com isso, que os pobres sejam, de fato, os grandes beneficiados.
Quero morrer gritando em defesa dos meus irmãos sertanejos.

Padre Djacy Brasileiro
Pároco em Lastro e Santa Cruz/PB


Os Nordestinos Clamam: Queremos Água!, declara Padre Djacy

Senhor Presidente Luís Inácio Lula da Silva,saudações!
É inconcebível, inadmissível e irracional não concretizar - por motivo de força ou pressão político-ideológica de quem quer que o seja - o sonho secular de doze milhões de nordestinos, que sofrem com as conseqüências nefastas da seca: a transposição de águas do rio São Francisco. Pois, Senhor Presidente, como é notório, esse mega projeto-repudiado, ridicularizado, criticado e objeto de desavenças tornar-se-á, indubitavelmente, para esse contingente populacional em estado de desespero, uma alternativa de caráter definitivo, necessário e eficaz para atenuar o drama da falta de água que assola impiedosamente toda essa gente, que reside na região setentrional do nordeste. E essa situação tornar-se-á ainda mais grave, segundo especialistas, com o fenômeno do aquecimento global.
A sede mata, logo quem tem sede não pode esperar. É questão de vida ou morte. De que lado, então, o Presidente da República está? Se for da vida, vale apenas e tem sentido enfrentar com ousadia política os ventos contrários.

Tudo pela vida!E ainda, se os contra dizem que um dia o “velho Chico” morrerá por causa da transposição -mera suposição - saiba que, vidas humanas já estão sendo ceifadas, pela sede e fome. Diante dessa dramática realidade que assola milhões de nordestinos, espero que diga para o Brasil, que seu governo vai enfim, libertar esses seres humanos dessa aflição, executando a todo custo, este projeto de transposição de água do rio São Francisco para os quatro estados da região nordeste: Pernambuco, Paraíba, R do norte e Ceará. E tem que ser agora. Ou agora, ou nunca mais. Queremos pressa na execução da obra.

Vossa excelência, com raízes sertanejas, que sabe o que é seca com seus efeitos dramáticos, e dela fora vítima, a ponto de migrar-se para o sul, em busca de vida melhor, deve levar em estrita consideração e seriedade de nordestino, os anseios desse povo, no que tange à transposição. Para isso, é imprescindível, que o governo federal, através do Ministério da Integração Nacional, aja com pulso, determinação e grande vontade política na consecução dessa obra, tida como redenção para esses milhares de irmãos sedentos e caminho viável para o desenvolvimento da região no âmbito sócio-econômico.

Por conta disso, excelência, não tema desagradar a muitos, ser alvo de desafetos, de criticas infundadas ou dissabores políticos, mas, sim, medo e constrangimento de não socorrer os que clamam pungentemente por água, pão, justiça, dignidade e qualidade de vida: “O vós, que passais pelo o caminho, vede e julgai se existe dor igual, a dor que me atormenta” (livro das lamentações). É o grito profético, Presidente, ecoando estrondosamente, na boca desses filhos sofridos de Deus, que moram nestas terras do chique-chique e mandacaru.

O senhor está no caminho certo, quando com espírito resoluto, determinado, empreende com justos propósitos governamentais, essa obra de tamanha envergadura, visando exclusivamente, uma política de combate aos efeitos da seca e o desenvolvimento sustentável da região, contrariando os que pensam diferentes e tentam a todo custo inviabilizar esse projeto.

E acredito piamente, que tal propósito levado adiante pelo seu governo, não visa atender a interesses empresariais ou a grandes latifundiários, como muitos alegam, no que tange a um projeto econômico ligado ao agronegócio. Se assim o for, estará traindo suas origens e agredindo ética e moralmente os que gritam por vida e dignidade, colocando seu governo a serviço dos abastados, o que caracterizaria um ato de irresponsabilidade e falta de compromisso com essa região por muito tempo esquecida e desprezada pelos governantes; massacrada pela seca, e marcada pelo o atraso sócio-econômico e injustiças sociais.

E por fim, entre os radicalmente contra, que tentam a todo custo inviabilizar, ou impedir a execução dessa obra, por meios de argumentos técnicos, ações judiciais e até mesmo através de protestos e esse contingente populacional, que já beira à morte e não vê outra saída, a não ser esse projeto de interligação de bacias com transposição de águas do rio São Francisco, vossa excelência deve desconsiderar aqueles e optar de forma segura e peremptória por estes, por se tratar de princípios humanísticos, sem prescindir de uma consistente e perene política de revitalização dos afluentes do “velho Chico”, já que se faz necessário e urgente, para que assim, possa continuar jorrando água para satisfazer as necessidades básicas e desenvolvimento do povo e da região.

Afinal, transposição é sinônimo de vida, e ser a favor desse projeto é optar por vidas que clamam por um copo dágua. Ser contra, é indubitavelmente, fechar os olhos e endurecer o coração para os filhos de Deus, que desesperados clamam: Presidente Lula, queremos água. Faça a transposição e assim viveremos com dignidade.

Em nome de Jesus Cristo, que convivendo com o povo sofrido, esmagado, pisoteado, injustiçado e agredido da famigerada Galiléia (hoje, o nordeste setentrional do Brasil) dissera: “eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundancia”, eu o abençôo e rezo a este mesmo Senhor defensor irredutível dos pobres, para que o proteja e o faça forte, perseverante e destemido na execução – repito - desse projeto, que só pode ser abençoado por Deus, já que visa socorrer seus filhos sofridos neste pedaço de chão Brasileiro.

Eis o que diria São Francisco a vossa excelência, caso estivesse vivo: onde houver fome, que leve pão, onde houver sede, que leve água! Não deixe que milhões de filhos meus morram por falta d’água. Faça a transposição e será abençoado, porque água é para ser partilhada com quem tem sede.
Atenciosamente,
Padre Djacy Pereira Brasileiro

Artigo de sábado: pelo o advogado Segundo Bernardino


SEGURANÇA PÚBLICA

Atualmente, sem dúvida alguma, a violência e a insegurança são as maiores preocupações de todos os brasileiros. A banalização da violência aliada aos crescentes índices de criminalidade, amedronta cada vez mais a população brasileira. Hoje em dia não é mais possível se viver alicerçado num sentimento de segurança plena.
Cabe ao Estado garantir a segurança de pessoas e bens, garantindo assim o respeito pelas leis e a manutenção da paz e ordem pública. Contudo observa-se a incapacidade do Estado em promover essa segurança que toda população almeja, visto que o policiamento repressivo, feito por ações isoladas das polícias já não são mais suficientes para barrar o crescimento da criminalidade.
Vê-se um desestímulo muito alto entre as corporações policias pelo fato da falta de investimentos tanto estrutural material quanto humano. Cada vez mais o poder público deixa de dar prioridade a segurança pública, causando um sentimento de insegurança e impunidade entre os cidadãos, chegando a extrapolar o limite do suportável e do tolerável.
Bem, faz-se a pergunta, a culpa é de quem? Ora, a questão da segurança pública hoje em dia, deixa de ser apenas um problema do Estado e passa a ser de todos, ou seja, Poder Público, iniciativa privada e cidadãos comuns. Também não é justo atribuir-se somente à Polícia Militar a responsabilidade maior, atribuindo-lhe ineficiência e ineficácia no combate a criminalidade, até porque a violência a cada dia se mostra multifacetada, o que dificulta a atuação da polícia.
O vertiginoso aumento da escalada da violência já atingiu até mesmo as pequenas cidades, vemos hoje em dia cidades que antes eram pacatas e ordeiras, tendo que enfrentar os mesmos problemas das grandes cidades, como assaltos, homicídios, uso e tráfico de drogas, entre outros crimes.
Entretanto ainda não é hora de desespero, ainda podemos confiar na polícia, órgão oficial imbuído de promover a ordem pública, e fazer valer as leis. Sobretudo, devemos confiar naqueles policiais que fazem seu trabalho com amor e dedicação e acima de tudo com respeito aos cidadãos de bem. Um bom policiamento é a base para se garantir a ordem e paz pública em uma comunidade, pois, “Estado desorganizado; crime organizado”.

