Eleições 2010: Candidatos abrem temporada de troca de partidos

A pouco mais de três meses do final do prazo para troca de partidos com vistas às eleições de 2010, a temporada de mudanças de legendas se intensifica. Ao contrário dos períodos anteriores, o entra e sai nas siglas, na maioria dos casos, é protagonizado pelos sem-mandato e suplentes por conta da infidelidade partidária. O prazo é 3 de outubro do corrente ano.

O ex-deputado Gilvan Freire, que já transitou pelo PSB, PDT e está no PTB, se filia nos próximos dias ao PMDB, partido pelo qual exerceu mandatos de deputado estadual e federal. Ele revelou que já comunicou a sua decisão de sair do partido ao presidente estadual do PTB, deputado Armando Abílio.

Freire informou que o dirigente partidário aceitou com naturalidade a sua decisão, pois já vinha conversando esse assunto com ele.Gilvan justifica que os petebistas têm o compromisso de apoiar o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) a governador e ele não quer ter obrigação política alguma com o socialista. Além disso, Gilvan revelou que sua prioridade é reconquistar o mandato de deputado federal e que o PMDB lhe abrirá portas para alcançar esse objetivo.

Para isso, receberá os apoios da deputada estadual Francisca Mota (PMDB) e do prefeito de Patos, Nabor Wanderley.Já o suplente de deputado estadual Walter Brito Filho está trocando o DEM pelo PMDB. Ele chegou a ocupar um cargo de secretário executivo no Governo de Cássio Cunha Lima (PSDB). Com a cassação do tucano, Brito Filho deixou o governo, mas só conseguiu passar quatro meses na oposição. “No PMDB, terei espaços no governo e mais chances de conquistar um mandato de deputado federal”, justifica Walter.Por sua vez, o ex-deputado Vituriano Abreu pode fazer o caminho inverso.

Ele estuda o convite de Armando Abílio para ingressar no PTB. Todavia, a mudança de partido prescinde de carta branca para Vituriano apoiar quem quiser ao Governo do Estado. Armando disse que aceita a condição e não vai cobrá-lo fidelidade.Dois ex-prefeitos também devem mudar de legenda até 3 de outubro do corrente ano.

Um deles é Félix Araújo, que já administrou Campina Grande. Ele vai trocar o PTB pelo PP, podendo inclusive concorrer a um cargo eletivo. Em Várzea, o ex-prefeito Waldemar Marinho (DEM), mais conhecido como “Demarzinho”, vai se filiar ao PTN para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa."Janela” pode permitir nova transferênciaPesquisa realizada pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) mostra que 58,3% dos deputados concordam com criação da janela que permita a troca de partido 13 meses antes das próximas eleições sem punição aos parlamentares. No Congresso (Câmara e Senado), o índice de parlamentares a favor da brecha é de 54%.Todavia, o STF (Supremo Tribunal Federal) proibiu o troca-troca de partido para coibir a prática da infidelidade partidária.

Os parlamentares negociam, porém, a aprovação de proposta que autoriza a mudança de legenda desde que ocorra há pouco mais de um ano antes das eleições.No Senado, o percentual dos favoráveis à “janela” cai para 36,7%. O diretor de documentação do Diap, Antônio Augusto de Queiroz, acredita que a resistência dos senadores à “janela” é maior uma vez que eles não têm como hábito mudar de partido com a mesma frequência dos deputados.

Entre os deputados favoráveis à “janela”, a maioria está em partidos considerados de tamanho “médio e pequeno” de acordo com a quantidade de parlamentares, como o PSB, PDT, PC do B e PV. Queiroz avalia que o índice mostra que o resultado está de acordo com a característica dessas legendas de flexibilidade quanto aos seus integrantes.

A Fonte é Notícia

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.