Alunos da rede municipal assistem palestra sobre a Hepatite “B”

Alunos atentos na palestra

Da esquerda pra direita: (Enfermeira Dª Expedita Gervázio, Prefeito Zé Alencar e Lúcia de Azevedo, secretária de saúde.)



A Secretaria Municipal de Saúde de Santana dos Garrotes promoveu palestra sobre a importância da vacina na prevenção da hepatite B, tendo como público alvo alunos da rede municipal de ensino.

O evento aconteceu na Escola Municipal Maria Sinharinha de Azevedo e contou com a participação do prefeito, Zé Alencar, da Secretária de Saúde, Lúcia Maria de Azevedo, Dª Expedita Maria Gervázio de Azevedo, responsável pela a palestra e da auxiliar de enfermagem Cleide Bráz.

A Dª Expedita Maria Gervázio, ressalta que a hepatite "B" pode deixar seqüelas graves levando o paciente a adquirir câncer de fígado, cirrose hepática e hepatite fulminante. "O tipo A é mais freqüente e de recuperação rápida. As pessoas se curam em 1 ou 2 meses e o contágio pode ser pela água".

Segundo Lúcia de Azevedo, secretária de saúde “essa palestra tem o objetivo de esclarecer e conscientizar os jovens da importância do combate a Hepatite “B” em nosso Município, e ainda diz, acreditamos na educação e na informação como meios para conscientizar a população de que a maneira mais eficaz de se prevenir contra doenças como hepatite B, poliomielite (paralisia infantil), tuberculose, rubéola e febre amarela entre outras, é a vacinação.

Em Santana dos Garrotes, a aplicação da vacina contra a Hepatite B é gratuita, realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, na sede e nos Distritos e abrange a população com idade entre zero e 19 anos.

Dois milhões de pessoas têm hepatite B no Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. A maioria só vai descobrir que contraiu o vírus quando a doença atinge um estágio avançado e surgem os primeiros sintomas, o que pode acontecer décadas após a infecção, segundo os médicos.


Ary Ramalho
Decom - PMSG

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.