José Bernardino Júnior
Advogado

Prefeito Zé Alencar participa de reunião na cidade de Piancó

Cerca de 11 prefeitos do Vale do Piancó estiveram reunidos na manhã de hoje (27) na Câmara de Vereadores de Piancó, para tratarem de temas referentes a saúde regional.
Compondo à Mesa estavam Zé Alencar(foto), médico e prefeito da cidade de Santana dos Garrotes, advogado Remígio Júnior e o Assessor Técnico da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Piancó, Nélson Calzavara de Araújo, récem empossado no cargo.
Os prefeitos Tintin, do Aguiar; João Bosco, de Serra Grande; Maria Daguia, de Nova Olinda; Djaci Brasileiro, de Itaporanga, e Pedro Feitosa, de Ibiara, participaram do evento usando da palavra.
O tema do encontro era o PACTO DE GESTÃO EM SAÚDE e a PPI (Programação Pactuada Integrada), onde irá atualizar as referências e demandas dos municípios do Vale.
A Prefeita de Piancó esteve ausente da reunião, onde comunicou antecipadamente a sua ausência, diante de problemas de saúde da sua avó materna que se encontra na cidade de Campina Grande, mas mandou representantes a exemplos de Valdeny Salviano (Diretora-Executiva) e Graça Virgulino (Diretora-Administrativa), do Consórcio Intermunicipal de Saúde no Vale do Piancó, além do Assessor Técnico e o Advogado, Nelson Calzavara e Remígio Júnior, respectivamente.
Também se fizeram presentes, a Dra. Vandelandia Tomaz e a vereadora Cotil Militão. O vereador presidente da Câmara, Antonio Leite Neto esteve participando de todo o evento, e recebeu, inclusive, a visita de Gil Galdino, ex-prefeito de Piancó.
As cidades que não puderam se fazer representar através dos seus prefeitos (as), mandaram os secretários de saúde: Emas, Ibiara, Igaraci e Diamente estavm com seus secretários discutindo o Pacto de Gestão.
Antes da ATA ser finalizada, o advogado Remígio Júnior e os representantes da Saúde da cidade de Piancó, convidaram os presentes para visitarem as instalações do SAMU Regional (192), e foram recepcionados pelo Coordenador-Geral Ysmar Pimental, pela Coordenadora de Enfermagem Narjara Teixeira e o Supervisor Administrativo, Antonio Lopes Ferreira. Lá vistoriaram as viaturas e puderam ver "in loco" um atendimento, quando de um chamado através do número 192. Um dos membros do SAMU disse que a cidade que mais ocasiona TROTES AOS CHAMADOS DO SAMU É A CIDADE OLHO D'ÁGUA.
Voltando à Câmara, ocuparam a sala de visitas e almoçaram um prato especial, oferecido pelo pessoal do Consórcio de Saúde, com o apoio da Câmara de Vereadores, na pessoa do seu presidente Antonio Leite Neto.
Todos os assuntos discutidos foram colocados em ATA, inclusive a questão do Hospital Wenceslau Lopes, que ainda não conseguiu passar para a dministração definitiva do municpio de Piancó.

PSDB da Paraíba pede cassação do governador José Maranhão

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), por meio do senador Cícero de Lucena Filho (PSDB-PB), apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recurso em que pede a cassação do recém-empossado governador da Paraíba, José Maranhão e de seu vice, Luciano Cartaxo Pires. José Maranhão foi empossado como governador da Paraíba no dia 18 de fevereiro deste ano depois que o TSE cassou o mandato do governador Cássio Cunha Lima e de seu vice por abuso de poder econômico, compra de votos e conduta vedada a agente público nas eleições de 2006. No julgamento, o plenário do TSE determinou a posse do segundo colocado no pleito, no caso o senador José Maranhão.
No Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED), o senador Cícero de Lucena sustenta que as eleições para o cargo de governador em 2006 foram contaminadas por interferência de abuso do poder econômico por parte do candidato José Maranhão. Isso porque o atual governador ocupava o cargo de senador em 2006 e o seu suplente, Roberto Cavalcanti, com a intenção de assumir a vaga de parlamentar, teria colocado a serviço da campanha de José Maranhão “todo o sistema de comunicação que possui”. Roberto Cavalcanti é proprietário do principal jornal do Estado (Correio da Paraíba), da Rede Correio de Televisão (afiliada à Record nacional) e de emissoras de rádio. “Veículos de comunicação com largo alcance e grande audiência em toda Paraíba”, afirma Cícero Lucena.
Os veículos de comunicação teriam sido utilizados para divulgação maciça de notícias e matérias desfavoráveis e degradantes sobre o principal adversário, Cássio Cunha Lima, e também reportagens e noticiário elogiosos e positivos em relação a José Maranhão. Cícero de Lucena sustenta que a utilização indevida dos meios de comunicação constitui abuso de poder, o que justifica o pedido de cassação, uma vez que causou o desequilíbrio nas eleições daquele ano no estado.
Junto com o recurso, o senador anexou cópias de DVD com programas de rádio e televisão que comprovariam “o comprometimento e a postura tendenciosa” dos veículos de comunicação. O relator do recurso no TSE é o ministro Marcelo Ribeiro. Processo relacionado: RCED 787
Assessoria/TSE

Temendo reviravolta, Maranhão mantém visitas a escritório de advogado no DF

Como o seguro morreu de velho, o governador da Paraíba, José Maranhão (PMDB), não baixou a guarda quando o assunto é a Justiça eleitoral e sempre que vai a Brasília, a exemplo da última sexta-feira e de hoje, consegue arrumar uma brecha na agenda administrativa para encaixar uma rápida visitinha ao escritório do advogado Fernando Neves, que representou o peemedebista no Caso FAC.
Avesso a explicações mais aprofundadas sobre o motivo das visitas, o governador se esquiva quando é indagado sobre os assuntos que trata com o ilustre advogado, mas nos corredores do Congresso comentam que a nova investida dos advogados tucanos no STF seria uma das razões das reuniões semanais, além dos processos aos quais também responde no TSE. Já alguns jornalistas do Planalto especulam que se tratam de encontros onde o ex-senador estaria “acertando” com o advogado pelos serviços prestados, mas sempre que é indagado sobre uma possível reviravolta na decisão que o colocou no Palácio da Redenção, Maranhão foge de perguntas como o diabo da cruz.As decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de diplomar o segundo colocado nas eleições para governador foram questionadas, nesta terça-feira, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Supremo Tribunal Federal (STF).
O PSB impetrou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra decisões do TSE de entregar cargos a candidatos derrotados. De acordo com o artigo 224 do Código Eleitoral, se os votos nulos atingirem mais da metade dos votos dos Estados nas eleições federais e estaduais serão prejudicadas as votações dos outros candidatos e o Tribunal deverá marcar dia para uma nova eleição dentro do prazo de vinte a quarenta dias. A Lei vale também para as eleições presidenciais e municipais. “A aplicação dessa norma às eleições pelo sistema majoritário, especialmente aquelas em que são escolhidos os representantes do Povo no Poder Executivo, é inconteste” afirmou o advogado do PSB, José Antonio Almeida, explicando que se a vontade do eleitor for fraudada, após a cassação recomenda-se novo pleito. O socialista explicou também que a postura do PSB é defender o direito democrático que a população tem em escolher os seus governantes. “Uma vez que não se tem a maioria absoluta, todo o processo eleitoral é prejudicado. Portanto, faz parte do processo democrático o respeito à Constituição”, defendeu José Antonio Almeida.
Os governadores do Maranhão, Jackson Lago (PDT), e da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), foram cassados no início do ano. Como as chapas foram impugnadas, os vice-governadores também foram afastados e a justiça deu vitória aos perdedores. Além deles, aguardam julgamento os governadores do PMDB Luís Henrique da Silveira, de Santa Catarina, José Anchieta Júnior, de Roraima, e Marcelo Miranda, de Tocantins; Waldez Góes do PSDB do Amapá e Marcelo Deda do PT de Sergipe.
Da redaçãoClickPB

Ministério Público do Trabalho (MPT) obriga prefeituras de Nova Olinda e Igaracy a realizarem concurso público até o mês de junho

O Ministério Público do Trabalho (MPT) de Patos instaurou procedimento preparatório contra o município de Nova Olinda e as associações Acinoda e Asproman, para apurar denúncia encaminhada ao MPT pelo juiz eleitoral Jailson Shizue Suassuna, sobre admissão sem concurso público e contratação irregular de servidores públicos pelo Município.
O MPT determinou que a prefeitura terá que rescindir todos os contratos irregulares e realizar concurso público até o dia 30 de julho próximo. A prefeitura e os presidentes das associações foram notificados pela procuradora do Trabalho Myllena Alencar a comparecerem a uma audiência na Procuradoria do Trabalho em Patos, oportunidade em que assinaram, nesta quarta-feira 25, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) se comprometendo a regularizar a forma de contratação de pessoal.
No TAC, a prefeitura se compromete a somente efetuar novas contratações através de concurso público, com exceção das nomeações para cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e as contratações por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, mediante justificação detalhada e por prazo não superior a seis meses, prorrogável uma única vez por igual período.
As associações se comprometeram perante o MPT a não mais praticar intermediação irregular de mão-de-obra em favor da administração pública, mediante fornecimento de trabalhadores que, apesar de formalmente registrados como seus empregados, venham a manter relação de emprego com o respectivo ente público.
O MPT também instaurou procedimento preparatório contra o município de Igaracy para apurar denúncia de admissão sem concurso e contratação irregular de servidores. Em TAC firmado perante o MPT, a prefeitura se comprometeu a demitir todos os irregulares e realizar concurso público até 30 de setembro próximo.


http://www.rpscom.blogspot.com/

Wilson Santiago não sabia o significado da sigla ENEM

O deputado federal Wilson Santiago (PMDB) foi entrevistado nesta semana pelo repórter Felipe Andreolli, do programa “Custe o que Custar” da rede Bandeirantes de Televisão, e se viu numa “saia justa” ao ser perguntado sobre o significado da sigla ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Santiago não soube responder a pergunta e desconversou durante a entrevista. A entrevista de Wilson Santiago ao CQC será veiculada na próxima segunda-feira (30) às 22 horas.

O programa é um resumo semanal de notícias realizado num formato de humor e formado pelos jornalistas Marcelo Tas, Rafinha Bastos, Marco Luque, Danilo Gentili, Oscar Filho, Felipe Andreoli e Rafael Cortez.

PB Agora

Exemplo de ética, lealdade e segurança

Quero falar de um cara bacana, competente e leal que trabalha na Polícia a muitos anos, quando prestou serviço em nosso município foi destaque, há mais de 8 anos, na época era cabo, fez um bom trabalho.

A população já o admira não só de hoje, mas quando prestou serviço nos anos 90, quando Zé Alencar foi prefeito, a população aclamava por sua volta a Santana dos Garrotes, já que ele passa confiança e segurança como um bom policial (sargento) que é, o prefeito Zé Alencar ouvindo os reclames da população lhe convida para dar segurança aos Santanenses, Sargento Jean de imediato aceita o convite, ele goza de uma grande amizade com o prefeito.

Em pouco mais de dois meses de trabalho colocou ordem na cidade, disciplinando os baderneiros que tiravam o sossego da população, tem um jeito sério de trabalhar, ético e moralista. Há população agradece pela a volta do sargento Jean...Seja bem vindo.

Prefeito de Boa Ventura Dudu Pinto tem as contas de 2007 aprovada

Na sessão plenária desta quarta-feira (25), o TCE emitiu parecere favorável à aprovação das contas de 2007 apresentadas pelo prefeito da cidade de Boa Ventura José Pinto Neto (Dudu Pinto).

Secretaria de Educação de Piancó adquire dois veículos para os estudantes

A Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Piancó, professora Rita Maria Lopes Ferreira estava contentíssima com a chegada, inicial, de dois veículos Kombi da marca Wolkswagem para o transporte dos estudantes municipais.

Segundo a professora Rita Lopes este é só o início de uma série de outras aquisições para atender os alunos da rede pública municipal. Estivemos, a convite da secretária, ontem (24), visitsando a secretaria e pudemos constatar, "in loco" a qualidade dos serviços que ali são prestados aos funcionários e alunos. Os veículos são novinhos em folha e a criançada vai adorar.

É muito luxo e a criançada merece. Esperamos que o fardamento escolar chegue logo!


Antonio Cabral

Sem tetos invadem Conjunto Habitacional em Piancó


Cerca de 20 famílias sem teto invadidas, por volta das 22h da noite desta terça-feira (24), as casas do Conjunto Habitacional Socorro Brasilino, próximo ao Parque de Exposição de Animais Elzir Matos, na cidade de Piancó. São na maioria moradores da periferia da cidade (Campo Novo) que já tinham sido sorteados para ganhar uma moradia naquele conjunto de residências populares.
A Prefeitura Municipal de Piancó, que seria a resposável pela entrega das casas aos sem tetos, estava com alguns problemas de ordem jurídica, e não podia fazer a entrega das moradias aos cidadãos que estavam escolhidos e constava na relação enviada pelo Governo Federal. Diante desta demora e sem condições de arcar com despesas de aluguéis, os sem tetos resolveram radicalizar e invadiram as residências.Já na manhã desta quarta-feira (25) os moradores receberam as visitas de várias autoridades no sentido de buscarem uma solução para o problema. A polícia militar esteve no local e não necessitou qualquer ação no sentido de impedir o movimento, visto ser este uma atitude pacifica.
Não houve a necessidade de qualquer ação radical por parte da Polícia Militar que deu toda proteção as pessoas que ali se encontravam.A prefeita Flávia Galdino (PP) de Piancó não fez nenhum comentário público sobre a ação dos invasores. "Não dava mais pra esperar. Já passou quase dois anos e ninguém resolve nada, por isso invadimos o que é nosso", disse um morador.

Antônio Cabral

TCE analisa amanhã contas dos prefeito Dudu Pinto (Boa Ventura) e Hércules Mangueira (Diamante)


O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) vai examinar amanhã (24/03), na sessão plenária, as contas de 2006 do prefeito reeleito da cidade de Diamante, Hércules (Mangueira) Barros Diniz. (foto a direita)


Também terá examinadas as contas o prefeito reeleito da cidade de Boa Ventura, José Pinto Neto, mais conhecido por Dudu Pinto, referente ao exercício de 2007. (foto a esquerda)


A pauta de julgamentos desta quarta-feira, ainda, inclui as contas de 2006 da Câmara de Vereadores do município de Conceição.
As sessões plenárias do TCE ocorrem sempre às quartas-feiras, a partir das 9 horas.

Defesa de Cássio recorre e acredita em suspensão do mandato de Maranhão

A defesa do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) tem três dias para recorrer no Supremo Tribunal Federal (STF) da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato do tucano. Os advogados esperavam apenas a publicação da decisão no Diário Oficial de Justiça (D.O) que saiu nesta terça-feira, 24, para entrar com mais essa ação. “Vamos entrar com recurso extraordinário, agora pelo partidos, PSDB e DEM, já que o TSE, tem entendido que os partidos são donos do mandato, então eles devem ser vistos como liticonsortes no processo”, argumenta o advogado Delosmar Mendonça.

Segundo Mendonça, a publicação da decisão no D.O. adianta o processo que envolve Cássio. “A cautelar que foi ajuizada pelo ex-governador na época, não foi apreciada porque os recursos ainda não tinham sido admitidos. Com a admissão dos recursos agora, o STF pode analisar a medida cautelar e pode vir a dar suspensão da posse”, entende. O advogado lembra que o atual governador está governando provisoriamente e é possível que o supremo conceda medida suspensiva e decida pela hipótese de eleição via Assembléia Legislativa (AL). “Tudo que foi decidido pelo TSE será revisto e fica mesmo possível, juridicamente, uma cautelar com efeito suspensivo do mandato de Maranhão”, avalia o advogado. Ainda segundo Mendonça, a expectativa é que o STF dê urgência a matéria. “Queremos que eles apreciem esse recurso logo, até porque o mandato está em curso”, finaliza.


ClickPB

Padre Djacy Brasileiro: TRANSPOSIÇÃO, A ESPERANÇA RENASCE

Acabamos de receber, esse final de semana, Nota do padre Djacy Brasileiro (foto) manifestando sua alegria e esperança ao ler matéria, na Agência Nordeste, segundo a qual "Ministro quer concluir a transposição em outubro de 2010". Ele adverte, contudo, que vai continuar atento, vigilante, e voltará a promover atos de protesto (greve de fome, cruz de latas etc.) caso as obras do projeto de transposição das águas do São Francisco para o Nordeste setentrional sejam paralisadas ou descontinuadas.



Veja a nota do Padre Djacy, na íntegra, a seguir.

"Confesso que voltei a ficar animado e esperançoso ao ler a matéria “Ministro quer concluir a transposição em outubro de 2010”, consignada em alguns portais da Paraíba.Lendo atentamente a entrevista do ministro da Integração Nacional, pude perceber que , o projeto está em andamento e que poderá ter sua conclusão no próximo ano, isto é, no que diz respeito ao eixo leste. Se de fato, o Ministro deseja que essa inauguração aconteça no ano vindouro, é sinal de que os nordestinos vítimas da seca pode acreditar que seu sonho de ter água tornar-se-á uma realidade concreta e existencial.
Mesmo com essa boa notícia, não vou dar trégua. Continuarei na luta, com a famosa e histórica cruz de latas, até ver com meus próprios olhos, as águas do velho Chico entrando na nossa querida Paraíba, para a felicidade dos que clamam pungentemente pelo líquido precioso. Como sertanejo, que sabe o que é seca com suas conseqüências nefastas, não me calarei em defesa de tantos irmãos sedentos que clamam por vida. Aliás, o sertão é minha paixão, minha vida."

PADRE DJACY BRASILEIRO

Balneário Santana, uma opção de lazer

Só na pisada do forró

Crianças se divertem

Música ao vivo

Só curtição...


Localizado na saída para Nova Olinda, à área de lazer que surgiu como uma oportunidade que o casal Luquinha e Zefinha como é mais conhecido viram para aumentar a renda da família. Formado há mais de dois meses, o local atrai pessoas de toda a região do vale, inclusive de cidades como Nova Olinda, Pedra Branca e Piancó. “A cada dia aumenta o número de pessoas que vem visitar a gente”, complementa Luquinha o proprietário.

Em uma área pequena reservada para o lazer, todo o trabalho de limpeza e conservação é feito pela família: Luquinha e sua esposa Zefinha. “Não podemos manter uma pessoa que faça esse trabalho, ainda é a família que tem que fazer. No final de semana a gente pega umas pessoas pra ajudar”, ressalta.

Sobre o sucesso do empreendimento, Luquinha observa. “É um espaço gostoso e limpo, a gente tem espaço para todos que chegam, Eu acho que é um lugar simples”. Diz Luquinha.

O balneário Santana contém uma pequena psicina e chuveiro, também conquista os visitantes pela boca. O baião de dois é o prato principal casa, mas tem outros pratos como frango assado, arroz de leite, carne assada e nos domingos tem aquela música ao vivo para a galera jovem e casais românticos. (Esperamos que esse grande empreendimento der certo para o casal, sucesso...)

Mensagem de Domingo: pelo Padre Djacy Brasileiro

Esperança

Na condição de sertanejo, filho do vale do Piancó, quero, com muita alegria, através deste eminente blog, expressar meu sentimento de carinho e admiração pelos meus queridos conterrâneos e ao mesmo tempo, animá-los, encorajá-los nas labutas laboriosas que fazem parte inerentes de suas vidas.

Sou sincero, realista. Por isso, minha mensagem de esperança não fica encastelada no subjetivismo, no mero idealismo ou até mesmo no mundo platônico. Para ser mais claro, no mundo da lua. Isso seria hipocrisia, demagogia, ilusionismo. Sou vacinado contra esses “vírus”.

Gosto do real, do concreto. Em virtude disso, digo aos meus amigos do vale, que uma nova realidade, mais humana e cristâ, despontará na região a partir do momento, em que todos começarem a tomar consciência de sua própria cidadania, ou seja, dos seus direitos inalienáveis, e com essa tomada de consciência critica, começarem a luta para conseguir efetivar, na prática, esses direitos tão importantes e necessários para uma vida digna. Então,caros conterrâneos,comecem a lutar com garra,força, determinação visando a concretude de sua cidadania. Nada de moleza.

Chegou a hora do vocês saírem da alienação política e religiosa. Deixem de ser massa de manobra,vão à luta, reivindiquem, não tenham medo de brigar pelos seus direitos. Lutem e conseguirão ,como por exemplo: educação e saúde de qualidades; saneamento básico; asfalto; salário digno; políticas públicas que atendam a todos. Abram os olhos para a vida, caros sertanejos. Não se deixem ser levados pela praga do comodismo e espírito determinista.

Se assim o fizerem, minha mensagem de esperança tornar-se-á uma realidade concreta e existencial. Caso contrário, não adianta encher a cabeça de esperança, como se tudo acontecesse sem a nossa real e ativa participação.

Fora ingenuidade, comodismo, hipocrisia, farisaísmo e todo tipo maldito de alienação. Sem falar na praga do reacionarismo.


Padre Djacy Brasileiro
pároco em Santa Cruz e Lastro/PB

Artigo de sábado: pelo advogado Segundo Bernardino



O CONSELHO TUTELAR


Muito em breve teremos eleição para a escolha dos conselheiros tutelares de nossa comunidade. Apesar da relevante atuação dessa instituição, muitas pessoas não fazem ideia da dimensão da responsabilidade de ser um membro do Conselho Tutelar.

O Conselho Tutelar é um órgão público municipal de caráter autônomo e permanente, composto por cinco membros, escolhidos em eleição, pela comunidade para um mandato de três anos. Devendo em cada município ter pelo menos um Conselho Tutelar.

Essa instituição é encarregada de zelar e fiscalizar o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, previstos na Lei 8.069/90 – ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

Os conselheiros são escolhidos para executar atribuições constitucionais e legais no campo da proteção à infância e à juventude, entrando em ação quando observado o desvio da realidade em relação às normas preconizadas no referido estatuto.

Na proteção dos direitos previstos no ECA, os conselheiros devem ouvir as queixas e reclamações sobre a situação de crianças e adolescentes cujos direitos forem ameaçados ou violados, e ainda, assistir aquelas crianças e adolescentes que estejam em situação de risco, ou seja, na iminência ou na prática de atos anti-sociais ou da desproteção. Devendo assim que constatado a ameaça ou a violação, encaminhar as requisições do restabelecimento da normalidade aos órgãos públicos competentes ou ao Ministério Público.

Ainda, o Conselho Tutelar, presta um serviço de orientação, apoio e acompanhamento temporário a crianças e adolescentes, nos casos em que o exercício por si só do dever de criar, educar e assistir pelos pais e responsável for insuficiente.

Por fim aqueles interessados em concorrer a uma vaga de conselheiro tutelar, encontrará na Lei 8.069/90 – ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, no seu artigo 136, as atribuições inerentes ao Conselho Tutelar.


Autor


José Bernardino Júnior
Advogado


NOVIDADES ! ! !

OLHA, TODA SEMANA,OU SEJA, TODOS OS SÁBADOS ESTAREMOS TRAZENDO ARTIGOS E COMENTÁRIOS DO ADVOGADO JOSÉ BERNARDINO JÚNIOR COM TEMAS DIVERSIFICADOS, ESSA SEMANA ELE FALARÁ DO PAPEL DO CONSELHEIRO TUTELAR. FIQUEM LIGADOS E TIREM SUAS DÚVIDAS.

I Fórum de ação parlamentar do vale do Piancó será na cidade de Santana dos Garrotes

O I Fórum de ação Parlamentar do vale do Piancó, que tem como anfitriã a Câmara Municipal de Santana dos Garrotes, onde acontecerá neste sábado, dia (21/03), onde cinco câmaras municipais participarão como Santana dos Garrotes, Nova Olinda, Pedra Branca, Piancó e Olho D’água, e como convidados as câmaras de Emas e Itaporanga.

O evento será na casa legislativa Coronel Francisco Teotônio dos Santos e tem início as 9:00hs ás 18:00hs, intervalo para o almoço, onde haverá a presença de todos os vereadores e presidentes do legislativo mirim.

Entre os assuntos abordados são, LDO, (Lei de Diretrizes Orçamentárias); PPA (Plano PluriAnual) e LOA (Lei Orçamentária Anual) que tem como palestrante o renomado contador da Câmara de Santana dos Garrotes, Nilsandro Luís. O advogado Marcílio Batista vai abordar os temas, Lei Orgânica e Regimento Interno, ele que é advogado da casa legislativa. Outros palestrantes que serão aguardados é o deputado Rodrigo Soares (PT) que falará do papel do vereador e o secretário municipal de João Pessoa Alexandre Urquiza, que abordará sobre a relação entre os poderes Legislativos e Executivos.

Segundo Rênio Macedo, vereador e um dos organizadores do evento “o objetivo desse fórum é propor uma união entre os vereadores do vale do Piancó, para trocar idéias, experiências e ter uma boa relação, ou seja, uma convivência harmoniosa” diz o parlamentar.

O I fórum será aberto só para funcionários e convidados com direito a certificado no final do evento. Ainda não tem data e local definido para a realização do II fórum parlamentar do vale do Piancó.
Ary Ramalho
Repórter

Devolvido à comarca de origem Ação Penal contra ex-prefeito Dr. Carlinhos, de Santana dos Garrotes

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, durante sessão realizada na manhã desta quarta-feira (18), decidiu, por unanimidade, remeter às comarcas de origem mais cinco processos penais que envolvem ex-prefeitos. O Colegiado entendeu que os ex-agentes políticos perderam o direito ao foro privilegiado e, por isso, devem responder suas respectivas ações no Juízo de primeiro grau, já que o TJPB, constitucionalmente, não tem mais a competência para julgá-las.
Entre os ex-prefeitos que terão processos devolvidos à comarcas de origem está o ex-gestor José Carlos Soares (PMDB), mais conhecido como Dr. Carlinhos, da cidade de Santana dos Garrotes.
A sessão ordinária de julgamento do Tribunal Pleno foi presidida pelo desembargador Jorge Ribeiro Nóbrega, vice-presidente da Corte, em face da ausência justificada do presidente do TJPB, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior.

Ascom

1º Circuito Cultural de Santana dos Garrotes tem início nesta sexta-feira, dia 20 e se estenderá até o domingo dia 22

No próximo dia 20 de março, sexta, começam as atividades do 1º Circuito Cultural de Santana dos Garrotes, programa realizado pelo Governo Federal em parceria com o ministério do turismo e apoios do SIMTRAF, Correios, Rádio Santana FM e Prefeitura Municipal de Santana dos Garrotes. O programa tem sua primeira apresentação esse ano de 2009.

O objetivo desse circuito é possibilitar o acesso de todos os artistas musicais, divulgarem seus talentos e democratizar o acesso à cultura, pois todas as apresentações são gratuitas para o público. No entanto os artista e bandas são pagas pelo governo Federal. “A proposta do Circuito Cultural Santanense é divulgar a cultura musical local, para que a cidade resgate os talentos e tenham uma programação cultural continuada e de qualidade”, afirma Lenildo Morais, um dos organizadores.

Serão três dias de atividades e mais de 20 artistas locais envolvidos. Entre os destaques da programação estão apresentações de violeiros, bandas locais entre outros talentos da cena nacional, como podemos ver na programação.

No evento algumas lideranças políticas estaduais marcarão presença como o deputado estadual Rodrigo Soares, como também lideranças regionais e locais
.

Ary Ramalho
Repórter


Programação:

Sexta 20/03

Banda Quartinho 21:00 hs;
Antonio Severo 22:00 hs;
Aleijadinho de Pombal 23:00 ( Atração Nacional)
Banda Forró na Pisada 01:00 (Atração Nacional)

Sábado 21/03

Jota Cláudio e banda 21:00 hs
Doutor de seu Né 22:00 hs
Banda Geração 23 hs
Forrozão Arretado 00:00 hs ( Atração Nacional)

Domingo 22/03

Carlão e Banda 21:00 hs
Neginho Gambarra 22:00 hs
Fox - Samba & Pagode 23:00 hs
Banda Parceiros do Forró 00:00hs (Atração Nacional)

19 Março – Dia de São José, o santo dos sertanejos

chuva no sertão, imagem linda...
São José


O SANTO PADROEIRO DO SERTÃO

O culto a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou "O Patrono da Igreja Universal" e, a partir de então, passou a ser cultuado no dia 19 de março. Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para "São José Operário, o trabalhador".
Apesar de ter grande importância dentro da Igreja Católica, o nome de São José não é muito citado dentro das fontes bibliográficas da Igreja, sendo apenas mencionado nos Evangelhos de S. Lucas e S. Mateus.Descendente de Davi, São José era carpinteiro na Galiléia e comprometido com Maria. Segundo a tradição popular, a mão de Maria era aspirada por muitos pretendentes, porém, foi a José que ela foi concedida.
Quando Maria recebeu a anunciação do anjo Gabriel de que daria à luz ao Menino Jesus, José ficou bastante confuso porque apesar de não ter tomado parte na gravidez, confiava na fidelidade dela. Resolveu, então, terminar o noivado e deixá-la secretamente, sem comentar nada com ninguém. Porém, em um sonho, um anjo lhe apareceu e contou que o Menino era Filho de Deus e que ele deveria manter o casamento.
José esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém.Quando Jesus tinha dois anos, José foi novamente avisado por um anjo que deveria fugir de Belém para o Egito, porque todas as crianças do sexo masculino estavam sendo exterminadas, por ordem de Herodes. José, Maria e Jesus fugiram para o Egito e permaneceram lá até que um anjo avisasse da morte de Herodes. Temendo um sucessor do tirano, José levou a familia para Nazaré, uma cidade da Galiléia.
Outro momento da vida de Cristo em que José aparece na condição de Seu guardião foi na celebração da Páscoa Judaica, em Jerusalém, quando Jesus tina 12 anos. Em companhia de muitos de seus vizinhos, José e Maria voltavam para a Galiléia com a certeza de que Jesus estava no meio do grupo. Ao chegar a noite e não terem notícias de seu filho, regressaram para Jerusalém em uma busca que durou 3 dias.
Para a surpresa do casal, Jesus foi encontrado no templo em meio aos doutores da lei mais eruditos, explicando coisas que o deixavam admirados. Apesar da grande importância de José na vida de Jesus Cristo não há referências da data de sua morte. Acredita-se que José tenha morrido antes da crucificação de Cristo, quando este tinha 30 anos.


Fonte digital:http://www.dci.org.br/santododia/

Prefeitos do vale do Piancó se reúnem para discutir programação pactuada integrada-PPI

Estiveram reunidos no último dia 13 de março na sede da Câmara de Vereadores de Piancó, cerca de 10 prefeitos do Vale, dentre os quais Flávia Galdino, de Piancó; Zé Alencar, de Santana dos Garrotes; Djaci Brasileiro, de Itaporanga; João Bosco, de Serra Grande; Tintin, de Aguiar e Dudú Pinto, de Boa Ventura. Assessorados pelo Advogado Remígio Júnior e a Gerente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Piancó, a Dra. Valdeni Salviano, a reunião durou cerca de 5 horas, enquanto os secretários de saúde dos municípios citados, discutiam temas relacionados a saúde, e o atendimento no consórcio, além da nova gestão administrativa do consórcio.
A prefeita Flávia Galdino presidiu a reunião entre os prefeitos e foram debatidos muitos assuntos, destacando-se a questão do Pacto de Regionalização. Dudú Pinto e Flávia Galdino, foram os principais debatedores. Os demais ouviam atentamente os pronunciamentos dos dois líderes. Uma frase que chamou atenção foi quando a prefeita Flávia disse "Temos que investir aqui. O Pacto Regional é a saída... Só sai recursos para o sertão se for assim".

Uma nova reunião ficou marcada para o dia 19, onde elegerão o novo presidente do Consórcio. Atualmente quem presidente o CIMSVP é a prefeita Flávia.
O presidente da Câmara de Vereadores de Piancó, Antonio Leite Neto, foi o anfitrião, fornecendo os espaços da Câmara.


http://www.blogdepianco.blogspot.com/

População faz manifestação pela melhora no atendimento no hospital Regional Wenceslau Lopes de Piancó

População piancoense fez um grande movimento em prol da saúde pública, enfocando as questões precárias no Hospital Wenceslau Lopes, de Piancó.

Foram cerca de mil pessoas que se posicionaram frente ao nosocômio na tentativa de conscientizar o governo do Estado, através dos dirigentes da saúde, que o hospital de Piancó carece de atenção.
O Município de Piancó luta pela municipalização do Hospital Wenceslau Lopes, desde a gestão Cássio Cunha Lima, e perdeu seu contacto com o novo governador da Paraíba, José Maranhão.

A movimentação democrática foi feita de maneira educada, onde toda a população participou, com a intenção de ver o hospital funcionando como antigamente.


http://www.blogdepianco.blogspot.com/

Ex-prefeito de Piancó Edvaldo Leite deixa grupo de Cássio e adere ao governador José Maranhão

Edvaldo Leite deixa grupo do ex-governador Cássio

Como tínhamos publicado (ou melhor previsto) semana passada o grupo maranhista conseguiu adesão do líder da oposição municipal na cidade de Piancó. Como informa o Portal Clickpb, o ex-prefeito de Piancó, Edvaldo Leite Caldas (foto), aderiu nesta segunda-feira (16) ao bloco político do governador José Maranhão (PMDB), levando na bagagem mais três vereadores (Waguinho Bráulio Jr. e Sousinha) do município.

Edvaldo era antigo aliado do grupo do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e, inclusive, tinha parentes empregados no estado, que foram exonerados semana passada, como Edvaldo Júnior que presidia o Imeq. Edvaldo Leite é eleitor e cabo eleitoral do deputado estadual Ruy Carneiro (PSDB) e nas últimas eleições disputou a prefeitura de Piancó ao lado Antonio Dantas (PSDC), que foi candidato a vice-prefeito, tendo sido derrotado pela prefeita Flávia Serra Galdino (PP), reeleita.

E como o ex-prefeito Edvaldo Leite (PTB) disse que levaria consigo três vereadores a situação pode começar a ficar complicada para a situação. A bancada de oposição (foto acima) na Câmara Municipal de Piancó é formada por quatro vereadores, que são: Antônio de Pádua Pereira Leite (PT), Francisco Ferreira da Silva (PMN), José Bráulio de Souza Júnior (PTB) e Wagner Ricardo Brasilino Leite (PP). Porém, o vereador Pádua Leite não entra na cota do ex-prefeito já que é petista e, lógico, aliado do Governo que tem Luciano Cartaxo como vice-governador.



blog do Ricardo Pereira

MPE-PB emite parecer pela cassação da prefeita Maria Daguia da cidade de Nova Olinda

A Procuradoria Regional Eleitoral do Ministério Público Eleitoral da Paraíba encaminhou nesta segunda-feira (16), ao juiz João Benedito da Silva, parecer em que se manifestando pelo desprovimento do recurso e pela manutenção da sentença que determinou a cassação do mandato da prefeita de Nova Olinda, Maria Galdino Irmã (foto).

O parecer pede também aplicação de multa e inegelibilidade. João Benedito Silva é relator do processo. De acordo com o parecer, assinado pelo então procurador regional eleitoral José Guilherme Ferraz da Costa, há provas consistentes de abuso de poder político e conduta vedada a agente político em campanha eleitoral.Durante a campanha de 2008, foram apreendidos na casa da candidata documentos, cheques, e carimbos pertencentes à Prefeitura Municipal de Nova Olinda (PB), mesmo que ela estivesse afastada do exercício da função de secretária municipal. Para o MPE, os depoimentos das testemunhas e as evidências documentais apreendidas no local comprovam que a candidata se valia da máquina administrativa para atrair simpatizantes para a sua campanha.Embora no parecer não havia sido reconhecida a ocorrência de captação ilícita de sufrágio, tal como havia sido reconhecido pela sentença recorrida, o MPE aponta outra conduta: o uso promocional que a candidata fez da entrega de serviços médicos pelo município. “Testemunhas afirmam que a candidata era responsável pela autorização de exames e consultas em sua residência, sendo que ali foram apreendidos carimbos de autorização e requisições de exames”, explicou o procurador em seu parecer.O MPE pediu a cassação do mandato de Maria Galdino, mais conhecida como Daguia, e sua inelegibilidade por três anos, contados da eleição de 2008, além do pagamento de multa. A candidata obteve medida liminar em ação cautelar para se manter no cargo até a decisão do Pleno do TRE.

Para José Guilherme Ferraz, trata-se de um caso que serve de exemplo pela celeridade de sua tramitação, “de modo que, certamente, teremos um julgamento ainda no início do mandato discutido”, ressalta.A ação de investigação judicial eleitoral (Aije) contra a prefeita foi ajuizada pela Coligação Unidos por Nova Olinda, que teve como candidata a prefeita a promotora aposentada Maria do carmo (PSDB) e a vice-prefeito o jornalista Idácio Souto (PMDB), assessor particular do governador José Maranhão (PMDB), pedia a suspensão da liminar que mantém a prefeita no cargo. O processo segue para análise do relator.

No dia 6 de dezembro, do ano passado, o juiz João Benedito da Silva deferiu liminar suspendendo os efeitos de sentença que cassou a prefeita, que havia sido cassada pelo juiz da 66ª Zona Eleitoral. (Liminar conseguida no TRE garante a prefeita eleita Maria Daguia ser diplomada em Nova Olinda)

Ascom

ATENÇÃO ! ! !




Olá,


Olha queria pedir a todos os internaltas e pessoas que não tem acesso a net, mas gosta da informação com imparcialidade, que estou com esse blog para deixar as pessoas de nossa cidade, Santana dos Garrotes, principalmente aqueles que residem fora, bem informado com as notícias do nosso município.


Sugiro se alguém estiver alguma pauta, opinião, sugestão ou outros informes, fique a vontade para mandar, através do nosso msn/e-mail: arypintoramalho@hotmail.com , orkut: Ary Ramalho ou até mesmo pessoalmente.


Desde de já espero a colaboração de todos.



Abraços fraternos.



Ary Ramalho

Jornalista

Secretário de educação Luís Leite de Santana dos Garrotes participa de reunião em recife

Secretários municipais da Educação dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco e Paraíba têm encontros semana que vem – de 16 a 20 – para discutir ações e programas da educação básica. Os eventos são promovidos pelo Ministério da Educação em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Luís Leite (foto) do município de Santana dos Garrotes vai participar.

Os 92 gestores municipais do Rio de Janeiro e os 78 do Espírito Santo reúnem-se no Hotel Windsor Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro; os 185 dirigentes municipais de Pernambuco e os 223 da Paraíba participam de encontro no Mar Hotel Recife, bairro Boa Viagem, em Recife.

Dirigentes e técnicos do Ministério da Educação e das três autarquias – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – estarão nos dois eventos. Os objetivos dessas reuniões são informar os secretários sobre ações, programas e projetos da educação básica e tirar dúvidas. Os eventos no Rio de Janeiro e em Recife fazem parte de uma série de 11 reuniões regionais de trabalho programadas pelo ministério e a Undime para atender os 5.563 secretários municipais, muitos dos quais assumiram mandatos em 1º de janeiro. Para facilitar o acesso aos conteúdos e programas, cada secretário receberá no começo do encontro um computador portátil (laptop), doado pelo MEC à prefeitura, para uso do gestor que estiver ocupando o cargo.

O equipamento tem internet banda larga e contém informações sobre todos os programas da educação básica. Entre as ações da educação básica, os secretários vão conhecer o funcionamento de programas como a distribuição de laboratórios de informática, computadores, acesso à internet banda larga nas escolas, as linhas de créditos para aquisição de ônibus escolares para estudantes da área rural, a construção de creches, programas de formação inicial e continuada de professores, a educação de jovens e adultos, o censo escolar, a Prova Brasil e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Prefeitos do vale participaram de reunião em Piancó; a pauta foi saúde

Prefeitos do Vale do Piancó se reuniram durante o dia de ontem para discutirem a municipalização do Hospital Regional Wenceslau Lopes de Piancó, a formação da nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Piancó e outros assuntos ligados a saúde.

Mais de oito prefeito comparecerem a reunião que foi realizada na câmara de vereadores de Piancó. O presidente da AMVAP prefeito Edvan Felix de Catingueira apoiou o evento. Os prefeitos de Olho D´gua, Curral Velho, Emas, Santana de Mangueira, Ibiara e Catingueira enviaram seus secretários de saúde ao evento. A prefeita Flávia Galdino anfitriã da reunião mostrou os problemas e apontou as soluções.

Ao final os prefeitos assinaram um pacto entre eles e ficou decidida uma nova reunião para outra semana. Ao meio dia foi oferecido um almoço aos prefeitos e as autoridades. A prefeita Flávia Gladino agradeceu a presença de todos ao evento.

(Com informações de Joaquim Franklin)

Prefeitura entrega merenda escolar em escolas e creche do município


A alimentação escolar é um direito de toda a criança e é responsabilidade do Poder Público garantir essa refeição a todo aluno matriculado em Escola do município. Helena Bezerra responsável pela entrega da merenda em todas as escolas garante que os ingredientes são diversificados como Arroz, feijão, macarrão, leite e outros.

O cardápio, rico em nutrientes, demonstra a variedade da escolha dos alimentos e o bom acompanhamento que vem tendo a oferta das refeições do intervalo escolar, diz Carlos Gervásio nutricionista.

Visando uma boa aceitabilidade são oferecidos alimentos que respeitem os hábitos alimentares dos alunos contando sempre com a colaboração das merendeiras que elaboram tudo dentro dos cuidados higiênicos necessários para garantir uma alimentação saudável.

O secretário da Educação Luís Leite ainda ressalta que a Administração Municipal estar investindo na atualização das cozinhas das 23 Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, que atendem todos os alunos do município. “A Administração “Pensando em você”, garante o bem-estar e fornece a energia que os alunos necessitam para facilitar o processo de aprendizagem, além é claro, de manter a saúde e a nutrição do aluno.

Segundo Zé Alencar, prefeito do município a educação é uma das prioridades da administração chamada de Zé III, preocupado com a aprendizagem dos alunos fez essa compra da primeira remessa da Merenda Escolar, fazendo com que os alunos tenham vontade de ir à sala de aula e se sinta feliz na escola.

Entre as escolas da Zona Rural, Zona Urbana e a creche, a Prefeitura distribui aproximadamente 1000 merendas por dia, prezando sempre pela qualidade da comida e principalmente pelo desenvolvimento acadêmico dos alunos da Rede Municipal de Ensino, que são beneficiados com uma boa alimentação e ensino de qualidade.



Ary Ramalho
Decom – PMSG

Wilson Santiago entrega a ministra Dilma Rousseff projeto da BR-426: Piancó/Santana dos Garrotes e Nova Olinda


O deputado federal e vice-líder do Governo Wilson Santiago (PMDB) recebeu garantia da ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff de fazer o possível para atender os pleitos apresentados por ele em favor da Paraíba. Santiago (foto) entregou à Ministra um relatório que comprova a viabilidade técnica de vários projetos que beneficiam o Estado.


A ministra participou de reunião na última quarta-feira (11) com a bancada do Nordeste para falar sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na região, entre outros assuntos. Na oportunidade o deputado Wilson Santiago apresentou vários pleitos, dentre os quais: a Inclusão da BR 426 que as cidades de Piancó, Santana dos Garrotes e Nova Olinda; Liberação dos recursos das obras já pertencentes ao PAC no estado da Paraíba; e a Viabilização de todo o projeto existente na Funasa (Fundação Nacional de Saúde) de erradicação do barbeiro com a construção de 19 mil novas casas em todo o Estado.


De acordo com Wilson Santiago, a Ministra confirmou o quanto este pleito é justo e se comprometeu a fazer o possível para atendê-lo. Dilma Roussef também demonstrou sensibilidade a todos os demais projetos apresentados pelo deputado. Por sinal, uma das emendas de autoria do deputado Wilson Santiago, aprovada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) à proposta orçamentária para 2008, destina recursos no valor de R$ 44.900 milhões de reais para o combate à doença de chagas na Paraíba com a construção de novas moradias, extinguindo a chamada casa de taipa.




Escolas do município de Santana dos Garrotes são borrifadas contra o barbeiro


Tem início segunda-feira (16/03) em todas as escolas do município de Santana dos Garrotes, a Campanha de Combate ao Barbeiro, inseto transmissor da doença de Chagas.

Esse trabalho vai ser realizado pela Prefeitura Municipal, juntamente com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, e será coordenado e acompanhado pelo Supervisor da FUNASA Erivando Querino, uma parceria do Governo Federal com o Governo Municipal.

Segundo Luís leite, secretário de educação do município pede aos senhores Diretores das Escolas municipais que recebam bem os Agentes e que acompanhem todo o trabalho para que sejam “BORRIFADOS” todas as dependências da escola, principalmente nos locais onde estão alojados ninhos de morcegos e andorinhas.

Segundo o prefeito que é medico a importância dessa campanha de combate a doença de chagas, vem acabar com o problema dessa doença no nosso município, “começaremos pelas as escolas, principalmente na zona rural onde há maior índice do inseto, depois faremos em todas as residências”, ressaltou o prefeito Zé Alencar.


MODO DE TRANSMISSÃO


O barbeiro quando pica para sugar o sangue, elimina fezes. A picada e as fezes provocam coceira. Ao coçar o local as fezes vão para o ferimento levando o Tripanosoma Cruzi, que é o protozoário parasita que causa a doença de Chagas e que se desenvolve no estômago do barbeiro. No ser humano, a doença ataca principalmente o coração, esôfago e intestino.


Ary Ramalho

Decom - PMSG


Inscrições para Conselho Tutelar vai até o dia 17


Os cidadãos interessados em defender os Direitos da Criança e do Adolescente no município de Santana dos Garrotes têm a oportunidade de se candidatar para uma das cinco vagas para Conselho Tutelar, com eleição ainda a ser marcada. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 17 de março (terça-feira) na sede da Prefeitura Municipal.

Para se inscrever é necessário comparecer a Prefeitura Municipal, preencher formulário entregue no local e entregar certidão negativa de feitos criminais; cópia da Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação; cópia do CPF; cópia do Titulo de eleitor; cópia do comprovante de residência; cópia autenticada do certificado de conclusão do ensino médio; cópia certidão de nascimento ou casamento; 2 fotos colorida; certidão negativa da receita federal, além de ter idade superior a 18 anos e morar no município de Santana dos Garrotes há, pelo menos, dois anos.

Os eleitos estarão no Conselho Tutelar no período de 2009 a 2012. Como é um órgão de garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, é importante que os candidatos a conselheiro tenham comprometimento e envolvimento com esse tipo de ação. Por conta disso, é imprescindível ter conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), das leis municipais além do regimento.

A Prefeitura fica no Centro, com atendimento das 08h às 11h e 13h às 17h. O telefone para mais informações é o 3485-1226 ou 3485-1017, falar com Peron Teotônio.


Prefeitura de Santana dos Garrotes: Reforma do Campo de Futebol e Construção de um Mini-Campo

Mini-Campo em construção

Campo de futebol, alargamento


Iniciadas as obras para alargamento do campo de futebol, gramado nas laterais e construção de um mini-campo de futebol para as crianças, servindo inclusive para caminhadas.

Em recente viagem à Brasília, o prefeito Zé Alencar protocolou no Ministério do Esporte, projeto para melhoria no Estádio Municipal, como Alambrado, Gramado e Murada, o valor é de R$ 200 mil reais.

Ainda esse ano, no mês de maio começa o campeonato municipal onde toda as equipes marca presença efetiva.
Fechar[x]